Zoo (vergonha)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
aestiva
Membro
Mensagens: 93
Registado: terça dez 11, 2001 9:34 pm
Localização: aves e repteis

domingo mar 24, 2002 5:57 pm

Venho apenas mostrar o meu desagrado com uma situaçao que da para pensar, o Zoo de lisboa que ainda a muito pouco tempo deu uma entrevista num programa da sic onde falava dos seus animais, levando alguns entre os quais papagaios, e logo algumas pessoas do publico mostraram o seu agrado pelo belos papagaios dizendo que adoravam ter um, mas que os seus preços eram um pouco elevados, de imediato, um senhor pertencente ao Zoo e mesmo os tratadores dos animais que se encontravam no programa disseram que os papagaios sao animais que nao devem estar em casa de ninguem, que ao comprar papagaios se esta a contribuir para o forte negocio ilegal de trafico de papagaios, e que as suas necessidades alimentares sao muito grandes nao podendo em casa dar aos papagaios uma alimentaçao adequada, tudo coisas erradas pois os papagaios sao optimos animais de estimaçao, durando longos e longos anos junto dos seus donos, hoje em dia ja ha a venda muito bons alimentos para papagaios, podendo nos em casa reforçar essa alimentaçao com frutas e legumes. Quanto ao comercio ilegal. esta cada vez menor, pois felizmente ja ha muito bons criadores em portugal, que embora o preço das suas aves seja um pouco mais elevado do que o dos papagaios ja em estado adulto, com muitos problemas psicologicos, vale sempre a pena pois sao aves magnificas, que criam uma forte ligaçao ao dono. Como viram tudo tudo declaraçoes de quem nao esta dentro do assunto, mas nao é tudo, o mais triste é ser o proprio Zoo de Lisboa a vender papagaios, que sao DOADOS ao Zoo, animais resgatados pelas autoridades fruto do comercio ilegal, aves ja adultas com grandes problemas, pois foram, a maioria, apanhadas do seu meio natural, e sendo transportadas de barco e avioes destro de pequenas caixas onde se encontram aos 20 papagaios juntos. Isto sim é uma vergonha pois essas aves deviam pelo menos ter um resto de vida, num local onde podessem estar ter espaço e a companhia de outras aves da sua especie, condiçoes que o Zoo ate tem, e até percebo que nao tenha o espaço para todas, mas nesse caso doava a criadores ou pessoas que tivessem as condiçoes necessarias para tratar deste animais cuja vida é um sofrimento, mas em vez disso vende os papagaios de volta, tornando o negocio de papagaios ja adultos que so ficam numa gaiola apavorados e a gritar um ciclo. So se pode chamar a isto UMA VERGONHA........
(tenho comigo uma folha com os preços de varios papagaios enviada pelo Zoo, onde me confirmaram que esses papagaios eram fruto de apreenssoes ilegais)
Nicole
Membro
Mensagens: 191
Registado: segunda mar 25, 2002 9:23 pm
Localização: 2 Peixes Oranda vermelho e branco, 1 Coelho

terça mar 26, 2002 12:16 am

Eu acho que alguns animais devem estar no seu habitat e as aves não são excepção e, não há pior coisa que ver aves em gaiolas. Em relação há alimentação, não existe muita variedade de comida para os papagaios nas lojas de animais e o preço tanto dos pobres animais como a comida não deve ser barato.
Última edição por Nicole em quarta mar 27, 2002 2:56 pm, editado 1 vez no total.
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

terça mar 26, 2002 2:53 am

Já tinha conhecimento da venda de aves apreendidas por parte do Zoo de Lisboa e já o tinha aqui denunciado, há uns tempos. Na altura, fui desmentida por uma rapariga que trabalha como voluntária no Zoo. Afinal, confirma-se o que eu disse.

Não concordo que os papagaios fossem dados a quem os quisesse, porque infelizmente a maioria das pessoas não sabe cuidar destes animais. Acham que basta dar-lhes sementes de girassol e água, e pronto. Não é bem assim. Também não tinha razão o senhor do Zoo quando dizia que a alimentação dos papagaios é muito exigente. Não é muito exigente, mas convém saber qual é a melhor alimentação, coisa que a maioria das pessoas não sabe. Os papagaios e outras aves, além da mistura base de sementes, devem comer uma grande variedade de frutas, legumes e cereais. Tudo produtos para consumo humano e que nem por isso são muito caros, pelo menos quando comparados com as misturas de sementes XPTO que se encontram à venda no mercado. Aliás, no tempo da II Guerra Mundial, quando era praticamente impossível arranjar sementes, os papagaios eram alimentados com sobras de comida, o que provavelmente constituia uma alimentação muito mais saudável do que as sementes.

