Grit: vantajoso ou perigoso?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quarta jan 19, 2005 2:59 pm

Ois,

Muitas vezes, neste forum, quando alguem pergunta o que deve incluir na dieta do seu psitacideo(papagaios, periquitos, agapornis,etc) é recomendado grit - as razões são geralmente este beneficiar a digestão das aves e ser uma fonte de alguns minerais

Pelo contrário, noutros foruns quando alguem menciona que dá grit ao seu psitacideo é-lhe dito que não só este não tem vantagens para este tipo de aves, que não ingerem nada do genero em estado natural por não precisarem dele para digerir aquilo que comem, como pode mesmo ser um potencial perigo para a ave, pois pode obstruir o instestino ou prejudicar o aparelho digestivo.

É verdade que outras espécies de aves ingerem coisas do genero, mas estas têm o organismo preparado para isto. O mesmo, tanto quanto sei, não acontece com os psitacideos. Algumas aves ingerem mesmo o grit(pessoalmente nunca dei as minhas), o que pode levar a pensar que elas precisam realmente dele, mas penso que isto pode acontecer na procura de cálcio ou outros minerais, na falta de outras fontes, apesar de lhes ser prejudicial uma vez ingerido

A minha opinião é a segunda(prejudicial neste tipo de aves), como já o mencionei em alguns tópicos. Gostava de saber as vossas opiniões sobre o assunto, e claro qualquer informação que tenham :D
Jordania
Membro
Mensagens: 75
Registado: quarta fev 25, 2004 6:12 pm
Localização: bastantes hamster russos e alguns canários

quarta jan 19, 2005 3:14 pm

Que outros foruns? Eu pessoalmente dou o grit a todas as aves, sempre ouvi e li que se deveria dar, não quer isso dizer que possa estar errado. Mas julgo que é a única pessoa que de facto não compartilha com esta opinião, dai a minha curiosidade pelos outros forum. :o
lobosentado
Membro
Mensagens: 195
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quarta jan 19, 2005 3:24 pm

Pelo que tenho ouvido e visto,o grit só é vantajoso,tem cálcio e outros minerais , desempenha um papel fulcral no processo de digestão,pois os pássaros não possuem dentes,logo,o grit ajuda-os a triturar as sementes na moela,antes de ir parar ao intestino,e já vi na televisão as grandes araras, a voarem em bando para umas montanhas que tinham uma espécie de "barro",elas iam para lá só para comerem daquela terra :D
lobosentado
Membro
Mensagens: 195
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quarta jan 19, 2005 3:32 pm

esqueci-me de dizer;Kles acho que podes estar descansada,pois as tuas aves só vão beneficiar com o grit,eu comprei um baldito,pois ainda tenho bastantes aves,penso que estas embalagens devem de ser de qualidade,e deve ser como a areia que se põe no fundo das gaiolas é fervida para matar os germes que possam existir.
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quarta jan 19, 2005 3:34 pm

Outros foruns:

http://www.birdtalkmagazine.com/anforum

http://forums.delphiforums.com/petbirdsparrots

(São estrangeiros) Pessoalmente prefiro o primeiro. Penso que foi lá que li pela primeira vez esta opinião sobre o grit. Obviamente que nestes foruns tambem terão as duas opiniões, mas só me lembro de me falarem sobre como o grit era desnecessário ou perigoso. Ocorreu-me que cá (Portugal) houvesse mais a ideia do grit por causa do tipo de aves mais comuns precisarem dele, mas isto é apenas especulação.

Também já li em sites ou livros sobre isto... certamente não sou a unica pessoa com esta opinião. E como a minha experiência não é (ainda, espero)grande, a informação que tenho tive de a tirar de algum lado.

Em que baseia a sua opinião? Daquilo que ouviu ou leu, explicava porque os psitacideos poderiam precisar de grit? (não estou a duvidar da sua opinião, o objectivo deste topico e aprender para chegar a uma conclusão)
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quarta jan 19, 2005 3:53 pm

Ois Lobosentado! :D De volta á arca?

