Informação de ALERTA da Protecção Civil...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kaya
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 10:51 pm

quinta jan 27, 2005 12:34 pm

selecção natural, lei do mais forte, do mais puro, etc
Eu só quero dizer uma coisa :arrow: Selecção natural NAO é igual a apuramento de raças!!!!!!!!!!!!!! É exactamente o oposto!!!!!!!!!!!!!!!! E não é um conceito nazi.

E de uma mesma ninhada se criar os cães em condições "adversas" ou no "comforto" para a raça (se for bem criada, com cruzamentos bem feitos) é igual ao litro.

Por isso uma coisa é em que condições se criam os cães individuais, se são bem treinados, desempenham bem as funções, etc.
Outra coisa é a evolução da raça. E a primeira é consequencia da segunda e não ao contrario.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jan 27, 2005 6:04 pm

Há que destinguir quem tem cães criados para trabalhar e que os usa para companhia e aqueles que têm cães criados para trabalhar e a trabalhar.

o meu cão é alemão, e para companhia, devo obrigá-lo a estar ao frio??
.
Como você disse, o seu cão é de companhia. De qualquer modo, aqui a questão não é obrigar, é deixá-los estar sossegados porque isto para eles não é nada. Os meus cães também são de companhia. Mas também trabalham e dois deles são cães de guarda e como tal, estão na rua, com canil próprio. Tanto dormem comigo no quarto quando saiu com eles por mais que um dia, como dormem na rua.
Como sempre viveram na rua, estão mais que aptos para o frio e chuva. Está certo que serem pastores alemães ajuda, mas como já disse, mesmo um dobermann aguenta bem. Conheço dobermanns que vivem na rua, no norte, e não se queixam... É uma questão de hábito e o próprio corpo molda-se às necessidades. O calor incomoda muito mais os cães do que o frio...
O Gary tem cães alemães... coitados deles se não fossem capazes de aguentar a amostra de frio que se faz por estes lados. Na Alemanha eles têm que aguentar bem mais, e aguentam muito bem.

ok...um africano (preto) está mais preparado para apanhar sol do que um branco, será que isso quer dizer que pode andar ao sol à vontade , que não vai apanhar cancro de pele??.
Pode certamente estar muito mais à vontade que um branco, isso é garantido. Assim como um cão habituado ao frio pode estar muito mais à vontade no frio do que outro que não esteja habituado.

Eu também tenho cães a dormir na rua, e fazem-no por opção própria. Preferem dormir no chão ao relento do que estar no canil protegidos. As consequências notam-se no pêlo muito mais denso e áspero.

e nunca adoeceram por isso??? se já, levou-os ao vet??? e quanto gastou??.
Não, nunca por viverem na rua. Nasceram na rua e vivem na rua, embora quando me acompanham em viagem, dormem ao meu lado no quarto.

Mas ele só deu a sua opinião.

não tenho por habito meter-me no que não me diz respeito apenas rebato ideias e conceitos de gente burra que veborreiam convencidos que o disparate é fixe.
Ele de facto deu uma opinião. O já são contra-respostas.
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta jan 27, 2005 6:28 pm

O que me vem sempre à lembrança são os pobres animais que estão abandonados, como é que eles vão suportar este frio?
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jan 27, 2005 10:08 pm

quem não suporta o frio, sou eu. hoje, fui passear os cães,logo às 7 da matina. esqueci-me das luvas. ao fim de pouco tempo, tinha as mãos a arder e depois, já não as sentia. foi correr para casa e po-las de "molho" com água a escaldar. depois, umas feridazitas :x
anjjazul
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jan 28, 2005 2:54 am

mjoaomarques Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: ...
Para mim, é tão RIDÍCULO (actualmente) sujeitar, por treino ou convicções..., um animal a “regressar” ao seu ancestral como obrigá-lo a aprender a comer de faca e garfo.
Simples!
...
Para mim ridículo é sujeitar um cão que foi criado para determinada função a viver como pessoa. Para mim o que é violento é obrigar o cão a determinadas mordomias quando o que ele prefere mesmo é "vida de cão".
Simples!
Pois, mas e para meter isso na cabeça das pessoas!!

