Olá a todos,
Tenho o meu cachorro doente, aparentemente por algo que ingeriu, muito embora eu não possa confirmar se foi isto realmente ou não. Desde Sábado de manhã que ele deixou de comer e ficou completamente apático, não bebe e não come desde então. Tem tido vómitos e diarreia e contrai-se um pouco, mas só quando tenta vomitar e o problema é que não há nada para vomitar pois só sai espuma branca.
Fui hoje ao Vet, não há febre, foi-lhe ministrado duas injeções ( e com a conversa lá, fiquei sem saber que tipo de injeções foram concretamente ), receitado um gel tipo laxante e feito apalpação. Aparentemente não se viu nada de concreto e vamos aguardar por esta noite para ver o comportamento e amanhã será radiografado se não houver melhoras.
Não vi melhoras nenhumas durante o dia de hoje, pelo contrário, cada vez parece mais "apagado" o que me está a deixar bastante preocupado. Durante estes dois dias, o cachorro perdeu cerca de 1 kg.
Acho que ele está bastante fraco por não comer nem beber nem consigo que o faça, muito embora a Dra. tenha dito para não lhe dar nada hoje.
Será que posso receber algum tipo de informação de alguém que tenha tido conhecimento de algo semelhante e de que alguma forma me possa fornecer algumas dicas / conselhos para tentar minorar esta situação ?
Cumpt's,
RP
Pedido de informação ( cachorro doente )
Moderador: JoanaGoncalves
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

acho que deve partir para o rx rápidamente... ou uma ecografia!
experimente pedir uma opinião noutro vet!!
boa sorte...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Meu amigo,
Sem alarmismos, só lhe posso dar este conselho :
Já para uma clínica vet onde lhe possam efectuar uma endoscopia e/ou rx do tracto gastro-intestinal.
Se nada bebe desde sábado, ainda por cima vomitando e tendo tido diarreia, necessitará de ser URGENTEMENTE hidratado, sob pena de comprometer o funcionamento renal.
Você é que paga, não tem de esperar dias e o cachorro não se pode dar ao luxo de aguardar as conveniências e/ou inseguranças desse vet.
- se ele tiver engolido um corpo estranho (com esses sintomas ???), este não sairá sem ajuda
- se ele não consegue beber, tem de ser hidratado por perfusão
- se for outra patologia (uma oclusão parcial/total a nível gastro intestinal, por exemplo), só um exame clínico e uma intervenção imediata conseguirão resolver o problema
- se for um processo infeccioso (??), não será sem medicação específica que se resolverá
Não espere demasiado tempo.
E vá dando notícias , p.f.
Um abraço
Sem alarmismos, só lhe posso dar este conselho :
Já para uma clínica vet onde lhe possam efectuar uma endoscopia e/ou rx do tracto gastro-intestinal.
Se nada bebe desde sábado, ainda por cima vomitando e tendo tido diarreia, necessitará de ser URGENTEMENTE hidratado, sob pena de comprometer o funcionamento renal.
Você é que paga, não tem de esperar dias e o cachorro não se pode dar ao luxo de aguardar as conveniências e/ou inseguranças desse vet.
- se ele tiver engolido um corpo estranho (com esses sintomas ???), este não sairá sem ajuda
- se ele não consegue beber, tem de ser hidratado por perfusão
- se for outra patologia (uma oclusão parcial/total a nível gastro intestinal, por exemplo), só um exame clínico e uma intervenção imediata conseguirão resolver o problema
- se for um processo infeccioso (??), não será sem medicação específica que se resolverá
Não espere demasiado tempo.
E vá dando notícias , p.f.
Um abraço
<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
eu passei a noite em pé a olhar para o relógio e infelizmente o tempo parece que não anda, estou á espera que o Vet abra, o que só acontece pelas 11.00h...
Não sei bem quanto tempo um cachorro aguentará nestas condições, não se alimenta e acho que está a ficar um pouco desitratado, muito embora ontem o Vet disse que não.
