Que tal a raça do seu cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

terça out 22, 2002 4:24 pm

Olá a todos

Esta é uma questão de difícil resposta. Quando me perguntam que raça escolheria em vez da whippet, respondo sempre: ou a whippet ou mais nenhuma.
Pois é, normalmente, na defesa intransigente de uma determinada raça, estão envolvidos factores de ordem afectiva fortíssimos que se sobrepõem a uma análise fria e imparcial daquilo que é mesmo a própria raça.

Será que aquele conjunto de características que definem uma determinada raça corresponde efectivamente àquilo que as pessoas esperam ou esperavam?
Em muitos casos essas características vão-se conhecendo à medida que o cão cresce. Por vezes a escolha desta ou daquela raça é feita um pouco ao acaso. Eles quando pequeninos são tão queridos... e catrapuz! Não se resiste àquelas coisinhas tão fofas. Noutros casos é por moda. Ou porque apareceram naquele anúncio da televisão ou naquele filme... ou ainda porque são bonitos, ou dão na vista, ou são dominantes, ou são mais imponentes do que os outros. Ou são raros... Enfim. Por vezes a escolha da marca do cão, perdão, da raça do cão, é regida pelo mesmo princípio da preferência por esta ou aquela marca de carro. Aqui quase que se poderia aplicar esta expressão: “diz-me que cão tens e dir-te-ei quem és.

Há muitos casos em que existe um total desajustamento entre as características do cão e o temperamento das pessoas. Mas quando estas dão conta já é tarde. Depois, ou carregam com o fardo (a gente gosta muito do cão, mas é uma chatice...) ou, pior ainda, descarregam o fardo e lá vai mais um para o abandono.

Muitos dos participantes deste fórum terão escolhido uma determinada raça de forma assumida, isto é, com perfeito conhecimento de causa e não gostam-por-gostar do seu cão (do tipo: gosto, porque sim). Esse “gosto” pelo cão vem é confirmar e consolidar essa preferência. Para eles a questão deste tópico, provavelmente, não faz qualquer sentido.
No entanto, parte-se do princípio de que muitos dos participantes deste mesmo fórum, de uma forma geral, gostam muito mais dos seus animais do que propriamente por eles apresentarem estas ou aquelas características. Por isso esta questão é de difícil resposta. Creio que será mais fácil responder quem tiver mais do que uma raça, inclusive SRDs, pela possibilidade de comparação. De qualquer modo, faça um esforço e tente ser imparcial. Será que o conjunto de características do (s) seu (s) cão (es) corresponde mesmo àquilo que para si significa o cão ideal?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bulkathos
Membro
Mensagens: 144
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Localização: 1 Pit Bull
Contacto:

terça out 22, 2002 4:54 pm

eu sempre fui amante de molossus e afins e tenho bem uma lista defenida por ordem dos cães que gosto sei as razões pelas quais gostoe se repararem no que vou listar vão reparar num casa estranho:
!º-American Pit Bull Terrier
2º-Ddogue Argentino
3º-Cane Corso
4-Bull Terrier
5º- Bulldogue Americano
6º-American Staffordshire Terrier (notam onde está o estranho; o amstaff que é preticamente igual ao meu preferido o pit vêm só em 6º)
7º-Stafforshire Bull Terrier
8º-Rottweiller
9º-Presa Canário
10º-Pastor Alemão

em que se baseia esta lista e esta ordem, bem desde já o temperamento do cão e o carácter em 1º lugar, e nesse campo há grandes diferenças entra Pit e amstaff mais q o que se pensa... 2º morfologia o aspecto do cão, confesso que gosto de cães possantes e grandes (sem o exagero de altura do grand danois) e ai há mais diferenças entre o Pit e o amstaff tb aqui mais que o que se pensa...

Mas agora reparam que eu tenho um spitz alemão que não se enquandra nada aqui (eheh foi oferta não ia recusar)
decidi-me primeiro por ter pastores alemães pq dentro destas raças penso que é a de mais facil controle e como tal melhor para nos iniciarmos nesta vida, e só recentemente apesar de já o desejar à 7 anos, adquiri a minha raça favorita pois tive consciência que só este ano tinha condições monetárias e de tempo e paciência que estes cães precisam...

