Curiosidade canina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quarta out 23, 2002 9:15 pm

Olá a todos!
Eu tenho uma certa curiosidade pela raça Galgo Afegão! alguem tem algum? para eu perguntar umas coisas: se são simpáticos? dão-se bem num apartamento? sei que dão algum trabalho por causa do pelo, mas em termos de comportamento, portam-se bem?
Aguardo noticias de alguem que tenha um
obrigado Alex
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

quarta out 23, 2002 10:24 pm

Xanda,
Já tive um. Ele dá-se muito bem em apartamento desde que tenhas tempo para dar longos passeios com ele e levá-lo para zonas onde ele possa correr. É um cão silencioso. Gosta de dormir no sofá (o que dadas as suas dimensões elanda problemas). Tem que ser escovado diáriamente para não formar nós. Barriga, axilas e pescoço são as zonas mais atreitas. Precisa de tomar banho com frequência, ou seja, cerca de 2 horas para banho e secagem do pêlo. Deve-se fazer uma carapuça, para que ele possa comer sem sujar as orelhas. Quanto ao temperamento é o temperamento de um galgo. Calmo e dócil.
Também já tive Whippets, e perfiro estes últimos. Dão menos trabalho, são mais pequenos (logo mais fácil de os ter em apartamento), não têm aquele pêlo tão trabalhoso e são também corredores natos, amantes do sofá, silenciosos e há quem diga que mais inteligentes. Porém, o meu Bonny (o Afgão) não tinha nada de estúpido, muito pelo contrário.
Para já uma coisa é certa: tens que ter muito tempo para ele estar em boa forma e bem cuidado.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta out 24, 2002 8:29 am

Olá Xanda

Quando se trata de responder sobre galgos e a Aby se antecipa, já pouco ou nada há a acrescentar.
Eu não conheço o Afegão ao natural, mas sei que em termos de temperamento e de comportamento é muito semelhante ao whippet. Desta espécie já posso falar à vontade, porque tenho três (por enquanto).

Creio que pretende conciliar o aspecto estético com um temperamento calmo e dócil e com um comportamento que não dê problemas dentro de um apartamento. Os galgos, de uma forma genérica, satistazem estes requisitos. Mais: não cheiram a cão; não ladram, ou raramente ladram. Os whippets têm uma beleza muito especial, que por vezes não se aprecia à primeira vista. São de uma elegância muito subtil que não se resume ao simples facto de serem esguios. A sua beleza expressa-se nas expressões e principalmente na postura, estejam sentados, deitados ou a andar. A correr, então, são um regalo para os olhos.
O afegão morfologicamente é muito parecido com o whippet, só que tem o pelo (bastante) comprido. É este factor que lhes confere o apreciar-se a sua beleza logo à primeira vista.

Todos eles necessitam de um espaço amplo ao ar livre para correr. Isto poderá constituir um aspecto limitativo, porque eles têm mesmo necessidade de correr. Quando não proporciono aos meus essa possibilidade (mau tempo, por ex) eles ficam mais inquietos e com stress. Conheço alguns whippets que vivem em apartamentos e as saídas à rua limitam-se a vir fazer o xi-xi de trela. São uns tristes, coitadinhos.

A escolha de uma raça depende de muitos factores. Deve ser muito bem ponderada. A pessoa não se deve precipitar e ser levada por impulsos fáceis. A este propósito, talvez valha a pena dar uma espreitadela ao tópico "Que tal a raça do seu cão?", que tem mensagens muito interessantes e significativas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xanda
Membro Veterano

quinta out 24, 2002 8:50 am

Olá!
Muito obrigado aos dois pelas dicas.
Eu tenho um yorkshire e sei que o pelo sedoso da trabalho para manter bonito. Mas eu adoro cães peludos, dai a minha atracção pelo galgo Afegão.
Não há problemas territoriais com o galgo? eu de qualquer modo com o meu yorkie só teria uma cadela ele é muito territorial ehehehe...
Já agora há criadores de Galgo Afegão em Portugal ou é melhor ir a Espanha? bem de qualquer modo só quando me mudar para minha casa é que vou pensar mais a serio no assunto, mas de qualquer modo eu gosto de ter sempre presente os pró e os contras de modos que estou na pesquisa...

desde já agradeço toda a informação dada e aguardo mais esclarecimentos da vossa parte
Obrigado Alex
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 24, 2002 9:45 am

Olá Xanda

Já vi que a Xanda embicou mesmo para o galgo afegão e não há volta a dar-lhe. Olhe que o whippet é mais jeitozinho, de mais fácil manutençao...
Estou a brincar. Não há nada que a demova, pois não?
Mas agora a sério. Já pensou num collie? Eu que sou um admirador do galgo, sob o ponto de vista estético considero esta raça muito bonita também. E provavelmente não tem aquele problema de ter que dispor de amplos espaços para a corrida. E, por outro lado ainda, aqui no fórum há muita gente bem informada sobre esta raça. Às tantas, estou a misturar alhos com bugalhos e só estou a aumentar a confusão.
Em relação a criadores do afegão, não faço a mínima ideia (nem de afegãos nem sequer de whippets). Talvez a Aby possa dar uma ajuda...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta out 24, 2002 10:56 am

Só por curiosidade...