O cachorro está com dificuldades de movimentação, curva-se muito e está num estado meio apático. Vomitou a noite toda em intervalos de cerca de +/- 1,5h uma "nanha" amarelada tipo espectoração e não passa disto.
Estou de facto muito apreensivo com isto e não estou a ver um final feliz...
Já passei por uma situação desagradável com uma cadela também Boxer que tive durante 5 anos, tive de abatê-la pois apareceu-lhe um tumor. Foi uma altura triste e que não quero que se repita por agora, vamos ver...
Não sei bem quanto tempo um cachorro aguentará nestas condições, não se alimenta e acho que está a ficar um pouco desitratado, muito embora ontem o Vet disse que não.
O cachorro está com dificuldades de movimentação, curva-se muito e está num estado meio apático. Vomitou a noite toda em intervalos de cerca de +/- 1,5h uma "nanha" amarelada tipo espectoração e não passa disto.
Estou de facto muito apreensivo com isto e não estou a ver um final feliz...
Já passei por uma situação desagradável com uma cadela também Boxer que tive durante 5 anos, tive de abatê-la pois apareceu-lhe um tumor. Foi uma altura triste e que não quero que se repita por agora, vamos ver...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
não lhe desapareceu objecto nenhum com que ele costumasse brincar???
o rott de um colega meu engoliu uma bola de tenis e teve de ser operado...
o rott de um colega meu engoliu uma bola de tenis e teve de ser operado...
Essas perguntas já nós nos fizemos a nós próprios e achamos que não.
Isto começou após uma volta que dei no Sábado e tenho estado a pensar se ele não ingeriu nada na rua / campo sem que eu tivesse dado por isso.
É de facto estranho e até porque nós temos algum cuidado com as coisas que ele pode tocar, visto o mesmo estar agora com 4 meses e sempre a querer pôr tudo na boca...
Eu só estou a fazer tempo para ir ao Vet e espero sair de lá com algo mais concreto, nem que para isso tenha de "saltar" para outro...
Cumpt's,
RP
Isto começou após uma volta que dei no Sábado e tenho estado a pensar se ele não ingeriu nada na rua / campo sem que eu tivesse dado por isso.
É de facto estranho e até porque nós temos algum cuidado com as coisas que ele pode tocar, visto o mesmo estar agora com 4 meses e sempre a querer pôr tudo na boca...
Eu só estou a fazer tempo para ir ao Vet e espero sair de lá com algo mais concreto, nem que para isso tenha de "saltar" para outro...
Cumpt's,
RP
Pois é, o meu cachorro entrou hoje no Centro Vet. e já não saiu de lá até à precisamente pouco tempo. Esteve o dia a soro e apresenta agora algumas melhorias mas noto-lhe ainda abatido...
Foi radiografado e não lhe foi detectado nunhum objecto opaco, estamos agora num processo de verificar se o vómito para nas próximas 24 horas e ao que parece poderemos estar no bom caminho, pois após a administração do soro logo pela manhã, este só vomitou mais uma vez (pelas 15.00h) até este preciso momento e aparenta agora estar mais calmo. A informação que me foi transmitida é de que se o vómito parar, poderemos colocar para já de parte, a possibilidade de haver algum objecto não opaco.
Uma coisa é certa, o cachorro vai ter de estar a soro, pelo menos até sexta e debaixo de vigilância, vai daí vou ter de o levar novamente pela manhã, para ser então acompanhado.
A informação que também tenho, é de que tudo indica para uma gastrite...
Foi radiografado e não lhe foi detectado nunhum objecto opaco, estamos agora num processo de verificar se o vómito para nas próximas 24 horas e ao que parece poderemos estar no bom caminho, pois após a administração do soro logo pela manhã, este só vomitou mais uma vez (pelas 15.00h) até este preciso momento e aparenta agora estar mais calmo. A informação que me foi transmitida é de que se o vómito parar, poderemos colocar para já de parte, a possibilidade de haver algum objecto não opaco.
