cães em apartamentos??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Baruk
Membro
Registado: terça mar 30, 2004 2:27 pm

segunda fev 14, 2005 10:53 am

Eu tenho um Dogo Argentino de 9 meses num apartamento.
Tive a "sorte" de ter um cão calmo. O mano dele não parava lá e mcasa, andava sempre atrás de nós e a brincar. O Baruk ficava quietinho a um canto.
Não sei se é por isso ou não mas ele é um cão, q se pode considerar calminho. Tem as suas correrias, tem as suas brincadeiras mas não é nada q "assuste". Vem à rua muitas vezes e sempre q possivel faz as suas correrias doidas. Sempre q pode tb está junto do seu amigo Urkhan (outro Dogo) e é correr até mais não. Dorme q nem u mbebé nessas noites.

Estragos fez poucos. Felizmente ele tem o sotão todo para ele. 44 m2 de espaço apenas para ele qd fica sozinho em casa. O estrago q fez: arranhou a parede toda. O estuque junto à porta e escadas está toda desgraçada. Espero q em breve ele deixe de fazer aquilo senão ainda me faz um buraco na parede :)

Connosco em casa pede para ir à rua qd precisa de fazer o seu xixi nesta altura aguenta bastante. Já não preciso de me levantar cedo aos sábados....:)
Mas qd fica sozinho...nem q seja por 20 minutos faz xixi no sotão.

Quem quer um cão no apartamento tem q perceber q vão existir muitos xixis e algumas roidelas.

Por vezes chora/gane qd fica sozinho mas até agora não tem criado problemas na vizinhança...ninguem se queixou até agora e acredito q se fosse mesmo problema dado o calibre de alguns vizinhos já tinha existido queixas.

Mas, volto a repetir, o cão tem , qd fica sozinho, uma divisão de 44 m2 para ele. Não sei como seria se o tivesse q deixar sozinho na cozinha+varanda.....acho q não tinha mesa nem armários....e pessoalmente AGORA era incapaz de o deixar em tão reduzido espaço. Faz-me confusão.
luna_b
Membro Júnior
Registado: terça jan 25, 2005 3:09 pm

sexta fev 18, 2005 12:39 pm

O problema muitas vezes não é ter o cão num apartamento. O problema é como se trata o cão. Onde vivia antigamente havia uma besta, que não tem outro nome que tinha uma cadela igual a lassie, todo o dia fechada numa varanda minuscula. Obviamente que quando a soltavam só dava problemas. até açaime usava quando vinha a rua. O mal de ter cães em apartamentos é que se eles passarem o dia todo a ladrar ou à noite, torna se complicado, pois não somos as unicas pessoas a viver no mesmo sitio e é preciso respeitar os outros. Felizmente que não tenho esse problema pois vivo numa vivenda e a Luna pode andar a solta. Se bem que como ainda só tem 5 meses ainda a deixo ficar em casa. vai se o movel da cozinha e as ombreiras das portas mas enfim..............
luna_b
Membro Júnior

sexta fev 18, 2005 12:39 pm

O problema muitas vezes não é ter o cão num apartamento. O problema é como se trata o cão. Onde vivia antigamente havia uma besta, que não tem outro nome que tinha uma cadela igual a lassie, todo o dia fechada numa varanda minuscula. Obviamente que quando a soltavam só dava problemas. até açaime usava quando vinha a rua. O mal de ter cães em apartamentos é que se eles passarem o dia todo a ladrar ou à noite, torna se complicado, pois não somos as unicas pessoas a viver no mesmo sitio e é preciso respeitar os outros. Felizmente que não tenho esse problema pois vivo numa vivenda e a Luna pode andar a solta. Se bem que como ainda só tem 5 meses ainda a deixo ficar em casa. vai se o movel da cozinha e as ombreiras das portas mas enfim..............
luna_b
Membro Júnior

