Em Férias do serviço e do PC......

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

sexta jan 07, 2005 3:22 am

Olá a todos, Feliz Ano Novo, Feliz Dia de Reis :lol:

Desculpem a ausencia, a ultima semana do ano foi corrida, e agora que estou de férias do serviço, quase esqueço do pc.

Até do grupo do msn que estou montando tirei férias http://groups.msn.com/FerretsBrasil

Esta semana só fiz divertir a mim e aos meus BB, apesar de alguns contratempos bem estranhos, pois um Beija-Flor, resolveu morar dentro do meu apto.
Imagem
Imagem
Imagem

Também recebi duas hospedes que estão ajudando na diversão;
A Tuska que tem 6 anos e meio, de muita alegria, e a Mel R com 3 anos e meio, e semana que vem vou abrir um tópico sobre essa jovem senhora, logo após a consulta do veterinário, ok.

Imagem
Imagem
Imagem

Para quem quiser ver mais fotos do beija-flor e das garotas
http://marlid.logme.ig.com.br

Andei lendo os outros tópicos, e :lol: , e já percebi que muitos Furões aqui vão ter Natal dobrado :D , graças a comprinhas que estão fazendo ;) . Eu também não fico atrás, mas minha unica opção é comprar dos site dos EUA, e para que vocês tenha uma ideia do absurdo mando um EX: Se eu comprar 1 Bandit (Treats) que custa US$ 1,90, me custa US$ 17,00 de correio, então temos que nos unir, em duas ou tres pessoas, para valer o frete.

Uma dica, o Hairball (contra bolas de pelo) ou os suplementos (Ferretvite, taurina, etc), misturem com o Ferretone, Furotone (usem palito de dente, para não perder nem uma gotinha, ja que o preço :p). Eu acostumei os meus furões a tomar em uma casquinha de siri, assim quando mostro a casquinha eles vem sempre tomar o que tem dentro, mesmo que seja remedio, mas disfarçado.

Imagem

E sempre deixem um tapete ou uma toalha para que se limpem, afinal nossos Furanitos são sempre muito asseadinhos.

Quanto a Fernanda do Rio, sinto desaponta-la, mas a realidade Brasileira é que se vc não pode pagar o preço que pedem pelos Furões, certamente não poderá cria-lo também, tem as vacinas, o veterinário, as rações, os suplementos, tudo é absurdamente caro. No Brasil não existe nenhuma associação voltada aos Furões, existem alguns sites, alguns Foruns como este, aonde donos conversam entre si.

Eventualmente, alguém, por algum motivo, vende ou doa seu furão, mas nunca irá faze-lo para alguém que nunca teve uma furão, por questão de zelo. Eu já tinha dois Furões (Donatello e Mina) quando me doaram a Mel com 3 anos e meio.

Imagem
Imagem

Bom acho que falei ate demais, mas foi para tirar o atraso ;)

E também gostaria de recomendar a todos que visitassem um grupo do msn da Espanha
http://groups.msn.com/21amigosdelosHurones04
Para quem quiser aprender a fazer roupinhas, tubos, gaiolas para seus Furões e muito, mas muito mais coisas muito interessantes sobre doenças, reprodução, alimentação, nossa tanta coisa, Parabéns a Rakel pelo grupo.

Beijos aos humanos e lambidinhas aos Furões.

Marli, Donatello e as Garotas.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta jan 07, 2005 5:16 am

Olá Marli, já tinha reparado que estava muito caladinha. Aqui o pessoal também anda um bocado parado, ainda estamos a digerir as rabanadas...
Uma furanita com mais de 6 anos, é obra! Vieram para a engorda? Pareceram-me magrinhas.
Marli26
Membro
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

sábado jan 08, 2005 11:35 pm

Ola MHZ, viu minhas hospedes, coisas do destino.....

A Mãe delas a Rogeria estava a procura de alguem para deixa-las no Ano Novo por motivo de viagem. Me ofereci pois já as conhecia de um encontro de furões e sabia que iam se dar bem com os meus, são meiguinhas as meninas e magricelas sim, devido ao tempo que passam na gaiola.

