Será que ter um cão contribui para a sanidade psicologica do dono???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rutegabi
Membro Veterano
Mensagens: 209
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm
Localização: uma cocker spaniel (Rita)

quarta out 23, 2002 1:57 pm

Será que ter um cão ajuda as pessoas a recuperarem de despressões?
Será que melhoram a disposição das pessoas pela alegria constante que transmitem?
Uma pessoa triste com a vida ao adquirir um cão pode recuperar a alegria de viver?
Uma companhia canina é um bom tratamento para pessoas com stress e ajuda estas a distrairem-se?
Será que um dia vamos ver os psicologos a receitarem a compra de um animal de estimação como tratamento para inseguranças psicologias, depressões, desgostos de coração?
Vamos lá então ver se um cão melhora ou não a qualidade de vida do seu dono, se contribui para a felicidade do mesmo e reduz as tristezas.
Então o que é que pensam deste assunto???
Estranho e intrigante, não?

Rute
yakov
Membro Veterano
Mensagens: 530
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 23, 2002 2:06 pm

Já há uma série de anos, um Pedopsicólogo que costumava ir muito à Televisão, cahamdo José António Teixeira, advogava que a posse de um animal de estimação, (de prefeência o cão pela sua dependência ao dono) era altamente benéfica para as crianças pelo sentido de responsabilidades que lhes conferia, bem como contributo para o seu equilibrio emocional.
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quarta out 23, 2002 2:28 pm

O que é que é estranho e intrigante ?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
besourinha
Membro Veterano
Mensagens: 926
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
Localização: 3 cadelas (Yara, Taís e Vicky), pássaros, peixes

quarta out 23, 2002 2:28 pm

Olá
Então aqui vai a minha resposta, eu não bato muito bem da bola e desde que a Yara veio lá p/casa que a coisa se complicou: agora somos 2 que não batem bem da bola :D :D :D

Agora + a sério, quando a Yara veio lá pra casa eu tinha perdido o meu pai num acidente de viação (ele não teve a minima culpa, são as me... das ultrapassagens à papo seco) há relativamente pouco tempo, e tanto eu como a minha mãe estávamos muito em baixo, como devem de calcular, é uma sensação p/além de muito estranha muito confusa p/a nossa cabeça. E por acaso era perto da altura do Natal, e ao passear por 1 centro comercial perto da minha casa, na montra da loja dos animais lá estava a Yara, tão pequenina c/1 ar tão triste que me deu tanta pena, e resolvemos (c/1 bocado de medo) comprá-la. Eu sempre gostei muito de animais, seja de que raça for, mas a minha mãe nunca quis ter nenhum em casa (à excepção dos meus 2 gatos que estão na rua). E desde essa altura que eu comecei a me dedicar bastante à Yara e c/ela aprendi que existe um sentimento muito mais bonito de que o que sentia naquela altura: Amor e carinho.
Adoro a minha cadela e se algum dia ficar s/ela vai ser novamente uma dor estranha e confusa.

Por isso no meu caso ajudou-me a "levantar o astral", e é claro que a minha mãe tb a adora.
Acho que os animais são uma grande ajuda psicológica.

Um grande beijinho a todos ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)



Carla</strong>
Inetec
Membro
Mensagens: 147
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm
Localização: 2 cães - Dogue Alemão e SRD

quarta out 23, 2002 2:47 pm

yakov Escreveu: Já há uma série de anos, um Pedopsicólogo que costumava ir muito à Televisão, cahamdo José António Teixeira, advogava que a posse de um animal de estimação, (de prefeência o cão pela sua dependência ao dono) era altamente benéfica para as crianças pelo sentido de responsabilidades que lhes conferia, bem como contributo para o seu equilibrio emocional.
Também li uma entrevista há uns meses (penso que na Cães & Companhia) em que um psicólogo defendia exactamente isso em relação às crianças eu eu concordo totalmente. Eu própria sempre tive cães desde miúda por minha quase imposição e, claro está, sempre tratei deles desde nova praticamente sozinha o que considero agora ter sido benéfico :) Na altura, tinha eu 6 anitos, não era fácil acordar às 7h30m para ir passear o cachorrinho antes de sairmos de casa de manhã, mas compromissos eram compromissos... O aspecto de me tornar a própria advogada do cão :lol: , o amigo de brincadeiras inseparável... tudo isso é muito importante no desenvolvimento psicológico e emocional de uma criança, saber que algo depende dela directamente é um desafio.
Quanto aos adultos também concordo que os animais contribuem para o bem estar emocional das pessoas, afinal são amigos incondicionais e sempre presentes, além de possuirem uma alegria contagiante.
Eu própria já me deparei a rir-me ao fim daqueles dias que nos correm mesmo mal, só a ver os meus cães a correr e a brincar, pela alegria que demonstram pelas mais pequenas coisas.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
rutegabi
Membro Veterano
Mensagens: 209
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm
Localização: uma cocker spaniel (Rita)