Mas digo desde já se podesse tinha 1 exemplar de cada uma destas raças que referi apenas sei que não é possivel e por isso escolhie estas com muita consciência.
Misha
Membro
Mensagens: 113
Registado: quarta dez 12, 2001 10:29 am
Localização: Cadelas Pinscher/Chihuahua
Contacto:

terça out 22, 2002 5:25 pm

Olá!

Eu adotei o Pinscher Miniatura para a minha raça de cães preferida.
Foi assim: ganhei uma Pinscher Miniatura marrom, em 1988, de um tio, e me apaixonei pela cadela, e pela raça.
Desde então, só tenho Pinschers. (Opa, é verdade, tenho, atualmente, uma cadela que me foi vendida como Pinscher, mas que na verdade é mestiça de Pinscher com Chihuahua. Mas tenho uma outra Pinscher legítima).
O Pinscher é um cão inteligente, resistente, de fácil manuseio, fidelíssimo ao dono, é ótimo cão de alarme, e muito cheio de energia (põe energia nisso!!!!!!!!!).
Em contrapartida, costumam ser bem barulhentos e podem tornar-se ariscos, principalmente com outros cães. Mas são ótimos companheiros, e "amam" seu dono acima de todas as coisas, hehehe! Não trocam a companhia de seu "humano" por NADA neste mundo!
Com relação a corresponder às expectativas e ao ajustamento do tipo do cão ao temperamento do dono, posso dizer que aquelas criaturinhas elétricas e dinâmicas que são os Pinschers têm MESMO tudo a ver comigo, hehehe!
Ah, eles cabem em qualquer cantinho, e comem bem pouquinho, hehehe!

Bem, é isso. Não sei se existe o "Cão ideal". Mas sei que o cão do meu coração, pelo seu dinamismo, praticidade, e simplicidade é o Pinscher Miniatura.

Um abraço,
Andrea



Imagem
margarido
Membro
Mensagens: 92
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

terça out 22, 2002 6:03 pm

A minha raça de eleição é o Collie, por ser uma raça bonita, de um ponto de vista meramente estético, e, além disso são cães com um temperamento que me agrada, são animais calmos, não destruidores, enfim, com uma "maneira de ser" que combina comigo.
Admito, que o facto de ter sido o primeiro cão que tive e de que gostei muito, teve com certeza influência, dizem que não há amor como o primeiro. Se gostei muito do meu cão, é natural que procure outro o mais igual possível, na esperança de, de certa maneira, recuperar o que perdi (não quero dizer que dentro da mesma raça são todos iguais, porque cada um tem a sua "personalidade").
Claro que pelo facto de se ter um cão de determinada raça, leva-nos a querer saber mais sobre essa raça, e pelo facto de estar mais informado gostamos mais, sabemos distinguir um bom de um menos bom exemplar, etc.. Tudo isso pesa.
Pelo facto de gostar muito de Collies, não excluo outras raças, gosto especialmente do Terranova, do Serra da Estrela, do Bouvier de Flandres, do Rafeiro do Alentejo, do Pastor dr Brie, e tantos outros.
Para concluir, penso que a escolha de um cão deve ter em conta não só a aparência, mas sobretudo o temperamento do animal. Uma vez que é um companheiro para viver conosco, é bom que nos demos bem.
Cumprimentos para todos
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

terça out 22, 2002 6:49 pm

Olá!

O primeiro cão que eu tive foi um Cocker Spaniel Inglês e na altura ( tinha eu 5 anos ), foi por mero acaso que os meus pais optaram por aquela raça e não outra, no entanto, este cão marcou-me de tal forma que tenho esta raça como uma das minhas preferidas. Existem outras raças que me agradam bastante, mas que ainda não tive possibilidade de ter como os Golden Retrivers, os Labradores e os Basset Hound.
Actualmente, tenho um SRD com 3 anos que me ofereceram e que aceitei de imediato. Se me perguntarem se é o "meu" cão ideal, tenho de ser sincero e dizer que não é.... É completamente eléctrico, ladra um bocadinho demais; que são características que não têm a ver comigo pois eu sou pacato, gosto de algum sossego,etc... mas é o MEU CÃO e tanto tem coisas "piores", como logo a seguir faz coisas que me deixam bastante contente e se tornam motivo de orgulho. Devo dizer também que apesar de doido, o "Bono" tem coisas que eu nunca irei esquecer e que pelo facto de ser muito dependente de mim ainda mais falta me fará quando um dia deixar de estar comigo. Os cães, sejam eles quais forem são sempre especiais para aqueles que os amam.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça out 22, 2002 6:55 pm

os meus dois sem raça são um espectáculo, cada um pelas suas razões. não os escolhi, mas também não os dispenso.
anjaazul
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça out 22, 2002 7:07 pm

Ohh... como eu te percebo!