Apesar de que também já notei que os Furões Europeus ou são mais gordos ou tem mais pelo que os vivem no Brasil, acredito que seja adaptação ao clima.

Mas voltando as meninas, volto a insistir nos problemas que as gaiolas trazem aos Furões, estas duas, dormem demais e comem de menos, isso é o que eu chamo de depressão de gaiola.

A Antiga Dona doou as duas para a Rogeria só há 6 meses, e quando ela começou a se informar sobre furões é que nos conhecemos.

A Tuska com 6 anos esta pesando 750 gramas, e a MelR com 3 anos e meio está com 710 grs, o pelo das duas é ralo demais, devido que nunca haviam tomado suplementos.

Nesses 15 dias que estão comigo, sofreram um pouco ;) , pois estavam com pulgas e acaros, então depois de um super banho, massagem de oleo de amendoas nos pelos, e limpeza de ouvido 2 vezes ao dia, mais aquele super remedio contra acaros e pulgas e parasitas o REV....., papinha, suplementos e muita liberdade e diversão estão super ativas e comilonas.

A MelR, sem retoques, com a vitamina, papinha, já dá indicios do pelo e e da engorda, ela não gosta de papinha, só 3 ou 4 colheradas e não quer mais, mas continuo insistindo.
Imagem

Imagem
Imagem

Aqui a MelR, minima perto do Donatello(1.650grs) e a Mina (790 grs)
Imagem

A Tuska (6 anos) é uma Furona curiosa, ativa e brincalhona, e passei o pente fino nela ;) , e bem aonde começa o rabo há falta de pelos, é pouco mas é indicio de problemas.
Imagem

Olhem da para ver o rabinho em baixo do pelo
Imagem
(Ainda não consegui uma boa foto, ela não para :lol: ).

Assim com o consentimento da mãe levei-a a minha Vet que pediu um exame de ultrassom, em especial na area das glandulas adrenais.

O Ultrassom nada mostrou, as glandulas, o baço, os rins, tudo normal. Assim devido a idade e a queda de pelos, ela irá receber uma dose extra de suplementos vitaminicos

Nessa foto é nitida a diferença do volume do pelo da minha Mina que esta no meio da duas
Imagem
e iremos observa-la, mas de qualquer forma, a cada 6 meses iremos repetir o ultrassom, para garantir que ela fique sempre bem.

Aqui comendo papinha (processo de engorda) coisa que minha Mina não precisa, mas não dispensa nunca, aparece pelo cheiro
Imagem

Enquanto isso Tuska vai ficar aqui se divertindo mais um pouquinho
Imagem
para a alegria de todos :lol:

Beijos

Marli, Donatello e as Garotas e mais Garotas.... ;) :lol: :DImagem
MHZ
Membro Veterano

domingo jan 09, 2005 1:46 am

Olá Marli

Isto de juntar os nossos peludinhos com outros, é sempre complicado.
Um dos problemas é que se eles têm uma alimentação feita à base de carnes cruas, ou se a água que eles bebem não é boa, têm uma boa probabilidade de apanhar parasitas. Alguns bem complicados como giardias e coccidios que além do mais são bem contagiosos. E os nossos correm perigro de serem contagiados.
Aliás é um contra dos encontros entre furanitos. É que se um está doente sem conhecimento do dono, pode infectar os outros.

O pelo ralo também pode ser uma má alimentação. Há quem lhes dê Whiskas que é mais barata mas tem o inconveniente de ser uma alimentação muito pobre.
Leite de amendoas também é bom para eles beberem e costumam gostar, então se têm diarreia, faz-lhes bem. Pergunte à sua vet a opinião.

Sobre a perda de pêlo na cauda, naquele site que lhe dei, tem lá informação sobre o assunto. É que por vezes são ácaros e pode limpar-se como eles lá explicam. http://www.todohurones.com/pelo.html
Como estão magrinhos o mais provável é estarem desvitaminados.
Dê-lhe ração com mais proteína à mais nova, se encontrar com 50% era bom. A mais velha, como é geriátrica, já não é conveniente um penso tão rico em proteínas.
Leu a receita deste tópico?
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=20400

Marli, esse cesto de bolinhas de esferovite é muito engraçado. Não há perigo de morderem as bolinhas?

