BARF

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta out 18, 2002 12:15 pm

Visto que este tema está a ser discutido em três tópicos diferentes, vou colocar aqui tudo o que encontrar noutros tópicos para que outros possam acompanhar o assunto.
KROZ
Membro Veterano

sexta out 18, 2002 12:16 pm

Humm... pergunto-me o que um Lobo ou uma raposa acharão deste tópico! Será que vão deixar de comer aves e coelhos?

Eu não vou dizer que acho que 'se deve dar' ou deixar de dar. Eu dou ossos aos meus cães. Aliás, durante quase 2 anos eles comeram a dieta BARF ( Bones and Raw Food) e isso implica, como o próprio nome indica, que se dêm ossos. Acho que cada um deve ter o bom senso de escolher que tipos de ossos dar, mas também há que ter em conta o 'tipo de cão' que temos. Eu posso dizer que não dou ossos de galinha ou de coelho aos meus cães ( porque são duros e afiados) mas, por exemplo, dou-lhes frangos inteiros crús. Os ossos de frango crús ( não os cozinhados) são menos duros e são mais fácilmente digeríveis pelo cão. Devo dizer que esta minha atitude não é lá muito bem vista por alguns veterinários, mas é normalissima para aqueles veterinários que defendem a dieta BARF.
Ahh, o Chase ( aquele Rottweiler que aparece no tópico " um Rottweiler digno do nome") é alimentado estritamente com BARF. Recordo que BARF é uma dieta composta estritamente de alimentos crús ( Vegetais, frutas, carne, ossos, queijo, etc..).

Quanto ao Lobo que falo no inicio do tópico, e apesar das mudanças que as nossas brincadeiras aos deuses causaram em muitas raças, o aparelho digestivo dele não é diferente do dos cães. Podemos até ter encolhido os nossos cães, moldado narizes, patas, cabeças, etc., ,mas no interior eles não deixam de ser ainda os nossos 'Lobos domésticos'.

Abraços
Paulo C.
KROZ
Membro Veterano

sexta out 18, 2002 12:17 pm

Dar ração aos cães, que é o que faço actualmente, é uma opção meramente prática. Isto porque, supostamente, uma BOA RAÇÂO contém todos os ingredientes balanceados que os cães necessitam.
BARF é uma boa opção, mas exige muito trabalho e algum estudo em relação a como dar ao cão a alimentação adequada às suas necessidades. Saber o que dar até acaba por ser simples, o problema é a preparação diária das refeições.

Eu acho que, quem não tem disponibilidade ou a paciência para tratar de alimentação natural, deve dar ração aos cães.

Abraços
Paulo C.

P.S. - Os meus cães actualmente comem ração, mas de vez em quando lá vai um franguinho, um bom naco de carne ou um osso grande ( de prefer~encia com alguma carne agarrada) para eles roerem.
KROZ
Membro Veterano

sexta out 18, 2002 12:19 pm

Dar ração é, essencialmente, muito mais prático, rápido e seguro. Hoje em dia, poucos de nós temos tempo para preparar refeições 'naturais' para os cães. Além disso, com a ração temos a garantia que o cão está a receber tudo o que necessita em termos de calorias, vitaminas, minerais, etc.

Eu gostava muito de dar à minha cadela a dieta BARF (Bones And Raw Food), que segundo muitas opiniões, é a melhor alimentação que se pode dar aos cães, já que tenta imitar o melhor possível o tipo de alimentação que os nossos cães teríam se fossem selvagens. É baseada em osso e alimentos crús como por exemplo vegetais, fruta, queijo fresco, ovos, carne crua, etc. Escusado será dizer que um cão prefere mil vezes este tipo de alimentação à ração.
Por outro lado, este esquema apresenta mais perigos, como a contaminação dos alimentos crús e a possibilidade de se dar uma alimentação menos equilibrada ao cão, se não se souber muito bem o que se está a fazer. Segundo li em vários sítios, este tipo de alimentação deve ser, na maior parte dos casos, acompanhada de alguns suplementos.
Outra desvantagem deste tipo de alimentação é o tempo que demora a preparar e os custos. Nos sítios onde me informei sobre esta dieta, maior parte deles americanos, diz-se que não é mais cara do que dar ração e pode até ser mais barata... não sei se cá em Portugal a realidade será bem a mesma.

No meu caso, uso ração por ser mais rápido e prático... mas se um dia tivesse tempo para experimentar a dieta BARF, não pensava duas vezes.

Membro Veterano

sexta out 18, 2002 12:20 pm

Eu dou BARF como complemento, ou como guloseima. Não posso dar frangos crús, pois isso para o Spot... ainda o frango o comia!
Mas dou cenoura, outros vegetais, fruta diversa, queijo fresco, pedaços de carne, etc. Ossos só mesmo para roer. Ele é muito pequeno para os ossos das carnes que consumimos. Se fosse uns ratitos lá marchava!

sexta out 18, 2002 12:21 pm

Os meus cães, como refeição principal comem comida cozinhada, arroz, carne de aves e vegetais. Também comem fruta. Como suplemento comem, à noite, um pouco de ração.
Não se têm dado mal com a alimentação que fazem. Estão bonitos e bem costituidos, e raríssimas vezes têm problemas intestinais.
(membro margarido)
KROZ
Membro Veterano

sexta out 18, 2002 12:22 pm

Boas,

Aos meus cães, comem como base, ração ! Isto especialmente por comodidade para o dono

No entanto, como outras pessoas aqui, sou fã da dieta BARF, de modo que eles comem carne e ossos crus duas vezes por semana. Tentem dar todos os dias, mas era demasiada confusao e nao tinha tempo.

Juntamente a isto, por vezes comem arroz+carne (sem ossos) cozida, ou massa com carne igualmente (na falta de carne, junto uma lata de comer para caes).

