SIC - GUERRA ABERTA!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta fev 04, 2005 5:27 pm

Pessoal,
É assim, eu ao ler a notícia absurda da Sic online, resolvi mandar um mail, sim, talvez algo brusco e de cabeça quente demais, ao dito jornalista...

A Noticia:
http://sic.sapo.pt/index.php?article=15 ... &area_id=7

Eis o meu mail:
Exmo. Sr, António Esteves,

Envio-lhe este e-mail para lhe demonstrar o meu desagrado total em relação à notícia por si publicada no vosso prestigiado site, sobre “cães perigosos”.

O Sr. tem noção daquilo que escreveu??? O Sr. faz alguma ideia de o que é ter um “temível Rottweiller ou Pit Bull”???? O Sr. já alguma vez dedicou 15 minutos do seu precioso tempo a conhecer e conviver com estas raças e outras “perigosas”???

Se não tem respostas a estas simples perguntas, então não fale do que não sabe, não estrague o trabalho que tanta gente faz com tanto esforço para desmistificar estas e outras raças que o Sr., e outros como o Sr., se dedicou a assassinar.

Leia um pouco sobre as raças de que tanto fala mal sem conhecer e conviva um pouco com alguns exemplares é um conselho que eu lhe dou, antes de falar do que desconhece...

É impressionante como se fala com tanta certeza e se diz tanta asneira junta. Tenha vergonha na cara e não fale do que não sabe.

Cumprimentos,

Agora eis a resposta :o :o :o

Apesar do tom ofensivo e deselegante da sua mensagem, faço questão de responder, porque sou educado. Apenas por isso.

Mas não voltarei a fazê-lo.

A má educação, quando repetida é também uma forma de ignorância.



Sou proprietário de cães, e não escrevo nada sem me documentar.

Mas terei todo o gosto em desmentir o que escrevi, quando receber a documentação que me vai enviar a provar o contrário. Claro que deve ter na sua posse vasta bibliografia e estudos científicos que lerei com todo o gosto. Podia também apresentar-lhe criadores que concordam com esta minha análise, que se dirige a alguns cães desta raça, e a alguns proprietários. Talvez se conseguisse ler um texto de forma distanciada, e não como proprietária ofendida – como se fosse a única dona de cão no mundo inteiro-, lhe fosse mais fácil entender e não escrevesse um chorrilho de insultos a alguém que não conhece.



Quanto às minhas palavras, basta ler os jornais todos os dias. Curiosamente não há Pastores alemães, Cockers, Castro Laboreiros, Dálmatas, Labradores, ou até mesmo Caniches, a fazer notícia por morder pessoas quase até à morte. Alguns são proprietários dos mesmos. Estranho…



Tenho dito
E tenho dito... :o :o :o :o :o :o :evil: :evil: :evil:

Já agora o mail dele directo é:

[email protected]
Última edição por texuga em sexta fev 04, 2005 5:50 pm, editado 1 vez no total.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Guida__F
Membro Veterano
Mensagens: 1301
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta fev 04, 2005 5:41 pm

Mas assim está a falar pessoalmente com o Senhor e não com a SIC que é a responsável final pelo artigo ao assumir a responsabilidade por publica-lo.

Assim a sua carta deveria ser dirigida à SIC, exigindo-lhe que pegasse nas suas câmaras e que fosse filmar o Filme de Terror descrito pelo Senhor ao Parque das Nações. Pois a ser verdade, o Parque das Nações deveria ser declarada Zona de Calamidade Pública.
Caso a SIC não responda... bem... acho que será caso de fazer uma queixa à Alta Autoridade para a Comunicação Social. Mentir ao Público é crime.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta fev 04, 2005 5:46 pm

Sim Guida_F, eu sei, mas quem escreve a reportagem é também grande responsável pela mesma, senão o principal...
Eu posso ter sido rude e impulsiva, mas ele diz barbaridades na reportagem e na linguagem que usa... :evil: :evil: :evil:

Que nojo, só me apetece desancá-lo à pancada, de preferência com um Caniche para ele ver como dói...
Cabr..... dum raio :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta fev 04, 2005 5:58 pm

Este foi o e-mail que mandei à SIC na altura, hoje re-enviado também para o endereço do "artista":
Ex.mos Senhores,

Lamentável é tudo o que me ocorre dizer, do artigo na sic online da autoria do jornalista António Esteves sobre cães perigosos... não só denota má informação como má formação do autor...