O Opale pouco liga a brinquedos, 5 minutos e chega. Acorda e vem mostrar-se para eu lhe abrir a torneira da água, depois adora xeretar pela casa toda. Agora anda em cio, nem lhe conto! Roça-se por tudo que é sítio, marca território onde bem entende mas nesta altura as meninas ainda não estão receptivas...
Hoje pregou-me duas partidas, tenho o aquecedor de chão ligado, pois saltou-lhe em cima e começou a fazer xixi, se eu não ia mais depressa, tinha um curto-circuito, isto depois de me ter rebentado com uma tomada tripla. Ele estava a dormir e ouvi um barulho como se fosse uma lampada a rebentar e um cheiro a queimado. Andei a espreitar e o cheiro vinha da tomada tripla que está no chão e por onde ele gosta de se roçar e deixar umas pinguinhas. Das duas uma, ou foi uma pinga de água da empregada limpar (embora eu a avise que tem que ser com pano quase seco) ou foi um pouquinho do xixi que ele lá deixa quando se roça. Resultado, esse brinquedo para ele já acabou, pois pendurei-o por via das dúvidas.
Marli26
Membro
Contacto:

domingo jan 09, 2005 3:18 am

MHZ, apesar de todos os contras, eu sou sempre a favor de juntar os Furoes.
Imagem
Digo a todos que o melhor presente que se pode dar a furão é outro furão. Não existe melhor brinquedo ;) .

Eu tenho uma tática quando recebo visitas, ou quando vou a encontros, fico de olho nas fezes, se eu olhar e não gostar do que vi, bye,bye, seja quem for. Claro que não tenho olho bionico, mas as fezes não mentem jamais. Graças a minha Mel e seus vermes na chegada aprendi a identificar todas as caquinhas, as verdes, as amarelas, as amolecidas, as duras demais, cada uma com sua história.

Mas Mhz, apesar do que falam não é tão fácil assim, um Furão contaminar outro Furão, com parasitas intestinais, minha Mel chegou com giardia, levei 10 dias para curá-la e meus outros dois não se contaminaram, sabe porque :?: porque aonde Mel fazia a caquinha, eles não iam, cheiravam de longe e iam procurar outro banheiro. Mas se estivessem confinados em uma gaiola, não teriam essa opção.

Quanto as meninas elas comem ração de Furão mesmo, a Marshall e a Vitacraft, mas nunca tomaram vitaminas, eu tenho comigo que o óleo(Furotone,Ferretone) é fundamental quase essencial para eles. Pois se estivessem na natureza ao comer um outro animal, a carne em si, tem sua gordura. Agora com as rações secas essa gordura não existe.

Já recebi mensagem de um farmaceutico que vendo os problemas e os valores dos produtos para furões, aconselha que caso não se tenha o Furotone, use oleo de figado de bacalhau, ou até aquele oleo das latas de sardinha. Vale lembrar que esse oleo tambem atua como lubrificante no instestino deles, ajudando na eliminação dos pelos engolidos.

MHZ acredite quase todos os Furões de gaiolas que conheço aqui tem essa depressão, dormem demais e comem de menos, eles entram num estagio que quando soltos não querem brincar e voltam a dormir:(

Pedirei a Ana Paula que escreva a historia da furona dela a Marylu aqui, ela era de gaiola até me conhecer, chegou a pesar 600 grs, insisti tanto para ela comprar outro furão e ir deixando mais soltos. Agora passados 4 meses, com outro furão o Barney, a Marylu está pesando 900 gramas e esta curada da rinite.

Mas quando a Tusca, o problema não é de pele, ou de acne, porque a pele não apresenta cascas, feridas, vermelhidão.

Quando as bolinhas deve estar se referindo aos "FANDANGOS DE ISOPOR", bom vamos lá, os meus nunca comeram, com excessão da Mel, que comia pra me provocar, levava bronca e volta-la la para comer, e depois saia no coco. A MelR quando chegou tambem mordiscou depois da bronca parou.

Imagem

MHZ, tenho comigo que tudo é questão de hábito, alguns Furoes escondem celulares, controles, chaves, coisas que nunca veem, os meus tem tudo isso a seu alcance e não se interessam. A Marylu da Ana Paula, não pode usar a piscina de arroz pois come o arroz, e depois sai tudo na caquinha.

