Mais uma vez a falta da trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jan 28, 2005 10:46 am

A tortura que está a infligir ao seu cão não é nenhuma desde, como disse, ele tem sitios onde possa correr e brincar em liberdade, mas há quem não tenha essa possibilidade...
Eu concordo que ande com o seu cão há trela na via publica, mas uma coisa é a via publica outra é uma praia, um campo deserto, ou uma caminhada numa serra... e a lei portuguesa não faz distinção, ao contrário de outras leis, como por exemplo a Espanhola, que permite que se soltem os cães fora das zonas habitadas.
Que eu saiba as camaras municipais devem defenir locais onde se possam soltar os cães, mas não o fazem.
Um cão não é um animal de cidade. A cidade foi feita por homens e para homens. Qualquer cão tem, por natureza necessidade de correr, saltar, brincar, rebolar-se na lama e na água, conviver com outros cães, etc, etc... isso de viver num apartamento e sair á rua duas vezes por dia para o xixi, sempre de trela, não é uma vida digna para um cão. Não tenho nada contra cães que vivam em apartamento desde que o dono o compense, e para isso vai ter que o soltar seja lá onde for.

Qualquer pessoa que tem cães tem o dever de não incomudar as outras pessoas com eles, mas também tem o dever de dar uma vida digna aos cães.
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sexta jan 28, 2005 11:00 am

Bullie Escreveu:Sempre que possível solto o meu cão. Mas, nunca na via pública. O meu cão é solto somente em propriedades fechadas, privadas, onde não existem estranhos nem outros cães ou animais que não pertençam a mim ou aos proprietários das referidas propriedades, que são sempre e invariavelmente pessoas de família e/ou amigos. Nessa situação o cão tem absolutamente toda a liberdade de fazer o que pretende.
Bullie,
eu compreendo-o prefeitamente, como referiu e mt bem, se vc conhece o seu cao melhor que ng, sabe o que tem em maos, logo toma as medidas que acha necessarias.
O seu prob. é o de mts donos de bulls, todos os que conheço sao caes(os machos) que dps de atingirem a maturidade, têm mta dificuldade em admitir a presença de outros caes, convivendo apenas com os que se famializaram em cachorros.
mas se o seu cao nao tem uma boa dose de liberdade diaria, acredite que isso afeta o afecta, e um bull entao......
mas se nao tem possibilidade de lhe dar uma boa dose de liberdade diaria em locais seguros..enfim...nao é vc que tem a culpa.

Cmp.
D.R
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

sexta jan 28, 2005 11:06 am

parece-me que estamos todos a conversar com pessoas conscientes, e não com miúdos que têm um boby, logo parece-me descabida esta discussão do cão que sofre e é "amordaçado" por viver numa cidade.
que eu saiba o cão que desde bébé vive com um humano específico segue-o até à morte. dedica-lhe a vida, independentemente do sítio onde habitam. os cães que vivem num apartamento têm regularmente mais sorte que aqueles que estão no quintal soltos sozinhos. aos segundos é normalmente proibida a entrada em casa, estão invariavelmente longe dos seus donos o dia inteiro.
o cão de apartamento tem necessariamente que ter mais atenção por parte do dono, e estes costumam ter uma relação muito mais apegada.
quem tem quintal acha que o seu cão é mais feliz por estar o dia todo a fazer o que bem lhe apetece e a rebolar em poças de lama, mas é preciso ser honesto, ok? esses cães não entram dentro de casa, porque estão sujos de lama e não vão à esplanada com os donos porque são mal educados, não têm o hábito de socializar com os convidados da família, normalmente nem andam à trela convenientemente (arrastam o dono), porque são independentes para tudo, para o xixi, o cócó, a brincadeira, só dependem para comer.

ter um cão não é sinónimo de ter quintal, mas sim tempo e vontade para lhe dedicar um pouco de atenção.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta jan 28, 2005 11:13 am

[quote="NoInfo"]O seu prob. é o de mts donos de bulls, todos os que conheço sao caes(os machos) que dps de atingirem a maturidade, têm mta dificuldade em admitir a presença de outros caes, convivendo apenas com os que se famializaram em cachorros.[/quote]

É verdade. O meu cão tolera somente a presença de outros machos, que não conheça, desde que estes sejam mais baixos que ele. E, mesmo assim, se houver alguma provocação da parte destes, é de imediato respondida com uma rosnadela.
Curiosamente, um dos cães com que ele melhor se dá é um Dobermann de 4 anos. Está habituado a ele desde os seus 8 meses de idade e, mesmo assim, no primeiro contacto, o meu tenta sempre impôr dominância, rosnando-lhe. Depois... é brincadeira da grossa!