Quanto à venda dos papagaios pelo Zoo, é uma situação um pouco estranha. É assim: se uma pessoa for encontrada na posse de uma ave protegida pelas convenções internacionais (nomeadamente a CITES), a ave é apreendida e entregue ao Zoo. E depois o zoo pode vendê-la a outro particular?!!! Acho que, quando muito, os animais deveriam ser devolvidos ao país de origem, no caso de animais selvagens. Mas isso implica gastos...

Fiquem bem

Florinda Lopes
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

quarta mar 27, 2002 11:44 am

Olá a todos,

Na altura quando assiti ao programa onde se falou da situação dos papagaios e da intervenção (infeliz...) do representante do Zoo, fiquei também eu, como criador de aves, indignado e surpreendido com a falta de informação demonstrada.
Na altura coloquei no fórum uma mensagem com essa informação, pois já sabia da situação das aves apreendidas que eram deposi vendidas, mas enfim é essa a situação por cá...

Acerca da manutenção de animais em cativeiro, principalmente os papagaios mas também outras aves devemos criticar o comércio de exemplares selvagens mas a sua criação em cativeiro é de louvar, não só pelas diversas espécies que salvou da extinção (Arara spix, Mainata das colinas, condor da califórnia, cardinalito da venezuela entre muitos outros...) mas também devemos ter em mente que hoje em dia já existe muita informação sobre estes animais em cativeiro e os avanços na sua reprodução e manutenção foram imensos. Não se diga pois que é errado mantê-los, é tão errado como manter cães e gatos, nem mais nem menos...

É importante que antes de se comentarem estes assuntos se tenha alguns factores em mente como os que aqui deixo:

- Existem 12 MIL criadores nacionais filiados;
- A Associação dos Avicultores de Portugal conta com mais de 65 anos de existência e várias distinções de mérito;
- Anualmente criam-se em Portugal cerca de 600 mil aves em cativeiro, apenas pelos criadores filiados;
- Visitem uma exposição de aves, falem com os criadores, visitem os criadores e verão que a ideia inicial pode não ser a mais correcta...

Existem bons e maus individuos em todas as actividades, a ornitofilia não é excepção obviamente, mas para os verdadeiros criadores os seus princípios são claros, preservar e cuidar as aves!!

Ricardo M.
Secretário Confederação Ornitológica Mundial-Portugal (COM-P)
Sócio 707 AAP
Sócio 083 CRM
Membro Dutch African Waxbill Society
Membro Waxbill Finch Society
RuteMartins
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm
Localização: Lady(indefenida),bianca basset hound

quinta jun 26, 2003 4:17 pm

Yapx...

Mas realmente. Eu até já vi em lojas cangurus à venda :evil: :x Os cangurus sim deviam tar no seu habitat natural
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

sexta jun 27, 2003 11:20 am

Bom dia a todos,

Como refere o Avilandia que existem 12 MIL criadores nacionais filiados, muitos deles existem apenas no papel e de psitacideos de grande porte(papagaios e araras) devem de existir poucas dezenas e legalizados não existe nenhum.

Quando menciona que a arara Spix foi salva da extinção não acredito pois é apenas uma questão de tempo visto existirem muito poucos exemplares e já com idade avançada (foi entregue em outubro uma arara spix ao centro de conservação no brasil, que era do Loro Parque e por volta da mesma altura foi descoberta nos EUA mais um especime que tambem foi entregue ao mesmo centro ), existe tambem o problema da diversidade genetica.

Quanto as aves confiscadas que o zoo vende não devem de ser aves que fazem parte dos anexos do CITES pois elas não podem ser legalizadas.

Quanto aos criadores de psitacideos que conheço são pessoas espetaculares dispostas a tudo pelas suas aves, mas é preciso muito cuidado pois tambem existem alegados criadores sem escrupulos que apenas chocam ovos de contrabando para depois colocarem as anilhas nas aves dizem-do que são criadas em Portugal.