sexta fev 18, 2005 12:40 pm

xanalopes
Membro
Registado: terça jan 18, 2005 1:53 pm
Localização: 3 caes (1dogue, 1 tipo caniche, 1 yorkshire), 1 cagado, 2 chinchilas 2 peixes, 1a coelha

terça fev 22, 2005 10:41 pm

Já me tinha esquecido o quanto é bom ter um cao em apartamento e ter q o ir passear a chuva.......... :roll:
As patinhas molhadas, eu encharcada, dodots pa entrar em casa e n badalhocar o sofá,...
Enfim, as alegrias do inverno :D
Quando é q chega a primavera????? ;)
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

quarta fev 23, 2005 2:42 am

É curiosa essa dos donos sofrerem mais k os cães em apartamento....É k é memo isso k acontece!! lol

Pois eu tive dakelas raças k toda a gente diz que para apartamento não serve, que é uma raça muito rústica, é grande, precisa de espaço, em apart. fika muito infeliz, la la la

bem, eu gstva mesmo da raça e arrisquei..
O meu cão era um anjo na terra (leia-se apartamento), nunca estragou nada (nem em pequeno), mais limpo era impossível, avisava quando havia estranhos à porta, quando eu chegava a casa de madrugada era o único que acordava para me cumprimentar.... Sempre lhe demos o exercicio necessário (mas ele também não precisava de muito e mostrava-o bem)e muita brincadeira mas o k ele mais gostava era estar na nossa companhia, todos juntos, a famílias completa. Acho que era mais importante para ele ir sair conosco, nem que não saísse do carro, do que ficar no jardim com todo o espaço para ele...mas sozinho!

A parte de ter a casa suja e com pêlos, apanhar chuva, vento e frio quando menos apetece, apanhar as secas de estar à espera que sua excelência se lembre que está há meia-hora a cheirar uma plantinha insignificante...isso é para os donos! Mas...quem corre por gosto não cansa,
por isso

:lol: :lol: :lol:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta fev 23, 2005 1:54 pm

Lilo2004 Escreveu: Bem, eu tenho uma shar-pei num apartamento e tenho a certeza que seria muito mais infeliz se estivesse num quintal. O tamanho é médio e o temperamento hiper-calmo. Tem uns picos devez em quando (durante 1 min,maios ou menos) depois vai-se deitar. Dá os seus passios, mas sempre em andamento calmo, não ladra durante o dia (fica sozinha em casa), só ladra quando o vizinho em frente entra (isto acontece duas a três vezes durante o dia).
Concordo que o temperamento do cão é nuito mais importante que o tamanho. O meu vizinho de baixo tem um pequeno caniche que incomoda muito mais que a minha cadela.
Idem, idem, idem, sic! ;)

E além disso ainda são muito bons guardas. E aprendem muito depressa. Altamente recomendável para apartamento. :D
persiana
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 9:36 am
Contacto:

quinta fev 24, 2005 10:28 am

Tenho uma Labradora de 9 meses num apartamento e está a dar-se muito bem! Tem muita genica mas, ao contrário da fama dos lab, não estragou nada! Apenas roeu a beira da cama dela (q ela ADORA) toda!!!

Faz 3 passeios por dia: de manha e à tarde curtos de 15min, mas o passeio da noite chega a ficar 1h na rua! brincamos com a bola e normalmente encontramos "vizinhos" e aí uma farta-se de correr!

[size=10]É curioso: na minha urbanização existem praí uns 15 Labs e todos em apartamento!!![/size]