Primeiro, e tendo visitado por diversas vezes o Parque das Nações ao fim de semana, nunca assisti a esse "excerto de terror" ficional que o V. jornalista descreve vivamente; depois e lamentávelmente, nota-se que o sr. António Esteves para além de não conhecer a legislação, nem sequer conhece a diferença entre "potencialmente perigoso" (designação política e sem fundamento técnico que estigmatiza seis raças de cães mais um tipo de cão) e perigoso (animais que efectivamente morderam ou demontraram agressividade incontrolável)... depois cita "entendidos" que não existem e que atribuem uma pressão de uma tonelada a certas raças...

Para esclarecimento e iluminação do vosso "entendido" e "especialista", aqui estão os números divulgados em 2003 pela Universidade da Florida... quanto à pressão de uma tonelada notarão V. Exas que um homem tem, em média, mais força e capacidade de pressão que um cão.

Espécie Potência Kg
Jacaré 1342,6
Hiena 453,59
Leão 426,37
Tubarão da areia 149,68
Cão 56,69
Homem 77,11
Fonte - Journal of Zoology of London - estudo da Universidade da Florida


É lamentável que o SIC, televisão que eu reputava de isenta e com qualidade, venha dar voz a jornalismo sem qualidade em busca, quiçá, de algum sensacionalismo fácil...

Caso tenham alguma dúvida ou necessitem de algum esclarecimento suplementar, disponiblizo-me desde já para o mesmo.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Graça Moura,
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
salma
Membro
Mensagens: 122
Registado: sexta fev 04, 2005 2:47 pm
Localização: Ruca

sexta fev 04, 2005 7:08 pm

eu tambem tenho de dizer que sou da opinião que todos os cães sem excepção andem de trela,pois nunca sabemos o que os vai assustar, isto nao discrimina nenhuma raça.
eu tambem tenho um cao que é super meigo...mas mais vale prevenir
drummondville
Membro Veterano
Mensagens: 839
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Localização: Cães da Raça Pequinês
Contacto:

sexta fev 04, 2005 7:13 pm

casadiscaes o Mail é de se tirar o chapeu. ;)
Vejamos se terão algum tipo de reação ou resposta :| .

Já alguem foi mordido por um Pincher??
Tão pequenino que ele é, tão sensivel, tão delicado... :| [b] e quando morde???[/b]

Bem!!!
Eu adoro cachorros, não tenho nada contra os Pincher, mas já fui mordido por um :lol: . Agarra as canelas com força ao ponto de uma pessoa cair direitinha ao chão.
E as canelas? Bem negras e vermelhas.
Não será este cachorrinho [b] tão pequinino :lol: , delicado :lol: e sensivel :lol: [/b], um cachorro de raça perigosa?

Suponho que haja mais é mentalidades de perigo, isso sim :evil:

Um abraço.
Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Nebulosa
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