Quanto a alimentação infelizmente em PT só se veem misturas carregadas de girassol coisa que não dou ás minhas aves, vejo-me obrigado a importar de Espanha, Inglaterra e mesmo EUA misturas de nozes e granulados especialmente criados para essas aves, como complemento recebem muita fruta e algum vegetais e tambem alguma da nossa comida quando nos apanham á mesa.


Cumprimentos,

Joao Quaresma.
drlpfae
Membro Veterano
Mensagens: 330
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm
Localização: papagaia

sábado jun 28, 2003 4:59 pm

já não é assim tão dificil encontrar boa comida para papagaios em portugal, embora eu tivesse que procurar um pouco.
Existem já granulados e boas misturas, principalmente da marca orniex, para além da fruta e dos legumes que são essenciais e estão sempre disponíveis.
minidiogo
Membro Veterano
Mensagens: 2666
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sábado jun 28, 2003 9:41 pm

Olá a todos!!

Não tou a ver o problema de ter aves em gaiolas (claro em excepção araras e papagaios estas devem de ter não uma gaiola mas um poleiro).

Podem-me explicar a razao?

Adesu fiquem bem
8) 8) 8) 8) 8)
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

segunda jun 30, 2003 10:20 am

Olá a todos,

como menciona o Drlpfae por cá já se começa a encontrar algumas misturas de boa qualidade é pena é que continuam a incluir uma grande percentagem de girassol e não possuam quase nenhumas variedades de nozes.

Em relação ao minidiogo, permite discordar totalmente da tua opinião em relação ás araras e papagaios pois considero o facto de estarem num poleiro que na maior parte estão presos por uma corrente ao pé uma acção a repudiar pois essas aves precisam de liberdade de movimentos e não de estarem presas por umacorrente a uma pata que lhe prende os movimentos e pode levar mesmo a partir a pata. Eu tenho as minhas aves em gaiola grande que lhe permite abrir as asas sem tocar nos lados da mesma e todos os dias saem para voar e exercitar todos os musculos.

Cumprimentos,

Joao Quaresma.
pavlo
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am
Localização: muitos mas não os suficientes.

segunda jun 30, 2003 8:17 pm

exactamente gaiola espaçosa e montes de exercicio e brincadeira, já é tempo de desmistificar e retirar o papagaio do poleiro como 1ª imagem que nos vem à cabeça quando ouvimos falar em papagaios.

Asta
drlpfae
Membro Veterano
Mensagens: 330
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm
Localização: papagaia

segunda jul 07, 2003 8:41 pm

não sei como é no zoo de lisboa, mas sei que no zoo da maia a alimentação dos papagaios deixa muito a desejar. quando lá fui no ano passado reparei que a comida dada aos papagaios era apenas sementes de girassol e maçã. parece que as pessoas do zoo, supostamente mais entendidos que nós ainda percebem muito menos do assunto.
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

sexta jul 11, 2003 11:02 am

Magelan,

<<Como refere o Avilandia que existem 12 MIL criadores nacionais filiados, muitos deles existem apenas no papel e de psitacideos de grande porte(papagaios e araras) devem de existir poucas dezenas e legalizados não existe nenhum. >>

Tenho que corrigir as informações uma vez que não me parece que esteja bem informado da situação nacional...
É verdade que muitos criadores não exercem a actividade ao nivel de outros mas a grande maioria são criadores activos, isso vê-se claramente no nº de anilhas oficiais emitidas anualmente (cerca de 100/criador).
O mito de que criar papagaios e araras é extrordinario é apenas isso, um mito! Depende sobretudo do poder economico do criador, das boas condições (como para mandarins e canarios) de criação e ainda por cima se formos para a criação à mão da disponibilidade e de um factor muito importante do tempo para acasalar aves, esperar por casais que não arrancam (anos...)
O factor chave na estruturação da criação de psitacídeos é o TEMPO, claro que estamos a anos luz do que se vê no norte da europa e sobretudo nos EUA, mas em termos de papagaios e araras nas espécies mais comuns (cinzentos e amazonas) e araras (azul e amarela, vermelha, militar, ararinhas) ou mesmo em conures e pyhurras estamos perfeitamente ao nivel europeu.
Aliás é relativamente normal em algumas zonas do pais encontrar criadores até de canários com 1-2 casais de papagaios cinzentos em casa a criar!

