Informação de ALERTA da Protecção Civil...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta jan 26, 2005 4:22 pm

As vacas Barrosãs do Gerês vivem sempre em liberdade, apenas são recolhidas quando a neve as impossibilita de pastarem; os Garranos idem; as vacas Arouquesas da serra da Gralheira e Arada tambem; em muitas herdades do Alentejo e Ribatejo as vacas, cavalos, ovelhas etc vivem sempre ao ar livre.........

Falando de cães
Há raças especialmente sensiveis ao frio, mas são poucas, de uma maneira geral os cães aguentam muito bem o frio, muito melhor do que o calor.
Os cães são animais domesticos e já perderam muitas das caracteristicas dos lobos mas não se esqueçam que em muitos aspectos os cães continuaram a "sofrer" a selecção natural. Os cães mesmo sendo animais domésticos nunca viveram dentro de casa, por isso continuam a ter uma resistencia às condições climatéricas identicas às do lobo. Isto de uma maneira geral, pois há varias subspéciesd de lobos e várias raças de cães.

Exeptuando raças especialmente sensiveis (como já disse atrás) qualquer raça minimamente rustica ( Castro Laboreirio, Serra, Labradores, Rotts...) aguenta tão bem o frio como um animal Selvagem.

O que se passa é que as pessoas começam a viver com os cães, dormir com os cães, comer à mesa com os cães, etc, etc e já pensam que os cães são com as pessoas .
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quarta jan 26, 2005 4:40 pm

Uma das conclusões a retirar é que tudo e todos sofreram alterações na forma de ser e estar.

A forma como interagimos com os animais depende muito das nossas proprias condições de vida.
Se a maioria vive em apartamentos e pretende ter animais de estimação é quase impossível não os " humanizar". O proprio espaço restrito em que nos movimentamos assim o exige.

Os meus cães conhecem o comando da garagem que associam a ida à rua. Situações semelhantes são inevitáveis.

O que é preciso é arranjar um equilíbrio para uma sã convivencia e não extremar posições.
Mas afinal não é isso que nós próprios seres humanos tambem procuramos?

Isabel
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jan 26, 2005 6:59 pm

esta discussão por ter já atingido o rículo, descambou no "sexo dos anjos". porque será que há gente que se insurge com medidas tão banais como proteger os cães do frio, e não se abespinham pelo facto de os cães, agora, comerem ração xpto (ou outra), irem à escola de treino, serem vacinados, terem assistência médica, etc?
se os devemos deixar entregues ao instinto (da sobrevivência), então, sejamos coerentes em tudo. daqui a pouco, até há foristas que pela sua "pureza" se aproximam da peta.
como em tudo, há extremismos. é normal que perante uma situação de excepção, algumas pessoas se preocupem com os animais. não é por estes gostarem ou não de frio, mas porque este vai ser superior ao habitual. assim, se as pessoas podem sofrer agressões extra, porque não os animais? os cães têm pelo. será que o homem (e mulher) anda nú?
nunca me hei-de esquecer que numa das cheias em moçambique, uma família quis salvar o cão. isso tem acontecido noutras situações. será que esta gente é toda desmiolada? aiiii :evil:
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 26, 2005 7:29 pm

anjjazul Escreveu: esta discussão por ter já atingido o rículo, descambou no "sexo dos anjos". porque será que há gente que se insurge com medidas tão banais como proteger os cães do frio, e não se abespinham pelo facto de os cães, agora, comerem ração xpto (ou outra), irem à escola de treino, serem vacinados, terem assistência médica, etc?
se os devemos deixar entregues ao instinto (da sobrevivência), então, sejamos coerentes em tudo. daqui a pouco, até há foristas que pela sua "pureza" se aproximam da peta.
como em tudo, há extremismos. é normal que perante uma situação de excepção, algumas pessoas se preocupem com os animais. não é por estes gostarem ou não de frio, mas porque este vai ser superior ao habitual. assim, se as pessoas podem sofrer agressões extra, porque não os animais? os cães têm pelo. será que o homem (e mulher) anda nú?
nunca me hei-de esquecer que numa das cheias em moçambique, uma família quis salvar o cão. isso tem acontecido noutras situações. será que esta gente é toda desmiolada? aiiii :evil:
Ó Anja, normalmente gosto de quase todas as suas intervenções, mas esta... ESTÁ 5 ESTRELAS. Eu não o diria melhor ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jan 26, 2005 8:32 pm

anjjazul Escreveu: é por estes gostarem ou não de frio, mas porque este vai ser superior ao habitual. assim, se as pessoas podem sofrer agressões extra, porque não os animais? os cães têm pelo. será que o homem (e mulher) anda nú?
Olá
Como já, lá muito atrás, escrevi o Mundo não é a Europa, Há mais continentes e em muitas regiões o homem e a mulher andam nús, pois estão perfeitamente adaptados ao seu meio. E senão há mais povos a andar nús é porque foram enquadrados por religiões castradores e arrogantes.
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 8:34 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Ó Anja, normalmente gosto de quase todas as suas intervenções, mas esta... ESTÁ 5 ESTRELAS. Eu não o diria melhor ;) :D

