Persas-Ter ou não crias??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

terça jan 25, 2005 3:30 pm

Boa uaimori! São intervenções como as suas que dão qualidade a este este fórum. Eu também fiquei mais esclarecida quanto a alguns pontos.

Carla, cabe a si decidir cruzar os seus gatos ou não mas sugiro que leve muito a sério as observações da uaimori. Eu estou numa situação semelhante pois pretendo cruzar a minha gatita mas já passei muito tempo a pesquisar sobre o assunto e a esclarecer-me junto de pessoas entendidas. Para além disso, sei que posso contar com o apoio do meu vet, que já fez criação de persas, quando chegar à altura. A outra questão de cruzar gatos sem registo é uma questão de ética: criar gatos de companhia sem estalão definido vs. contribuir para o aperfeiçoamento da raça. Por exemplo, os silver shaded têm características muito próprias (olhos verdes delineados a preto, nariz vermelho escuro, almofadas das patas pretas, etc.) que facilmente desaparecerão se não houver investimento no seu apuramento. Não me interprete mal, a minha intenção não é dar um sermão nem tão pouco censurá-la por querer cruzar os seus gatos mas , sim, ajudá-la a tomar uma decisão ponderada.
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

terça jan 25, 2005 3:53 pm

Isto é como uma mãe a escrever:

Mas babava-me toda se mostrasse o meu bobinho a um juiz e ouvir algumas observações simpáticas do meu nino.

Gosto de todos eles, cada um no seu feitio e personlidade.

Não sou criadora, quis ter o prazer de ver nascer uma cria e fiquei por aqui. Dá trabalhinho...

No entanto, não posso condenar os narizinhos dos meus e de outros tantos... são saudáveis e mesmo elogiados pelos Vet.

Tenho aprendido muito sobre persas e cada vez mais respeito e compreendo a "disciplina rigorosa" dos criadores. Se não fossem eles não poderíamos apreciar e desejar um exemplar lindo.
ssequeira
Membro Veterano

terça jan 25, 2005 4:09 pm

Acho que percebi a confusão com os chinchilas:
no que diz respeito a ser chinchila apenas foi o que me tinham dito quando a fui buscar ,pois como ela tem o nariz menos achatado de que o meu Persa Macho
A designação chinchila refere-se a um determinado tipo de pelagem (pêlos com extremidades pretas) que pode ocorrer apenas nos persas silver ou golden. Isto, de facto, não tem nada a ver com o seu caso. No entanto, é frequente estes persas terem os narizes menos achatados do que os restantes. A este tipo de focinho chama-se "doll-face" ou tradicional. Penso que deve ter sido essa a confusão.

Espero ter ajudado. :D
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça jan 25, 2005 5:22 pm

Tem razão ssequeira os persas chinchilas têm a ver exactamente com a cor da pelagem. O história do nariz é um bom conto do vigario de quem percebe pouco, para quem não percebe nada e, não é com o objectivo de a magoar Cabaca mas a realidade, eu pessoalmente acho que é muito incorreto.
Os criadores desta variante andam a tentar que o nariz suba, mas quando conseguem que ele suba a cor dos olhos altera-se. Isto acontece porque para conseguir subir o nariz têm que introduzir na linhagem persas de olhos cobre e, lá está, com isso a cor dos olhos piora, depois a seguir teriam que tentar cruzamentos, só novamente entre os chinchilas, shaded e golden e assim sucessivamente. Há gatis actualmente que já quase conseguiram chinchilas com o nariz tipado, na Alemanha, é o gatil Xamin, penso que é assim que se escreve.
Mas para fazer esses cruzamentos tem que se dominar o conhecimento nesta especialidade. Não é só preciso juntar dois gatos mais ou menos tipados. Cruzamentos de determinadas linhagens conbinam por vezes muito bem entre si ou muito mal. :D :D :D
ssequeira
Membro Veterano

terça jan 25, 2005 6:43 pm

Nunca tinha pensado nisso. Eu, sinceramente, pensava que era uma escolha por parte destes criadores manter um focinho tradicional. Já aprendi alguma coisa hoje. Pessoalmente, não aprecio muito os narizes muito tipados, que, para além de conferirem um aspecto estranho, trazem diversos problemas aos gatos.