Ah, a ultima mensagem era em resposta ao forista Jordania...pelos vistos demorei o suficiente para responderem primeiro :oops: :roll:

Sim, eu lembrei-me desse "barro", que tem um nome do qual não me lembro... não é a mesma coisa. Aquilo tem mesmo a consistência de barro, enquanto que o grit são pedras pequenas. A diferença entre digerir as duas é grande. Não li, em nenhum livro, revista, ou site que os psitacideos precisavam/tinham o aparelho digestivo preparado para ingerir "pedras", nem li nada sobre eles o fazerem em estado natural.

As galinhas, se os meus ensinamentos da primária ( :lol: ) não me enganam, ingerem pedras para estas lhe ajudartem a triturar o milho ou sejam lá quais forem as outras sementes que elas comem(eu realmente não tenho interesse em galináceos, o meu interesse está principalmente nos psitacideos e algumas outras especies). O milho é realmente uma semente dura, o que explicaria este comportamento, e as galinhas têm o aparelho digestio adaptado para isto.

Os psitacideos, em geral, comem frutas e sementes muito mais moles que as galinhas - apenas a casca pode ser mais dura, e esta eles partem com o bico, e o conteudo é em geral bastante mole. Não me parece haver necessidade desse tipo de ajuda na digestão.

Contudo, os tucanos por exemplo, aparentemente têm uma dieta que requere que eles ingiram esse "barro", pois o que eles comem tem algumas substâncias que precisam de ser contrariadas com as do barro para não serem toxicas. Mais uma vez, o barro não ajuda a triturar, mas é apenas uma fonte de minerais.

Penso que tenho uma revista BirdTalk com um artigo sobre o tal "barro". Vou ver se a encontro, pelo menos para ver o nome ;)
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quarta jan 19, 2005 4:06 pm

Ois,

Encontrei dois artigos interessantes sobre o sistema digestivo dos pássaros em geral, ou sobre os papagaios e o grit:

http://ia.essortment.com/digestivesystem_riei.htm

Neste, em particular, esta parte:
The gizzard grinds up food even more. The gizzard contains gravel, or girt, which works alongside with muscles in grinding up food. Some birds have gizzards that are so powerful they could grind up needles of steel in a matter of hours. In birds that ingest whole seeds a gizzard is very important. In these birds digestive enzymes alone cannot effectively break the seed hull. This is where the gizzard comes in to help. These birds require a large amount of grit in their diet. Larger birds such as the parrot that tend to de-hull their seeds do not require such a continuous supply of grit in their diets.
Aqui sugere que apesar de não precisarem continuamente de grit, algum pode ser dado e não são mencionados perigos nisso. No entanto, este é um artigo sobre pássaros em geral, enquanto que o seguinte foca os papagaios:
Como é relativamente pequeno, vou po-lo na integra(nesta pagina parece ter outros artigos interessantes sobre outros assuntos):
Do my parrot-family birds need grit in their diet?

No—We often read that seed-eating birds need grit (or gravel) in their diets. Parrots are not ornithologically classified as seed-eating birds - most are pretty much omnivores which means they eat just about anything edible in their environment. Even when they eat seed, it is generally the seed of living plants and they hull it first with their hook bills. Parrots masticate and manipulate their food with their powerful beaks before swallowing so they are usually only ingesting the soft parts or small pieces of food. Once swallowed, the food goes through various digestive processes. In the proventriculus, gastric juices break it down. Then the inside lining of the muscular ventriculus (gizzard) secretes a keratin-like fluid which hardens around the food and aids in grinding any hard food. Grit/gravel is not necessary since this keratin surface is hard enough to grind foods that parrots eat. Through the years, I have known of several parrots who have become seriously ill because of grit/gravel impaction in their digestive system because of free access to grit/gravel in their diets. Yet, people still recommend feeding grit/gravel, perhaps because they read it in some archaic book and have not done their homework. It gets printed over and over and people think that makes it fact. Besides, the myth is continually perpetuated by some people in the pet industry because (guess what?) they want to sell grit. "Yes," but someone ask me "how about the macaws at Tambopata who dine on the clay licks?" The ornithologists say that the parrots at the clay licks are eating clay (not grit) for the minerals and not as a grit-like digestive aid
Este exprime exactamente aquilo que eu disse nos primeiros posts, e muito mais.
lobosentado
Membro
Mensagens: 195
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quarta jan 19, 2005 4:30 pm

