Corte de rabos e orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Daniels
Registado: quarta fev 27, 2002 1:59 pm

terça out 22, 2002 11:16 am

Muito se diz, na maior parte das vezes sem conhecimento, sobre o corte de rabos e orelhas em certas raças. Há vozes contra e outras a favor.
No meu caso específico, possuo um Schnauzer Gigante, e só o comprei proque podia cortar-lhe o rabo e as orelhas, porque de outro modo nunca teria adquirido um exemplar da raça, uma vez que de orelha e rabo comprido, o Schnauzer, se for bom fica um autentico Bouvier da flandres, e se não for bom, fica um autentico rafeiro. No outro dia assisti a uma exposição de Rotweillers com rabos compridos. Eram autenticos Plutos da banda desenhada. Meus Senhores, não brinquemos, a beleza pode ser conquistada e não há comparação possível entre um Great Dane tratado e de orelha devidamente cortada e outro por cortar que fica com ar poltrão e desilegante. Devidamente feita a operação, não significa dor nem mau estar para o animal, há é que saber fazer, por um bom veterinário, com anestesia e tratamento pós operatório. Não sejamos fundamentalistas. O proprietário que quer cortar as orelhas do seu Boxer ou do seu Schnauzer é de certeza um conhecedor e um amante de animais, pelo que será sempre alguém que se preocupa também com o bem estar do animal. :lol:
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça out 22, 2002 1:20 pm

Sabe quem é que tem rabo????
R: São os macacos!!!!

Se nem sabe os nomes daquilo que quer dar a conhecer , então pesquise e veja que se fazem cortes de CAUDA e não de rabos. A não ser que queira cortar o "rabo" para eles deixarem de fazer cócó :x

Passe bem
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça out 22, 2002 1:35 pm

Então há comparação possível entre um Great Dane tratado e de orelha devidamente cortada e outro por cortar que fica com ar poltrão e desilegante.

Meu caro tenho um Dogue Alemão, ou melhor Uma, e não lhe cortei orelhas, e posso-lhe dizer que não tem um ar poltrão e desilegante, tem um ar normal e muito querido, se as pessoas tem medo dela, se eu lhe cortasse as orelhas então aí fugiam a 7 pés. Este conceito de beleza é muito discutivel...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça out 22, 2002 2:53 pm

Realmente o conceito de beleza é muito discutível.
O grand danois (sorry, a grand danois) da Rosinha é linda e tem orelhas normais.

A semana passada vi (pela 1ª vez ao vivo) dois pit-bull com as suas orelhas normais e acheio-os simpáticos.
Perdem, é verdade, em ar agressivo - mas já basta a má fama do animal ! - com orelhas normais parecem cães como todos os outros.

Pelo que sei, o pit-bull não é um cão perigoso para pessoas (a selecção foi feita com vista a criar cães agressivos para outros cães ,
mas não para as pessoas - os juízes dos combates de cães eram pessoas, desconhecidas do animal e, por vezes,
tinham de separar os contendores - imagine-se o que seria se o cão fosse agressivo com pessoas !).

Confirmei, em conversa, que a atitude das pessoas é mais descontraída (pensam que não são pit-bull).

Pessoalmente se tivesse um pit não lhe cortava as orelhas porque acho-os mais bonitos com elas.

No entanto, confesso, que gosto mais de dobermann com caudas e orelhas cortadas.
Realmente, acho-os mais impressionantes - embora não associe este aspecto à agressividade.
Os dob que conheci não eram agressivos (pelo menos que eu desse por isso).

Na minha opinião, a maioria das pessoas que querem cortar as orelhas aos respectivos cães, querem-no porque eles ficam com um ar mais "perigoso".
O que, em muitos casos, é um mero fenómeno de compensação (o dono não tem o ar perigoso que gostaria).

No entanto, esse ar pode jogar a favor do cão se ele fôr efectivamente um cão de guarda.
Automáticamente afasta possíveis "predadores" humanos, e esse ar talvez poupe ao animal confrontos que lhe podem ser desfavoráveis.

Quanto ao "ar poltrão" traduza, em contrapartida, "sociável e simpático".

Eu prefiro cães sociáveis e simpáticos.E a maioria das pessoas também.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça out 22, 2002 3:06 pm

Já respondi em outro tópico sobre este assunto.

Quanto ao aspecto do cão, tem muito a ver com o gosto pessoal. Agora lá por a maioria das pessoas acharem o pitbull de orelhas cortadas agressivo, eu não vou cortar? O cão é de quem, afinal? Já agora nem tenho nenhum pitbull, vá-se lá alguém assustar na rua!