Consegui encontrar estas fotos do gatil Missionhill no Canadá para exemplificar a diferença:

Imagem Imagem
Cabaca
Membro Júnior
Registado: segunda dez 20, 2004 3:13 pm

terça jan 25, 2005 7:02 pm

Boas,

Na minha opinião acho que é escusado estarmos aqui com este tipo de conversa,no que diz respeito a minha pessoa, para mim não me importa se eles tem registo ou não ,eu vi os pais não era nenhum europeu comum ou outra raça qualquer que não persa , nesse aspecto não tenho qualquer dúvida!,Tb não estou interessada em ter crias para ganhar dinheiro, mas apenas para poder ter o prazer de ver um bichinos lindos a nascer e oferecer aos meus amigos a possibilidade de terem o mesmo que eu tive,companhia e muito mais... ,acho que sabem o que eu quero dizer!!!

Tudo de bom
Carla
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 25, 2005 8:20 pm

Olá cabaca.

Registos ou não registos, não é a questão. Há muitos animais sem registos e que se sabe de antemão que são filhos de pais puros. Não é por aí que quero ir... mas sim pelo facto de dizer que gostava de que a gata tivesse crias pelo prazer de ver o nascimento...
Digo-lhe já, que o nascimento dum qualquer outro animal não tem nada a ver com o nascimento do Persa. Já lhe foi explicado que na maioria dos casos são partos bem difíceis o que pode colocar a vida da sua gatinha em risco.

Agora, só não percebo muito bem quando diz que é para dar a alegria aos seus amigos..., pois eu nunca poria em risco a vida dum animal meu, só pelo prazer de ver um nascimento... e muito menos para satisfazer os gostos de terceiros! Isso posso garantir-lhe que nunca, mas mesmo NUNCA o faria...!

Cada um toma as decisões que entender, mas acha que vale a pena poder vir até a perder a sua gatinha pelos factos que mencionou ? :( :roll:

Pense bem e agradeça ter vindo a este site para aprender mais um pouco e de nele ter obtido respostas, de gente que sabe bem da raça e que lhe podem vir a ser úteis. O resto é conversa... :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça jan 25, 2005 8:31 pm

Não fique magoada Cabaca que não é essa a intenção. Claro que são puros e muito lindos, eu já os vi é uma tartaruga bicolor, e um Preto silver tabby de olhos cobre. Nenhum é exótico. Foram essas as cores que me pareceram por foto.
Só que nisto, veio conversa onde se trocaram ideias que não tem a ver com a sua questão inicial, que penso que já foram dadas diversas opiniões e, cabe agora á Cabaca decidir, óbvio; no entanto essa troca de opiniões tem-nos levado a outros interesses que têm outro objectivo e esse não é gerar polémica mas troca de opiniões e saberes,... só isso.

Já agora Ssequeira , esse gatil americano é fantástico nos chinchilas, não tem mau gosto, não,... não resisto,...veja estes que eu lhe mando do alemão de chinchilas e de um do Pais de Gales de persas de olhos cobre que eu acho fantásticos:

http://home.clara.net/pizzacata/

http://www.xahmyn.de/index.htm

são lindos, não são? :D :D :D :D :D :D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jan 25, 2005 9:43 pm

Cabaca Escreveu: Boas,

Na minha opinião acho que é escusado estarmos aqui com este tipo de conversa,
A conversa é somente com o intuito de a esclarecer. Sendo mais directo, se calhar preferiria que não lhe avisassem dos riscos que existem no cruzamento ? preferia a surpresa desagradável de ir com a sua gata fazer uma cesariana de urgência com todos os riscos inerentes.

Toda a gente foi correcta consigo e informou-a com muito gosto e pormenor do que a espera e dá uma resposta destas ?

Realmente...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ssequeira
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 10:33 am

Não penso que a resposta de Cabaca foi com o intuito de "picar". De facto, a conversa desviou-se completamente do tópico inicial. Já estávamos era a trocar ideias sobre outros assuntos.

Cabaca, não tem mal nenhum em querer que a sua gata tenha crias, com ou sem registo. Compreendo perfeitamenete o que sente. De qualquer forma, há que ter em conta as complicações que podem surgir. Se está decidida, tal como eu, tem de se preparar para qualquer eventualidade. Arranje um vet de confiança que a poderá acompanhar durante o processo. Mais vale prevenir que remediar.