pode ser que o grit não seja tão bom como os blocos salgados,isto é o que eu dava aos meus papagaios o ano passado,o senhor da loja recomendou-me,é de uma marca para pombas,trata-se de uma pedra de barro meia mole,chama-se bloco salgado mas não sei porque se chama assim pois não é salgada,ele recomendou-me antes esse barro ao grit,mas os papagaios não lhe tocavam,o grit eu compro em balde e espalho no chão da gaiola e eles lá vão debicando.
tenho lido em todos os livros que compro que o grit é essencial,e já tenho uma pequena biblioteca só de livros para aves,mas como diz nos artigos que apresentas,até podem estar errados os autores,ou então são novas descobertas que fazem,mas até vou estar mais atenta,pois se realmente eles não precisarem,não há necessidade de fazer mais essa despesa,não é?
Quanto á minha volta,estive muito tempo sem computador,e as chatisses que tive com algum membro da arca acho que se deve passar por cima e continuar,pois não faz sentido eu ter no meu messenger alguns amigos aí da arca e desistir de falar com novos membros que até podem ser boa gente só porque discuti com uma pessoa,não é? :D
AlexandreM
Membro Veterano
Mensagens: 912
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Localização: Criação de aves ornamentais e psitacídeos
Contacto:

quarta jan 19, 2005 5:17 pm

o grit é recomendado mas em pequena quantidade para as aves não ingerirem demais ou encherem só de grit as crias.
nos psitacídeos hà uma discussão sobre se ele é necessário ou não.
Patricia1
Membro
Mensagens: 124
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm
Localização: Casal de Caturras (kiko e Nina)

quarta jan 19, 2005 5:42 pm

Oi, ppl :)
Apesar de não ser muito entendida na matéria, pessoalmente acho que o grit no caso de não fazer bem, mal também não fará (apenas nos casos de encherem o papo das crias e não se alimentarem com comida, como disse o Alexandre), mas quanto ao barro (mais argila que barro) serve de regulador de gorduras absorvendo as que estão a mais no organismo, no seu ambiente natural as araras comem muito sementes de palmeiras (acho eu) e isso que também deve servir de fonte de minerais só faz é bem! Até há comprimidos em ervanárias para as pessoas, precisamente com o mesmo objectivo, absorver as gorduras e limpar o organismo. ;)
Kles
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quarta jan 19, 2005 6:12 pm

Ois,

AlexandreM, exactamente por haver opiniões diferentes no assunto é que gostava de discutir isso aqui, para tentar chegar a uma conclusão ;)

Patricia1, quanto ao barro realmente parece ser muito bom e há mesmo produtos para papagaios, do genero dos blocos de cácio ou ossos de choco, desse barro, embora nunca tenha encontrado em Portugal.

No entanto, relativamente a parte "mal também não fará" sobre o grit, pode ou não ser verdade. Como diz no segundo artigo, o grit pode obstruir o intestino ou outras partes do tubo digestivo, e pode por isso ser um potencial perigo - isto se a ave tiver acesso livre a grit, em pequenas quantidades suponho que não haverá grande risco.

A pergunta é: vale a pena? Se os psitacideos realmente não têm necessidade, ou quase não têm, de grit, vale a pena correr este risco, ou mais vale ter cuidado com a dieta, dar-lhes probioticos com enzimas para ajudar na digestão, etc?
Patricia1
Membro
Mensagens: 124
Registado: quinta set 30, 2004 1:46 pm
Localização: Casal de Caturras (kiko e Nina)

quarta jan 19, 2005 6:18 pm

Pois realmente também é verdade. :?
Mas é assim que se aprende mais, não é? ;) :D Investigando, várias opiniões, aprendendo e experimentando... só assim se chega a melhores resultados!! :D :D
lobosentado
Membro
Mensagens: 195
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