[quote="NoInfo"]mas se o seu cao nao tem uma boa dose de liberdade diaria, acredite que isso afeta o afecta, e um bull entao......
[/quote]

Aqui já não concordo totalmente consigo.
Ao contrário do que se seria de imaginar, o Bull Terrier tem alturas (e muitas) em que o dia ideal deste seria ficar deitado todo o dia, ir à rua fazer as necessidades, de preferência sem ter que usar as patas, arrastando-se, e voltar o mais rápidamente possível para a cama.
Por exemplo, quando está frio, de manhã parece um puto a fazer ronha na cama para não ir à escola ;) .
Mas, contudo, é essencial uma boa dose de passeio diário, mesmo de trela. Vai 3 vezes à rua por dia e, pelo menos uma das vezes, o passeio deverá durar entre 45 minutos a 1 hora.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
noInfo
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 11:21 am

anafil Escreveu:o cão de apartamento tem necessariamente que ter mais atenção por parte do dono, e estes costumam ter uma relação muito mais apegada.
quem tem quintal acha que o seu cão é mais feliz por estar o dia todo a fazer o que bem lhe apetece e a rebolar em poças de lama, mas é preciso ser honesto, ok? esses cães não entram dentro de casa, porque estão sujos de lama e não vão à esplanada com os donos porque são mal educados, não têm o hábito de socializar com os convidados da família, normalmente nem andam à trela convenientemente (arrastam o dono), porque são independentes para tudo, para o xixi, o cócó, a brincadeira, só dependem para comer.
Ana, nao está a afirmar isso como sendo uma verdade absoluta pois nao?
anafil Escreveu:ter um cão não é sinónimo de ter quintal, mas sim tempo e vontade para lhe dedicar um pouco de atenção.
libertar o cao diariamente é um dos requisitos dessa atençao que lhe devemos.

_____
Cmp.
DR
noInfo
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 11:38 am

Bullie, e quando quando é que ele corre?
_____
Cmp.
DR
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

sexta jan 28, 2005 11:47 am

verdade absoluta é algo um pouco difícil de se conseguir, falo dos cães que conheço que têm o dito quintal e espaço.

passear e deixar o cão correr e brincar solto é um direito que lhe assiste, os donos não devem negar isso!
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jan 28, 2005 12:05 pm

anafil Escreveu: passear e deixar o cão correr e brincar solto é um direito que lhe assiste, os donos não devem negar isso!
Até pode ser que seja assim, mas... onde... onde estão os locais para se poder soltar um cão e ele poder correr livremente sem por em causa a integridade de outros cães ou pessoas ?

Eu não estou a falar por mim, pois felizmente tenho (do meu sogro) uma fazenda com umas largas centenas de metros quadrados onde eles podem, se quiserem, correr livremente e sem perigos, mas... e aqueles que não têm essa possibilidade ?

Eu não acredito na confiança cega no cão, em qualquer altura, por um qualquer motivo que por vezes desconhecemos, ele (o cão) pode ter uma alteração no seu comportameno e....

Em espaços públicos, com ou sem gente ou animais à vista, os meus cães andam SEMPRE de trela, e mais, nem admito que outras pessoas, mesmo passeando um cão com trela, não tenham o devido cuidado ao se chegarem perto dos meus cães.

Pois já assisti a situações em que as pessoas deixaram os cães aproximarem-se, estes foram-se cheirando mutúamente e fazendo a habitual rotação, a dada altura as trelas estavam entrelaçadas e os cães descambaram em briga, e depois... quem os separa ???

Eu, como a grande maioria das pessoas, não cumpro a Lei na integra, nem perto disso, no entanto o uso da trela é para mim para cumprir à risca.

Já o disse diversas vezes e repito, o respeito pelos meus cães, obriga-me a este tipo de atitude.
Última edição por PauloSantos em sexta jan 28, 2005 1:08 pm, editado 5 vezes no total.
noInfo
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 12:05 pm

anafil Escreveu:verdade absoluta é algo um pouco difícil de se conseguir, falo dos cães que conheço que têm o dito quintal e espaço.
claro que a verdade absoluta é dificil de conseguir, eu sou 1 que faz com ela nao seja absoluta. ;)
anafil Escreveu:passear e deixar o cão correr e brincar solto é um direito que lhe assiste, os donos não devem negar isso
ve como sabe.

_____
Cmp.
DR
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

sexta jan 28, 2005 12:20 pm

Bom eu só falo por mim, lógicamente que em lugares públicos só passeio os meus cães com trela, mas ao fim-de-semana acordo ás 7.30 da manhã e lá vou eu para a praia soltá-los e correm eles e corremos nós, jogamos á bola e os poucos cães que lá encontro a essa hora estão sem trela. Para os Algarvios que estejam interessados existe um sitio espectacular para soltar os cães, em Quarteira na praia do cavalo preto, alem de ter praia tem campo com imensas árvores e se forem cedo é deserto.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 28, 2005 1:02 pm

[quote=noInfo]
Bullie, e quando quando é que ele corre?
_____
Cmp.
DR
[/quote]

Sempre que as condições o permitem. Mas estamo-nos a afastar do cerne da questão...