Quanto aos brinquedos para o Opale, acho que talvez ainda não tenha achado o que ele goste, percebo pelos meus, que cada um tem suas preferencias, O Donatello prefere bolas que possa morder e carregar, ou pesos de brinquedo. A Mina gosta de plasticos duros com gosto de borracha, e a Mel gosta de coisinhas pequenas com perninhas. Mas o segredo dos brinquedos para que fiquem interessantes é sempre deixe os bem longe do local aonde eles os escondem, eles pegam e escondem, eu vou e recolho e volto ao local original. E é claro eles tem que ter um esconderijo, se não tiverem é só fazer uma caixa de papelão fechada com um buraco que eles adoram.
Imagem
Imagem

Porque não experimenta fazer uma caixa de arroz para o Opale?, 5 K são suficientes para ele cavocar, dependendo do tamanho da caixa, fique de olho se ele não comer nem urinar lá na 1a vez nunca mais o fará.
Imagem
Imagem

Sabe aquelas bolinhas que vendem para exercitar os musculos da mão, são as preferidas aqui, experimente uma, quem sabe.

Quanto as tomadas, uso aqueles protetores para crianças, infálivel.

Agora leite de amendoas eu não conheço nenhum tipo para beber, somente loção para a pele, tem outro nome ou mais dados

Beijos

MarliImagem
MHZ
Membro Veterano

domingo jan 09, 2005 4:02 am

Óleo de fígado de bacalhau, eles adoram. Tenho uma amiga que quando vai ao vet, leva com ela e eles deixam fazer enquanto se lambusam, mesmo tirar sangue da patita sem anestesia.
Óleo de sardinhas tem sal, não lhes fará mal? Outro dia o meu marido queria dar e eu não deixei com medo.

O Opale não é de esconder coisas mas já fui dar com um botão do meu robe e com uma peça de roupa íntima dentro da caminha dele. Depois de muito procurar, a empregada ao limpar a caminha deu lá com eles. De vez em quando lá cede à tentação…
Mas nem é muito de deitar coisas abaixo, é capaz de andar em cima de uma mesa, saltando por cima ou rodeando as peças sem deixar cair nada. É capaz de ter veia de trapezista…

A ideia dos protectores de tomadas é muito boa.

Quanto aos brinquedos, acho que não liga muito mesmo. Já lhe fiz a caixa de arroz, usei massa de cão porque tive medo que engolisse o arroz. Nos primeiros dias, ia lá, dava uma voltinha e depois vinha embora. Ficou uns meses na sala há disposição dele, até que tive de deitar fora porque ficou cheia de bichinhos…Nem queira saber…
Gosta é de andar dentro dos armários e entrar nas salas que lhe estão vedadas. Vai para a beira dos armários e fica a olhar para mim como quem diz, vá, abres ou não?
Se o levo para a fábrica comigo, adora. Como é uma coisa diferente, nem dorme ou dorme pouco, anda por lá a cheirar encantado da vida. Depois chega a casa e dorme hooooras seguidas. Estou morta que saia a legalização para o levar à rua descansada. Aí sei que vai ser o melhor divertimento dele, andar a passear.
Ele é muito independente. De vez em quando tem cá o gato de visita, um fim de semana ou uma semana mas é o mesmo, brincam um bocado mas a maior parte do tempo é eu aqui e tu aí. Poderá ser de ter sido sempre “filho” único…Ele faz 3 anos agora em Fevereiro ou Março.

O leite de amêndoas compra-se na farmácia segundo me informaram. O que lhes põe no pelo, acho que é o que nós chamamos de óleo de amêndoas doces.
Espreite aqui para ter uma ideia: http://www.sojamac.com.br/
Beijos
catm
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

terça jan 11, 2005 1:08 pm

Oi Marli! :D
Fico sempre deliciada com as suas fotos! ;) :D
Tantos e tão lindos!
Vá dando novidades dos novos hospedes! ;)
Marli26
Membro
Contacto:

quarta jan 19, 2005 3:12 am

:cry: Minhas hospedes se foram :cry:

Muito antes do que eu queria, :cry:

A liberdade, a papinha, as vitaminas, os banhos, surtiram efeitos visiveis em apenas 15 dias.