quarta jan 19, 2005 6:23 pm

sim secalhar os probióticos serão a primeira opção,pessoalmente eu dou o probyzime,que é muito bom.Os probióticos não ferem nem as pessoas nem os animais,tem elementos (as bifidus-bacterias) que asseguram o bom desempenho do organismo,se realmente o grit é desaconsselhado,passo só a dar só probióticos e vitaminas ,no meu caso só mesmo em caso de preparação da reprodução e muda (aminoácidos),pois dou comida extrussionada,e penso que a kles também dá,não é?E por isso já vem toda complementada
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

quarta jan 19, 2005 11:01 pm

Olá a todos,

A discussão se o grit é necessário ou não normalmente nunca chega a uma conclusão porque dificilmente se poderia concluir se sim ou não...
Pessoalmente para as aves que não consomem grãos inteiros (a maioria excepto galinhas, columbideos e afins...) não vejo grande utilidade no grit. A capacidade de absorver minerais na forma sólida é MUITO baixa, e varia directamente com a dimensão da particula. Na prática o nivel de cálcio, e outros minerais que uma ave aproveita do grit, areia, etc é desprezável, logicamente vai absorver mais do que se não consumir nada mas dificilmente faz a diferença para equilibrar a dieta nesse aspecto. Além do estado fisico (sólido) também a forma quimica não ajuda (carbonatos, sulfatos, etc)

Por uma questão de facilidade de maneio nas gaiolas não uso grit. Tem alguns riscos (feridas, alimentação das crias, aves doentes) e normalmente o carvão activado está lá metido no meio e desse não preciso mesmo. Mas tenho conhecimento de criadores que usam e tb não se queixam, por isso disse que dificilmente se tiram conclusões definitivas.
O que foi referido das araras e do consumo de "barro" é uma situação diferente, o que estas aves procuram são as propriedads adstringentes da argila ácida que neutralizam algumas substâncias tóxicas que ingerem na sua dieta natural. Os cubos de cálcio vermelhos que se vendem não fazem nada disso, são basicamente gesso com ou sem argilas secas colorados... E a dieta que lhes damos en cativeiro tb não tem as mesmas substâncias toxicas.

Por exemplo nos viveiros de vez em quando espalho grit pelo chão quando mudo a areia, se me lembrar e se por acaso tiver algum, mas ai é mesmo só por piada porque no meio de 50kg de areia...

Ou seja, eu não acho que faça falta e traga nenhuma vantagem às aves, e portanto considero o grit como algo longe de ser útil ou indispensável, contudo é usado por alguns criadores e não cria problemas. Na minha maneira de ver tudo aquilo que não traz vantagens mensuráveis não faz falta... Aplico o mesmo pensamento em relação às verduras (nas gaiolas), por exemplo, alimento vivo nos mandarins, etc...

Ricardo M.
Rita_kikas
Membro Veterano
Mensagens: 240
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

quarta jan 26, 2005 7:12 pm

Olá, eu li só por alto as outrras respostas portanto não sei se já falaram do que eu vou falar.
Não sou criadora de periquitos mas já vou na 5ª ninhada e nunca morreu nenhum passarinho e ficam todos de boa saúde, quando resolvi ter periquitos há uns dois anos no início morreuram alguns todos de problemas digestivos mas descobri uma comida boa (nada de marcas especiais nem nada) e não morreu mais nenhum.
Bom, quanto ao grit, não tenho a certeza daquilo que vou dizer mas pela minha experiência e a de um criador de canários, o grit pode ajudar a moer a comida mas deve ser administrado em poucas quantidades e não necessita de ser continuamente, os problemas que causam, SIM porque podem causar, é o de o pó do grit fazer mal às vias respiratórias das aves. Outro aspecto é a areia de fundo, que costuma já ter aquilo que o grit proporciona a não ser que esteja tapada por uma rede.
Durante a criação, eu pelo menos, deixo lá o grit mas eles não comem, só muito de vez em quando, dou muita papa, isso faz bem.
Mais um aspecto: os animais em geral normalmente sabem o que lhes faz bem e o que faz mal, porém os animais domésticos como perdem um pouco dos seus instintos (não necessitam de caçar ou procurar sementes) tornam-se mais gulosos, no caso das aves comem papa demais ou fruta demais, com o que aprendi deve dar-se o indispensável.

Se disse algum disparate por favor retifiquem-me. Rita
Responder

Voltar para “Aves”