A "composição" do pinscher miniatura inclui o pinscher alemão, o manchester terrier e o greyhound (embora este último alguns autores ou se esquecem de o incluir então há duas versões).

Se do pinscher alemão herdeu temperamento, personalidade, fisico e cor, do manchester terrier herdeu tamanho, e também fisico e cor, do galgo sem dúvida que herdou a velocidade e a maneira de correr. Se virem um pinscher miniatura a correr, notam que corre tal e qual como um greyhound. Orelhas para trás, esticar penas ao máximo e puxa-lás bem por debaixo do peito o mais que possível e ... sprint :)

Isto de donos babados é assim...
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta out 24, 2002 1:15 pm

Olhem que ter um collie, seja de que tipo for, também obriga a dar ao bicho umas boas doses de exercicio fisico.

São cães que necessitam de estar ocupados e em boas condições fisicas, senão entram em paranoia e lá se vai a casa. Abrem buracos em tudo o que podem!!!

Não se esqueçam que são cães de pastoreio, habituados a andar muitos kilometros por dia, atrás dos rebanhos e das ovelhas tresmalhadas. (18 km.. acham muito? para eles não é ...)
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
margarido
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 10:27 am

quinta out 24, 2002 2:27 pm

Ana Link, vai desculpar mas não concordo com o que disse. O Colllie, tal como outro cão qualquer, não é nenhum mono, mas daí a necessitar de muito exercício físico.... .
De todas as variedades, os mais enérgicos são o Bearded Collie, o Shetland, e o Boeder. Estes sim, precisam de muito exercício, e o Border precisa até de mais do que isso. Sendo essencialmente um cão de trabalho - o verdadeiro pastor - precisa de ter funções. O Rough Collie (suponho que era a esse que o Nel se referia ) diferentemente do que diz não é o pastor própriamente dito, é mais um cão de "alerta". Não é por isso um cão destruidor quando não tem nada que fazer. É um cão que vive perfeitamente dentro de casa, e, apesar da quntidade de pelo que tem, ao contrário do que as pessoas pensam, não dá mais trabalho do que os outros cães.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 24, 2002 4:09 pm

Olá

Tenho que ter mais cuidado a dar certas informações. Isto deriva da mania de querer ser prestável. De facto, não sabia que havia diversas espécies de Collies.
Vão daqui as minhas desculpas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
margarido
Membro

quinta out 24, 2002 4:24 pm

Estás desculpadíssimo.
Já agora, completo a informação, faltou referir o Smooth Collie (igual ao Rough Collie, e nas mesmas cores, só que com pêlo curto), fica ssim completa a lista da variedade de collies existente.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta out 24, 2002 6:28 pm

Olhem que existe uma variedade de Smooth Collie, que deriva do Border Collie, e não apenas do Rough.

Ao falarem de Collie, deduzi o Collie em geral e não alguma variedade em específica. Sim, porque originalmente o Rough Collie também era usado pelos pastores.

Da experiencia que tenho com Collies, em geral, e do que me falam os donos ( que tenho o previlégio de conhecer donos com todas as raças de collie), eles precisam de correr umas boas horas por semana. Nem que seja 4 horas ao sábado, e outras tantas ao domingo. E um bom passeio todos os dias da semana.

Quanto ao resto da sua mensagem, margarido, nem vou comentar.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
xanda
Membro Veterano

quinta out 24, 2002 6:35 pm

Olá!
Eu ando a estudar a raça, é certo que sempre achei piada ao Afegão, sabe-se lá porque? mas também gosto de outros e até que me decida vou estudando as raças que gosto mais... Como também não penso em adquiri-lo "amanhã" vou tirando duvidas, acho que me entendem, não? digamos que gosto de saber com o que conto e se é para ter um cão seja ele qual for é para tratar como deve ser, dai pensar bem antes e estudar melhor ainda o assunto! foi assim com o meu Yorkie e hoje estou super feliz com ele, mas querendo outro, quero diferente. Bem acho que me compreendem.
Obrigado a todos Alexandra
margarido
Membro

sexta out 25, 2002 9:58 am

Ana Link, que criadores de Collies é que conhece? E que variedade de smooth é que varia do Border? Já agora, shetlands, e bearded collies, que eu saiba só meia dúzia de pessoas cá em Portugal é que têm, e smooths, nem isso. Digo-lhe mais, Shetlands, só a Maria Jília é que fez criação ( duas ninhadas), e Bearded Collies, só o canil Razart é que tinha (e acho que ainda tem).
Só para terminar, também não faço questão que comente a minha mensagem. Não foi para isso que a enviei, é que eu tenho Rough Collies há 10 anos, e nunca me apercebi que fosse necessário tanto exercício. Além do mais fiz a ressalva em relação ao Border, que eu sei que tem um, e que como nunca tive limitei-me a dizer o que, como conhecedora da raça collie (e o Rough Collie conheço bastante bem) sei. Se não dei palpites à toa sobre o Border, agradeço que o não faça sobre o Rough Collie.
Um abraço
Responder

Voltar para “Cães”