Já que estão a gostar desta troca de ideias vou brevemente abrir aqui dois tópicos em que vou tentar explicar as características que deve ter um persa com fotos a acompanhar cada característica. Vou tentar fazer o mesmo quanto ao pentear e, dar banho e respectivo material, também com fotos para perceberem melhor, mas têm que me dar tempo para tirar fotos e revelá-las pois não tenho máquina digital.
SSequeira numa expo os animais comcorrem primeiro na sua variedade e côr, depois em cada mesa e, em cada raça e em cada idade são nomeados para o Best in show e depois o best of de best. Nestes ultímos, nos persas são todos os persas inclusivé os chinchilas. Aconteceu uma coisa engraçada nesta última exposição de Cascais, 3 persas dos 6 aos 10 meses seleccionados para se decidir qual o junior dessa mesa para o best , a minha preta, um colorpoint de uma amiga minha e, uma chinchila. A juíza diz muito bem da minha bébé preta, diz muito bem do colorpoint, elogia um elogia outro explica porque é que são bons persas e, ... vira-se para a chinchila e diz,... mas está é a minha escolha,... eu e a minha amiga ficamos surpresas e rimo-nos.
Bem mas há que saber perder. Quero dizer que apesar de terem o nariz mais comprido, como chinchila pode ser muito bom e aí pode ganhar ao persa. Por exemplo temos um gato muito bom europeu, um persa e um oriental. Apesar de serem muito bons o europeu é que é mais fiel ao estalão da raça, provavelmente quem ganha o Best of de Best é ele. Tem que se considerar as proporcões e a relatividade e subjectividade que sempre entra um pouco.
Muitas vezes estão dois persas em concurso são ambos igualmente bons, não há diferença, mas o juíz gosta mais dos persas pretos e um deles é preto é natural que venha a ser escolhido o Preto. Os juízes são humanos, há sempre uma certa subjectividade.
Por exemplo nesta bébé que coloquei aqui quem quiser observar a segunda foto, nota-se perfeitamente que as orelhas estão colocadas de lado e não em cima como na outra gatinha. Nota-se também que o nariz faz um vinco que é o stop e, que a testa é abaulada portanto tem testa. o queixo, isto é o maxilar de baixo é largo e não estreito o que faz a cabeça quadrada. Como a gata tem stop ao crescer, o nariz vai subir muito mais, o que realmente aconteceu, neste momento tem 10 meses e está sem nariz. Dei esta explicação pois com as fotos aqui colocadas é mais fácil perceberem.