Quando fica sozinha (tem sorte, no máx 5h), tem sempre a cozinha e a varanda ao seu dispor!
persiana
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 9:36 am
Contacto:

quinta fev 24, 2005 10:28 am

repetida!
Soulgirl
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 5:47 am
Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais

quinta fev 24, 2005 8:13 pm

Eu não tenho nada contra...até porque também moro num apartamento e tenho 3 cães.
Não eram pra ser 3 e sim 2, mas abandonaram um caniche grande perto de onde moro e se não fosse eu, o canito era morto à pedrada. A parte mais escandalosa é o cão ser super meigo e o mais bem treinado de todos. Não faz nada em casa e não estraga nada tb.
O meu maior "problema" mesmo assim tem sido com a minha caniche toy, que só tem 7 meses e adora roer tudo o q apanha. Mas está mais calma...isto com a idade começa a assentar.
Penso que desde que se leve os animais à rua, se passeie com eles e obviamente sejam ensinados, não existe problema em estar num espaço mais pequeno.
Mas eu...não me atrevia a ter um cão mt grande. lol
Tenho vizinhos com serras da estrela, huskies, etc...e aquilo é um bocado complexo.
Mas de todos o pior é sem dúvida o husky pq para além de uivar, quando anda contente, parece que o meu tecto me vai cair em cima tal é a trovoada que o cão faz. Logo por azar tinha que morar por cima de mim... Mas uma pessoa habitua-se, como em tudo na vida. :)
beek
Membro Júnior
Registado: quarta fev 16, 2005 4:13 pm

sexta fev 25, 2005 4:39 pm

Eu também tenho um cão, um boxer com 5 meses, até hoje fiquei na dúvida se teria feito bem em "dar a volta" ao meu marido para fazer a vontade aos meus filhos, a mim e a ele próprio.

Muitas vezes penso que teria sido melhor se tivessemos um quintal, mas como o Pipo nunca conheceu uma casa com quintal não tem dado pela diferença.

Tenho uma casa grande e ele corre a casa toda quando nós estamos, passeia três vezes ao dia, ás vezes quatro, ainda está a aprender que o xixi e cócó e na rua, mas tem feito progressos.

Ao fim de semana escolhemos sempre restaurantes com esplanada para ele poder ir connosco e vamos com ele para casa de todos os nossos amigos, sempre se tem portado bem e aninha-se a nós tal como faz em nossa casa.

Escusado será dizer que quando tivemos que mudar de carro escolhemos uma carrinha. Acho que o importante é eles serem acarinhados, desde que estejam habituados ás condições da casa desde pequenos, como não conheceram outra aquela é a "deles".
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sexta fev 25, 2005 4:53 pm

beek Escreveu: Eu também tenho um cão, um boxer com 5 meses, até hoje fiquei na dúvida se teria feito bem em "dar a volta" ao meu marido para fazer a vontade aos meus filhos, a mim e a ele próprio.

Muitas vezes penso que teria sido melhor se tivessemos um quintal, mas como o Pipo nunca conheceu uma casa com quintal não tem dado pela diferença.

Tenho uma casa grande e ele corre a casa toda quando nós estamos, passeia três vezes ao dia, ás vezes quatro, ainda está a aprender que o xixi e cócó e na rua, mas tem feito progressos.

Ao fim de semana escolhemos sempre restaurantes com esplanada para ele poder ir connosco e vamos com ele para casa de todos os nossos amigos, sempre se tem portado bem e aninha-se a nós tal como faz em nossa casa.

Escusado será dizer que quando tivemos que mudar de carro escolhemos uma carrinha. Acho que o importante é eles serem acarinhados, desde que estejam habituados ás condições da casa desde pequenos, como não conheceram outra aquela é a "deles".

faço minhas as suas palavras com a diferença que a minha é perdigueira com quase 6 meses...
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

sexta fev 25, 2005 6:17 pm

na minha opiniao tem que existir um equilibrio entre o cão e a disponibilidade do dono.

