Informação de ALERTA da Protecção Civil...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jan 28, 2005 1:49 pm

Um cão é um cão, não é um "peluche" nem uma criança. Esta afirmação não tem nada de preparativo para os cães, antes pelo contrário.
Tenho vindo a reparar que muitas pessoas tratam os cães como se fossem gente, este tipo de situações são extremamente negativas para as pessoas ( porque para além da falta de higiene manifesta uma errada orientação dos afectos) e para os cães ( que é o que mais me preocupa).

No percurso evolutivo do cachorro, e coincidindo com o aparecimento dos dentes, que torna a amamentação dolorosa para a mãe, inicia-se um processo essencial para o desenvolvimento do cachorro: a desvinculação.
Neste processo à um afastamento entre a mãe e a cria durante o qual a mãe se torna pouco tolerante com o filho e, entre outras coisas deixa de dormir com este. A falta de tolerância da mãe em relação ao cachorro estende-se aos outros membros da família, principalmente ao macho Alfa. Mais tarde à uma reaproximação ao grupo (inicio da purberdade).
Este processo de desvinculação no cachorro é essencial para a sua maturidade.
Na recente relação do homem com os cães e na descida destes à categoria de mascotes (principalmente nas desetruturadas sociedades urbanas) o cão deixou de ser um animal, e como tal respeitado na sua natureza, para passar a ser, doentiamente, um brinquedo, um bébé ou uma pessoa. Estes comportamento desajustados por parte dos donos leva a que entre outras coisas, não haja a desvinculação referida atras. Desta forma os cães são eternamente infantis e consideram o dono como mãe e não como líder da matilha.
A este respeito quero referir a gritante diferença de maturidade que há entre um cão destes e um cão de quinta ou vadio. É impressionante!!
Alem deste aspecto, do tratamento, há ainda o facto de cada vez mais os criadores seleccionarem os animais no sentido da "mascote”, isto é, os cães estão cada vez mais humanizados e infantilizados , para responder a uma sociedade, que cada vez menos quer um animal e cada vez mais quer um “artificio”, qual descarga dos nossos afectos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 28, 2005 2:12 pm

FBC Escreveu:
e nunca adoeceram por isso??? se já, levou-os ao vet??? e quanto gastou??
Quanto ao Veterinário, tem um em casa mas nunca precisou dos serviços dele (só para a vacina da raiva, porque não leva mais nenhuma).
Sempre se poupa uns cobres. Leva-a porque é obrigatorio...não vá o diabo tecê-las... senão nem essa.. Ou não ? :p
"pão seco, pontapé no cú e vai-te curar" :lol:
Eu tenho um que mesmo nesta altura do ano gosta de entrar na agua e nunca o limpo quando chega a casa.
O meu como anda SEMPRE limpo, não tem "gabardina de merdulum" para o proteger da ensopadela e lá vai a "mariquinhas" da dona enxugá-lo a fim de o proteger duma possível pneumonia. É só "mariquices" esta dona :p

Leo
Última edição por leonildecarvalho em sexta jan 28, 2005 2:24 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta jan 28, 2005 2:13 pm

Se você me disser que existem casos em que, quem manda é o cão, aí estamos de acordo, mas qual é o problema de se ser carinhoso para um cão ???

É só por ser um cão ????
pois é. e um cão precisa mesmo de ser tratado a pontapé. claro, que é melhor ter um cão agressivo porque é tratado dessa forma, de que um carinhoso porque é tratado com afecto.
se o cão gosta de dormir ao relento, apanhar frio, mergulhar em água gelada. problema dele. isso não exclui que também se possa abrigar. se o fizer, é por opção e não por imposição.
o max tb. gosta de mergulhar em água fria, etc. mas quando chega a casa, deita-se na cama que tiver um cobertor. se não tiver, manda-me deitar lá a mim. estou a humanizar o cão? talvez. mas tanto eu como ele, não nos importamos.
é evidente que se me fizerem chegar a mostarda ao nariz, levam em cheio. mas isso acontece quer se trate de pessoas ou animais. amigos, amigos, abusos à parte.
anjjazul
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

sexta jan 28, 2005 2:23 pm

Pronto! Já percebi.