Imagem

Imagem
Misha Escreveu: Olá!

Eu adotei o Pinscher Miniatura para a minha raça de cães preferida.
Foi assim: ganhei uma Pinscher Miniatura marrom, em 1988, de um tio, e me apaixonei pela cadela, e pela raça.
Desde então, só tenho Pinschers. (Opa, é verdade, tenho, atualmente, uma cadela que me foi vendida como Pinscher, mas que na verdade é mestiça de Pinscher com Chihuahua. Mas tenho uma outra Pinscher legítima).
O Pinscher é um cão inteligente, resistente, de fácil manuseio, fidelíssimo ao dono, é ótimo cão de alarme, e muito cheio de energia (põe energia nisso!!!!!!!!!).
Em contrapartida, costumam ser bem barulhentos e podem tornar-se ariscos, principalmente com outros cães. Mas são ótimos companheiros, e "amam" seu dono acima de todas as coisas, hehehe! Não trocam a companhia de seu "humano" por NADA neste mundo!
Com relação a corresponder às expectativas e ao ajustamento do tipo do cão ao temperamento do dono, posso dizer que aquelas criaturinhas elétricas e dinâmicas que são os Pinschers têm MESMO tudo a ver comigo, hehehe!
Ah, eles cabem em qualquer cantinho, e comem bem pouquinho, hehehe!

Bem, é isso. Não sei se existe o "Cão ideal". Mas sei que o cão do meu coração, pelo seu dinamismo, praticidade, e simplicidade é o Pinscher Miniatura.

Um abraço,
Andrea



Imagem
[/img]
Misha
Membro
Mensagens: 113
Registado: quarta dez 12, 2001 10:29 am
Localização: Cadelas Pinscher/Chihuahua
Contacto:

terça out 22, 2002 11:28 pm

Olá, Kroz,

He he he......... o Spot está muito lindo. Maravilhoso!
(Ah, e aquele creme dental que o Spot carrega não me é estranho......... tenho aqui um igualzinho que o Paulo C. trouxe, quando veio da última vez. Só que aqui chama-se "Colgate Herbal").

Bem, voltando aos cães, eu me esqueci de contar que as minhas duas pequeninas costumam me acompanhar em caminhadas muito longas. Tem dias que andamos duas horas, e quem diz que elas se cansam? Não se cansam não....... ah, isso são Pinschers........ energia inesgotável.

Um abraço,
Andrea



Imagem


Imagem
Inetec
Membro
Mensagens: 147
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm
Localização: 2 cães - Dogue Alemão e SRD

terça out 22, 2002 11:57 pm

Esta questão do "cão ideal" é de facto de difícil resposta, contendo, na minha opinião algo de utópico. Penso que se podem considerar cães ideais se o fizermos em relação a contextos e objectivos específicos. O cão de guarda ideal, o cão pastor ideal, o cão de buscas ideal... mas quanto ao cão "de companhia ideal" torna-se bem mais difícil... Isto porque o que características queremos que o nosso cão "de companhia" possua? E que é isso de cão de companhia? É que a categoria profissional de cão de companhia apresenta um descritivo de funções considerável :lol: Assim, queremos de facto um companheiro que possua idealmente todas as características que consideramos positivas de todas as raças, isto porque todas as raças têm qualidades e defeitos... depende do que valorizamos.
A escolha criteriosa da raça ajuda mas não é garantia de sucesso, existe a personalidade individual... e às vezes o cão que há 1ª vista parecia inadequado torna-se o companheiro ideal e vice-versa.
No meu caso, o cão que descobri ser o companheiro ideal é o Dogue Alemão, objectivamente não é fácil descrever as razões mas tentando: é um cão calmo (ao contrário do que pensava, atribuia essa característica ao S.Bernardo e não o é de todo), é extremamente fácil de educar porque gosta de agradar, anda perfeitamente dentro de casa sem derrubar nada, é humanodependente e não larga o dono andando sempre atrás dele pela casa toda, tem excelente audição sem contudo ladrar ao primeiro barulho, tem um grande sentido de territorialidade o que faz dele um cão de guarda da casa nato... enfim... um sem nº de características que considero positivas. Muitos achariam aborrecido ter um cão enorme a seguir-nos para todo lado e que reclamasse muita atenção... são gostos ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
Inetec
Membro
Mensagens: 147
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm
Localização: 2 cães - Dogue Alemão e SRD

