Gatos Persa!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Meelkart
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 8:40 pm

terça fev 08, 2005 1:53 pm

Olá! eu adoro gatos em especial os persas. Tenho um Persa azul e um branco que estão disponíveis e anciosos para acasalar . Se alguma gatinha estiver interessada é só dizer? :p : :D :lol:
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça fev 08, 2005 2:46 pm

As minhas fêmeas só cruzam com os meus machos, e os meus machos só cruzam com as minhas fêmeas. Sabe quais são os perigos dos seus gatos cruzarem com fêmeas que não conhece? Sabe que pode estar a colocar em risco a saúde do seus animais?
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça fev 08, 2005 4:21 pm

uaimori: mas nunca isere novos fundos genéticos na sua criação?
uaimori
Membro Veterano

terça fev 08, 2005 4:49 pm

Laxydeus, não entendi o que quis dizer.Não percebi como tirou essas conclusões do que eu escrevi. O que é que o facto de cruzar fora tem a ver com nova genética, não percebi...
Para inserir nova genética compro uma gata ou gato que eu gosto, não vou cruzar fora. Pois se recebo novas genética também dou e quem é que disse que estou interessada em dar ? Não sei se está a tirar ou a fazer comparações com os cães, mas nos gatos deverá ser assim, há doenças transmissíveis, não detectaveis a olho nú
Meelkart
Membro

quarta fev 09, 2005 12:29 am

:evil: uaimori desculpe eu escrevi uma msg a perguntar se havia alguem interessado a cruzar a suas gatas persas com os meus gatos.
A selecção de escolha depois faço-a eu,e nao para receber lições de moral!cada um é feliz como quer e cuida de si e dos seus animais como quer gosta e bem intende. :o
uaimori
Membro Veterano

quarta fev 09, 2005 10:52 am

Meelkart, não pretendi dar-lhe nenhuma lição de moral,. Se reparar a resposta para si foi a primeira e, aí limitei-me a dar-lhe uma opinião e a alertá-lo para uma situação, que realmente é verdade. As piores doenças que há nos gatos, podem ser transmitidas aí, durante o cruzamento, e são mortais. Quando eu disse que só cruzava os meus gatos em casa, queria-lhe dizer que uma solução era ter uma ou duas fêmeas. De qualquer forma, era uma opinião, que é para isso que serve o fórum. Se porventura não quer que deem opiniões não era aqui que devia ter posto o tópico, havendo locais próprios dentro da arca para os colocar, que são os classificados, pois é aí que se colocam os acasalamentos de animais.
A segunda resposta foi para a Laxydeus, não foi para Meelkart, ela colocou-me uma pergunta directa a que eu respondi. Penso que o tópico é para um grupo de pessoas trocarem opiniões e não é só destinado a responderem-lhe a si.
Não entendo porque é que interpretou o tópico que eu escrevi pela negativa e não pela positiva, pois era esse o objectivo, alertá-lo e não uma lição de moral... Porque é que o entendeu dessa forma?
:D :D :D :D
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta fev 09, 2005 3:22 pm

Sempre que se fala em produção de gatos, dá nisto. Tomem calma, penso que foi tudo devido a más-interpretações. ;) :D

Já que estamos no tópico, gostaria de falar tb no meu caso. Eu, também, pretendo cruzar a minha gata mas já ouvi falar tanto das doenças que se podem transmitir, doenças essas que vão muito para além daquelas que podem ser detectadas nos testes de rotina, que estou quase decidida a comprar-lhe um marido. Sou uma autêntica mãe galinha e não quero correr riscos desnecessários com ela.

Digo quase porque ainda não convenci o meu marido que ainda mal se habituou à primeira bola de pêlo. ;)
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

quarta fev 09, 2005 3:41 pm

Já agora, cá vai mais uma colherada. Eu tenho duas e também gostaria de as cruzar um dia. Mas como vivo num apartamento parece-me muito complicado ter "namorados". Penso que se o gato escolhido for da mais absoluta confiança, com todos os testes feitos, não haverá problema, certo? Parece-me mal quando se vem pedir "namorados" sem se saber o que pode sair na rifa. Eu também não arrisco NADA com a saúde das minhas meninas.
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta fev 09, 2005 3:57 pm

produção de gatos
Que horror! Quis dizer reprodução, claro.

Também não me era nada conveniente arranjar outro gato mas estou cada vez mais convencida que será a escolha mais acertada. Por mais que cada dono diga do seu gato, só sei em que condições está a minha. Só mesmo se fosse alguém de confiança cuja casa frequentasse mas como não conheço ninguém, não estou disposta a arriscar.

