Adoptar ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dionisia
Registado: quinta jan 06, 2005 11:43 am

sábado fev 12, 2005 1:24 pm

Estou indecisa entre comprar um cachorro ou adoptar um cão já adulto. Já estive a ponderar as duas situações mas gostava da vossa opinião. Em termos de socialização, ensinar as fazer as necessidades na rua, etc., acham mais fácil ensinar isso a um cachorro ou a um cão adulto que por estar num canil não está habituado a essa coisas?

Agradeço desde já as vossas opiniões.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado fev 12, 2005 2:27 pm

E porque não adoptar um cachorro? Veja o tópico da Loba Lua (15 bebés magrinhos...) todos em risco, no Feijó. São todos cachorros, de várias idades e tamanhos.
Maria João
Dionisia
Registado: quinta jan 06, 2005 11:43 am

sábado fev 12, 2005 2:50 pm

Sim claro, também é uma hipótese :)

A questão é escolher entre um cachorro ou um adulto pelas razões que referi em cima.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado fev 12, 2005 2:57 pm

se quiser optar pela sofia, ela já é adulta e tem a "escola" toda. faz as necessidades na rua sem ter sido necessário ensiná-la. depressa aprendeu andar à trela e de carro. é bastante obediente.
com um cachorro, tem de se começar do zero e pensar nos distúrbios que faz. a sofia é novita. gosta de brincar. mas como não está habituada a brincar com pessoas, tem dificuldade em interagir. nada que o tempo não resolva
anjjazul
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo fev 13, 2005 10:18 am

Depende do fim para que quer o cão. Se é para companhia, a raça lhe é indiferente, e é para ter num apartamento, por mim adoptaria uma cadela adulta. As cadelas são limpas e aceitam rapidamente a autoridade dos novos donos.

Um cão adulto também se habitua rapidamente a ser limpo dentro de casa, mas demorará 2-4 meses a acatar a autoridade dos que o rodeiam, e há que contar com a eventualidade de se ter que lhe dar uma tareia se ele se virar contra nós.

Os cachorros é o que se sabe. Durante alguns meses é porcaria por todo o lado, roupas e móveis roídos, o ter de estar sempre a brincar com eles, etc.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo fev 13, 2005 12:51 pm

Se lhe é indiferente a raça, adopte.
Se não tem experiência com cães e, sobre tudo, com cachorros, adopte um adulto ou um jovem: é mais fácil.
Se quiser um adulto veja a Sofia, da anja. Segundo os relatos é muito bem comportada. ;)
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo fev 13, 2005 4:01 pm

e o friozinho que está
Se quiser um adulto veja a Sofia, da anja. Segundo os relatos é muito bem comportada.
não se podem é deixar luvas à mão de semear. a maluca passa-se. hoje, roeu-me uma luva nova :evil: :x
anjjazul
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo fev 13, 2005 4:50 pm

a menina quer é por as luvas, não sabe é onde enfiá-las. Por isso acaba por as morder acidentalmente ;)
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

domingo fev 13, 2005 7:19 pm

Eu sempre tive cães desde bebés. Mas o certo é que eles são pequenos apenas 6 meses e estarão connosco muitos anos. Se há cães novinhos, que já há experiência de serem, até, educados e asseados, penso que nada melhor para quem não tem experiência de cães. E assim preserva algumas pernitas da sua mobília. Veja no tópico Ora cá vai... há mais cadelitas cujo temperamento parece já ser conhecido.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo fev 13, 2005 7:43 pm

Eu aconselho a adoptar uma cadela adulta.
O meu primeiro cão era adoptado e não há nada que se compare.
Pode escolher - há cães adultos que já sabem conter-se em casa.
Cadelas esterilizadas.
As cadelas são mais meigas e mais caseiras.

E depois há aquilo que só um abandonado têm - a gratidão.
O cão adulto adoptado têm a noção do que ganhou - uma casa, um dono.
Tentam agradar ao novo dono de todas as maneiras.

