sexta fev 11, 2005 1:38 am
Caro Vaso a minha opinião sobre o assunto é a seguinte:
Do meu ponto de vista, um Pitbull só pode ser considerado como tal se tiver gameness. Deixando de lado a polémica do que é ou deveria ser o gameness, o que eu quero dizer é que o mais importante no Pitbull é o seu espirito de nunca desistir, coragem desmedida, temperamento sempre alegre, etc... que fazem deste cão não só um campeão de lutas, mas também o nº1 em muitos outros desportos.
Um Pitbull, mais do que uma “imagem” é uma “alma”. Quem não gosta destes cães tal como eles são escolhe outro, mas a raça é assim e assim deve continuar.
A questão polémica é a selecção do gameness no Pitbull. Há duas formas de o fazer: a mais tradicional e, sem duvida mais eficaz é através das lutas, mas esta levanta questões morais sobre os direitos dos animais. A outra é através de certos desportos (muito comuns em certos países) nos quais, os cães utilizam, e testam, as suas características físicas e de temperamento, que fazem deles lutadores, em todos os sentidos.
No que respeita às lutas de cães elas têm sem duvida um lado negro, que é o das apostas, das lutas até à morte, os cães para servirem de sparrs (não sei se é assim que se escreve), o sacrifício dos cães que não servem, etc. Mas este lado negro existe em muitos outros desportos( ultimamente surgiu uma polémica em Espanha porque muitos dos galgueiros inforcam os cães que não servem para correr). Estes comportamentos criminosos nada têm a ver com os desportos em si.
Não sou um adepto das lutas e se tivesse um Pitbull não o poria a lutar, em primeiro lugar porque não gostaria de o ver a lutar e em segundo porque é proibido. Mas, não condeno as lutas, desde que sejam bem organizadas (com juiz, veterinário ...) e com regas bem definidas de forma a não por a vida dos cães em risco, sem apostas e com o único objectivo de testar os cães.Não nos esquecemos que o Pitbull não é propriamente um cão “normal” e está preparado para lutar, tanto fisicamente ( grande insensibilidade à dor, rápida cicatrização...) como psicologicamente(gameness e um enorme instinto de luta). O Pitbull tem mais a ver com Mike Tyson do que propriamente com a Ladi Di.
Em todos os desportos os cães têm prazer e sofrem. Ou pensam que é fácil atravessar o Alasca a puxar um trenó, é verdade que os cães gostam, mas também sofrem, eu já vi um acidente numa corrida de galgos em que um cão ficou inutilizado. Estas coisas são raras mas acontecem. Afinal para se ter prazer é preciso correr riscos. Uma luta de cães, se com regras bem definidas, é como um combate de boxe: os intervenientes sofrem mas também desfrutam.
Seja como for, repito que há alternativas às lutas de cães para seleccionar o game nos pitbulls, e estes cães podem ser utilizados, pelas suas magnificas características, em muitas outras actividades.
Mas penso qualquer a raça deve continuar, o mais possivel, parecida com o original.
P.S. não concordo nada com o tipo de afirmações " hoje já não somos barbaros". As coisas, a este nivel, não são tão simples como possam parecer. Isso de que os antigos eram uns barbaros e agora nós somos todos uns santinhos, tem muito que se lhe diga