depois só ouço conversas do genero
"meu menino, meu bébé... dá um beijinho à mamã..."
FBC
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 3:09 am

e nunca adoeceram por isso??? se já, levou-os ao vet??? e quanto gastou??
No meu caso já tive varios cães que dormiam ao relento por opção e nunca nenhum teve qualquer problema com isso. Se dormem por opçãp é porque têm condições fisicas para isso.
Neste momento os meus pais têm uma cadela com 16 anos que dorme ao relento mesmo quando chove (só se recolhe se a chuva é muito forte). Quanto ao Veterinário, tem um em casa mas nunca precisou dos serviços dele (só para a vacina da raiva, porque não leva mais nenhuma).
Tudo isto depende muito dos cães e das raças, mas a maioria dos cães são suficientemete rusticos para aguentar este frio e muito mais.
Eu tenho um que mesmo nesta altura do ano gosta de entrar na agua e nunca o limpo quando chega a casa. Para quem compara o pêlo dos cães à nossa roupa, tentem lá entrar na agua vestidos e depois digam qualquer coisa, se aínda tiverem voz!
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta jan 28, 2005 6:55 am

Eu ontem vi um cao arracado de cao de agua, nascido em Portugal, quebrar uma fina camada de gelo a beira de um lago e atirar-se a agua gelada. A temperatura estava abaixo de zero.
Vi outro que tambem nasceu em Portugal correr como um louco e escavar na neve e voltar para casa com as orelhas cobertas de estalactites de gelo.
E vi uma cadelinha pouco maior que um pinscher tentar meter-se numa toca de coelho e raspar com as patas o solo duro do gelo.

Residindo na Holanda, posso confirmar que os meus caes ficam muito mais felizes e activos com o frio. Para eles, quanto mais frio melhor. Com o calor ficam amolecidos e nao ha maneira de lhes levantar os rabos :lol: . E nesse aspecto, o cocker e o pior.

Tomo a precaucao, nos meses de frio, de lhes dar um suplemento de oleos gordos. E de manter bem rente o pelo que eles tem entre os dedos das patas, para que esteja sempre sequinho.

Nenhum dos meus caos usa casaco. Mesmo a cadelita. Quando comecou o tempo frio, a natureza logo lhe providenciou um casaco de pelo :lol: . E nunca nenhum se constipou.

Acho que estes alertas sao relevantes para quem tem caes na rua. E importante que os caes tenham um local isolado do vento e da chuva para se abrigarem, cujo interior seja mantido bem seco. E que os donos estejam alerta para narizes gretados e feridas nas patas que podem acontecer no tempo frio.
FBC
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 10:50 am

Esta intervenção do Nanico fez-me lembrar uma coisa, os meus cães ficam completament loucos de alegria com a neve!
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jan 28, 2005 11:00 am

FBC Escreveu:

Desculpe lá FCB, onde é que está o problema ???

Na minha casa os meus cães são os meus meninos e os meus bebés, dão beijinhos à mamã e ao papá.

Mas, na minha casa mando EU, e se tiverem de levar uma palmada no focinho, levam.

Se você me disser que existem casos em que, quem manda é o cão, aí estamos de acordo, mas qual é o problema de se ser carinhoso para um cão ???

É só por ser um cão ????
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

sexta jan 28, 2005 11:04 am

Em minha casa o tratamento é o mesmo que é dado a um filho. No entanto, é óbvio que as características inerentes a um cão se mantêm: instinto de defesa dos donos, da propriedade, etc.
Honestamente também não percebo qual é o problema...
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

sexta jan 28, 2005 11:21 am

Acabei de ouvir na rádio de que a Protecção Civil está a alertar para o facto de mais um “fenómeno da Natureza” e desta vez calha a Portugal, em todo o Território Nacional em que as temperaturas para dia 26 e 27 vão descer imenso com uma possibilidade de atingir os 10 graus NEGATIVOS.