Uma coisa é certa, o cachorro vai ter de estar a soro, pelo menos até sexta e debaixo de vigilância, vai daí vou ter de o levar novamente pela manhã, para ser então acompanhado.
A informação que também tenho, é de que tudo indica para uma gastrite...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Os maiores riscos, tendo sido confirmada a gastrite, seriam conforme o adverti :
- a desidratação : como disse, está controlada por ter sido posto a soro (que também lhe dará um apport alimentar)
- a não medicamentação específica e atempada : podendo evoluir na sua ausência para gastroenterite (hemorrágica ou não)
Vamos a ver a evolução .
Boa sorte e vá dando notícias p.f.
- a desidratação : como disse, está controlada por ter sido posto a soro (que também lhe dará um apport alimentar)
- a não medicamentação específica e atempada : podendo evoluir na sua ausência para gastroenterite (hemorrágica ou não)
Vamos a ver a evolução .
Boa sorte e vá dando notícias p.f.
<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
A minha daysie apssou pelo mesmo com 6 semanas foram 15 dias a caminho do vet com soro e medicação. Na altura disseram-me que era gastroentrite mas o que é certo é que ela continuou sistemáticamente a adoecer embora com menos gravidade até que mudei de vet já depois de lhe ter mudado a ração e ter havido melhoras. Mudei de vet fez-lhe um hemograma e disse-me que o problema dela era hemobartonela e que sempre tinha tido. A medicação que fazia não era por tempo suficiente e daí ela ter as recaídas.Fez nessa altura um mês de antibiótico e até hoje problemas desse nunca mais 

sojo Escreveu: já depois de lhe ter mudado a ração e ter havido melhoras.
Eu penso que este problema não se deve à ração, pois a que dou é puppy & junior large da Eukanuba (muito embora esteja a ponderar mudar para a Royal canin), ração essa que o cachorro tolera com agrado, mantendo as fezes normais e um crescimento bastante bom, segundo indicação do Vet...
Podes explicar-me melhor que tipo de problema é este?sojo Escreveu:
Mudei de vet fez-lhe um hemograma e disse-me que o problema dela era hemobartonela e que sempre tinha tido.
Agora depois de andar para aqui a "rebobinar as idéias", lembro-me de ter visto nas fezes do cachorro (nesta altura já pouco consistentes), bocados de borracha que ele ingeriu e que foram arancados de um tapete (tipo tartan, utilizado nos espaços infantis e infantários) que é feito de pneu reciclado, que tenho a cobrir uma área de alguns metros quadrados e onde lhe coloquei a casota em cima, até por uma questão de isolamento...
Penso que foi isto que lhe causou desconforto, irritação e enjoo, ao ponto de perder o apetite e por conseguinte daí a gastrite.
Durante o dia de hoje só vomitou uma vez, continua a soro, foi ministrado medicamentação (penso que antibiótico) e de facto vejo outra disposição no "canuca", já me fez uma grande festa e já lhe estou a ver as bochechas rosaditas...
Eu vou aguardar a evolução com alguma espectativa e vou dando noticias.
Cumpt's,
RP
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
A hemobartonela deriva da picada da pulga e posso adiantar que todos os meus animais já tiveram e eu tenho cuidados com eles, mas basta uma picada de uma pulga infectada que mais cedo ou mais tarde aparece.
Quanto ao tapete os meus tem exactamente esses e a daysie come um bocadinho todos os dias. Apesar de já ser maiorzinha até agora nunca teve nada demais.
Penso que só perde mais 15euros por fazer um hemograma simples e verificar se é hemobartonela ou não
Quanto ao tapete os meus tem exactamente esses e a daysie come um bocadinho todos os dias. Apesar de já ser maiorzinha até agora nunca teve nada demais.
Penso que só perde mais 15euros por fazer um hemograma simples e verificar se é hemobartonela ou não