Posso-lhe indicar pelo menos 2 legalizados em termos de alvarás de criação e centenas com aves legalizadas junto do ICN (CITES).
Tenho conhecimento de pelo menos mais 4 processos de legalização de alvarás em curso.

<<Quando menciona que a arara Spix foi salva da extinção não acredito pois é apenas uma questão de tempo visto existirem muito poucos exemplares e já com idade avançada (foi entregue em outubro uma arara spix ao centro de conservação no brasil, que era do Loro Parque e por volta da mesma altura foi descoberta nos EUA mais um especime que tambem foi entregue ao mesmo centro ), existe tambem o problema da diversidade genetica. >>

Novamente não deve estar ao corrente dos sucessos na reprodução obtidos pelo consõrcio criado a nivel mundial e que neste momento contam já com várias dezenas de exmplares criados, incluindo diversos membros ja na F3.
O grande problema é que neste momento os centros oficiais de conservação são os que menos têm contribuido para a preservação desta e de outras espécies...
De quem é que foi a ideia de deixar a ultima fêmea selvagem dentro de um gaiolão no meio da selva e abrir a porta na esperança do ultimo macho entrar?!?!? Ou andar dois anos a monitorizar o comportamento do macho num trabalho de campo que adiantou imenso em termos de preservação???? o macho ficou 2 anos mais velho que no inicio do estudo foi a conclusão principal...

CLARO que a spix, tal como centenas de outras espécies está tecnicamente extinta (TECNICAMENTE não é o mesmo que EXTINTA), é um conceito técnico que se aplica a uma população e que existe capacidade de preservação mas com reduzida diversidade genética.

O que o governo brasileiro deveria fazer (legal proprietário de todas as spix pertencentes ao consórcio) era acompanhar e apoiar um programa de acompanhamento e perservação da espécie ao nivel de recursos geneticos, criando e facilitando a troca de exemplares entre quem os pode e sabe reproduzir.

<<Quanto as aves confiscadas que o zoo vende não devem de ser aves que fazem parte dos anexos do CITES pois elas não podem ser legalizadas. >>

Teoricamente não, mas se não fizessem parte dos anexos CITES também não podem ser apreendidas...

<<Quanto aos criadores de psitacideos que conheço são pessoas espetaculares dispostas a tudo pelas suas aves, mas é preciso muito cuidado pois tambem existem alegados criadores sem escrupulos que apenas chocam ovos de contrabando para depois colocarem as anilhas nas aves dizem-do que são criadas em Portugal. >>

Infelizmente é verdade, também já tinhe referido que existem em todas as actividades bons e maus individuos.

Sobre a alimentação existem já muitas misturas e marcas de qualidade no mercado, algumas importadas mas com exclentes produtos.
Se têm mais ou menos girassol isso depende da marca, TODAS as boas marcas já têm alimentos sem girassol ou com pouco girassol, depende da gama, do preço e do que conhecemos.
Infelizmente a nivel nacional as marcas que temos nacionais ainda deixam a desejar.

Aqui ficam algumas para psitacideos, seja com misturas ou suplementos:

Versele-laga
HARI
BIRDCARE

Se consultarem o catalogo da versele de certeza encontram a mistura que querem ou muito aproximada...

Já agora está em que zona?

Cumprimentos,

Ricardo M.
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

sexta jul 11, 2003 1:57 pm

Boas Avilandia,

Sou da zona de Lisboa,
obrigado por alguns esclarecimentos, em relação a criadores de araras deve de conhecer muito pouco pois ando a mais de 2 anos a procura em Portugal de um criador de vermelhas e até hoje não encontrei.
Quanto a legalização ainda este fim de semana falei com um criador que tem perto de uma centena de casais de papagaios e araras, segundo ele o ICN esta a ultimar o estatuto do criador, para entrar em vigor em Setembro.
Quanto a Spix é uma questao de tempo se não se encontrar um grupo em estado selvagem vai se continuar a enfraquecer a população em cativeiro devido a consaguinidade.

Se quizer trocar ideias aqui fica o meu email

[email protected]



Cumprimentos,

Joao Quaresma.
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

sexta jul 11, 2003 2:16 pm

Boas ,
esclarecimento

na mensagem anterior onde digo "em relação a criadores de araras deve de conhecer muito pouco" queria dizer:
em relação a criadores de araras devo de conhecer muito pouco ...



Cumprimentos,

Joao Quaresma.
Responder

Voltar para “Aves”