Gata - utilização da banheira como sanitário

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
lino2010
Registado: quarta jan 19, 2005 5:37 pm

quarta jan 19, 2005 5:54 pm

a minha gata , por vezes, utiliza a banheira como sanitário

o que fazer?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta jan 19, 2005 11:58 pm

Se é só ocasionalmente, ela há-de ter um motivo para fazê-lo. Deverá tentar descobrir o porquê.
Vou-lhe dar algumas dicas:
Será que nessas alturas ela tem acesso ao tabuleiro?
Será que nessas alturas ela tem privacidade?
Será que nessas alturas o tabuleiro estará demasiado sujo para o gosto dela?
Será que nessas alturas ela tem comida ou água ao pé do tabuleiro e por isso não queira estar a conspurcar o local?

De momento não me lembro de mais hipóteses.
Maria João
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quarta jan 19, 2005 11:59 pm

Se tem a areia sempre impecavelmente limpa, e ela faz isso, experimente a mudar de marca de areia. Se coloca desodorizante experimente a não colocar. Coloque uma caixa vazia ao pé da outra.
Bem estas são as sugestões. Eu tenho uma persa que foi recuperada de uma casa de banho que nem 2 m quadrados tinha, onde vivia mais 6 gatos e como não tinha areia fazia como a sua. Em minha casa fez a mesma coisa e eu passe a fechar a wc e ela agora faz na caixa,... as vezes também onde lhe apetece, :evil: :evil:
mas isso é por ser uma gata traumatizada,... :x :x
topooscar
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 6:26 pm

quinta jan 20, 2005 9:13 am

Que engraçado!

O meu gato também faz isso. No ínicio achava que ele andava um bocado desorientado por ter mudade de casa ( e dono). E, passei a fechar a porta da casa de banho.

Mas se eu a deixar aberta ele vai lá. Eu acho que são manias de gato (como todos nós tb temos), mas que tem a ver com hábitos antigos. O meu gato veio para minha casa c/ 9 meses e já tinha adquirido a sua maneira de estar.

A minha gata, quando pequenina ía dormir para o bidé, e gostava tb de´estar em cima de papel, isto porque estava numa casa de banho na casa do criador.

Mas mais vale na banheira que num tapete...!!!

Um Bom dia.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quinta jan 20, 2005 12:06 pm

Pois a minha gata tem a maniade ir para a casa de banho e entrar para a banheira e pôr-se a lamber da água do meu banho. Já tentei de tudo... até "mangueirá-la"...

Fecho sempre a porta e o assunto fica arrumado. Ela "chorar" um pouco, mas depois passa-lhe. Também ia beber a água da sanita... foi a única coisa que me convenceu de baixar a tampa.

Atenção, a Tri tem a água dela (pelo menos) uma vez trocada por dia... Manias de gatos, nada a fazer... :roll:

Patrícia
topooscar
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 6:26 pm

quinta jan 20, 2005 2:03 pm

E, já que estamos a falar de manias.....

Eu já tive um gato (Gaspar) que só bebia na torneira da pia da cozinha. Como a torneira estava sempre a pingar ele ía lá beber. Este gato foi único.

Atacava as pessoas, inclusivé a mim. E, que ninguém se atreva a dizer que eu o tratava mal. Nem sequer considerem essa hipótese. Este gato foi esquecido pela mão num dos transportes dos seus gatinhos. Eu, c/ tanta pena dele tentei arranjar-lhe um dono porque a minha mãe não gosta de gatos. E, eu sempre tive paixão por estes animaizinhos. Acabei por ficar eu c/ ele. Como devería ter só uma semana levei-o á Vet, dei-lhe biberão, .... QQ pessoa que o visse achava que ele era de raça. Estava muito bem tratado. Só que acabou por morrer c/ uma virose.

Moral da história: neste momento tenho 2 persas, gatos ideais p/ quem vive em apartamentos e a minha mãe passou a admirar estes bichinhos.
Agora trata-os como "netos", fala c/ eles e tudo.
lino2010

quinta jan 20, 2005 3:12 pm

agradeço os vossos contributos e junto mais alguns detalhes:

ontem falei com a vet que me aconselhou a:

- mudar o areão (o existente tinha cheiro)
- pôr-lhe comer na banheira para evitar que ela fizesse onde comia
- usar um repelente

fiz conforme recomendado (menos o repelente)

o resultado é que pouco depois de comer e às escondidas foi fazer de novo na banheira no extremo oposto ao que tinha a taça do comer

de notar que se trata de uma gata calma, meiga que não demonstrou grandes dificuldades de adaptação (veio da UZ, estima-se tenha 2/3 anos e para quem conhecer é a Julieta)
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quinta jan 20, 2005 3:21 pm

Olá lino2010,

e que repelente é que vet. te indicou... É que a Tri para além dessas palhaçadas agora embirrou de afiar (o que resta d)as garras nos cortinados... e adivinhem quem ficou a perder :cry:

Tenho de falar com a "minha" vet. sobre este assunto... tenho, tenho...

Bjs, Patrícia
lino2010

quinta jan 20, 2005 4:05 pm

a vet não recomendou nenhuma marca
disse só que se encontram à venda nos supermercados
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

sexta jan 21, 2005 4:11 pm

Pois é, manias de gatos. A gata da minha mãe faz o mesmo. Na minha opinião, antes na banheira do que noutros sítios.
tiki
Membro
Registado: terça dez 14, 2004 5:55 pm
Localização: 2 bulldogs franceses 1 persa 1 gata srd ,peixes tropicais,1tartaruga e um canario

sexta jan 21, 2005 4:28 pm

pois a minha gata tambem fazia as necessidades na banheira de vez em quando!

depois descobri que a sra era muito fina e se a minha outra gata fizesse "coco" na areia ela não ia lá, ate eu tirar o dito "coco"

ainda bem k essa mania já lhe passou.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 21, 2005 8:23 pm

O gato mais novo da minha filha também tem fascinação por urinar na banheira,bidé,lavatório e até lava-loiça.Não tem nada a ver com areões sujos,são manias porque sabem que o que fazem ali,não permanece e desce pelo ralo.A minha filha experimentou no lavatório e banheira,colocar o tampão.Resultado:faz só no areão,bidé,e lava-loiça quando está vazio de loiça.Experimente a técnica do tampão na banheira.Tenho quase a certeza que vai resultar pois eles geralmente averiguam o sítio antes de urinar e vendo que está tapado talvez ache mal fazer ali.Quanto á sugestão da Vet em pôr comida na banheira,é descabido e não o impede de fazer na mesma porque o gato da minha filha apesar de urinar nestes sítios também bebe da água que lá cai.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”