Se pelo meio, apanhar mais alguma coisa, tal como pão torrado, cenouras, restos de queijo, eles comem !

Sei que muitas pessoas discordam com este tipo de alimentaçã, mas nunca tive problemas, e os cães ate hoje não se queixaram !

Saudações caninas
cindel p.
KROZ
Membro Veterano

sexta out 18, 2002 12:23 pm

Eu também junto sempre à ração ou meia lata de comida para cão, ou massa/arroz com aparas de carne, coração de novilho, fígado de novilho, moelas, etc... também lhe dou uma vez por semana um ovo cozido.

Depois, assim estilo guloseima dou fruta, queijo fresco, yogurte magro natural, alface, cenoura, milho (ás vezes também junto à ração), enfim, quase tudo, desde que não esteja temperado, não tenha açucar nem uma grande percentagem de leite de vaca gordo. Ás vezes, lá vai uma batatinha frita, um pedaçinho de bife, um bocado de puré e o fim dos yogurtes normais. Mas são excepções à regra e quantidades muito pequenas...

Membro Veterano

sexta out 18, 2002 12:24 pm

Para saber mais sobre a BARF consulte este site (na minha opiniao um dos melhores) :
http://www.barfers.com/

Eu alimento os meus cães, duas vezes por semana desta maneira e nao tenho razao de queixa. Além de ser um alimento nutritivo, quebra a rotina deles ! Tentem dar todos os dias, mas era demasiada confusao.

Há quem diga, que dando carne crua corremos o risco de passar certas bacterias para os caes, mas tambem lembrem-se que o organismo do cão está preparado para lidar com este tipo de situaçao. Eles não são necessariamente uns mariquinhas que nao aguentam nada e que precisam de banhos diarios de pó talco, como ja ouvi pessoas aqui a dizer

Saudações caninas
cindel p.
KROZ
Membro Veterano

sexta out 18, 2002 12:29 pm

Bom, está tudo...

Já vi o site que a Cindel referiu e já consegui aprender umas coisinhas.
Mas estou como o kurika. Não creio que fique mais barato do que a ração. Pode ficar sim, mas num caso geral não acredito.
No site referem-se a pedir restos em talhos por exemplo. Mas os talhos ganham dinheiro com os restos (para as rações). Estar a dar restos a outros é o mesmo que estar a dar dinheiro.

Por isso ou se faz como alguns, compra-se frangos inteiros, o que não fica nada barato pois é um frango por dia, ou retiramos parte do nosso alimento. Ao comprar uma galinha, se retirar-mos as asas e o pescoço ainda sobra muito para nós. Pelo menos para o Spot isso já chega!

Mas a ideia geral que retiro é que vou passar a a dar mais alimentos desses. Não como refeição, isso continuo com a ração, mas sim como complemento ou guloseima. Já dava ossos para roer e bocados de carnem vegetais e outros alimentos, e agora darei talvez um pouco mais, visto que alguns alimentos não os dava com medo, mas afinal até é bom os dar. Nunca dei ossos para comer por exemplo, e agora vou experimentar dar um pescoço de galinha.

O autor do site referiu-se também a ossos de coelho, mas mesmo cru os ossos não podem ser perigosos demais?
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

sexta out 18, 2002 3:47 pm

KROZ, não é só o preço do frango... se deres uma voltinha pela banca dos vegetais, vais ficar espantado com os preços... :?

Eu, pelo menos, fiquei... :|

Para encontrares carne mais em conta e como já alguém aqui referiu, no Carrefour eles embalam as aparas da carne de novilho que arranjam. Ás vezes não vale a pena pois é só gordura e nervo, mas muitas vezes aparecem embalagens com muita xixa...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta out 18, 2002 3:57 pm

Olá Kurika

No Carrefour há aparas com dois preços. As mais baratas, quanto a mim, não são recomendáveis, porque são à base de gordura. As mais caras são com baixo teor de gordura. São 90% carne magra e de excelente qualidade. Normalmente não estão à vista e é necessário pedi-las ao balcão. Estou a referir-me ao Carrefour do Arrábida (V.N.Gaia). Não sei como é nos outros estabelecimentos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta out 18, 2002 4:22 pm

Olá,
posso assegurar-lhes que, pelo menos com os meus cães, a alimentação BARF fica muito mais barata que a ração! Mas, lá está... dá trabalho e é preciso saber procurar bem.
Um saco da ração ( 15 Kilos) que eu dou actualmente aos meus cães custa 56 Euros. A Carne de cavalo que eu costumo comprar (quase sem ossos e sem gordura) custa 1,5 Euros o Kilo!! Isto quer dizer que 56 Euros dão para eu comprar mais de 37 kilos de carne. O Frango também há que saber fazer as coisas! Se estiverem atentos às campanhas dos hipermercados, vão reparar que periodicamente ( talvez por renovação dos stocks dos aviários ou excesso de população) há quedas abruptas do preço do frango ( chego a comprá-lo por menos de 1,5 EURO). Eu por causa do BARF até comprei uma arca frigorifica ( que actualmente está desligada) precisamente para poder aproveitar estas coisas.
Quanto aos vegetais, procurem também porque não têm de ser sempre a mesma coisa e também há campanhas e vegetais 'de ocasião' ;) .

Dá trabalho fazer isto, e conseome muito tempo e dedicação. Mas quem puder e estiver disposto a tal, de certeza que pode poupar bastante em termos económicos.

Abraços
Paulo C.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sexta out 18, 2002 4:41 pm

Com sacas a 56 euros,acredito que seja mais barato alimentação Barf.
Têm é que se saber onde comprar a ração.
A mim fica-me muito + barata a alimentação de ração.
Responder

Voltar para “Cães”