Leo

Olá

Capacidades
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano

quarta jan 26, 2005 8:44 pm

pedrobaleia Escreveu: não me fiz entender...

...eu acho que pôr o cão em casa até vai prejudicar a raça num futuro próximo porque os próximos exemplares vão evoluindo no sentido de não precisarem de se proteger do frio!
Olá
Percebo o que quer dizer mas não concordo, haverá sempre cães aptos para o trabalho duro e puro. E esses estarão na mão de gente que percebe e quer perservar a funcionalidade dos cães.
Como atrás, disse tenho neste momento 5 cachorros com pouco mais de dois meses e pelo que constato estão porreiros, cuidados adicionais, nem um.
Se reparar no que tenho escrito, estou-me a borrifar com o que cada um faz com os seus animais. não tenho por habito meter-me no que não me diz respeito apenas rebato ideias e conceitos de gente burra que veborreiam convencidos que o disparate é fixe.
Um abra&ccedil;o
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jan 26, 2005 8:46 pm

Olá
Como já, lá muito atrás, escrevi o Mundo não é a Europa, Há mais continentes e em muitas regiões o homem e a mulher andam nús, pois estão perfeitamente adaptados ao seu meio. E senão há mais povos a andar nús é porque foram enquadrados por religiões castradores e arrogantes.
da 1 ª parte, a quem o diz. mas eu vivo na europa e são estas as regras do jogo impostas. posso sempre violá-las. é melhor não, senão ainda me constipo :p
quanto ao resto... já passei os 60ths há muito.
anjjazul
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jan 26, 2005 10:42 pm

Vamos com calma...

Discordo muitas vezes do Gary mas compreendo a atitude dele. Ele trata os cães como cães à maneira de há 40 anos atrás e na provncia ainda se trata. Estará errado ? do ponto de vista dele e de muita gente, não. Do meu ponto de vista em algumas coisas está errado e em outras está certissimo, contra uma certa atitude de pessoal da cidade de humanizar em demasiado os cães. Com tudo o que de maus tem isso para o equilíbrio psicolóico do animal.

Agora, chamá-lo Nazi ( não me refiro à Deinhac pois ela não o chamou de tal) e mostrar fotografias do Hitler é asqueroso... algumas criancinhas aqui mereciam um par de lamparinas por essa barbaridade.

P.S

Para quem lê isto possa aproveitar algo para além do insulto torpe ao Gary saibam que Hitler gostava muito de cães e estava particularmente interessado e dedicado ao seu treino. O cão que ali se encontra é a Blondie ( cadela) que foi envenenada no Bunker da Chancelaria. E sim era um animal puro, do tempo em que os Pastores eram animais DE TRABALHO...

Se calhar, se calhar, colocando o resto de parte, Hitler gostava mais de cães do que algumas pessoas armadas em boazinhas aqui neste fórum...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jan 27, 2005 2:10 am

:lol: Está giro sim senhor :lol:

Na Alemanha, trabalham com pastores alemães, rottweilers, dobermanns e schnnauzers essencialmente. Os dobermanns são os menos aptos para o frio, mas em trabalho, não largam o dono, mesmo com graus negativos e embora tremam por todo o lado. São cães criados para trabalhar e é isso que gostam de fazer. Se o dono do dobermann fosse enfiar o cão em casa só porque está frio, mais tarde, quando precisasse dele para uma acção policial em pleno nevão, o cão não se mexia.

Estou a imaginar o Louis Dobermann nas suas cobranças e o cão a fugir porque está um pouco de vento... Lá se ia o cobrador...