O que se colocou em causa é os cães andarem soltos na via pública (leia-se na rua, numa cidade)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta jan 28, 2005 1:26 pm

iog Escreveu: Para os Algarvios que estejam interessados existe um sitio espectacular para soltar os cães, em Quarteira na praia do cavalo preto, alem de ter praia tem campo com imensas árvores e se forem cedo é deserto.
Praias a acrescentar à lista Algarvia:

- Praia do Cais de desembarque em Lagos
- Praia da Amoreira - Costa Vicentina - Perto de Aljezur
- Praia do Barranco - Costa Vicentina - Perto da Raposeira (esta praia não está assinalada como práia e não irão encontrá-la num mapa, mas é expectacular, os vossos cachorros têm praia e campo, num ambiente paradisiaco, perdido no meio do nada).

Para quem tem barco no Inverno (existem barcos de carreira no Verão)

- Ilha Deserta - Ilha Barreira da Ria Formosa - Perto de Faro
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jan 28, 2005 1:35 pm

Eu concordo que os cães andem com trela na rua, mas as camaras têm obrigação de defenir locais onde se possam soltar os cães (no caso das cidades) e no campo penso que se deveria poder soltar os cães desde que haja condições para isso, aliás noutros paises a lei funciona assim (pelo menos em Espanha, segundo me explicaram num forum espanhol.

Para Iog
o problema é que a praia é um local público e segundo a lei portuguesa é proibido soltar lá os cães. è isso que eu acho idiota!

Para Bullie
Acho o seu cão algo "mandrião" para um Bull. Os que eu já conheci eram cão loucos por desporto, aliás uma caracteristica que eu gosto na raça.
o que se passa muitas vezes é que os cães, tal como as pessoas, adaptam-se a uma vida sedentária, e " preguiça puxa preguiça" e o corpo adapta-se a comer e dormir e só gosta disso, mas isto é extremamente prejudicial, tanto para cães como para pessoas; qualquer cão (salvo certos lulus) deve, pelo menos uma vez por semana, passar algumas horas solto e praticar desporto em liberdade, se for uma longa caminhada pelo campo, muito melhor!
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 28, 2005 2:50 pm

[quote="FBC"]Acho o seu cão algo "mandrião" para um Bull. Os que eu já conheci eram cão loucos por desporto, aliás uma caracteristica que eu gosto na raça.[/quote]

Se acha, acha mal.
O que é que entende por "desporto"? Agility?

Como qualquer Bull Terrier, o meu cão quando está em casa aprecia de sobremaneira o seu "descanso". De vez em quando dá-lhe as "travadinhas" (como lhe chamo), e que consistem em, sem motivo aparente, o cão olha fixamente para um qualquer ponto, baixa as orelhas completamente, enfia a cauda para baixo, e corre tresloucado pela casa fora, passando por cima e atravessando tudo o que lhe apareça pela frente. Esta situação é característica do Bull Terrier, independentemente do meio em que este viva, e é conhecida pelos ingleses como "hot laps". Aliás, há quem defenda que é com base nesta situação que surgiu a expressão anglo-saxónia "... like a bull(y) in a china shop".

O Bull Terrier, quando motivado, por um qualquer objecto que lhe agrade, p.e. uma bola (parecem ser completamente obcecados por elas), muda como "do dia para a noite". Vai buscar energia sabe-se lá onde e é capaz de ficar horas a fio em correrias loucas a brincar até à exaustão completa. Aliás, é aconselhável ao dono dosear bem essas brincadeiras, uma vez que eles parecem, por vezes, não saber parar. O mesmo se passa com o meu.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jan 28, 2005 2:50 pm

Nunca me viram - em várias intervenções que tenho tido ao longo dos anos - advogar que um cão deve andar sempre sem trela.
Embora seja, para mim, o ideal (ah, se eu vivesse numa aldeia....).

Pelo contrário advogo o uso de trela em locais/horas de risco (com muita gente, outros cães, carros enfim...numa zona urbana).

Mas faço questão de, diáriamente, levar a Zorra para uma àrea relativamente deserta onde ela anda sem trela e pode fazer aquilo que gosta - e que eu não gosto que ela faça - como, pe, rebolar-se na porcaria, mergulhar numa ribeira pouco limpa e comer toda a casta de "trampa" sem eu ver.

Também no Parque das Nações há uma àrea para cães onde se pode fazer o mesmo tendo em conta os dias e as horas.

A praia - fora da época alta - é outra opção.

Em todas estas zonas já me encontrei com polícia a cavalo, a pé e de carro e nunca me foi feita a menor observação.

Os polícias são pessoas sensatas e sabem que a lei não foi feita para perseguir pessoas mas para evitar e enquadrar situações de risco.

Para mim, estes passeios são essenciais para o bem estar da minha cadela e, logo, para o meu bem estar.
Não lhe vou tirar esse pouco espaço de liberdade por causa de uma lei que nunca foi pensada para ser tomada literalmente, mas para ser usada tendo em conta o espírito com que foi criada.

Daí que entenda que os donos de pits ao passearem os seus cães alta noite estão também a fazer o que eu faço - a evitar situações de conflito potencial.
Acho um esforço respeitável e, portanto, não passeio a minha Zorra a essas horas.

Peço desculpa se não me fiz entender.
É que já disse isto tantas vezes...e como diz o FBC, a nossa lei não dá zonas onde se possam passear os cães sem trela...logo temos nós de procurar as situações possíveis.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”