Quem é que aqui faz trabalho voluntário?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda out 21, 2002 12:55 am

Olá a todos,
Esta é uma questão que me surgiu já há algum tempo e que muitas vezes me passa pela cabeça. Com efeito, vejo por aqui tantos amigos dos animais em geral, e de cães em particular, que me pergunto se não estará aqui uma boa força de trabalho em prol dos animais.
Claro que ninguém é obrigado a responder, mas eu gostava de saber se alguém aqui pertence a associações de protecção de animais (alguns eu sei que sim e até conheço) e se fazem trabalho voluntário ( só pagar quotas não vale). Também serve 'trabalho independente' mas só se for verdadeiramente válido ( com esterilizações, vacinação e tratamentos veterinários)... apenas dar de comer aos animais de rua e fazer-lhes umas festinhas de vez em quando, não vale!
Se não fazem nada disto, não se envergonhem porque não são obrigados a fazê-lo e a vossa participação não é menos válida por isso. De qualquer das formas, se não fizerem nada disto e pretenderem fazer, este é um bom local para se organizarem ou para conhecerem voluntários e lhes colocarem questões acerca de como ser um.

Cumprimentos
Paulo C.

Alguns sites de Associações:
UNIAO ZOOFILA
PROJECTO JAVA
Associação dos Amigos dos Animais do Porto
AGIR - Associação agir pelos animais
APAAC - Associação de Protecção aos Animais Abandonados do Cartaxo
A Colina - Associação Humanitária de Protecção e Integração dos Animais
Associação Amigos doa Animais de Almada e Seixal
Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu
CRAPAA - Caldas da Rainha Associação Protectora dos Animais Abandonados
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

segunda out 21, 2002 6:47 am

Olá

Voluntária, só sou no Zoo de Lisboa. Já me tentei inscrever na UZ, mas por causa da idade não deu, mesmo assim a directora disse que eu poderia ajudar em algumas campanhas de adopção e que ela me contactava quando houvesse uma.

Realmente não me importava nada de ajudar algumas associações, o problema é onde estas se situam, e o transporte para lá chegar.

Depois no meu bairro não há animais abandonados. Só alguns gatos que já foram esterilizados e são alimentados. E quando aparece algum cachorro ou algum gatinho, trata-se logo dele, pois a maioria das pessoas são idosos reformados que se entretêm a cuidar dos bichos.

Cumprimentos
Sandrara
Membro Veterano

segunda out 21, 2002 7:03 am

OLá Paulinho

Presente ;)
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

segunda out 21, 2002 9:51 am

Eu também, para muito breve!!
Estou bastante entusiasmada!

Paula
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda out 21, 2002 2:32 pm

Oi

Eu sou voluntária: dou aulas de obediência e não só na ATAAC, que só trabalha por voluntariado.

Podes juntá-la à tua lista.. :D

http://planeta.clix.pt/ataac/
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda out 21, 2002 2:59 pm

eu não percebo muito bem o objectivo deste tópico, mas enfim...
de qualquer modo, não sei se toda a gente terá de praticar actos "tão heróicos". não será igualmente importante considerar aqueles que pelo menos uma vez na vida livraram um animal de ficar abandonado? duvido que ninguém nunca tenha visto ao longo da vida um animal abandonado. se cada pessoa trouxesse um nem que fosse para dar ao primo, se calhar encontravámos menos por aí ao deus dará.
não será igualmente importante, aqueles que alertam o vizinho para o facto de ser melhor pôr uma coleira insecticida em vez de baygon? e explicar que é melhor dar ração/comida para animais do que restos, sopas de leite ou nada? que alerte para o facto de o animal também precisar de atenção e cuidados médicos?
se calhar nada disto vale a pena...
anjaazul
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

segunda out 21, 2002 3:08 pm

De Setúbal - Associação Sobreviver
escrever para [email protected]

http://sobreviver.web.pt
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 21, 2002 3:59 pm

Eu, dado o meu feitio um bocado egoista e a minha falta de disponibilidade, não sou voluntária de coisa nenhuma.
O que eu faço é colaborar pontualmente em situações muito diversas :
com os vizinhos, para esterelizar gatas vadias,com donativos para várias instituições (não só para animais) e para pessoas particulares que, quiz o destino e a má sorte,que ficassem desamparadas (também em colaboração com os vizinhos) em alturas críticas da sua vida.
Não sei, realmente, o que fazem ao dinheiro que desconto para a Segurança Social !

Não resisto a contar esta última novela da vida real :
Tenho uma vizinha, ainda novinha, mãe solteira (não se sabe, nem ela sabe, quem é o pai) de uma criança aí de 2 anos.
Não recebe apoio dos pais.Paga 50 contos por mês do aluguer de uma cave onde vive.Não tem emprego nem habilitações e em cima disto tudo descobriu que tem cancro.
Resultado : come nos cafés e restaurantes lá do sítio, onde não lhe levam nada.
Paga o resto (a casa, água, luz,etc, despesas com o bébé) à base do que os vizinhos vão dando.
Nas lojas lá do sítio estão caixinhas para se pôr qualquer coisinha que as pessoas dispensem.
Não sei que tipo de apoio tem da SSocial.(dizem - sublinho dizem - que ela não comunicou a verdadeira situação à segurança social com medo que lhe tirem a criança)
Francamente !
Que país é este onde quem tem necessidades precisa de recorrer à caridade pública ?
Se vocês vêem a TVI, todos os dias há casos de bradar aos céus !