Boa sorte com as suas gatas Isabel :D
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

quarta fev 09, 2005 4:05 pm

Devo acrescentar que ainda não é certo que as vá cruzar, e se sim ainda vai demorar uns tempos valentes porque ainda são bebés ;)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 09, 2005 8:38 pm

uaimori Escreveu: As minhas fêmeas só cruzam com os meus machos, e os meus machos só cruzam com as minhas fêmeas.
...
Bem, mas na época passada teve gatinhos resultantes da cruza com o Delirium Atila (prop. Catshire) que por sua vez acasalou com mais gatas de outros gatis, não é verdade? Não quer aproveitar para falar das normas que se devem seguir quando a opção é o beneficiamento com um gato de outro gatil?
Maria João
uaimori
Membro Veterano

quarta fev 09, 2005 9:24 pm

Bem Mjoãomarques, não sabia que estava tão bem informada do histórial das minhas cruzas, olhe eu não estou das suas...
Normalmente não gosto que me mandem em mim, dou as explicações que entendo, ou que penso que podem ajudar alguém de alguma forma, ,mas em vez de sugerir que eu dê a explicação, poderá dá-la a Mª João pois também é criadora, ...pelo que sei, e pela forma como falou sabe essas vantagens e desvantagens,... portanto avance e explique.
De qualquer forma como gostou de colocar aqui uma informação que tem um objectivo que é fácil de perceber... aqui vai a explicação.
Eu e a Ana Búgio somos muito amigas eu frequento a casa e ela a minha, sei muito bem como estão os gatos dela.
Como viu no outro post o meu macho morreu, adquiri outro que só cruza quando lhe apetece, o que é raro e adquiri outro á Ana e, foi nessa altura enquanto o macho que cruzava e não, que eu cruzei 3 gatas minhas com o gato da Ana
De qualquer forma o Átila que eu saiba cruzou com 3 gatas nos seus nove anos de vida e a todas conhecia . Uma foi a gata da Cristina Maya a Fiona que saiu do gatil Catshire e foi a primeira vez que cruzou. Outra foi uma gata do meu gatil que tem uma amiga minha e, de que já falei noutro post e que também foi a primeira vez que cruzou.
a outra gata foi de uma amiga da Ana que ela conhece e que lhe deu as garantias que ela pediu e que só cruza com o Átila
Portanto MJoão não sabe tudo só sabe uma parte e no que me diz respeito também não lhe vou dizer mais nada pois se houve beneficiamento para a Ana ou para mim só a nós duas diz respeito e ambas estivemos de acordo, foi porque convinha ás duas não é verdade?
Por outro lado o meu macho cruzando, como já é o caso continuo a dizer
que só cruza com as minhas fêmeas e estas com o meu macho. As excepções não são a regra e quando as há pode ter a certeza que são muito conscientes do que faço e como o faço e, não é pela Internet, é com pessoas em quem eu tenho muita confiança e, na forma como estão os animais. Como vê o Átila não cruzou imensas gatas, como poderá transparecer do seu post, de qualquer forma já não cruza mais nem as da Ana, pois está diabético....
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 09, 2005 10:48 pm

A Uaimori interpretou mal o meu post. Quando escrevi a minha mensagem foi sem quaisquer segundas intenções. E se sugeri que fosse a Helena a explicar as normas foi porque acho que o faria muito melhor do que eu. Primeiro porque tem muito mais experiência, depois, porque tem conseguido o objectivo de conseguir exemplares sempre melhores, enquanto que eu, só agora, estou a fazê-lo conscientemente. É por isso que nunca me intitulei de criadora, embora de vez em quando (2 em 2 anos) tenha uma ou duas ninhadas.

Quanto a conhecer bem as suas ninhadas, claro que conheço! Tal como conheço as do Catshire, Dolce Vita, Aquarelle, e tantos outros gatis. Tive que tentar saber o máximo sobre as várias linhagens para poder escolher o melhor macho para as minhas gatas. Infelizmente não tive sorte com a primeira nem com a segunda tentativa, quando me preocupei somente com o fenotipo do gato. Espero ter acertado agora, ao conjugar beleza e saúde! Mas a D. Helena sabe bem disto pois já trocamos impressões várias vezes! Tal como troquei impressões com a D. Ana Bugio, com a D. Júlia e muitos outros criadores. E só tenho a agradecer o muito que aprendi com estas trocas de impressões.

Quanto ao tópico em si, o que tenho a dizer é o seguinte:
Não aconselho cruzamentos com gatos de outros gatis. No entanto, se por uma razão extraordinária o fizesse, teria que ser com um animal de um gatil em que eu tivesse toda a confiança e só depois de ter seguido todos os exames que os meus gatos fazem antes da cruza, ou seja, hemograma (e por vezes, ecografia à gata) para ver se tudo está bem, despistes de FIV, FELV, PIF e PKD e Certificado de Saúde. Sei que muitos criadores me acham exagerada, exigente demais, mas para mim, não basta saber que os futuros progenitores nunca tenham apresentado sinais de doença. Eu necessito sempre de um comprovativo. Só assim me sinto segura ao deixar acontecer a cruza. E depois acho muito importante poder disponibilizar gatinhos com todos estes cuidados, em primeiro lugar porque o comprador tem uma garantia do que compra e em segundo lugar porque ao tomar conhecimento de todos estes cuidados aprende a valorizar mais o animal que acabou de comprar e ao mesmo tempo aprende também a ser mais exigente numa futura compra o que vai fazer com que mais e mais criadores tenham os mesmos cuidados.
Maria João
Meelkart
Membro

