Yuk, yuk... Já tenho foto do meu bichano! :D

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça fev 01, 2005 9:26 pm

Desculpe laxy, tomei-lhe um pouco conta do tópico, mas vou só responder e já não vou mais adiantar conversa. Renhau,... se coloco aqui mais fotos de gatos meus de companhia, os foristas fazem mau juízo de mim, pois ficam a pensar que só me nascem de companhia, mas o pantufa é realmente um monstrinho comilão lindo,... :roll: :oops: :p :p :p
SSequeira a sua gata é uma silver shaded que é da família das chinchilas e essas tem mais nariz, não as podemos comparar, para além do mais, são gatos que se fazem muito mais tarde.
Uma das senhoras que ficou com uma destas bébés quis fazer uma ninhada, falou comigo e eu com uma amiga minha que tem um gato vermelho lindo. Pois tinhamos que equilibrar com o cruzamento os senãos da gata. O gato macho é Grande Campeão Internacional e está a concorrer para Campeão da Europa, que é o título mais alto a que pode chegar um gato. Aí como ele era vermelho e a gata era silver tabby só pderiam nascer fêmeas tartarugas tabby (e não conhecia nenhuma cá, pelo menos que ande em exposição) que são lindas e vejam como a bébé que nasceu é uma gata que já pode ir perfeitamente a exposição:

Imagem Imagem Imagem
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta fev 02, 2005 10:23 am

Ela é linda! Já deu para ver a diferença entre os de companhia e os de exposição. Isto quer dizer que os gatos com mais nariz não vão a exposições ou que são muito penalizados por isso? Como qualificaria, por exemplo, um gato com focinho menos achatado mas com tudo o resto no sítio?

Por outro lado, já vi que a fisionomia dos shaded/chinchila é diferente. Então, não concorrem com os restantes gatos ou apenas têm baixa classificação nas exposições por fugir ao estalão? Vêem-se muitos a concorrer?

Eu também peço desculpa Ladyxzeus mas fiquei intrigada com as questões que foram levantadas e gostava de saber mais. Já agora, o seu gato é lindo. Tem uma coloração fantástica! ;)
uaimori
Membro Veterano

quarta fev 02, 2005 12:18 pm

Já que estão a gostar desta troca de ideias vou brevemente abrir aqui dois tópicos em que vou tentar explicar as características que deve ter um persa com fotos a acompanhar cada característica. Vou tentar fazer o mesmo quanto ao pentear e, dar banho e respectivo material, também com fotos para perceberem melhor, mas têm que me dar tempo para tirar fotos e revelá-las pois não tenho máquina digital.
SSequeira numa expo os animais comcorrem primeiro na sua variedade e côr, depois em cada mesa e, em cada raça e em cada idade são nomeados para o Best in show e depois o best of de best. Nestes ultímos, nos persas são todos os persas inclusivé os chinchilas. Aconteceu uma coisa engraçada nesta última exposição de Cascais, 3 persas dos 6 aos 10 meses seleccionados para se decidir qual o junior dessa mesa para o best , a minha preta, um colorpoint de uma amiga minha e, uma chinchila. A juíza diz muito bem da minha bébé preta, diz muito bem do colorpoint, elogia um elogia outro explica porque é que são bons persas e, ... vira-se para a chinchila e diz,... mas está é a minha escolha,... eu e a minha amiga ficamos surpresas e rimo-nos.
Bem mas há que saber perder. Quero dizer que apesar de terem o nariz mais comprido, como chinchila pode ser muito bom e aí pode ganhar ao persa. Por exemplo temos um gato muito bom europeu, um persa e um oriental. Apesar de serem muito bons o europeu é que é mais fiel ao estalão da raça, provavelmente quem ganha o Best of de Best é ele. Tem que se considerar as proporcões e a relatividade e subjectividade que sempre entra um pouco.
Muitas vezes estão dois persas em concurso são ambos igualmente bons, não há diferença, mas o juíz gosta mais dos persas pretos e um deles é preto é natural que venha a ser escolhido o Preto. Os juízes são humanos, há sempre uma certa subjectividade.
Por exemplo nesta bébé que coloquei aqui quem quiser observar a segunda foto, nota-se perfeitamente que as orelhas estão colocadas de lado e não em cima como na outra gatinha. Nota-se também que o nariz faz um vinco que é o stop e, que a testa é abaulada portanto tem testa. o queixo, isto é o maxilar de baixo é largo e não estreito o que faz a cabeça quadrada. Como a gata tem stop ao crescer, o nariz vai subir muito mais, o que realmente aconteceu, neste momento tem 10 meses e está sem nariz. Dei esta explicação pois com as fotos aqui colocadas é mais fácil perceberem. :D :D :D :D :D
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta fev 02, 2005 1:56 pm

Gostei muito de ficar a saber esses pormenores. Provavelmente nunca vou ter a oportunidade de assistir a uma exposição (muito menos participar), portanto, só através destas conversas é que aprendo.

Obrigada uaimori! :D :D
uaimori
Membro Veterano

terça fev 08, 2005 12:03 am

Patricia estive a ver melhor a sua tri.. o nome bi realmente é mais feio, tri acho que é adequado e ela também é liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda!!
Mas estou a escrever pois numa das fotos notava-se bem as marcas riscadas de lado, e queria-lhe dizer que ela é uma Tartaruga Bicolor Tabby Makarel. è uma gata que tem muito branco e uma mancha muito bonita no dorso. Também o branco pelo que me parece dá praticamente a volta ao pescoço, o que é muito bom. Como europeu é muito linda, não fique arrependida de não ter comprado um persa. Parabéns também pela sua belezura :D :D :D :D
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta fev 09, 2005 1:36 pm

Obigada!

:) :D :lol:

;)
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

quarta fev 09, 2005 3:09 pm

Estes gatinhos são lindos. Eu conheço um gatinho da uaimori (que está pertinho de mim) e é demais - uaimori, a ver se adivinha qual é...
uaimori
Membro Veterano

quarta fev 09, 2005 7:43 pm

So pode ser o Boris..., o Lilo é de Braga não é?
Esse é outro meu "pencudinho" lindo em bébé era muito meigo e melado :oops: :p :oops: :p :oops: :p
Lilo2004
Membro

quinta fev 10, 2005 9:30 am

Não é o Boris, nem é pencudinho, mas é meigo e melado... E sim, sou de Braga e sou a Lilo e não o Lilo :D
uaimori
Membro Veterano

quinta fev 10, 2005 12:56 pm

So pode ser o Kenai, que é um quiduxo... é a última resposta Lilo, pois não quero tornar o tópico pessoal. Estava-me a lembrar dos mais antigos e esse que é um bébé recente não me ocorreu imediatamente. Que maldade não me ter dito logo qual era.
Eu sei que é uma senhora, pois encontrámo-nos na expo da Figueira não é verdade?
Lilo2004
Membro

quinta fev 10, 2005 5:12 pm

;)
Responder

Voltar para “Gatos”