Nessa foto, logo que a Tuska e sua irmã Mel R, chegaram dá para ver o rabinho de tão ralinho que estavam os pelos.
Imagem

Imagem
Foto da Partida, não se ve mais o rabinho, somente a falha nas costas.

Imagem
Nessa foto, a barriginha pelada, tiveram que raspar para fazer o exame de ultrassonografia)

Imagem
Imagem

MEL R, o antes, o durante e o depois
Imagem
Imagem
Imagem

A Partida da Tuska e da Mel R, foi antecipada, porque alguns hospedes assumem os papeis de dono da casa :lol:

O que acontece é que a Tuska resolveu implicar com a minha Mel que é surda, e por conseguinte é sempre reservada no canto dela, não se misturando com outros Ferrets nem com os meus, ela parece ter um reloginho, pois só acorda e brinca quando os outros estão sempre a dormir.

Pois a D.Tuska, quando acordava ao inves de ir brincar ia procurar aonde a Mel estava dormindo e começava a morde-la, chamava para briga mesmo.

Um fato que presenciei junto com a dona dela a Rogeria que para sempre ficara na minha memoria, foi a Tuska raspar as patinhas igual fazem os bois em desenho animado, ia para a frente da Mel e voltava de ré e raspava as patas, incrivel.

Ocorre que minha Mel, que está comigo desde Set/04, já tem quase 4 anos, além de surda tem um passado meio obscuro, ela manca tem uma fratura já calcificada na altura dos quadris, não sei se foi pisada, ou o que?, e e toda vez que algum outro Ferret vai acorda-la, cheira-la, ou tentar interagir com ela, ela morde e olha feio, uma unica mordidinha, e até agora todos os outros Ferrets sempre correram dela.

Espero poder conseguir filmar a cena hilária que ocorre quando o Donatello tenta interagir com a Mel, ele anda ao lado dela, um pouco atrás, ai a Mel para e dá aquele olhar fatal para ele, o Donatello para se estica no chão virando tapetinho e começa a mexer a cabeça em direção aos lados, parece dizer Eu não estou aqui...., Eu não estava olhando pra você Mel :lol: , e fica assim, até que a Mel pare de encara-lo.
Imagem
Foto Historica, após 5 meses Mel aceita uma brincadeira do Donatello
Imagem

Mas se a Mel esta dormindo ou sonolenta e algum Ferret vai perturba-la, ao invés de morde-lo, ela grita, grita e depois tem diarreia, devido ao stress.

Já que mesmo com as broncas a Tusca não desistiu de importuna-la, tive que pedir a buscassem, e a Mel R sua irmazinha foi junto.

Dei uma super lista para a mãe delas fazer, e ficarei de vigia nos proximos meses, para garantir que as meninas continuem cada vez melhores.

Isso é mais uma prova de como as femeas são territorialistas, e mandonas ;), visto a Tuska ter implicado com a Mel que era quem mandava em casa.

Apesar da evidência na falta de complementos, vitaminas, Furotone, que ocasionou a diminuição visivel da pelagem da Tuska, tive a nitida impressão de que a Mel R tinha mais deficiencia ainda em vitaminas, pois mesmo sem apresentar falta de pelos, dormia em excesso, se cansava facil nas brincadeiras. Após a VITAMINADA, seu pelo começou a brilhar, e ela começou a brincar mais e comer mais.

E assim caminha a Humanidade, enquanto que ai ainda existe a proibição dos Furões na legislação Portuguesa, aqui ainda existe o conceito de que Ferret é quase um passaro pois deve viver engaiolado. :evil: :evil: :x

Por favor a todos que tiverem sites sobre furões, façam observações em negrito sobre o sono dos Furões O FURÃO PODE DORMIR 18 HORAS, MAS NUNCA SERÁ ININTERRUPTAMENTE, COMO MUITOS PENSAM, e portanto não pode e não deve ficar engaiolado 10, 15, 18 ou 20 horas como muitos podem pensar.

Abraços

Marli
Imagem
Responder

Voltar para “Furão”