sexta fev 04, 2005 7:25 pm

esse cara pelo jeito é um leigo no assunto caninos e falou aquele bolo de bobagem pra aparecer em um jornal coo especialista, extremamente normal, logo ele se ridiculariza.
vc deveria mandar outro e-mail de forma educada pedindo para ele citar alguns canis criadores das raças que ele diz ser assassinas, se esses canis realmente existir, mande um e-mail para eles perguntando se realmente tal pessoas entrevistou eles perguntando sobre isso e etc, se a resposta for sim ponha o nome desses canis, pois provavelmente procuram ter em seu plantel animais desequilibradamente feroz, a ponto de atacar uma pessoa sem que ela tenha feito nada, um canil que fala isso provavelmente procura fazer caes mais bravos possivel, logo sou contra estragar uma raça tão meiga e equilibrada como o rottweiler e o pitbull, até hoje só vi caes considerados inofenciveis atacar alguém sem motivos aparentes e morder até cansar.
Pretendo também madar um e-mail para esse ignorante e veremos se ele não vai mudar de ideia rapidinho.
Como posso dizer isso: bom primeiro lugar sou de um país diferente, isso já toca nos calos, ou vcs ficariam quietos se eu fizesse um comentario idiota dizendo: "isso mostra que os caes criados em portugal não correspondem ao padrão em temperamento pois no padrão diz que o rottweiler tem que ser destemido, TRANQUILO e EQUILIBRADO, e os caes em portugal como dito por ele são animais EXTREMAMENTE PERIGOSOS e que são os TERRORES DAS PRAÇAS PUBLICAS capazes de por nada estraçalhar uma criancinha inocente."
concordo que o que estarei escrevendo não passa de uma monstra mentira pois tenho certeza que os caes de portugal são tão equilibrados como os caes do brasil e de grande qualidade, mas isso só vai ser para ele ver o que a internet é capaz de fazer, ele deve pensar que só os portugueses leem as idiotices que ele escreve, não percebe que o que está escrito ali vai para o mundo todo e que essa mentira pode defamar a criação portuguesa assim como já tentaram defamar a criação brasileira.
ele simplesmente fez algo que eu simplesmente não aceito nem com uma carta do papa implorando para mim aceitar, defamar uma raça sem nem saber do que está falando, sendo que provavelmente nunca teve um animal desses.
Isso é revoltante
IriSha
Mensagens: 8
Registado: sexta fev 04, 2005 7:04 pm
Localização: Cães: YuKi e Mini ;
Gatos: Lei, Elvira, Simão

RIPS: Lynce, Coockye, DeCo, Óscar
Contacto:

sexta fev 04, 2005 8:49 pm

Bem... Eu face a tudo isto, fico à espera para ver, até onde chega a "guerrilha" aberta aos nossos animais, mais civilizados e menos perigosos do que certas pessoas. Sim, porque o potencial perigoso (imaginário) dos nossos adoráveis canideos não é nada comparado com o potencial terrorista do jornalismo deste senhor. Ficamos então, eu e a minha potencialmente perigosa Rotweiller sentadinhas à espera da contraposição e do desenvolvimento deste caso.
:o
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta fev 04, 2005 9:10 pm

Curiosamente li a noticia e não fiquei, não sei bem porquê, minimamente chocado com a mesma.

Para ser sincero, desconheço a situação que se passa no Parque das Nações, mas a realidade é que já me confirmaram, ser verdade, que são muitas as pessoas que vão para lá passear os cães, sem as devidas precauções (trela e açaime).

Obviamente que a noticia é relatada em forma de telenovela ou filme de terror, em que as familias correm assustadas de um lado para o outro, pois o perigo espreita ao virar da esquina, mas.... será que esse perigo não é real ???


Como é óbvio o jornalista em causa, demonstra uma falta de conhecimento profundo sobre o assunto em questão e, pior que a falta de conhecimento, é a falta de senso com que aborda a questão, falando em "toneladas de força de mandibula" e em "esmagamentos imediatos".

Mas sejamos realistas, a culpa não será dos Exmos(as) Srs(as) Donos(as) que, sabendo da situação que se vive relativamente ás raças estigmatizadas, não se acautelam ?

Não existirá por parte destes donos(as) uma irresponsabilidade enorme ?

Pena que só esteja disponivel o email do dito Jornalista, pois eu também gostaria de enviar uns mails a todos aqueles que contribuiem para que a abortóide, seja cada vez mais válida, pelo menos na cabeça de quem a pensou e elaborou.
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

sábado fev 05, 2005 1:15 am

Bom... já agora aproveito e compartilho convosco o mail que igualmente enviei ao senhor. Penso que este já era do conhecimento do Gonçalo... de outras "andanças" ;)

[quote]Exmo. Sr.