Então eu sou mais mãe que Alfa.

Isabel
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 2:30 pm

dougat Escreveu: Pronto! Já percebi.

Então eu sou mais mãe que Alfa.

Isabel
Xiiiiiiiiiii... e então eu ? Eu já passei a mãe 2Xs :lol: :lol: . Sou avó dum rebento peludo e com 4 patas :p :lol: :lol: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FBC
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 2:49 pm

Sempre se poupa uns cobres. Leva-a porque é obrigatorio...não vá o diabo tecê-las... senão nem essa.. Ou não ? :p
Poupar em quê se a cadela tem um veterinário em casa??!!
Leva a da raiva porque é obrigatório exactamente senão não levava, mas por opção, não para poupar. Tenho outros cães que levam outras vacinas, mas sempre o menos possivel.
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 2:56 pm

FBC Escreveu:
Poupar em quê se a cadela tem um veterinário em casa??!!
Leva a da raiva porque é obrigatório exactamente senão não levava, mas por opção, não para poupar. Tenho outros cães que levam outras vacinas, mas sempre o menos possivel.
Pois... tem razão... mas ele não paga as vacinas que compra ?

Eu também tenho um em casa, óh, desculpe. Não, tenho à porta de casa, mas como ele tem de as comprar para as aplicar... eu acabo por gastar dinheiro ;)

Ok, ok, tá percebido ... ;) :lol: :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jan 28, 2005 3:00 pm

FBC Escreveu: Um cão é um cão, não é um "peluche" nem uma criança. Esta afirmação não tem nada de preparativo para os cães, antes pelo contrário.
Tenho vindo a reparar que muitas pessoas tratam os cães como se fossem gente, este tipo de situações são extremamente negativas para as pessoas ( porque para além da falta de higiene manifesta uma errada orientação dos afectos) e para os cães ( que é o que mais me preocupa).
Caro FCB

Não quero de forma alguma dizer que, em parte não terá alguma razão em determinados pontos, mas, eu vejo as coisas por este prisma:

Orientação dos afectos

Os meus afectos estão e são orientados para aqueles pelos quais eu nutro respeito e carinho, e esses são:

O meu Filho
A minha Mãe
A minha mulher
Os meus amigos (humanos)
Os meus amigos (animais)

A ordem apresentada não obedece a nenhum critério, como costumo dizer, cada um no seu espaço e tempo próprios.

Não se confunda humanização do animal com situações de ridicularização do mesmo.

Um cão a comer à mesa, um caniche pintado de cor de rosa e que vai à pedicure, um lacinho na cabeça de um Rottweiler, entre muitos outros exemplos, é ridicularizar o animal, o que alguns chamam também de humanizar.

O outro ponto, e que alguns também chamam de humanizar (o que eu não concordo) é respeitá-lo, tratando-o com carinho e estando com ele, e quando digo estar com ele, não é só fazer companhia, é estar com ele sempre que é necessário, ou seja nos bons e maus momentos.

Há dias atrás e na sequência de uma conversa que tinha a ver com o que eu gastei, o tempo que perdi e até aquilo que sofri, devido a ter tido uma cadela com um Linfoma, alguém me dizia:

Tudo isso por um cão ???

Não tenho resposta para isto, não quero ter resposta para isto e nunca responderei a este tipo de questão.

Agora, não se confunda respeito e sobretudo responsabilidade para com aqueles que por NOSSA OPÇÃO, habitam no mesmo espaço que nós, com gestão de afectos.
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

sexta jan 28, 2005 3:00 pm

leonildecarvalho escreveu:

pedrobaleia escreveu:

Citando:
Acabei de ouvir na rádio de que a Protecção Civil está a alertar para o facto de mais um “fenómeno da Natureza” e desta vez calha a Portugal, em todo o Território Nacional em que as temperaturas para dia 26 e 27 vão descer imenso com uma possibilidade de atingir os 10 graus NEGATIVOS.