Há que destinguir quem tem cães criados para trabalhar e que os usa para companhia e aqueles que têm cães criados para trabalhar e a trabalhar. Eu pessoalmente não gosto de ver cães de trabalho enfiados em casa ao lado da lareira e a fazerem muito pouco da sua vida. Mas essa é a minha opinião e não chateio ninguém com isso. Mas reparem que há cães que têm imenso gosto em trabalhar com o dono e fechados numa casa, não são mais que pássaros numa gaiola. Até o meu cão com 5kg está sempre pronto para me acompanhar para trabalhar. Mas também esse foi criado para trabalhar e prefere acompanhar-me num nevão do que ficar fechado em casa ou no carro. Se bem que a sua vocação esteja mais virada para apanhar ratos....

O Gary tem cães alemães... coitados deles se não fossem capazes de aguentar a amostra de frio que se faz por estes lados. Na Alemanha eles têm que aguentar bem mais, e aguentam muito bem.

Eu também tenho cães a dormir na rua, e fazem-no por opção própria. Preferem dormir no chão ao relento do que estar no canil protegidos. As consequências notam-se no pêlo muito mais denso e áspero. Ou seja, são capazes de aguentar muito mais do que qualquer cão de casa. Estão perfeitamente bem adaptados assim como estão certamente os cães do Gary. E sei que quando precisar a sério deles, não me vão falhar.

Vocês têm tanto direito de criticar o Gary como ele tem direito de os criticar a vocês por enfiarem cães de trabalho em casa. Mas ele só deu a sua opinião.

E sobre os nazis, morreram muitos cães na guerra, mas também eram os nazis que cuidavam dos cães como se fossem familia, embora fossem cães de trabalho. Dedicavam-se imenso aos seus cães. E devemos muito à Alemanha e Áustria no que se refere a treino de cães de utilidade. Por isso compararem o Gary a um nazi... eu deduzo que seja por ele ser uma pessoa que se dedica aos seus cães como nenhum de vocês o faz, porque o que um cão de trabalho menos necessita, é de estar fechado em casa resumindo a sua vida a estar ao lado do dono e a receber festas. E se acham que estou errado, então nunca viram a alegria de um cão enquanto trabalha com o seu dono.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta jan 27, 2005 2:38 am

KROZ Escreveu: :lol: Está giro sim senhor :lol:

Na Alemanha, trabalham com pastores alemães, rottweilers, dobermanns e schnnauzers essencialmente. Os dobermanns são os menos aptos para o frio, mas em trabalho, não largam o dono, mesmo com graus negativos e embora tremam por todo o lado. São cães criados para trabalhar e é isso que gostam de fazer. Se o dono do dobermann fosse enfiar o cão em casa só porque está frio, mais tarde, quando precisasse dele para uma acção policial em pleno nevão, o cão não se mexia.

Estou a imaginar o Louis Dobermann nas suas cobranças e o cão a fugir porque está um pouco de vento... Lá se ia o cobrador...

Há que destinguir quem tem cães criados para trabalhar e que os usa para companhia e aqueles que têm cães criados para trabalhar e a trabalhar. Eu pessoalmente não gosto de ver cães de trabalho enfiados em casa ao lado da lareira e a fazerem muito pouco da sua vida. Mas essa é a minha opinião e não chateio ninguém com isso. Mas reparem que há cães que têm imenso gosto em trabalhar com o dono e fechados numa casa, não são mais que pássaros numa gaiola. Até o meu cão com 5kg está sempre pronto para me acompanhar para trabalhar. Mas também esse foi criado para trabalhar e prefere acompanhar-me num nevão do que ficar fechado em casa ou no carro. Se bem que a sua vocação esteja mais virada para apanhar ratos....

O Gary tem cães alemães... coitados deles se não fossem capazes de aguentar a amostra de frio que se faz por estes lados. Na Alemanha eles têm que aguentar bem mais, e aguentam muito bem.

Eu também tenho cães a dormir na rua, e fazem-no por opção própria. Preferem dormir no chão ao relento do que estar no canil protegidos. As consequências notam-se no pêlo muito mais denso e áspero. Ou seja, são capazes de aguentar muito mais do que qualquer cão de casa. Estão perfeitamente bem adaptados assim como estão certamente os cães do Gary. E sei que quando precisar a sério deles, não me vão falhar.

Vocês têm tanto direito de criticar o Gary como ele tem direito de os criticar a vocês por enfiarem cães de trabalho em casa. Mas ele só deu a sua opinião.

E sobre os nazis, morreram muitos cães na guerra, mas também eram os nazis que cuidavam dos cães como se fossem familia, embora fossem cães de trabalho. Dedicavam-se imenso aos seus cães. E devemos muito à Alemanha e Áustria no que se refere a treino de cães de utilidade. Por isso compararem o Gary a um nazi... eu deduzo que seja por ele ser uma pessoa que se dedica aos seus cães como nenhum de vocês o faz, porque o que um cão de trabalho menos necessita, é de estar fechado em casa resumindo a sua vida a estar ao lado do dono e a receber festas. E se acham que estou errado, então nunca viram a alegria de um cão enquanto trabalha com o seu dono.