Com base na notícia da autoria de V. Exa. constante no site do canal de televisão SIC, datada do passado dia 1 de Fevereiro de 2005, tendo como tema central a questão de “cães perigosos”, venho por este meio manifestar a minha discordância, e até a minha estupefacção, perante alguns dos pontos focados, reveladores de uma impressionante parcialidade e até sensacionalismo que muito me espantam por não serem – até à data – apanágio da linha editorial e orientação jornalística que, quer V. Exa., quer a estação que representa, nos habituaram.

É com tristeza e mesmo indignação que constato que também a SIC recorre ao jornalismo “tablóide” e sensacionalista a que um outro canal televisivo nos tem habituado, como forma de atingir um maior leque de audiências sem, contudo, respeitar um dos princípios básicos – julgo eu – do jornalismo sério, credível e imparcial; o reunir de todos os factos e a confirmação da veracidade dos mesmos.

“(…)São cinco da tarde e há de tudo um pouco: famílias vestidas a rigor para uma saída ao fim-de-semana, pais com bebés no carrinho, cicloturistas em grupo, pais que aproveitam o dia para andar de bicicleta com os miúdos, atletas que correm à beira-rio, cães atrelados aos donos. Cães de todos os tipos e feitios - leia-se raças -, entre eles os temíveis Pit Bull's e Rottweiller's.”

1. V. Exa. inicia (praticamente) o seu artigo com uma generalização de “mau-gosto” relativamente a duas das raças já amplamente estigmatizadas por uma “ignorante”, preconceituosa e infundamentada lei. Já são suficientes as mais estapafúrdias “teorias” que vigoram hoje em dia fomentadas em mitos, no desconhecimento absoluto da opinião pública acerca das raças em questão, para o qual tem contribuído em muito o papel (infeliz) da generalidade da comunicação social portuguesa.
Conforme V. Exa. saberá (quero acreditar que isso, ao menos, terá verificado) a lei vulgarmente conhecida por “Lei das raças perigosas” enumera especificamente 7 raças e/ou cruzamentos destas. A saber:

• American Pitbull Terrier
• American Staffordshire Terrier
• Staffordshire Bull Terrier
• Dogo Argentino
• Cão de Fila Brasileiro
• Rottweiller
• Tosa Inu

Esta lei estigmatiza indevidamente raças, levantando a falsa questão de que a agressividade de um determinado cão está, invariavelmente associado à sua raça, como se de um comportamento unicamente genético se tratasse. Nada mais errado,
Existem, isso sim, cães enquanto indivíduos, independentemente da sua raça, agressivos. Não poucas vezes (senão mesmo todas!) motivadas pelo incentivo e/ou negligência dos donos e responsáveis pelos mesmos. E este é o cerne da questão que a comunicação social teima em não divulgar – provavelmente o impacto junto da opinião pública não será tão relevante. Um cão reflectirá no seu comportamento quer o seu carácter individual quer o comportamento genérico da sua espécie, e a sociabilização/educação a que foi sujeito ao longo do seu desenvolvimento.
Não que se pretenda negar que existem sim, de facto, ataques intoleráveis de cães – sim, eles existem. Mas apure-se quais as suas origens e motivações sem que se tente arranjar “bodes expiatórios” que, em ultima instância, acabam também eles por serem vitimas dessa estigmatização generalizada que actualmente se faz. Apure-se e responsabilize-se os reais responsáveis por tais situações; os donos dos cães agressivos.
É óbvio que, qualquer um destes cães (e outros como os Serra da Estrela, os Mastins, Boxers, Dobermanns, e mesmo Retrievers do Labrador, Terra Nova, etc.) se em mãos irresponsáveis e erradas poderão representar em situações extremas um potencial perigo, quer para o próprio dono e família, quer para outros animais e estranhos.