quarta out 23, 2002 2:53 pm

Pois é!
Acredito mesmo que os animais têm uma influencia muito possitiva na nossa vida e que nos ajudam a superar as dificuldades.
De facto os animais dão-nos muitas alegrias, o que nos faz esquecer as tristezas, ou pelo menos não as levar tão a sério.
Por vezes acho mesmo que um cão (ou outro animal qualquer) é mesmo um bom remédio para males do coração e da alma.
Sei que os psicologos muitas vezes passam determinado livro para uma pessoa ler, será que algum dia vão passar um animal de estimação? A mim até me parece uma boa ideia...
Um animal de estimação faz-nos passar o tempo de maneira saudável e alegre.
Há pouco tempo li uma noticia que dizia que as pessoas que têm animais ficam doentes com menos frequencia e vão ao médico menos vezes.

Rute
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta out 23, 2002 3:45 pm

Podem crer que faz bem !
Aliás está provado.

Aos solitários traz companhia e afectivade verdadeira (cada vez mais rara).
Aos egoistas traz responsabilidade, correspondida com carradas de dedicação e amor.

Aos hedonistas traz prazeres desconhecidos e complexos feitos de dar sem expectativa de resposta, prazeres que se justificam a si próprios.
(pe, a felicidade do nosso cão - só o seu ar - quando brincamos com ele).

Aos deprimidos traz aquele exemplo de viver por viver, do gozo de cada momento (sem ontem, nem amanhã) que os animais têm.

A todos traz amor sem condições, sem olhar ao aspecto, ao carácter, à cultura, ao dinheiro, às conviniências sociais,à opinião dos outros, ao "já recebido" ou "ao que ganho eu com isto".

É o amor no seu estado puro - sem contabilidade de dar e haver, sem cálculos, sem ressentimentos herdados do passado, sem medo do futuro.

Desculpem a tirada sentimental mas sempre me pergunto - o que fizémos nós para merecer tudo o que os animais nos dão ?
Raksha
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: sexta set 20, 2002 2:24 pm
Localização: Boxer (Binks), Gato (Mickey), Cocker Spainel Inglês (Raider) e Srd (Sassa)

quarta out 23, 2002 4:10 pm

Eu por acaso tive um caso de depressão na familia e foi nessa altura que a pessoa em questao resolveu adoptar uma cadelinha para lhe fazer companhia e o resultado foi visivel em pouco tempo, pois a cadela como era pequena e diga-se.......terrivel!! :o :? acabou por preencher o tempo e digamos a cabeça do meu familiar!!! :lol:

Também tive uma .............engraçada, um dia em que estava estremamente triste (tinha falecido o meu Tico), e estava a chorar, o Binks (o meu boxer), saltou para cima da cama, deitou-se ao meu lado e enquanto eu não parei ele não parou de me lamber e de ganir............e depois dizem que os animais não têm sentimentos.... :x

Neste caso, quem me ajudou foi o meu Binks!! :D :lol:
Raksha
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: sexta set 20, 2002 2:24 pm
Localização: Boxer (Binks), Gato (Mickey), Cocker Spainel Inglês (Raider) e Srd (Sassa)

quarta out 23, 2002 4:11 pm

Eu por acaso tive um caso de depressão na familia e foi nessa altura que a pessoa em questao resolveu adoptar uma cadelinha para lhe fazer companhia e o resultado foi visivel em pouco tempo, pois a cadela como era pequena e diga-se.......terrivel!! :o :? acabou por preencher o tempo e digamos a cabeça do meu familiar!!! :lol:

Também tive uma situação engraçada, um dia em que estava estremamente triste (tinha falecido o meu Tico), e estava a chorar, o Binks (o meu boxer), saltou para cima da cama, deitou-se ao meu lado e enquanto eu não parei ele não parou de me lamber e de ganir............e depois dizem que os animais não têm sentimentos.... :x

Neste caso, quem me ajudou foi o meu Binks!! :D :lol:
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta out 23, 2002 4:36 pm

Olá

Por experiência própria sei que o convívio com animais contribui decisivamente para a felicidade das pessoas.
Estes temas, quando mal abordados, prestam-se a uma certa lamechice, daí o ter hesitado em intervir. O que me encorajou a fazê-lo foi a mensagem da Aisd, que considero das mais bonitas de todas as que li no fórum. Sintetiza o que é realmente a relação afectiva entre o cão e o dono e sem entrar em sentimentalismos fáceis.