Cumprimentos
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

terça out 22, 2002 3:20 pm

quanto ao corte nos pit bull acho que estou mais a vontade para falar...
realmente há pits que não ficam feios nem perdem nada com as orelhas deixadas ao natural, mas normalmente esses, são os pit bulls que tem o cranio mais pequeno e normalmente os tricolores tb não ficam mal com as orelhas compridas...
no entanto eu por exemplo cortei ao meu pq:
1-o meu é um cão muito grande, mesmo grande dá-lhe um ar ainda mais imponente (repare-se não mau mas sim imponente)
2- O cão tem uma linda cor dourada com a cauda as manchas pretas (que dá um ar a cauda muito giro) machas essas que tb tinha só nas pontas das orelhas que mais parecia sujo que outra coisa
3-o meu cão possuie uma cabeça enorme, mesmo grande e com as orelhas completas ficaria disproporcional ao corpo...
4-pura e simplesmente gosto mais dos pit com as orelhas cortadas, assim como nos doberman nos cane corso nos presa canario nos dogue argentino e nos amstaff, mas por exemplo no caso do boxer e do grandanois não acho que eles percam nada com as orelhas completas pelo contrário.

Eu sou a favor do corte de caudas e orelhas desde que dividamente feitos, na idade certa por profissionais qualificados, maxima higiéne e acompanhamento pós operatório como no caso do meu...
Pelo menos o meu levou com a anestesia (eu confesso começei a chorar quando o via a adormecer, os vets deixaram.me assistir a operação) e só acordou já com as orelhas cortadas com os pensos feitos e o funil na cabeça e não ganio a não ser quando no dia seguinte na brincadeira mandou uma grande cabeçada na porta...
Ps-foi a laser
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça out 22, 2002 3:54 pm

Penso que este assunto é extremamente delicado, visto existirem sempre duas opiniões divergentes.
O Oscaar tem as orelhas cortadas e, posso-vos dizer que foi um veterinário especializado em corte de orelhas que lhe fez a operação.
Foi acompanhado no pós-operatório, tanto por nós como pelo veterinário, tendo corrido tudo às mil maravilhas, sendo-lhe administrados os devidos tratamentos e cuidados.
De qualquer forma respeito quem não é a favor do corte de orelhas e penso que quem não é também deveria respeitar quem o é.
Bulkathos
Membro
Contacto:

terça out 22, 2002 4:05 pm

é o que digo não vamos obrigar as pessoas a cortar a cauda e as orelhas mas tb não as vamos proibir...
isto só vai situações tipo o aborto, situações clandstinas em que a coisa é mesmo feita em casa coma tesoura da poda sem as minimas das minimas condições de higiene segurança e de conhecimento do que se faz
Lucifera
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 cachorros! Um Cocker Spaniel e um Basset Hound que são os melhores amigos!

terça out 22, 2002 4:08 pm

Eu tenho um cocker spaniel com 9 anos. Quando o adquiri, ele tinha cerca de dois meses, e já vinha com a cauda cortada, por isso nunca tive opção de escolhe nesse campo.
Já pude ver, cockers com a cauda comprida e realmente, acho que ficam bastante estranhos, se não desproporcionados, e nessa altura gosto imenso que o meu tenha a sua cauda pequenita!
No entanto, temos que pensar, que apesar de serem tomadas todas as precauções de higiene e de cuidados pós operatórios, não deixa de ser uma operação, o que é sempre desagradável para qualquer ser vivo!
Já imaginaram se se tornasse moda amputar-se o dedo mindinho das mãos das pessoas?!
Sim, sería feito no hospital com todos os cuidados, no entanto, não deixaria de ser uma operação e não estou a ver muita gente a sujeitar-se a isso.
Sim, é um pau de dois bicos. E, embora eu ache que não seria capaz de mandar cortar o que quer que fosse de um animal meu, compreendo que existam pessoas que o são. Nesse caso, só é preciso é que sejam ministrados todos os cuidados ao animal, por forma a ser o menos doloroso possível!

Luci
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

terça out 22, 2002 4:15 pm

Também não tenho nada contra o corte de orelhas e rabo, desde que seja feito com as condições necessárias. Já estive várias vezes com cães que ainda tinham os pensos do corte das orelhas e não me pareceu em nenhum momento que estivessem em sofrimento, ou com qualquer tipo de dôr.