Tanto a Sofia (da Anja) como a Babixa (da Siouxx) são cadelas pequenas/médias (15 kg) muito meigas e educadas.

Mas pode escolher nos 'site' de adopção entre dezenas.
Os cachorros, já sabe, são muito lindos, mas tem de ser ensinados, roem e estragam (todos eles de raça ou srd) e exigem muita atenção (são bébés, não é ?).
E, calro, os srd não se sabe como vão ser.
Em matéria de cachorrinhos eu preferiria um de raça que dá para saber como vai ser em físico e em temperamento.

Mas você é que sabe.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

segunda fev 14, 2005 1:06 pm

olá a todos ,

etem mais uma coisa , os cães mal tratados ou abandonados quando recolhidos são hiper dedicados aos donos , eu que o diga, as minhas meninas são o meu apêndice ;) !
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

segunda fev 14, 2005 2:15 pm

Olá :)

Depende do cão, mas em geral os adultos adaptam-se aos nossos hábitos mais rapidamente, percebem logo que é na rua que se faz as necessidades, os meus nunca estragaram nada em casa, não são tão frágeis com as doenças como os bebés, adoram agradar, enfim...uns docinhos. Se adoptar algum já recolhido percebe melhor o tipo de personalidade dele e se se enquadra naquilo que procura...

boa sorte!
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

segunda fev 14, 2005 3:58 pm

Como já lhe foi dito, depende do cão que pretende.

Se adoptar um cão adulto, já sabe qual é o seu tamanho (se for rafeiro), e dará menos trabalho em termos de ensino, e destruir coisas em casa.

Se adoptar um cachorrinho, poderá "moldá-lo" desde bebé, e acompanhar o seu crescimento. Tem sempre o inconveniente das asneiras que fazem em casa, coisas destruidas, mas na minha opinião pessoal acho que compensa.

Eu adoptei o meu cão ainda cachorrinho, e não estou arrependida. Mas são opiniões... De uma forma ou de outra, se adoptar um cão certamente nunca se arrependerá. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Katneca
Membro Júnior
Registado: sexta fev 04, 2005 10:09 pm

segunda fev 14, 2005 9:25 pm

ola!
Os meus pais têm um boxer e não posso dizer que foi facil ensiná-lo a fazer as suas necessidades fora de casa! :roll:
Durante algum tempo tivemos mtos chichis e cocos para limpar! Mas com o tempo a coisa foi andando e hoje ja é mto raro ele fazer chichi em casa, so qdo esta um pouco mais nervoso, pois agora tambem ja começa a falar a velhice!
Por outro lado também te posso dizer que quando nos ofereceram o boxer os meus pais não estavam juntos, e o meu pai so regressou a casa ja tinha o meu cão para ai uns 5/6 anos e a adaptação foi boa e o meu pai conseguiu ensinar-lhe muitas coisas que ate então nos não tinhamos conseguimos!
Penso que para ensinar um animal não interessa so a idade mas sim o afecto que demonstramos e o carinho que lhe damos!

Boa sorte para qual for a decisão que tomares!

P.s. - Ate podes ter a sorte de adoptares um animal que ja tenha aprendido algumas coisas!
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

terça fev 15, 2005 10:57 am

Bom dia,

Sinceramente acho que depende muito do cão e da forma de o educar. Tenho a experiência de ter adoptado um cachorro de 6/7 meses que em 2 semanas deixou completamente de fazer cocós e xixis em casa, que nunca roeu nada. Claro está que tinha toda a energia de um cachorro, e que obrigava a muito tempo de dedicação e brincadeira.
Concordo com tudo o que foi dito relativamente à gratidão destes animais: só quem tem animais adoptados é que percebe a gratidão e dedicação permanente que eles têm por nós!
Eu se fosse a si não hesitava...adoptava, independentemente de ser cachorro ou adulto.
Responder

Voltar para “Cães”