Usem a máxima precaução quanto aos vossos animais.

Leo
...bom...

...e o frio que está???
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 28, 2005 11:24 am

FBC Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: ...
Para mim, é tão RIDÍCULO (actualmente) sujeitar, por treino ou convicções..., um animal a “regressar” ao seu ancestral como obrigá-lo a aprender a comer de faca e garfo.
Simples!
...
Para mim ridículo é sujeitar um cão que foi criado para determinada função a viver como pessoa. Para mim o que é violento é obrigar o cão a determinadas mordomias quando o que ele prefere mesmo é "vida de cão".
Simples!

Será que é isso que o meu cão me tenta dizer quando abana a cauda para lhe pôr a trela, ou quando lhe dou ração,etc...?

Será que ele quer é correr livre pelos campos, ser dono de si mesmo, comer o que encontrar e se não houver vai caçar, em vez de comer a ração que eu ( uma “castradora” da LIBERDADE dele) lhe compro ?
Será que é que ele quer andar livre, conhecer outros cães LIVRES, dar umas quecas nas cadelas LIVRES, ter umas lutas sangrentas por elas...Será que é o que os cães dizem aos donos, quando os levam para treinos ? Isto de obedecer regras é uma chatice....nem os humanos gostam...e ainda obrigarem-nos...

Vocês são uns sortudos de já saberem o que os vossos cães vos dizem...! Se calhar o meu anda a dizer-me isso e eu não consigo aprender "cãoguês". Mas que chatice! :lol:

Será que é tudo isto que ele me “diz” ? Especialmente quando o passeio de trela, quando não o deixo cruzar as cadelas vadias com cio, quando lhe dou a ração, quando o levo ao vet para lhe fazerem as “torturas” das vacinas ?

Hummmm... querem ver que é por isto que os “bobis” fogem da casa dos donos ?
É pá....são uns maus do caraças... estão completamente a confiná-los às “nossas” manias de não os deixarem ser cães, para poderem regressar às origens...!

Pois é... é que uma recta tem dois extremos e sempre ouvi dizer que o meio é o mais seguro...! Nem OITO nem OITENTA!

“Se os "ses" fossem feijões, ninguém morria à fome”

“ São mais as vozes que as nozes”

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 11:32 am

Petsss Escreveu: Em minha casa o tratamento é o mesmo que é dado a um filho. No entanto, é óbvio que as características inerentes a um cão se mantêm: instinto de defesa dos donos, da propriedade, etc.
Honestamente também não percebo qual é o problema...
IDEM :D , mas para certa gente o cão é para tratar tipo como no "antigamente" ...

"pão seco, pontapé no cú e vai-te curar" ;) . Tudo o que saia destas "regras" são mariquices aos bobis.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 11:56 am

pedrobaleia Escreveu:
Acabei de ouvir na rádio de que a Protecção Civil está a alertar para o facto de mais um “fenómeno da Natureza” e desta vez calha a Portugal, em todo o Território Nacional em que as temperaturas para dia 26 e 27 vão descer imenso com uma possibilidade de atingir os 10 graus NEGATIVOS.

Usem a máxima precaução quanto aos vossos animais.

Leo
...bom...

...e o frio que está???
Bem...para si, não há problema... ligue o aquecimento e ponha bastante roupa.

Quanto ao seu "bobi" não sei, mas os de alguns não têm frio. "Têm pelo quanto baste, têm pele de vaca (cabedal), têm uma camada de gordura como um porco castrado, etc... portanto esses que são especiais de corrida não o sentem. Deixe lá, há-de passar... ;) :lol:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Desoca
Membro
Registado: quinta jun 26, 2003 4:05 pm

sexta jan 28, 2005 12:09 pm

Bom dia

Leonilde, gostei imenso e estou plenamente de acordo com as suas intervenções neste tópico ;) .

Abraço

Ana
Responder

Voltar para “Cães”