Apesar da minha cadela não ter a orelhas cortadas, admito que gosto do aspecto com que ficam os Boxers, os Dogues Alemães, os Pitbull ou os Dobermanns. Não porque ficam com um aspecto mais 'agressivo', mas sim, como alguém já disse, porque ficam com um aspecto mais imponente.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

terça out 22, 2002 4:25 pm

Se é só uma questão de beleza e se os cães ficam horrorosos na forma como vieram ao mundo (!!!) porque não fazer piercings nos animais? ...
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Bulkathos
Membro
Contacto:

terça out 22, 2002 4:37 pm

nesse caso suponho que seja contra a castração tb...
isso é anti natura e é apenas por uma questão de cumodidade, deixe-mos os gatos e cães procriarem a torto e a direito desde que não se faça operações...
ah já me esquecia já que os cães são bonitos ao natural nada de banhos pq eles tomam banho quendo quiserem não podemos ser nos a dar...
deixa-se uma bacia com àgua quando ele quiser toma banho... não o vamos obrigar por uma questão de beleza...
e trelas para que os cães não nasceram com trelas nem coleiras não vamos por pq eles vierem ao mundo sem trela...
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

terça out 22, 2002 4:51 pm

Bulkathos Escreveu: nesse caso suponho que seja contra a castração tb...
isso é anti natura e é apenas por uma questão de cumodidade, deixe-mos os gatos e cães procriarem a torto e a direito desde que não se faça operações...
ah já me esquecia já que os cães são bonitos ao natural nada de banhos pq eles tomam banho quendo quiserem não podemos ser nos a dar...
deixa-se uma bacia com àgua quando ele quiser toma banho... não o vamos obrigar por uma questão de beleza...
e trelas para que os cães não nasceram com trelas nem coleiras não vamos por pq eles vierem ao mundo sem trela...
A esterelização tem uma vertente preventiva que o corte de orelha e cauda não têm ... nomeadamente nos gatas evita-se a piometria e complicações uterinas, além de servir para o controlo natal das populações (também os humanos usam métodos anti-concepcionais ( esterelização incluída a partir de certa idade ) e não cortam as suas orelhas....) ) ...

Quanto ao banho, penso que não é comparável já que não o considero uma questão de beleza mas sim de higiene... quando digo ao natural refiro-me à sua fisionomia à nascença ...

E porque parece tão estranho fazer piercings nos animais?? Não é também para ficar mais bonito??? O que lhe causa estranheza? Qual é a diferença entre isso e o corte de orelhas a um cão? Para mim a única diferença é que o corte das orelhas está instituido como aceite e os piercings ( ainda ) não .... como não sou a favor nem de um nem de outro considero-os semelhantes. Questões estéticas.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Bulkathos
Membro
Contacto:

terça out 22, 2002 5:05 pm

engana-se o corte de orelas e rabo tem uma questão funcional e preventiva... e essas razões já foram dadas em outro post aqui vou citar CindelP:
---Beleza ou funcionalidade?---

Desde alguns anos que se põe em causa a validade as amputações da cauda e das orelhas dos cães, alguns afirmam que são autenticas barbaridades enquanto outros afirmam que são válidas. Mas para que servem as amputações das orelhas e das caudas ?

Cortava-se as orelhas a cães de luta (como o pit-bull), pois sendo a orelha uma zona desprotegida eram facilmente agarradas e rasgadas sendo a cicatrizarão longa e dolorosa.

Corta-se as orelhas a cães de protecção de gado (ex. o pastor do Caucaso, o kangal ...), pois como estes ao protegerem o gado entravam em lutas (com predadores), e como dito acima as orelhas eram um ponto fraco e eram frequentemente agarradas e rasgadas.

Corta-se as orelhas (e por vezes a cauda) a certos cães de guarda de modo a conferir ao cão um aspecto mais feroz, fazendo com que o possível ladrão pense duas vezes antes de entrar, evitando confronto com o cão (o que poderia ser fatal para o cão !)

Corta-se as orelhas a cães de caça grossa, pois as presas destes (ex. javali) são ferozes, e ao se defenderem atacam o cão, e frequentemente as orelhas, causando grande dor ao cão.

Corta-se a cauda a certos cães de caça, pois estes ao inspeccionarem o mato á procura de caça frequentemente rasgam a cauda.

Dobermann

Mas são estas operações dolorosas ?

Não, desde que respeitem alguns princípios, como :

· O corte das orelhas feito até aos 3 meses de idade, e o corte da cauda feito até aos 6 dias de vida

· Feito apenas nas raças onde o estalão autoriza

· Feito por pessoal especializado

Mas, podem perguntar, grande parte dos cães não trabalham, por quê é que se corta ? Dizer esta frase é como afirmar que para um cão de estimação já não é necessário ter temperamento !!! Por isso ...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta out 25, 2002 9:49 pm

Caro Daniels

Se alguém fala sem conhecimento de causa será você. Posso garantir que o corte de orelhas implica dor sim e quanto a dizer que um Grand Danois é desengonçado com orelhas inteiras só demonstra que você não percebe pevas da raça.
Responder

Voltar para “Cães”