1 - porque não o quero a viver em gaiola separada da porquinha (e tb não quero criação - quando o comprei asseguraram-me que era uma, e afinal era um, e como resultado a minha Teca teve uma ninhada de 4 lindos bebés...)
2 - porque começou a brigar com o filho, pelo que se não o castrasse teria de ter 3 gaiolas - está-se mesmo a ver...
O filho dele foi tb castrado, e apesar disso continuaram os dois a brigar (ferozmente, como nunca pensei ser possível em porquinhos, sobretudo quando estavam juntos desde que um deles nasceu). O filhote está neste momento muito bem entregue a uma nova dona - com a vantagem de não poder engravidar nenhuma porquinha.

No caso dos coelhos, eles precisam de ser castrados se houver mais que um macho na mesma gaiola. É claro que pode haver excepções (coelhos ainda não sexualmente maturos ou então maricotes) mas a regra é essa.
Na maior parte dos casos, a castração dos machos serve para evitar os comportamentos associados, como a marcação de território e respectivo cheiro, os ruídos (ai os gatos em janeiro!), e até alguma agressividade.
Casos há, porém, em que a castração é mesmo indispensável para a saúde e até para a vida: caso dos furões fêmeas.
Castrar por castrar... é ridículo. Ninguém o faz, até porque custa dinheiro e implica um risco para o animal. Quando se manda castrar algum animal há razões plausíveis para isso.
Finalmente, há realmente (ainda) pessoas que pensam que os animais têm o direito de experimentar as delícias da maternidade/paternidade... na verdade, ELES não fazem ideia do que isso seja, por isso deixemo-nos de os tentar "humanizar". E sim, sejamos responsáveis em vez de os pormos a cruzar só para que NÓS tenhamos o prazer de ter em casa uma ninhada de bebés queridos e fofinhos... e que muitas vezes acabam abandonados ou mortos.