Como se costuma dizer na Assenbleia da Republica: apoiado! apoiado!
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quinta jan 27, 2005 8:13 am

Percebo o que quer dizer mas não concordo
está no seu direito!
Se reparar no que tenho escrito, estou-me a borrifar com o que cada um faz com os seus animais. não tenho por habito meter-me no que não me diz respeito apenas rebato ideias e conceitos de gente burra que veborreiam convencidos que o disparate é fixe
...desisto...
Há que destinguir quem tem cães criados para trabalhar e que os usa para companhia e aqueles que têm cães criados para trabalhar e a trabalhar.
o meu cão é alemão, e para companhia, devo obrigá-lo a estar ao frio??
ok...um africano (preto) está mais preparado para apanhar sol do que um branco, será que isso quer dizer que pode andar ao sol à vontade , que não vai apanhar cancro de pele??
Eu também tenho cães a dormir na rua, e fazem-no por opção própria. Preferem dormir no chão ao relento do que estar no canil protegidos. As consequências notam-se no pêlo muito mais denso e áspero.
e nunca adoeceram por isso??? se já, levou-os ao vet??? e quanto gastou??
Mas ele só deu a sua opinião.

não tenho por habito meter-me no que não me diz respeito apenas rebato ideias e conceitos de gente burra que veborreiam convencidos que o disparate é fixe.
...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 27, 2005 11:19 am

Bom dia.

Apesar do sentido do tópico ter sido desviado...só quero dizer isto:

Assim como o “homem” o animal sofreu alterações genéticas. O homem passou a ter outra postura que não a ancestral, bem como o animal (por culpa do homem e quase sem retrocesso...). Assim sendo as capacidades de adaptação ao meio ambiente e resistências também sofreram alterações. Actualmente são outras BEM diferentes.

Para mim, é tão RIDÍCULO (actualmente) sujeitar, por treino ou convicções..., um animal a “regressar” ao seu ancestral como obrigá-lo a aprender a comer de faca e garfo.
Simples!

Leo

PS - Deus me dê paciência e um pano para a embrulhar

Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo (Provérbio chinês)
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quinta jan 27, 2005 11:51 am

Esta discussao realmente nao leva a lado nenhum... chega-se apenas a uma conclusao, é que há caes e caes:

- se os caes do Gary preferem estar a apanhar com chuva é porque se sentem fisicamente preparados para isso; se eu puser a minha cadela ao relento ela desata aos uivos e nao descansa enquanto nao entrar em casa; e quando a levo à rua a chover, ela mal anda porque odeia apanhar chuva.

- se os caes do Gary preferem estar deitados sobre a lama do que num cobertor seco, é porque gostam e se sentem confortaveis para isso; a minha cadela está sempre a ver se pode subir para o sofa, se ela quer subir é porque sabe que é mais fofinho, nao é? Como eu nao a deixo, ela la se deita no tapete, muito indignada... no chao duro e frio nao se deita ela!

Diferenças de animais, formas diferentes de lidar com eles. É isso que concluo.

PS: pela minha parte peço desculpa Gary por ter abordado a palavra "hitler" associada a ele. Foi uma impulsividade da minha parte, confesso, por causa do discurso anterior dele... Continuo a achar que ele tem uma maneira de ver as coisas muito na onda da "selecção natural, lei do mais forte, do mais puro, etc"... As coisas nao sao assim tao lineares... mesmo os que nao produzem porque sao doentes ou fracos têm direito a comer e a viver. Cabe aos outros mais fortes providenciar-lhes isso. Isto nao é uma selva... embora por vezes pareça.
Mas hitler é mesmo um assunto tabu, uma nodoa na humanidade que nao há maneira de sair (infelizmente nunca ha-de desaparecer...)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jan 27, 2005 12:26 pm

leonildecarvalho Escreveu: ...
Para mim, é tão RIDÍCULO (actualmente) sujeitar, por treino ou convicções..., um animal a “regressar” ao seu ancestral como obrigá-lo a aprender a comer de faca e garfo.
Simples!
...
Para mim ridículo é sujeitar um cão que foi criado para determinada função a viver como pessoa. Para mim o que é violento é obrigar o cão a determinadas mordomias quando o que ele prefere mesmo é "vida de cão".
Simples!
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”