quinta fev 10, 2005 2:06 am

Uaimori, antes demais quero dizer-lhe que adoro os meus gatinhos e que nunca faria nada que os pudesse prejudicar até porque sigo rigorosamente os conselhos da minha irmã que é veterinária. Já tenho gatos em casa desde que nasci rafeiros e de raça também e já fiz muitos cruzamentos e ainda não me morreu nenhum gato devido a doenças contraídas durante os acasalamentos. Já fiz um cruzamento entre persas com uma gatinha minha que morreu( devido a 1 ataque cardíaco e não uma doença contraída em acasalamentos). Mas tive o cuidado de me informar muito bem sobre os macho em questão, e tive gatinhos lindos . Ah! relativamente à questão dos classificados já tinha colocado lá o anúncio do acasalamento ,antes de o colocar no fórum mas acho que também tenho o direito a colocar no fórum o que eu quiser e bem entender e depois só responde e lê quem quiser além do mais perguntei se havia gatas interessadas em "namorar" com os meus gatinhos e não se fazia bem ou mal. Ok! a impressão com que eu fiquei ao ver a sua resposta é que se tratava mais de uma repreensão do que um conselho. Eu adoro os meus gatinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

[quote=uaimori]
Meelkart, não pretendi dar-lhe nenhuma lição de moral,. Se reparar a resposta para si foi a primeira e, aí limitei-me a dar-lhe uma opinião e a alertá-lo para uma situação, que realmente é verdade. As piores doenças que há nos gatos, podem ser transmitidas aí, durante o cruzamento, e são mortais. Quando eu disse que só cruzava os meus gatos em casa, queria-lhe dizer que uma solução era ter uma ou duas fêmeas. De qualquer forma, era uma opinião, que é para isso que serve o fórum. Se porventura não quer que deem opiniões não era aqui que devia ter posto o tópico, havendo locais próprios dentro da arca para os colocar, que são os classificados, pois é aí que se colocam os acasalamentos de animais.
A segunda resposta foi para a Laxydeus, não foi para Meelkart, ela colocou-me uma pergunta directa a que eu respondi. Penso que o tópico é para um grupo de pessoas trocarem opiniões e não é só destinado a responderem-lhe a si.
Não entendo porque é que interpretou o tópico que eu escrevi pela negativa e não pela positiva, pois era esse o objectivo, alertá-lo e não uma lição de moral... Porque é que o entendeu dessa forma?
:D :D :D :D
[/quote] :lol: :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 10, 2005 11:21 am

mjoaomarques Escreveu: A Uaimori interpretou mal o meu post. Quando escrevi a minha mensagem foi sem quaisquer segundas intenções.
Bom dia.

Sem me querer intrometer numa "discussão" entre criadoras... e até porque a escrita tem destas coisas...as más interpretações...é por isso que eu utilizo, imenso, os icones de expressão a fim de darem uma expressividade à escrita para ajudar a NÃO haver más interpretações... ;) .

Já percebi que foi sem intenção, segundo afirma, que a Maria João escreveu :
Bem, mas na época passada teve gatinhos resultantes da cruza com o Delirium Atila (prop. Catshire) que por sua vez acasalou com mais gatas de outros gatis, não é verdade? Não quer aproveitar para falar das normas que se devem seguir quando a opção é o beneficiamento com um gato de outro gatil?
Depois da Uaimori ter alertado para os perigos de cruzamentos com gatos fora da colónia existente para criação...
uaimori Escreveu: As minhas fêmeas só cruzam com os meus machos, e os meus machos só cruzam com as minhas fêmeas.
...

Assim sendo, eu também entendi um pouco como uma provocação à Uaimori a sua resposta, na medida em que isto é um forum onde as melhores ajudas de informação sejam dadas na generalidade e não a pensar-se se é para criadores ou não. Claro que à partida, quem é criador como a Maria João, já sabe que em certos casos até se podem fazer certas cruzas com gatos de confiança, tal como a Uaimori já explicou, só que a resposta dela era para um público em geral, portanto com um aviso muito válido pois nunca se sabe quem lê e faz coisas sem nexo... e não para um público que faz criação pois esse já sabe o que fazer...né ?
O que quero dizer é que já percebi e penso que a Uaimori também, que não foi com segundas intenções pela parte da Maria João, contudo era escusada a pergunta sendo que essa só a criadores lhes diz respeito ;) . Teria sido mais correcto da sua parte ter-lha feito via PM e não num forum público onde infelizmente perguntas e afirmações destas podem pôr em causa, isto para gente que não está por dentro dos meandros da criação de felinos, a honestidade dum criador.

Ainda bem que tudo se esclareceu ;) :D .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”