pois...isso é muito bonito, mas não sei se é válido em todas as situações.isso é tudo muito prático, mas aquilo que se deve realmente ensinar ao cão é o respeito pelo "animal" dominante, o dono!! o grande problema dos cães que arrastam os seus donos pelas ruas é a falta de dominância do dono. se em casa o cão não respeita todos os nossos comandos, na rua muito menos!
em casa devem mandar no cão, naquilo que ele pode ou não fazer, mandá-lo para a caminha, mandá-lo ficar lá pelo tempo que o dono quiser, e se ele não obedecer ou pior, fizer cara de mau por ouvir tantas ordens é sinal de que o dono não é o chefe da matilha, pelo menos por enquanto...
posso dizer que o max é bastante obediente. mas quando vai preso, passa-se. mas só na rua. se fôr ao vet, ou estiver num local fechado, não liga. o mesmo acontece se estiver solto.
já foi à escola (onde se porta lindamente), já foi medicado, já foi castrado. está quase igual.
o cão fica mesmo desnorteado. ladra furiosamente, começa aos pulos e tenta morder a carlota. tb. já me mordeu. não acredito que fosse intencional, porque mal viu o que fez, deitou-se logo e nem se mexeu quando lhe bati.
um dos treinadores pensa que é por ter sido mordido em bebé. já nada me admira. portanto, quando o cão fica possesso, a única maneira de o trazer à razão, é com um pontapé no rabo