No meu caso, saio as 8h e chego ás 19h30 a casa. Ás 6h30 vamos dar um passeio até as 7h30, e quando saimos fica no jardim, ao final do dia quando chegamos vamos dar um passeio +/- 1 h, antes de ir dormir mais uma voltinha, esta mais pequena ( o frio aperta ).
Ele adora ficar no jardim. Como o muro é baixo pois a altura é feita pelo gradeamento, logo ele vê tudo o que se passa na rua e adora. Ele ladra para os outros cães, ladra para as carrinhas que vão para a quinta á frente da vivenda. Chega a estar em casa, ouve alguma agitação lá fora e pede para sair...é um coscuvilheiro.
Não sei se ele seria feliz se tivesse que ficar dentro de casa, mesmo com o espaço todo disponivel. Quando está a chover muito deixamos dentro de casa, apesar de lá fora ter abrigo, sempre está mais protegido em casa, e ele até chora, fica tao triste e destroi todas as revistas que vê.
Eu e o meu marido fazemos questao que quando estamos em casa ele estar connosco (participar nas reunioes familiares), mas as vezes temos que "suborná-lo"com festas para ele fazer-nos companhia, pois ao minimo ladrar lá fora lá vai ele. E passado 10 minutos lá vou eu chama-lo para dentro....
É logico que a casa suja-se muito com o entra-saí, mas vale a pena.

Agora se eu conseguisse minimizar o tempo que estou fora de casa até acredito que ele convivesse bem num apartamento. Por isso é que eu acho que depende da disponibilidade do dono e do temperamento do cão.
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sexta fev 25, 2005 9:17 pm

Tenho um pastor Alemão no 7º andar do meu prédio. Pelo que parece deixa cair mt, mt pêlo...
Tambem conheço quem tenha o cão fechado na varanda: situação que não consigo compreender o porque é que tem o cão...

Cães maiores => Mais força
(cada vez que vejo um canito dakeles q parecem a pilhas penso para mim " meu Deus, como era bom se eu tivésse antes um cachorrinho deste tamanho, calminho, que mesmo que puxe não faz força nenhuma!!"

O cão em casa arranja problemas... Cada um tem os seus: o meu nunca fez as necessidades em casa ( a não ser quando esteve mal da barriga) porque veio para minha casa já com um ano e automáticamente foi sempre na rua que fez, talvez por ter vivido sempre lá e estar habituado); no inicio raspou as portas da casa toda o que desvaloriza muito a casa ( os meus pais dizem que ainda lhes vou pagar lol :P)

Com tanta gente em casa é mesmo bom, porque por exemplo o meu chateia toda a gente para brincar com ele, e se ninguém brincar ele obriga-nos: pega no casaco, almofada, canetas... o q tiver "à mão" para corrermos atrás dele...

Aspirar a casa uma vez por semana no minimo; proteger sofás e camas com uma coberta que seja fácil de sacudir para tirar os pêlos; roupas sempre com muitos pelos... se for lã preta... ui... (se o cão tiver pelo preto não há tanto problema lol)

Na altura em que anda uma cadela na rua com o cio é um ver se te avias... O meu não brinca, não come... Só quer é rua e quando o vou passear quase que voou (ele é tamanho médio)... Passa o tempo desorientado a chorar na janela... Mas é por uns dias, depois passa e volta meigo e brincalhão como sempre.

Vou passeá-lo 3 a 4 vezes: ás 8h, 14h, 18h, 21h... Ele a pedir para ir à rua olha-nos directamente nos olhos e ladra mt baixinho (sabe que não pode dar aqueles latidos q qd dáva até saltávamos! lol) é giro como nestas alturas parece tão inteligente e quando faz maldades se arma em despercebido... lol

Como o meu cão veio da rua custou muito a habituar-se a ficar em casa, mesmo que acompanhado... Demorou a habituar-se +/- 3 meses ( 3 meses de inferno... mas agora temos uma recompensa muito grande, e ele tambem! :D
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo fev 27, 2005 12:57 pm

Li aqui um a resposta de um forista sobre os Dogues Alemães, são considerados dos cães mais pachorrentos, e um dos melhores para se ter num apartamento, são sossegados, moles, ñ necessitam de muito exercício (mas cuidado com o peso) e apesar de serem muito grandes ñ necessitam de muito espaço para viverem bem.
Responder

Voltar para “Cães”