Já nao sei o que hei-de fazer á parva da gata!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

domingo fev 13, 2005 10:54 pm

olás...
a minha gata mais jovem - para quem se recorda da historia, começou por se chamar barbarella, depois bebinca, e ficou pinguinhas ;) - é muito gira, muito doida, nunca vi uma gata brincar tanto e ser tão activa! mas tem um unico senão: passa a vida a atormentar a marilu, que é a minha gata mais velha. Mal a desgraçada poe um pé no chão, a pinguinhas salta-lhe para o lombo e morde-a, a marilu começa a bufar-lhe e a ficar desesperada, mas a outra nao a larga! eu tento dar uma palmada na piguinhas, ás vezes la consigo apanhá-la a jeito, mas normalmente ela foge! para, mal eu virar as costas, ela se lançar ás costas da velhota, outra vez! :x
elas têm alguns momentos de serenidade, nomeadamente quando estão deitadas na cama, mas o normal é a mais nova andar a correr a casa toda e a provocar a mais velha!

Ja falei sobre isto com a vet e ela diz que talvez passe com a idade, que aquilo é infantilidade da mais nova, mas o que é grave é que a marilu recentemente teve uma especie de trombose :cry: tadinha, e esteve (ainda está) em recuperação e nao pode, de forma nenhuma, enervar-se. coitada da gata, ainda por cima ficou com sequelas, ta com a cabecinha de lado e parece que nao vê tao bem, entao nao tem descanso! :o por causa destes ataques da outra, chegou a ter uma recaida, certa vez cheguei a casa e a marilu tava a vomitar-se toda e com os olhos a andar á roda, foi a partir daí que passei a mante-las sempre separadas quando vou para o emprego! Mas até quando?

aos entendidos de comportamento dos gatos, o que poderei fazer para que a pinguinhas perca aquela mania insuportavel de se lançar á dentada ás costas da minha marilu??
xana_Igor
Membro Júnior
Registado: terça dez 14, 2004 3:31 pm

segunda fev 14, 2005 11:40 am

Tenho o mesmo problema, o meu mai novo, não para de atormentar a minha gata mais velha, até já fez feridas na minha gata, ela bem que bufa e rosna-lhe, mas pelo que tenho observado não é capaz de lhe fazer mal, dar-lhe uma patada ou assim para ver se o "gajo" tem juízo!! ( Sei que ele só quer brincar, mas ela tb n está para isso e é uma gata super nervosa e com alguns traumas ( !! O que tento fazer é brincar com ele o mais que posso sempre que tou em casa a ver se o canso e ele deixa a miha xaninha em paz um bocadinho!!
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda fev 14, 2005 1:49 pm

A única coisa que se ocorre é arranjar outro gato brincalhão para distrair a mais nova, enquanto andarem engalfinhados, não chateiam a mais velha, o problemas é que quando chatearem são logo 2....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda fev 14, 2005 4:18 pm

É na verdade uma situação complicada, especialmente estando a mais velhinha, doente.

A Leo também anda a perseguir uma das minhas mais velhas, gata esta que é muito nervosa e o pior de tudo foi que ela lhe mostrou medo...então a Leo avantaja-se... só que eu apesar de não gostar de me meter... tenho mesmo por cabar de ralhar com a Leo e já vi que ela já se moderou um pouco mais.

Acho que a solução é separá-las quando não há ninguém por perto para as ir monitorizando... e juntá-las quando estiver por perto a fim de ir corrigindo a mais novita, ou então fazer como já lhe disseram, arranjar-lhe uma companhia mais nova para as brincadeiras.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
deinhac
Membro Veterano

segunda fev 14, 2005 5:43 pm

obrigada pelas respostas.
pois ja vi que vou continuar a proceder do modo que tenho feito: vou mante-las em separado enquanto estou na rua. Gostava muito de arranjar outro gato e tambem me parece que seria uma boa solução, mas para ja, está fora de questão. É que comigo so tenho estas gatas, mas na familia ha mais animais cuja quota parte de encargos e responsabilidades é minha, por isso nao dá...

