Onde apresentar queixa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça jan 18, 2005 11:18 am

Soube duma situação que me deixou deveras irritada.

Um vizinho da minha mãe tem dois cães em casa, acorrentados. Os animais estão ali amarrados todo o dia, e nem sequer um metro de trela têm. Infelizmente, esta situação é bastante comum.
Um dos cães começou a atacar as galinhas desse vizinho.Chegou a matar algumas.

O problema é que a besta do vizinho, (isto para lhe chamar um nome simpático) fechou o cão numa casota de coelhos, e está ali o cão o dia todo a ladrar, a ganir, e o anormal só vai lá para lhe dar de comer. O cão fica ali fechado todo o dia, e sem luz absolutamente nenhuma! :evil:

Ora, o que eu gostaria de saber é onde posso apresentar queixa desse indivíduo, e o que acontece, nomeadamente a ele e ao cão.
Este caso passa-se aqui em Guimarães.

Cumprimentos,
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jan 18, 2005 11:36 am

Olá

Ora ai tá uma batata quente. Queixa na policia e/ou instituição de defasa animal, mto embora eu tenha as minhas duvidas mas enfim.

E roubar o cão na dá??? :p :p

beijos
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

terça jan 18, 2005 11:39 am

casos como esse acontecem por todo o país, o que é lamentável, mas só demonstra bem a mentalidade das pessoas.

o que vai acontecer é o seguinte:
daqui a uns tempos, o cão vai-se soltar e atacar, seja quem for, ele odeia humanos, tem medo deles, até pode ser a filha pequena do homem que diz ser seu dono e que o mantém preso e maltratado. depois vai lá a tvi e filma a criança ou a pessoa atacada, faz um relato diabolizado do cão e este é abatido sem mais explicações.

a LPDA tem um site com email para denúncias, não sei se será realmente eficaz, mas não custa tentar.

liga portuguesa direitos animais, procure o site em www.google.com
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

terça jan 18, 2005 11:40 am

Maria José ai na zona não existe nenhuma entidade de defesa dos animais??
Aqui onde eu vivo esses casos são denunciados a uma senhora que pretence á protecção dos animais de Olhão..
Isso é muito grave..
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

terça jan 18, 2005 11:48 am

Se calhar o melhor é chamar a SIC ou a TVI para ver em que condições o cão se encontra .
È que se calhar só lá vão quando o cão atacar alguém....e então sim , aí é notícia de Telejornal das 8.

Isabel
Rainbow
Membro Veterano

terça jan 18, 2005 11:59 am

Obrigada pelas respostas. ;)

Sandra, roubar o cão é um pouco complicado, porque o ele é enorme, e como deves calcular o bicho agora ataca quem lhe apareça à frente...

Vou tentar apresentar queixa na LPDA, e vou entrar entrar em contacto com uma senhora da SPA aqui de Guimarães.

O cão é que não pode continuar nestas condições. Mas realmente o que a besta do homem merecia é que o cão lhe tratasse da saúde...
Mas depois o pobre do animal é que sofria...
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça jan 18, 2005 12:06 pm

Enviei pm ;)
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

terça jan 18, 2005 12:11 pm

olá a todos ,

o site da liga é www.lpda.pt

espero que esse infeliz ainda tenha alguma sorte na vida !
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jan 18, 2005 1:32 pm

Notícias??

;)
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça jan 18, 2005 1:39 pm

era boa ideia, pelo sim pelo não, filmar ou fotografar as condições em que o cão se encontra, para que no futuro possam ser utilizadas...
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

terça jan 18, 2005 3:02 pm

Parece-me que tem uns bons conselhos acima.

Infelizmente ainda há muitos casos destes hoje em dia. Aqui nos Açores, vejo situações semelhantes e bem piores quase diariamente e não há muito que se possa fazer. São pessoas com mentalidades retrógradas que vêem os seus cães não como companheiros mas como ferramentas (de guarda, de caça, de pastoreio, etc.) e tratam-nos como tal: dão de comer (acto semelhante ao de pôr óleo numa máquina para mantê-la a funcionar) e mais nada. Quando não funcionam bem, levam sovas ou então são deitados fora ou mesmo mortos. E não há forma de argumentar com esta gente pois estão plenamente convencidos de que estão no seu direito. Fico enjoada só de pensar!
Rainbow
Membro Veterano

terça jan 18, 2005 6:16 pm

Ora bem, já telefonei hoje de tarde, e aconselharam-me a entrar em contacto com a Polícia Municipal e com a Veterinária Municipal, para irem averiguar as condições em que o animal se encontra.

Amanhã vou telefonar, mas se for para meter o cão no canil, vou ter que arranjar outra solução... :roll:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jan 18, 2005 8:10 pm

o cão no canil? se calhar é melhor. quer dizer, depois já se pode resgata-lo legalmente. não sei ao fim de quanto tempo. mas se houver outros apoios.... aos donos, é que nada acontece.
anjjazul
Rainbow
Membro Veterano

quarta jan 19, 2005 11:25 am

Eu cada vez me convenço mais que este país em termos de protecção animal é uma verdadeira palhaçada! :evil:

Acabei de apresentar queixa à Polícia Municipal, e o que eles me disseram é que vão participar à Veterinária Municipal, e ela certamente vai encaminhar para a LPDA.
Ora, eu desde ontem que tento ligar para a delegação do Norte da LPDA e ninguém me atende...
Mas será que neste país as instituições são só fachada? Será que não tem dinheiro para pagar a uma telefonista para pelo menos atender os casos? :o

Enfim, vamos ver se ao menos vão ir lá chamar aquela besta à atenção...
Mas sinceramente já não sei mais nada, são a m**** de leis que temos neste país.
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

quarta jan 19, 2005 11:34 am

Olha Rainbow, na altura em que encontrei a Pipinha, mandei um mail para a LPDA, para que eles me podessem aconselhar qual o caminho a seguir com s situação da cadela, pois olha se estivesse à espera deles, esperava até hoje, pois eles nem resposta me deram, por isso acho que há qualquer coisa na LPDA que falha e as situações acabam por não serem bem encaminhadas.
Espero muito sinceramente que consigas fazer alguma coisa por esse cão, admiro a tua coragem por estares ao menos a tentares.

Desejo-te que tudo corra bem e vai dando notícias, Ok?
Responder

Voltar para “Cães”