Estamos a pensar (eu e os vizinhos) em levar esta história à TVI, SIC, etc.

Como posso esperar que as pessoas se sensibilizem para os problemas dos animais quando estão cercadas por casos vergonhosos de utilização indevida dos fundos do Estado e ainda são solicitadas para solidariedade com a desgraça humana ? (cá dentro e lá fora - Unicef, etc.)

Mas a verdade é que muita gente vai a todas !
Tentam, o melhor que podem, acorrer às situações humanas e aos animais, também.

Mais um vizinho : tinha um SRD tipo pastor alemão.A semana passada vou a passar com a Zorra e vejo-o com mais dois (um pequenino e um médio).
Diz-me ele : 'Coitadinhos, andavam por aí, que se pode fazer ? Não os podia deixar na rua !'
É assim !
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 21, 2002 5:26 pm

Como posso esperar que as pessoas se sensibilizem para os problemas dos animais quando estão cercadas por casos vergonhosos de utilização indevida dos fundos do Estado e ainda são solicitadas para solidariedade com a desgraça humana ? (cá dentro e lá fora - Unicef, etc.)
Pois é......eu concordo com este raciocinio, e não só quanto a este assunto ;)
SCMV
Membro
Registado: segunda jul 08, 2002 7:03 pm

segunda out 21, 2002 7:39 pm

Voluntária na UZ

Cumprimentos,
Sónia
piperider
Membro Júnior
Registado: terça fev 12, 2002 4:41 pm

segunda out 21, 2002 8:06 pm

Sou voluntária do Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu.
O nosso site é o www.alexandra-guerra.com/cantinho
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

segunda out 21, 2002 8:33 pm

Eu n sou voluntária porque n tenho disponibilidade para o fazer!
Também tenho pena e custa-me ver os animais ali, sem donos, sozinhos, custa-me mesmo! :(
E por isso penso que n teria "estofo" para ser voluntária para além de n ter tempo! :|
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

segunda out 21, 2002 11:42 pm

Olá

Fui voluntária da Colina, mas por pouco tempo. Já percebi que quando estão envolvidas várias pessoas é "cada cabeça sua sentença", e quando as pessoas não se entendem em relação ao melhor caminho a seguir, acaba por haver confusão, e quem perde são os animais. Por isso, optei pelo "trabalho independente". Vou fazendo o que posso, de acordo com as minhas possibilidades financeiras e de tempo.

Fiquem bem

Florinda
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

terça out 22, 2002 10:32 pm

Olá

UZ com muito gosto e apreço!!
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

quarta out 23, 2002 3:11 pm

Olá,

Eu não estou inscrita em nenhuma instituição de voluntariado, poderia nomear «n» situações (não tenho tempo, moro longe, não tenho feitio..., etc) o que acontece na realidade é que, infelizmente, nunca pensei seriamente nessa situação :oops:
O trabalho voluntário é uma actividade que eu, pessoalmente, respeito MUITO, considero de grande nobreza as pessoas que conseguem privar-se de determinados prazeres em virtude do bem-estar de outros, que não conhecem mas sabem que os esperam, são gestos «pequeninos» que, certamente vos enriquecem, e muito, interiormente, vos fazem crescer e vos dão um motivo bastante mais forte para, diariamente se levantarem e continuarem a «labuta», para vocês (voluntários) há realmente SEMPRE ALGUÉM QUE VOS ESPERA!!
Eu pessoalmente, vou fazendo aquilo que posso, quer com animais quer com pessoas, se alguém me pede roupa ou comida, dou, se acho que dentro das minhas possibilidades posso de alguma forma ajudar um animal, ajudo, mas estes actos de «voluntariado» faço-os, e o meu erro talvez aí, exporadicamente...
Sinceramente, às vezes, penso ser demasiadamente cobarde, ou até mesmo pouco nobre para dar aos outros algo que penso não ter para mim, TEMPO.
Infelizmente o tempo é desculpa para tudo e eu não sou excepção à regra, mas a verdade é que quando olho para o relógio tenho sempre o mesmo pensamento: "- Meu Deus, já é tão tarde e ainda me falta fazer isto e aquilo...", penso que hoje em dia QUASE todos vivemos um pouco ao ritmo dos nãos (não posso; não vi; não sei; não tenho tempo; não tenho tempo; não tenho tempo...) enfim... lá dizem os antigos, são tudo desculpas de mau pagador.
A todos os voluntários, e em particular aos deste fórum, os meus SINCEROS PARABÉNS :D :D

Desculpem lá o «sermão», mas é que agora até um bocadinho de tempo
:lol: para escrever a minha opinião.

Cumprimentos,

Olga
Responder

Voltar para “Cães”