Usem a máxima precaução quanto aos vossos animais.

Leo

...bom...

...e o frio que está???

Bem...para si, não há problema... ligue o aquecimento e ponha bastante roupa.

Quanto ao seu "bobi" não sei, mas os de alguns não têm frio. "Têm pelo quanto baste, têm pele de vaca (cabedal), têm uma camada de gordura como um porco castrado, etc... portanto esses que são especiais de corrida não o sentem. Deixe lá, há-de passar...

Leo

:o :o

...estava apenas a relembrar o tema do tópico...
o meu cão não é bobi, é eddie, e sim tem frio!! não sei se tem lido as minhas intervenções, se não tem...vá lê-las, porque me pareceu sentir alguma agressividade para comigo, quando eu até tenho defendido as mesmas ideias que a Sra....
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 3:09 pm

Olá Pedro.

Não pense isso. O que foi para si, foi só a parte do aquecimento pois nós humanos sabemos muito bem como nos protegermos do frio...né ? :D

Quando me referi ao "Bobi" é porque nem sei se o seu é friorento ou não, se está no quintal ou não, mas como me parece que há gente cujos "bobis" são especiais de corrida... ;) :lol: :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

sexta jan 28, 2005 3:15 pm

Quanto aos afectos.....

Eu acho que quem consegue ficar indiferente a um animal que tanto nos dá sem nada pedir em troca e o trata como um objecto...essa pessoa sim, tem graves problemas de afecto.

Isabel
FBC
Membro Veterano

sexta jan 28, 2005 3:53 pm

Paulosantos
no geral estamos de acordo. Um cão não deve ser mais bem tratado nem pior que uma pessoa, mas um cão é um animal de outra espécie e necessita de coisas diferentes, o que muita gente não compreende.
Os cães são lobos domesticados, eu tento não esquecer isto e tento tratar os meus cães como tal, mas há pessoas que preferem ver os cães como gente e trata-los como tal...

Quanto á Leonildecarvalho não posso dizer mais nada, se quer acreditar que as vacinas são caras e eu quero poupar uns trocos, paciencia, esse já é um problema seu e não meu.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jan 28, 2005 7:34 pm

FBC Escreveu: Paulosantos
no geral estamos de acordo. Um cão não deve ser mais bem tratado nem pior que uma pessoa, mas um cão é um animal de outra espécie e necessita de coisas diferentes, o que muita gente não compreende.
Sim, neste aspecto estou totalmente de acordo consigo.

Não se trata sequer de comparar cães e pessoas, como eu disse no post anterior cada um tem o seu espaço e tempo próprios.

É verdade que eu tenho um grande respeito e admiração, pelos animais, mas muito especialmente pelo cães e por vezes TAMBÉM, me esqueço que são animais, mas, independentemente desse facto, não pretendo mudar a minha atitude, pois nunca os ridicularizo, e isso para mim é o mais importante.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta jan 28, 2005 7:36 pm

anjjazul Escreveu: ...pois é. e um cão precisa mesmo de ser tratado a pontapé. claro, que é melhor ter um cão agressivo porque é tratado dessa forma, de que um carinhoso porque é tratado com afecto.
Olá Anja

Esperava mais, mas é a vida.
Se os cães tratados a "biqueiro", ficassem agressivos, até que era porreiro e poupava-me uma serie de trabalho. Por regra o efeito que se tem com este tipo de tratamento é o inverso.
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta jan 28, 2005 7:42 pm

leonildecarvalho Escreveu: ...
Xiiiiiiiiiii... e então eu ? Eu já passei a mãe 2Xs :lol: :lol: . Sou avó dum rebento peludo e com 4 patas :p :lol: :lol: :lol:

Leo

Olá

Não tinha conhecimento. Lamento, a minha sincera solidariedade :(
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”