a lingua portuguesa é uma cobra de tão traiçoeiraanjjazul Escreveu: e não há animais cegos "felizes"? tudo depende da perspectiva. se fosse um problema incapacitante como ser paraplégico... tudo bem. agora, assim
além disso, os animais, sobretudo jovens, têm uma capacidade de recuperação incrível. quando o serafim ficou paraplégico, queriam abate-lo. não deixei. depois de muitas peripécias, o gato sobreviveu. mas continuava sem andar. a vet disse que isso passava. eu não acreditei. hoje, o serafim, para além de uma peladazita derivada de uma ferida, continua o mesmo mafarricocorre, salta, anda por cima dos telhados, dá pancada nos outros que ferve
a meia leca
nem parece que esteve mesmo para lá
![]()

Coloquei a cegueira e o perder os dentes pq para os humanos o sentido principal é a visão assim como para o cão é o faro e o cão perdeu os dentes....
tentei fazer uma comparação
se ponham no lugar do cão, vcs iriam comer uma pasta pro resto da vida?
tirando que o gosto dela seria afetado pois o animal perdeu o faro
me coloquei no lugar do cão, se pensasse como ele (sobreviver sobreviver e sobreviver) eu não aceitaria esse tipo de vida, preferiria a morte.
A visão para um cão não é tão importante quanto o faro conheço animais cegos que vivem muito bem, e não sacrificaria meus caes por terem ficado cego, mas se ocorresse a mesma coisa que ocorreu com esse cão eu sacrificaria pois não acharia justo que o animal sofresse, e sei que por mais que eu tentasse dar uma vida normal para ele , isso seria praticamente impossivel, só a custa de muito trabalho, o que são poucos os donos que aceitam ter esse trabalho por um bom tempo, se tratando de um animal jovem uns 6 anos, quem me garante que o dono não vai largar o cão depois para não ter o "peso" de carregar um animal com uma deficiencia dessas? já me ocorreu algo parecido o cachorro foi atropelado perdeu a pata e ficou deformado, era um animal especial, poucos aceitariam esse animal mesmo pq ele exigia muitos cuidados, o dono resolveu não sacrificar e depois de 2 anos esse mesmo dono que tentou salvar o animal soltou ele na rua pq não aguentava mais, minha visinha que adotou ele, pegou do veterinario que tinha achado o animal no lixo (onde seu dono tinha largado) seco de fome e sede, e aí? acho que teria sido melhor sacrificar esse animal do que ter feito ele passar por isso.
Eu como humana não desistiria da vida por nada, se paralitica tentaria andar certo, um dia sei que conseguiria, nenhum acidente desses é motivo.
Mas se tiver numa cituação onde precise contantemente da ajuda dos outros e ver que eu só vou ficar pra traz (em termos de melhora) sabendo que querendo ou não só estarei atrapalhando a vida de alguém (até minha morte que estarei esperando e sofrendo até ela chegar) prefiro a morte rapida e sem sofrimento.
acho que vcs escolheriam o mesmo nessa situação, no inicio vão lutar, mas quando ver que tua vida está no fim e a tendencia é ficar pior a cada dia vão preferir acabar com o sofrimento duma vez.
uma pessoa que conheço passa por isso, e essa foi a decisão dela, seria a mesma minha na situação que ela está