Já agora, dou então o meu testemunho, tentando não dramatizar e contar a história com a dignidade que ela merece. Um dos meus filhos morreu há uns anos atrás num acidente de viação. A minha casa ficou vazia e ponderei seriamente em ir viver para outra. Eu próprio perdi o sentido da vida. Entretanto, foi-me proposto por um vizinho ficar com um cão, não propriamente com o objectivo de que trata este tópico, mas por se considerar que eu seria uma pessoa responsável para tratar dele.
Imagine-se que eu fui sempre contra o ter-se cães em apartamentos. Achava isso uma enormidade. Mas, com alguma relutância, fiquei com o cão. Como já referi noutro tópico (nem de propósito) não satisfeito apenas com um, poucos dias passados trouxe outro para casa.
A minha casa encheu-se. Sabem o que isso é? Encheu-se de alegria e daquele amor que a Aisd tão bem descreveu.
Mal das pessoas que não sabem o que isto é. São umas pobres...
E não digo mais nada, porque corro o risco de entrar na tal lamechice.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lecas
Membro Veterano
Mensagens: 210
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 23, 2002 4:49 pm

Boa tarde


Concordo 100% c/ aisd.



Cristina
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

quarta out 23, 2002 5:22 pm

Já muito se tem falado sobre isto, eu acredito que contribui em muito para o nosso bem-estar!!!
Não há melhor que um miminho dos nossos pequenotes!!!

Existem médicos, psicológos e pediatras que aconselham a adopção de um animal para ajudar certos casos clínicos!!
Eu acredito que ajuda bastante em certos casos, se não em todos! Pelo menos fica-se bem melhor(psicologicamente).
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quarta out 23, 2002 9:06 pm

carlalopes escreveu
olá

preciso de ajuda. à um ano eu e a minha família arranjámos um cãozinho oferecido pela minha tia, que na altura devia ter uns 5 anos. acontece que desde aì ele só tem dado prejuízos. é muito simpático e bom guarda, mas já tivemos de contruir umas vedações especiais nos portões porque ele saltava e foram bem caras.
entre outras coisas ele estraga muito o quintal.
a ultima foi ontem, o meu pai tinha plantado relva numa zona do quintal e tinha vedado essa zona para o cão não saltar, só que depois durante a noite ele saltou e cavou imensos buracos para além de ter destruido uma parte da vedação.
o meu pai está super zangado, e quer se livrar do cão, porque acho que foi tudo muito caro e ele próprio gosta imenso de jardinagem
já o exprimentámos por numa escola canina mas ele porta-se muito mal, e a escola é longe e cara.

o meu pai diz que o vai abandonar, embora eu tenha a certeza que ele não seja capaz, sugeriram-me levá-lo a um canil ou pô-lo a dormir..eu sinceramente não sei o que fazer e estou muito preocupada

dá-me muita pena dá-lo a alguém e imaginar essa pessoa a passar-se com ele porque ele é muito mal-educado. tenho muitas dificuldades em arranjar um dono que seja perfeito para ele.
tb não quero pô-lo a dormir nem num canil, só quero o bem dele e ainda não descobri qual será

ele tem uma casota com uma corrente grande, que é onde o prendemos quando temos visitas porque ele porta-se mal e salta para cima delas. mas so consegue ficar preso por periodos curtos uma noite inteira é demasiado e ele mete-se a ganir. depois os vizinhos reclamam!
construir um canil não estou a ver, isso custa dinheiro e o meu pai já gastou bastante com o arranjo do quintal
outro problema é que ele foge muito, por isso temos de ter muito cuidado quando abrimos a porta. é dificil apanhá-lo e ainda por cima ele ladra às pessoas da rua e mostra os dentes. olá





Depende!!!! LIVRA! isto não é uma crítica, apenas uma constatação.
anjaazul
Última edição por anjaazul em quinta out 24, 2002 12:43 am, editado 1 vez no total.
rutegabi
Membro Veterano
Mensagens: 209
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm
Localização: uma cocker spaniel (Rita)

quarta out 23, 2002 10:47 pm

desculpa anjaazul mas não vejo a relaçao das mensagens que transportaste para aqui com o tema proposto... :| :|
acho lamentável a situação que reporta, por acaso já tinha lido no devido espaço, mas acho que nem merece resposta.... :( :?
aparece com cada coisa que só visto! :o

Rute
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quinta out 24, 2002 12:39 am

eu peço desculpa pelo que aconteceu. a minha ideia era mostrar um exemplo de como um cão " não deve fazer a felicidade de ninguém". como sou muito naba, transcrevi tudo para apagar e ficar só com o que queria. depois, vi que não conseguia. procurei apagar tudo. pensei que tinha conseguido. afinal :o :o :o :o

acho que já consegui
:oops: :oops: :oops:
anjaazul
Responder

Voltar para “Cães”