comida do furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Sugar
Membro
Registado: sexta set 10, 2004 11:19 pm

sexta fev 04, 2005 4:54 pm

Heys MHZ axo k n será assim.... k n se possa domesticar...
Com calma tudo se resolve...
N é necessario nascer em cativeiro pa ser domesticavel....
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta fev 04, 2005 8:41 pm

Sugar

Há uma diferença grande entre furão e toirão no que diz respeito a serem domesticáveis. O furão foi domesticado há mais de 2000 anos. A domesticação de um animal é feita através de cruzamentos sucessivos de animais com características mais mansas. Ao longo de muitíiiiissimos anos, vão-se conseguindo assim, animais cada vez mais domesticados. Isto em traços breves, segundo o que tenho lido e que o Fang também ensinou na arca.
A única dúvida que ainda persiste é se essa domesticação foi feita com o toirão europeu(Mustela putorius) ou com o toirão das estepes (Mustela eversmanni).

Por isso é que digo que o toirão não é domesticável (e além disso, como é mesmo um animal autóctone, é protegido pela Convenção de Berna (Anexo III ). E com esse é que não há legalização que nos valha.

No entanto, se ele se deixou apanhar, acredito que seja um furão perdido no mundo cruel... :D
E sendo assim, o tempo e o carinho dos donos, farão a diferença.
Sugar
Membro

sexta fev 04, 2005 8:46 pm

heys Mesmo assim n tou convencido :p
MHZ
Membro Veterano

sábado fev 05, 2005 1:15 am

Seria o mesmo que encontrar um lobo e trazê-lo para casa e tentar domesticá-lo...Evidentemente que uma dentada do lobo não tem comparação com a de um toirão... mas o esforço de o domesticar seria idêntico.
A domesticação do cão foi feita do mesmo modo que a do furão, cruzando os mais mansos, ao longo de gerações.
Sugar
Membro

sábado fev 05, 2005 1:54 am

Heys... MHZ pois , mas mesmo assim n concordo:
Se tiver um cao adulto k nunca viu pessoas e se o kiser levar para casa e tentar domesticar, keria ver como era.... Com o lobo é a mesma coisa, é um canideo. Se for domesticado desde jovem é facil , em adulto não... tal como um cão.

O segredo tá em ter paciencia e domesticar o mais cedo possivel, e saber domesticar, (n é só dar festas....).

E há mtos mais exemplos....
Essa comparação k faz com os toiroes a meu ver n ta certa, tem kk koisa de verdade, no k diz respeito a um furao como já é animal domestico, ser já criado em cativeiro e um toirao nascer em liberdade... Mas o k é certo é o os 2 sao domesticáveis.... e á mtos mais animais selvagens k sao domesticaveis.... vou exagerar, mas á pessoas em parkes naturais em Áfrika k teem chitas, leoes, facoxeros , etc.... praticamente domesticados.... convivem com eles....
MHZ
Membro Veterano

sábado fev 05, 2005 2:55 am

Mas eu não estou a falar desde bébés. Aí já poderia ser outra coisa. Embora com animais selvagens, seja sempre um ponto de interrogação, até que ponto a natureza falará mais alto quando se tornarem adultos.
Eu falo em relação a este que foi encontrado e presumo já não ser bébé.
Pelo que tenho lido, toirões são difíceis de domesticar. Mas se foi através deles que apareceram os furões, impossível não será mas teriam de ser trabalhados desde a nascença para se habituarem ao homem, o que não me parece ser o caso de este. Mas para que cheguemos a certezas, precisávamos da ajuda de um biólogo que melhor nos ensinasse. Talvez o Fang nos esteja a ler e nos queira elucidar melhor.
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

sábado fev 05, 2005 9:37 pm

Olá a todos,

Bem ... há aqui duas situações completamente distintas: a domesticação quando bébé e a domesticação quando adulto.

Sugar, falou dos parques naturais de África. Eis um exemplo de como os animais desde bébés, habituados ao contacto humano, são domesticáveis. No entanto, nada garante que quando adultos, os genes dele se sobreponham à domesticação quando novos (por isso, o cruzamento dos animais mais mansos, vão dando origem a linhagens mais mansas, através da modificação dos genes, como muito bem a MHZ disse).

A domesticação em adultos, bem .... é quase impossivel. Mesmo que se consiga um nivel de domesticação de um animal selvagem, esse será sempre imprevisivel e de pé atrás, mesmo habituado só com a pessoa que o tentou domesticar.

Concluindo: o Toirão é domesticável (Mustela Putorius), tendo como descendente o Furão (Mustela Putorius Furo). O Furão foi conseguido através do cruzamento de linhagens mansas do Toirão após muitas gerações.

Agora, penso que o Furão/Toirão que o Kingdani encontrou, para se ter deixado apanhar com essa facilidade, era concerteza um Furão utilizado por um caçador, dado já estar, se calhar com alguma idade, não servindo os interesses do caçador, tendo sido abandonado à sua sorte. Infelizmente, isto são casos muito comuns. Este teve a sorte de ter tido alguém que o levasse para casa. Muitos não têm essa sorte, morrendo passado 2 a 3 dias por falta de comida ...

Um abraço a todos,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alexR
Membro
Registado: sábado out 16, 2004 10:56 pm

sexta fev 18, 2005 6:26 pm

MHZ

Fiquei curioso porque é que diz que wiskas não é bom para os furões. É que eu dou wiskas à minha furoca!
Por acaso eu noto que ela já nao liga tanto à comida. Ela vai muitas vezes ao pratinho da comida, cheira e não come. Mas come bem quando lhe dou a comida à boca.
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta fev 18, 2005 7:36 pm

Eu não sei qual a composição nutricional da Whiskas, mas suponho que não tenha os valores ideais. As rações mais baratas não costumam ser boas para furões. Inicialmente dava Friskies para gatinhos aos meus, mas depois de ler um bocado, passei a abrir os cordões à bolsa e agora dou-lhes Purina para gatinhos.
Eles precisam no mínimo de 36-39% de proteína bruta, 20% de gordura e poucos hidratos de carbonos e fibra. Compara com os valores na embalagem da Whiskas.
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta fev 18, 2005 7:38 pm

Então e notícias deste furão que o Kingdani encontrou?
Há novidades?
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

sexta fev 18, 2005 9:06 pm

Whiskas nem para gatos...já pararam para ler a composição daquilo?
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sábado fev 19, 2005 4:53 am

Olá a todos,
Eu como passo horas a ler as prateleiras das areas dos animais de estimação nas grandes superficies... Até sei que a nova formula da Whiskas para gatinhos tem 37% de proteina... Mas como tenho muitas duvidas em relação à origem dessa proteina, nunca tentei nem faço ideia de experimentar... Se tenho uma emergência, normalmente na prateleira ao lado está a Purina One ;)
Jinhos,
Rita
Responder

Voltar para “Furão”