quarta out 23, 2002 12:10 am

Esqueci-me de mencionar que o que considero companheiro ideal, neste caso, se resume a uma selecção feita em relação a outros que tive, tenho e conheço. Possivelmente existirão outros cães que poderia considerar "mais ideias". Neste momento estou feliz com este companheiro que considero que satisfaz mais as minhas expectativas, mas todas as rosas têm os seus espinhitos :lol: :lol: Não há mesmo regra sem excepção por isso nada é 100% perfeito, eu também não sou por isso o cão ideal para mim também não pode ser ou pode??? :? :lol: :lol:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quarta out 23, 2002 12:17 am

inetec escreveu
Muitos achariam aborrecido ter um cão enorme a seguir-nos para todo lado e que reclamasse muita atenção... são gostos
pois, essa é de facto a pior "qualidade" do meu cão. aquele anda-me literalmente atrás dos calcanhares. não é raro ficar descalçalol: :lol: :lol: :lol: e estou à espera de um dia destes dar um tombo das escadas por culpa do "mastodontezinho":lol: :lol: :lol: :lol:


anjaazul
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta out 23, 2002 7:29 am

Eu escolhi o meu cão por um misto de escolha pensada e pura sorte.
Para mim a maneira de ser (leia-se comportamento previsível) do cão era o factor essencial.Há coisas que detesto - ladrar muito, ser eléctrico,pe.
Gosto de cães calmos e obidientes (não sou nada dominadora, prefiro um cão que me queira agradar sem eu ter que ser autoritária).
Depois adoptei o Calvin (porque, na altura, o Labrador já constava na minha lista de possíveis) e saiu-me o cão perfeito.
Depois do meu grande desgosto (quando tive de o devolver aos seus legitimos donos) adquiri uma cadelinha labrador.
Não estou nada arrependida. À medida que cresce (eu não sou fã de cachorrinhos) cada vez é mais aquilo que nós desejámos.
Sempre aconselho as pessoas a terem cuidado na adopção/aquisição de um cão.De certa forma é como a adopção de uma criança.Temos condições para o animal ? E, mais importante, adapta-se à nossa vida e aos nossos hábitos ? Será feliz conosco ? Seremos felizes com ele ?
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

quarta out 23, 2002 8:29 am

Eu sempre me lembro de ter cães e gatos , de várias raças e SRD.
Neste momento tenho três, de raças distintas: O Oscaar (Dogue Alemão),
O Luso e a Luna ( Cão de Água português e Welsh Terrier, que ficaram na casa dos meus pais quando eu casei, pois estavam habituados a um grande espaço no jardim e eu fui morar para um apartamento)
Dos três identifico-me muito mais com o Oscaar, apesar de só estar com ele há 8 meses.
Apesar de todo o seu tamanho ( pois com 10 meses já vai com 76 Kilinhos.....) e um cão extremamente calmo,meigo, paciente e respeitador ( a não ser quando lhe dá as maluqueiras próprias da idade)
Estou de tal forma apaixonada por esta raça que estou a pensar seriamente em ir buscar uma cadelinha para lhe fazer companhia!!!!!!!!
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quarta out 23, 2002 11:29 am

Bom dia a todos,

Pois é, esta é uma pergunta terrivelmente dificil!?!