Uaimori, já dei uma espreitadela nos sites. Que caras amorosas e que pelagens impecáveis! E se reparar bem, o gatil Alemão tem um gato do gatil Canadiano que já referi. Não posso passear muito nesses sites senão não tarda o meu marido a queixar-se de mais uma bola de pêlo. ;)
Cabaca
Membro Júnior

quarta jan 26, 2005 6:23 pm

Boas,

Antes demais queria agradecer a Uaimori pela amabilidade que teve para comigo ao contactar-me para esclarecer algumas situações que lhe tinha pedido por email.

No que diz respeito a minha ultima mensagem ,peço desculpa se ofendi alguns não tive essa intenção apenas quis esclarecer o meu propósito quando entrei neste forum.

Agora respondendo a quem me diz que devia ter mais cuidado e preocupação com a minha gata em vez de satisfazer um capricho!.De certeza que essa pessoa não leu a minha primeira mensagem ,em que eu refiro que acima de tudo está a minha gata e que não quero correr risco algum com ela seja pelo que for.No fim de contas foi este sentimento que me fez participar neste forum...Sejamos mais sensatas ,certo?
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 7:17 pm

1º post
Cabaca Escreveu: Olá a todos,

Venho pela 1ªvez participar no forum,embora tenho estado atenta as varias mensagens que vão surgindo e que de alguma forma têm respondido a algumas das minhas dúvidas.
Neste momento estou com um pequeno problema que passo a explicar ,acerca de 5 meses decidir ter um Persa que adquiri através da arcadenoe, entretanto passado cerca de 1 mês e meio decidi arranjar uma companhia para o meu persa e então adquiri novamente pela arcadenoe uma Persa linda tricolor chinchila,agora estou com um problema, pois estou em dúvida se deva deixar vir a 1ºninhada e depois então opera-los.As minhas perguntas são as seguintes.
O parto dos Persas é dificil,há um grande risco de a gatinha ficar doente após o parto?
O cruzamento entre um Persa Exótico e uma Chinchila,puderá trazer problemas para a ninhada?
Existo algum risco em castrar após o 1ºParto?

Desde já agradeço a quem me puder tirar estas dúvidas ,pois gostaria de ter uma ninhada ,mais acima de tudo amo muito os meus gatinhos e por isso quero apenas aquilo que for melhor para eles.

Um abraço a todas as presentes neste forum
) lol

2ºpost
Cabaca Escreveu: Olá,

Agradeço a vossa ajuda e acima de tudo a sinceridade,fiquei sem dúvida esclarecida de ter ou não crias,de alguma forma fico triste pois gostaria e viver esta experiencia,pois embora eles não tendo registo são persas puros e com toda a certeza ela ia dar uns filhotes lindos pois ela é uma tartaruga, mas efectivamente a minha profissão não me permite este redobrar de atenção que a mãe as crias necessitam.

Mais uma vez muito obrigado a todos os que me responderam.

Um abraço
Carla

3º post
Cabaca Escreveu: Agradeço a explicação dada pela Uamori, tenho procurado todo o tipo de informação sobre os Persas para poder identificar o meu casal pois sem dúvida eles não têm LOP,apenas tenho o registo da mãe da minha tartaruga bicolor ,tb sei que não posso eu fazer o registo deles sem ter os ascendentes registados,no que diz respeito a ser chinchila apenas foi o que me tinham dito quando a fui buscar ,pois como ela tem o nariz menos achatado de que o meu Persa Macho que eu penso ser um Persa Exótico ,se calhar tb não o é ,já começo a ter as minhas dúvidas.

P.S. Se não fosse muito atrevimento da minha parte, posso pedir a Uamori,que me dê um contacto de email para que eu possa enviar as fotos dos meus gatitos para que me possam classificá-los.

Muito obrigado

Carla

4º post
Cabaca Escreveu: Boas,

Na minha opinião acho que é escusado estarmos aqui com este tipo de conversa,no que diz respeito a minha pessoa, para mim não me importa se eles tem registo ou não ,eu vi os pais não era nenhum europeu comum ou outra raça qualquer que não persa , nesse aspecto não tenho qualquer dúvida!,Tb não estou interessada em ter crias para ganhar dinheiro, mas apenas para poder ter o prazer de ver um bichinos lindos a nascer e oferecer aos meus amigos a possibilidade de terem o mesmo que eu tive,companhia e muito mais... ,acho que sabem o que eu quero dizer!!!

