Informação de ALERTA da Protecção Civil...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quarta jan 26, 2005 11:18 am

não querendo ofender ninguém...
Inteligentes, souberam fabricar ferramentas e aproveitar, em seu beneficio, o que a natureza tinha para lhes oferecer
Se já os nosso ancestrais tinham capacidade de perceber que sem esfolarem os outros animais morreriam de frio, porque raio iria eu abdicar de todo deste conhecimento milenar?
os nossos ancestrais também se aqueciam com o fogo, e agora percebeu-se que o fumo provocado, nos pode matar!!
os nossos ancestrais também não davam direitos às suas mulheres, e agora parece-me que algumas mulheres já os conseguem ter!!

ou seja o ser humano tem uma facilidade incrível de evoluir, pelo que se a inteligência nos permitiu benefícios próprios, porque não nos há-de permitir conceder alguns benefícios aos que nos rodeiam??
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta jan 26, 2005 11:37 am

Não percebo esta paranoia em proteger os cães do frio. Os cães sempre viveram na rua (esta moda dos cães dentro de casa é recente) pelo que foram seleccionados para aguentarem o frio. Todos os cães , salvo algumas raças especialmente sensiveis, aguentam este frio e muito mais.
Um cão desde que esteja bem alimentado e tenha uma casota aguenta bem o frio.

Essa de comparar os animais ao homem não faz qualquer sentido, o homem usa o fogo e o vestuario à milhares de anos e os animais sempre dormiram ao relento.
Há milhares de vacas, cavalos, burros, cães, gatos,pardais...etc,etc.... que vivem ao relento, não só em portugal como em países muito mais frios; não querem meter as vacas dentro de casa!!??
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jan 26, 2005 11:41 am

pedrobaleia Escreveu: ...ou seja o ser humano tem uma facilidade incrível de evoluir, pelo que se a inteligência nos permitiu benefícios próprios, porque não nos há-de permitir conceder alguns benefícios aos que nos rodeiam??
Olá
Esses beneficios resultam da evolução, cultural e material, do Homem. Se reparar, basta ler este forúm, os animais têm, de facto, beneficios que não tinham no tempo dos nossos avós, pode ser discutível mas é normal que assim seja. Há gente pequenina que não entende coisas tão simples como o cão estar perfeitamente adaptado a viver, bem, em condições extremas e perigosas para o Homem, há sempre tendência a fazer-se comparações estúpidas de tão infantis que são.
Repito, os cães estão tão bem adaptados a passarem um inverno, que até nem é assim tão duro, como os bois, os cavalos e todos os animais de pêlo curto que têm a cama debaixo das estrelas. Não reparei que alguém, aqui, fizesse um apelo para arranjar agasalhos para estes. seria tão ridículo como pôr um aquecedor no terreno para os cães.
Última edição por gary em quarta jan 26, 2005 12:35 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quarta jan 26, 2005 11:53 am

O princípio da aprendizagem e da troca saudável de ideias começa por sabermos ouvir e respeitar os outros.
Pode perfeitamente dar as suas opiniões, mesmo que as mesmas sejam completamente disparatadas para os outros.
A partir do momento em que chama "gente pequena" ou que insinua que os outros são ressabiados, tem de se sujeitar a ofensas. Continuo a achar ridiculas algumas trocas de galhardetes, afinal isto é um fórum e nem sequer nos conhecemos.
Há que se ser bem educado para que sejam bem educados connosco.
pedrobaleia
Membro Veterano
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quarta jan 26, 2005 11:54 am

não me fiz entender...

eu acho que pôr o cão em casa até vai prejudicar a raça num futuro próximo porque os próximos exemplares vão evoluindo no sentido de não precisarem de se proteger do frio!
a questão é que a sensibilidade de cada um pode proporcionar a que sejam dadas condições aos seus "amiguinhos" que de outra forma, a ausência de inteligência da parte deles, eles não teriam!

por ex. o meu eddie tem um canil com telhas de zinco e lá dentro tem uma casota dessas plásticas térmicas, ainda assim, em virtude de este inverno estar a ser deveras frio, forrei o canil com placas de acrílico, para que a temperatura lá dentro seja mais agradável!!
pode criticar-me por isso, e dizer que sou "mariquinhas", mas repare bem, os seus cães não têm uma casota ou um canil?? é que se têm não havia necessidade! eles que a fizessem...
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quarta jan 26, 2005 12:57 pm

No limite e porque os cães descendem do lobo, porque é que o Gary os tem e chama de "meus cães"? não deviam andar à solta na Natureza em vez de terem um dono???

Digo eu de que.....

Isabel
gary
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 1:08 pm

[quote=pedrobaleia]
...
pode criticar-me por isso, e dizer que sou "mariquinhas", mas repare bem, os seus cães não têm uma casota ou um canil?? é que se têm não havia necessidade! eles que a fizessem...
[/quote]

Olá

por vezes pergunto-me porque é que gastei tanto dinheiro a fazer as boxes e a comprar casotas. é frequente, mesmo à chuva, preferirem dormirem em cima da terra .
E neste momento particular, mesmo os cachorros dormem enrolados uns nos outros encostados a um canto, têm dois meses e pouco, em vez de preferirem o que eu considero o conforto da box, será que os cães são estúpidos?
Cada um faz o que lhe mais aprover com os seus cães, afinal para alguns donos, quiçá a maioria, estão-se a borrifar para as necessidades reais dos bichos, fazem as coisas apenas por que sim mas quase nunca baseados nas precisões da especie que dizem gostar.