mas tenho peso na consciencia, porque acho que a marilu adoeceu devido aos nervos, ela nunca encarou bem a vinda da mais nova...
:cry:

eu nestas situaçoes é que me pergunto, o que é que aquelas pessoas que têm 10, 20 gatos lhes fazem quando eles entram em pé de guerra uns com os outros?? deve ser um pesadelo de bufadelas e estaladas! :roll:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda fev 14, 2005 7:03 pm

Olá, deinhac ;)

Então a ex-Barbarella, já é também, ex-bebinca :p (brincadeirinha) :)
Fazes bem em as ter separadas quando não estás. Tadinha da mais velha ... para além dissso, não estou a ver outra solução a não ser, ires ralhando com a malandreca, e dar tempo ao tempo, até ver se ela acalma
:?:
Pois dizes bem, em relação a quem tem muitos. Os meus dois siameses (já em tempos abri um tópico sobre isso) têm de estar sempre separados.
Os outros, de vez em quando aí chove luta :evil: :evil:
Enfim! Haja pachorra! São os senãos sdo queridos ...
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda fev 14, 2005 7:42 pm

eu nestas situaçoes é que me pergunto, o que é que aquelas pessoas que têm 10, 20 gatos lhes fazem quando eles entram em pé de guerra uns com os outros?? deve ser um pesadelo de bufadelas e estaladas!
eu tenho 9, mas há um que dá água pela barba. pois, o mafarrico do serafim. não sei se foi por ter estado tão doente e ter recebido tanto mimo.... está insuportável. não deixa mais nenhum levar festas e quando lhe dá a travadinha, toca de bater em todos. ve-se mesmo que é por maldade. às vezes, tenho de lhe dar um enxota moscas.
quando a joana estava muito mal, o diabrete deu um salto para dentro da caixa dela. só aí percebi que ainda estava viva. mexeu-se. mas nunca lhe atazanou muito o juízo. senão, eram separados.
anjjazul
deinhac
Membro Veterano

terça fev 15, 2005 8:16 pm

olá miadores, ha qto tempo! :)
Miadores Escreveu: Então a ex-Barbarella, já é também, ex-bebinca :p (brincadeirinha) :)
pois é, :p olha ficou Pinguinhas e digo-te que o nome lhe cai que nem uma luva, porque a tipa é obcecada por agua, mal saio da banheira depois de tomar banho, ela joga-se lá para dentro, molha patas e tudo :lol:

pois é anjjaazul, vamos tendo pachorra e aturando estas desmioladas e desmiolados! :p ouvi dizer que uma solução que pode ser interessante é dar-lhes umas borrifadelas de agua quando fazem algum disparate (isto se o gato em questão nao gostar de agua, claro - nao é o caso da minha pinguinhas, como ja contei) :roll: com a tal borrifadela, eles associam o desagradavel da agua ao acto errado que estão a cometer e deixam de ir fazendo aos poucos, parece-me uma ideia, eheh
Convem é ter o borrifador á mao de semear, ou seja, "plantas: esqueçam lá isso do spray de agua por uns tempos!" :)

xi-coraçoes!
JaneTaborda
Membro
Registado: quinta nov 20, 2003 2:42 am

quinta fev 17, 2005 1:59 am

Eu tenho seis gatos, duas fêmeas e quatro machos. Com as fêmeas tudo bem. Com os machos houve muitas brigas, ao ponto de eu chegar a meio e só ver um monte de pêlos no ar. Hoje, passados 5 meses dão-se mais ou menos bem...há uns arrufos pequenos mas também brincam muito. Claro que os mais velhos acabam por ser vítima das brincadeiras dos mais novos.

Mas a solução de ter mais gatos pode ajudar. A mim ensinaram-me que se deve repreender quando há brigas. Outra coisa que eu fazia era quando estavam a dormir tentava pô-los mais proximos e fazia festas a ambos. Mas que é preciso paciência e tempo..lá isso é.

Boa sorte.
Responder

Voltar para “Gatos”