Tudo de bom
Carla

5º post
Cabaca Escreveu: Agora respondendo a quem me diz que devia ter mais cuidado e preocupação com a minha gata em vez de satisfazer um capricho!.De certeza que essa pessoa não leu a minha primeira mensagem ,em que eu refiro que acima de tudo está a minha gata e que não quero correr risco algum com ela seja pelo que for.No fim de contas foi este sentimento que me fez participar neste forum...Sejamos mais sensatas ,certo?
Não estive a ler todos os posts dos outros intervenientes, contudo eu fui uma das que com educação lhe fiz ver os riscos que poderia incorrer se... portanto assumo que esta resposta seja para mim o que de modo alguma a aceito e explico o porquê :arrow: . Dei-me ao trabalho de ir RELER os seus posts e nada encontrei NADA sobre o que menciona acima ( "que eu refiro que acima de tudo está a minha gata" )...de que primeiro que tudo está a sua gata, o que encontrei foi que acima de tudo estão os seus gatinhos e aí deduzi que se referia aos que pudessem vir... Cheguei mesmo a pensar que EU estava a ter algum ataque de INSENSATEZ como já referiu... mas acredite que não foi com qualquer INSENSATEZ que a aconselhei...!
Não vou gastar mais latim... pelos vistos a sua ideia está mais que formada pelas razões erradas, mas cada um sabe de si. Contudo, boa sorte com a sua gata.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cabaca
Membro Júnior

quinta jan 27, 2005 11:27 am

Agradeço, que o faça pois já estou a ficar um bocadinho cansada ao ler as suas mensagens,"gastar o meu latim..."-Que eu saiba eu não a obrigei a vir aqui.
Posso lhe dar um conselho respire fundo 10 vezes antes de entrar no forum para que possa ter um dialogo mais calmo e sereno,esse tipo de comportamento faz-lhe mal à saude.

Um bem Haja e Adeus
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jan 27, 2005 12:05 pm

Cabaca Escreveu: Agradeço, que o faça pois já estou a ficar um bocadinho cansada ao ler as suas mensagens,"gastar o meu latim..."-Que eu saiba eu não a obrigei a vir aqui.
Posso lhe dar um conselho respire fundo 10 vezes antes de entrar no forum para que possa ter um dialogo mais calmo e sereno,esse tipo de comportamento faz-lhe mal à saude.

Um bem Haja e Adeus
Sabe, a adjectivar as pessoas de insensatas, indevidamente... dá nisto: "Duro com duro não faz bom muro"
leonildecarvalho Escreveu: Olá cabaca.
Já lhe foi explicado que na maioria dos casos são partos bem difíceis o que pode colocar a vida da sua gatinha em risco.
E sou insensata?
leonildecarvalho Escreveu:Agora, só não percebo muito bem quando diz que é para dar a alegria aos seus amigos..., pois eu nunca poria em risco a vida dum animal meu, só pelo prazer de ver um nascimento... e muito menos para satisfazer os gostos de terceiros! Isso posso garantir-lhe que nunca, mas mesmo NUNCA o faria...!
E eu é que sou insensata ?

Outro provérbio antigo: Presunção e água benta, cada um toma a que quer.
Pobre e mal agradecida, mas enfim... "Pelo fruto se conhece a árvore “

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

quinta jan 27, 2005 2:32 pm

desviando-me um pouco do assunto do ´topico, e também para pôr um pouco de água na fervura, eu sou das que gosta dos persas bem tipados, ou seja, sem nenhum nariz. E de tal forma que ao contrário de uma forista (não me lembro qual) agora os que me parecem estranhos são os de nariz - força do hábito. Pêlo comprido para mim só combina com nariz tipado. Não resito contar que há dias vi na TVglobo uma criadora de silvers e goldens que apresentou uma gata silver LINDA!!!!! com o nariz igualzinho ao dos outros persas. Pensei que não existiam ainda, mas depois do que a uaimori disse vi que há criadores que já conseguiram. Espero que cheguem rapidamente a Portugal pois sou completamente fã das cores do golden...
Responder

Voltar para “Gatos”