[quote]pode criticar-me por isso, e dizer que sou "mariquinhas", mas repare bem, os seus cães não têm uma casota ou um canil?? é que se têm não havia necessidade! eles que a fizessem...[/quote]
Se reparar bem no que escrevo , raramente é critica, e muito menos dirigida a quem quer que seja. Apenas comento e relato experiências ou pontos de vistas.
Não tenho e nem perco tempo com gente tonta, pequena e irresponsável.
Um abraço
pedrobaleia
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 1:16 pm

Se reparar bem no que escrevo , raramente é critica, e muito menos dirigida a quem quer que seja. Apenas comento e relato experiências ou pontos de vistas.
não estou de forma alguma a criticá-lo, só acho que deve admitir como normais e correctos outros pontos de vista que não os seus!
não interprete os meus posts como criticas à sua pessoa! interprete-os antes como contrapontos para discussão saudável! ;)
Petsss
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 1:17 pm

Há uma frase que está à entrada de uma associação de animais abandonados que diz mais ou menos isto: "O Homem só será o verdadeiro lider do reino animal quando souber proteger e tratar dignamente todos os animais".
Se fosse necessário era capaz de prescindir de alguns bens para continuar a dar conforto aos meus animais.
Prescindo de algumas actividades e de descanso para tratar dos meus animais. E não, não tenho qualquer tipo de frustração nem falta de amor. Tenho o meu par, ascendentes e descendentes, amigos, uma carreira profissional e uma vida social interessante.
Tonta? Não me parece. Pequena? De todo. Irresponsável? You wish...
A gratidão que os animais expressam não tem preço.
Estou-me a borrifar para aquilo que os outros acham do facto de os meus animais dormirem dentro de casa, terem edredons, almofadas e mantas. Também se devia estar a borrifar para aquilo que os outros acham, mas não me parece, atendendo às críticas destrutivas que faz. Atribuir defeitos e chamar frequentemente nomes menos bonitos aos outros não é muito digno, e espelha alguma falta de controlo.
Para me proteger a mim, à minha família e aos meus bens contratei a Securitas.
Afinal é fácil trocar ideias e pontos de vista com os outros sem se entrar em ofensas gratuitas.
gary
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 1:18 pm

dougat Escreveu: No limite e porque os cães descendem do lobo, porque é que o Gary os tem e chama de "meus cães"? não deviam andar à solta na Natureza em vez de terem um dono???

Digo eu de que.....

Isabel
No limite!, só se for da paciência.
Um abraço
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta jan 26, 2005 1:20 pm

Mariquices ou não, o que é certo é que o meu dober ontem tremia que nem varas verdes, e eu pu-lo mesmo a dormir em casa 8)
Não quero saber das teorias, a cadela estava na boa, não se chateou nada com o frio, agora o cão estava ele próprio geladinho... Então as orelhas pareciam que tinham saído do congelador... :?
Resta dizer que eles têem uma casota algo "grande" demais... é um compartimento tipo arrecadação, com muito espaço, tapado mas de tectos altos, logo o aquecimento não é muito... Acho mesmo que o único aquecimento que ele tem é a cadela :D e claro o cobertor e o edredon :oops:

Portanto meus amigos, cada maricas sua mania ;) a minha é ter pena do cão congelado e dar-lhe uma casa quentinha para passar a noite... ;) e não tenho medo de ninguém :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jan 26, 2005 1:54 pm

Não percebo esta paranoia em proteger os cães do frio.
eu tb. não. quando faz um frio de rachar, quem não se atreve a pôr um pé fora de casa, sou eu. aliás, há dias passei-me. fui passear os cães num dos tais dias de frio de rachar. passei por uma tapada. o bom do max aproveitou para dar um mergulho. eu so pensei - deve estar um regalo :p

quanto às frustrações e solidões... eu sou um exemplo acabado. por isso, me interesso tanto por animais. claro que alguns, caso dos meus ex-vizinhos dos açores, que tinham o cão à chuva, frio, sol, etc.... eram pessoas muito equilibradas e felizes. haja mesmo paciência :evil:
anjjazul
Petsss
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 2:05 pm

Desculpe, anjjazul, não entendeu. O que escrevi foi no seguimento de um comentário de um forista. Se consultar a pág. 3 pode ler "São evidentes os traumas, possívelmente de infâncias mal vividas e/ou sofridas ou casamentos desiquilibrados".
Foi esse o comentário que me levou a escrever o que parece uma ofensa gratuita, vinda do nada. Acredite que não é.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 26, 2005 3:28 pm

Há milhares de vacas, cavalos, burros, cães, gatos,pardais...etc,etc.... que vivem ao relento, não só em portugal como em países muito mais frios
Na santa terrinha - na Beira Baixa - que é o único caso rural que conheço de perto, nenhum animal dormia ao ar livre.
Galinhas no galinheiro, porcos no chiqueiro (com casinha), cabras, mulas, cavalo e vaca no palheiro.
E o cão (de caça) também...no palheiro.
Não sei se era por causa do frio ou dos predadores (entre os quais se salienta o homem), mas era assim.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quarta jan 26, 2005 3:36 pm

Eu tambem tenho uma costela da Beira Baixa e digo mais.
As casa eram concebidas de forma a que na sobreloja - vulgo res do chão - ficavam os animais para aquecerem as habitações que ficavam por cima.

Hoje pode-se questionar a solução em termos de higiene mas que era assim, era.

Isabel
Responder

Voltar para “Cães”