Sinceramente, penso que ainda não consegui ter o cão ideal. Mas atenção, não quero dizer com isto que não amo todos os meus cães, muito pelo contrário, já não me vejo de modo algum sem eles 8) .
No entanto, também tenho consciência que ainda é prematuro para falar sobre isso, dado que, dois deles apenas têm um ano e ainda fazem muitos disparates que por vezes muito me desagradam :?

A Laika tem doze anos e foi-me oferecida pelo meu pai, numa altura em que eu já não me calava, e só queria ter um cão, pois desde pequena que sou louca por estes animais. A Laika é uma SRD, cruzada de pinscher com chihuahua e é a alegria e energia em forma de cão; é impressionamte que com a idade que tem, ainda brinca como se de um cachorrinho se tratasse. Todavia, para meu gosto pessoal ladra demais, tornando-se muitas vezes insopurtável e irritante. Não posso receber ninguém lá em casa, sem que antes não oiça 15 minutos de sinfonia. Quanto ao resto é uma excelente companhia e tenho a certeza que não me trocava por nada deste mundo ;)

O Berg (setter irlandês), sempre foi a raça que idolatrei, não só pela sua beleza, como pelo seu caracter amigo de todos e desportista. Contudo, o fulaninho é desportista demais, é teimoso demais, é distraído demais, é um pouco porcalhão (só agora começa a melhorar), e se me descuido, tenho ali um cão que poderá tornar-se independente. Como já referi anteriormente, talvez seja um pouco cedo para falar, pois esta raça só se faz aldulta mais tarde. Atenção, não me arrependo minimamente de o ter adquirido; até porque 'infelizmente', já é o segundo que tenho, e se fosse hoje tornava a optar por esta raça, que para além dos "defeitos" que lhe atribuí, é claro que as virtudes também existem e agradam-me imenso: é uma raça muito meiga, inteligente, viva e acima de tudo bem disposta. :lol:
No fundo, adoro, adoro, adoro, mas tenho a consciência que daqui a 15/20 anos (longevidade do setter) não vou adquirir outro, porque nessa altura as minhas capacidades físicas e psicológicas, já não estarão nas melhores condições para criar, educar e acompanhar um cão com estas características. Enfim, se calhar daqui a uns tempos (anos), estou a arrepender-me amargamente do que estou para aqui a dizer - assim espero ;) .

A Sasha (boxer), é um misto de doçura (qb) com energia acomulada: brincalhona, meiga, eléctrica, guarda, protectora, obediente quando lhe dá na gana (ok, não me posso queixar), desportista (não tanto como o Berg, graças a Deus), e muito, muito bruta. É o animal mais completo lá de casa. Mas tem um defeito terrível - é muito porcalhona.... :(
Uma característica que não aprecio nela, é o facto de ser arisca para outros cães, muitas vezes sem motivo (bem, ela lá sabe :roll: ). Tal como o Berg, penso que ainda é cedo para falar; a ver vamos, o tempo o dirá.

Se tivesse possibilidades, adorava ter um Dogue Alemão, até para contrabalançar a energia dos outros, com a calma desta raça.

Sempre que penso no assunto, tenho uma enorme inclinação para raças desportistas - na maior parte cães de caça. No entanto, julgo que um cão calmo iria fazer-me bem ;). (mas, como o meu namorado diz - tu gostas de "sofrer" e não há nada a fazer...)

No fundo, eu acho que queria ter todos :D .

Não há cães perfeitos, muito menos pessoas perfeitas :!: :!:

Saudações,

Filipa
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta out 23, 2002 11:47 am

No meu caso, o cão que descobri ser o companheiro ideal é o Dogue Alemão, objectivamente não é fácil descrever as razões mas tentando: é um cão calmo (ao contrário do que pensava, atribuia essa característica ao S.Bernardo e não o é de todo), é extremamente fácil de educar porque gosta de agradar, anda perfeitamente dentro de casa sem derrubar nada, é humanodependente e não larga o dono andando sempre atrás dele pela casa toda, tem excelente audição sem contudo ladrar ao primeiro barulho, tem um grande sentido de territorialidade o que faz dele um cão de guarda da casa nato... enfim... um sem nº de características que considero positivas. Muitos achariam aborrecido ter um cão enorme a seguir-nos para todo lado e que reclamasse muita atenção... são gostos


Ai como eu os compreendo...
Responder

Voltar para “Cães”