2. A base de sustentação desta lei, simplesmente não existe. Já não mencionando o facto de o American Pitbull Terrier não ser reconhecido oficialmente como raça, apenas poderia dizer que a lista atinge o cúmulo de incluir algumas raças que são utilizadas, por exemplo, pelas forças de segurança e salvamento de vários países (Rottweiller), raças que vulgarmente são conhecidas por “nanny-dog” (Staffordshire Bull Terrier) devido ao carácter excepcionalmente bom que apresentam com todas as crianças, machos da raça inclusive, e até uma raça (Tosa Inu) de que em Portugal, oficialmente, apenas se tem registo de um (1) exemplar!

“(…)Estamos a falar de cães que com uma única dentada podem destruir um membro em menos de nada. A mandíbula funciona como uma prensa. Dizem os entendidos que a "pressão" pode provocar o efeito de uma tonelada - esmagamento imediato garantido.”

São estas passagens, p.e., do artigo de V. Exa. que levam a qualifica-lo de jornalismo sensacionalista e irresponsável. Quantas pessoas terão lido esta passagem e a tomam como verdadeira?! Há que haver bom-senso!
Que supostos “entendidos” serão estes que V. Exa. cita? Quais as suas credenciais?
V. Exa. se se desse ao trabalho de verificar por exemplo qual a pressão exercida pelas mandíbulas de um animal selvagem de grande porte como, p.e., um Tubarão-Branco, um Crocodilo Australiano, um Leão, ou um Tigre, saberia automaticamente que tal afirmação é descabida, ridícula e sem senso!

“Os Pit Bull's e Rotweiller's, só para referir as raças mais comuns, têm uma força descomunal, ninguém - nem mesmo os donos - conseguirá segurá-los em caso de fúria súbita. Os cães não hesitarão em morder tudo o que encontrarem pela frente de forma impiedosa e destruidora.”

Dependo do dono do animal, o que nos leva novamente para a questão de que a responsabilização deverá ocorrer única e exclusivamente sobre este. Em primeiro lugar, um dono responsável – de qualquer cão, de qualquer raça, porque é o que diz a lei – não passeará na via pública com o seu cão sem este estar devidamente acondicionado por uma trela de comprimento e resistência adequados. Segundo, por dono responsável, entendesse aquele que tem o seu cão minimamente sociabilizado e controlado para prevenir que tais situações ocorram e, na eventualidade de estas ocorrerem, devido ao acondicionamento correcto do cão pela trela e pela correcta “educação”, facilmente dominar o animal em questão. Aqui está – e concordo com V.Exa. – a referir-se a quem nitidamente possuí determinado cão por questões de aceitação/afirmação social e é, claramente, inadequado para possuir um animal com determinadas características. Contudo, volto a frisar, dever-se-á “combater” a facilidade com que tais indivíduos possuem esses animais e não a raça em si.
Se, por um lado, tais elementos contribuem e muito o denegrir da imagem que a opinião pública tem das raças em questão, não é menos real as responsabilidades que a comunicação social também possui nesta matéria como veiculo de desinformação, sensacionalista e que está a tomar uma postura de amplificação de falsas questões ao invés de, como lhe compete, procurar informar, clarificar e divulgar a informação correcta.

Espero, que V. Exa. e/ou a SIC tenham sido sensibilizados para esta problemática e que a curto-prazo faça parte dos vossos planos a publicação de uma peça jornalística credível que ajude, de uma vez por todas, a clarificar os “mitos” que têm sido criados em redor destas (e doutras) raças nos últimos anos. Caso assim o entendam como espero e desejo, facultarei com todo o prazer todos os contactos que possuir (com a devida autorização das pessoas em questão) de pessoas e/ou entidades de créditos firmados e reconhecidos para esclarecimentos relativamente às raças mencionadas.

Sem outro assunto de momento, despeço-me apresentando as mais cordiais saudações,

Sérgio Tavares
[/quote]
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
lil_bull
Membro Veterano
Mensagens: 732
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sábado fev 05, 2005 1:20 am

PauloSantos Escreveu: Curiosamente li a noticia e não fiquei, não sei bem porquê, minimamente chocado com a mesma.

Mas sejamos realistas, a culpa não será dos Exmos(as) Srs(as) Donos(as) que, sabendo da situação que se vive relativamente ás raças estigmatizadas, não se acautelam ?

Não existirá por parte destes donos(as) uma irresponsabilidade enorme ?
o problema é que as noticias atingem todos e não so essa minoria que voce chama donos, estes não passam de uma minoria e estar a penalizar todos por causa de uma minoria dizendo que a culpa é dos donos nao passa de generalisar não?
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sábado fev 05, 2005 7:00 am

Como sabem, neste assunto eu estou em desacordo.

Quem pensa que é "portando-se bem" que vão calar este tipo de "jornalismo" está extermamente enganado.
Tal como o pit bull, uma vez que cerraram os dentes sobre uma vitíma não vão largar...

É obrigação de um jornalista investigar e informar com verdade o público.
Esta criatura com as suas frases de choque não informa, não se informou, não quer saber da verdade.
Quer chocar e escandalizar.

Se pudesse fazia artigos semelhantes sobre os negros e os chineses.
Tudo com o maior nível...

Ainda por cima está desactualizado.
Neste momento há vários movimentos que procuram acabar com as leis dos "cães perigosos" devido ao número de injustiças flagrantres que têm acontecido por essa Europa fora.
Mas este senhor continua nos anos sessenta, que é que se há-de fazer ?

É mais um sinal do nosso subdesenvolvimento cultural que se vê a vários níveis.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sábado fev 05, 2005 10:15 am

lil_bull Escreveu: o problema é que as noticias atingem todos e não so essa minoria que voce chama donos, estes não passam de uma minoria e estar a penalizar todos por causa de uma minoria dizendo que a culpa é dos donos nao passa de generalisar não?
Tem mesmo a certeza que é uma minoria ?

Desculpe-me a a mim parece-me que não. A minoria são aqueles donos das raças ditas potencialmente perigosas, que tentam a todo o custo evitar situações deste tipo.

Quer você acredite ou não, na zona onde eu moro, existem diversos Rottweilers e aquilo que vejo dos seus donos quando passeiam os seus cães, é uma falta de responsabilidade e de educação tremendas, quer pelos seus animais, pois são eles que irão sofrer a consequência da irresponsabilidade, quer por outras pessoas.

Aqui há umas duas semanas atrás, estava eu no café e entrou um individuo pelo café dentro acompanhado do seu Rott (solto).
O cão era extremamente educado sentando-se junto ás pernas do dono e não saindo do seu lugar, mas....

Independentemente da educação do cão, as pessoas que estavam no café não podem ser obrigadas a partilhar o seu espaço com o cão, e estão no seu direito.

Portando, quando se fala em minorias, fala-se de donos responsáveis e disso eu não tenho absolutamente dúvidas nenhumas.

É curioso que eu tenha 3 Rotts, sendo que 2 deles vieram de uma situação complicada, no entanto até hoje, NUNCA tive problemas causados pelos meus cães, mas já tive que, quase fugir, para que eles não fossem "atacados" por tudo o que é cão e que anda à solta.
Última edição por PauloSantos em sábado fev 05, 2005 10:18 am, editado 1 vez no total.
RMarques
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sábado fev 05, 2005 10:15 am

Eu a este senhor enviei o texto "Carta de um Rottweiler" ;)
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
salma
Membro
Mensagens: 122
Registado: sexta fev 04, 2005 2:47 pm
Localização: Ruca

sábado fev 05, 2005 3:26 pm

sim é verdade que na maioria dos casos a culpa dos acidentes é dos donos, pois se os nossos cachorros andarem com a trela teremos mais possibilidades de evitar acidentes,eu entendo que os animais se sintam melhor andando soltos e nos temos confiança neles mas o resto das pessoas nao,porque nao os conhecem e nos mesmo sabemos que os nossos cachorros podem ter atitudes imprevissiveis
Responder

Voltar para “Cães”