CÃO DE GUARDA vs ALARME

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cão de guarda ou alarme??

cão de guarda
9
28%
alarme
3
9%
vários cães de guarda
9
28%
ambos
11
34%

Total de votos: 32
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta fev 17, 2005 11:55 pm

O acreditar no cão de guarda para lidar com os ladrões é hoje em dia uma ideia muito inocente.

Para mais a maior parte das pessoas coloca cãe sno quintal onde são vulneráveis.

E os ladrões profissionais passam por cima de qualquer cão fáclmente, o que não falta são métodos. Se querem defender a vossa casa têm de usar métodos melhores que um cão da raça X que se diz ser bom na guarda.

Tenho vários amigos no Instituto de Ciência sPoliciais e o que eles me dizem sobre os métodos usados por ladrões hoje em dia, quando me aconselharam, faria o cabelo de qualquer pessoa não avisada que espera sentir-se segura por ter um cão ao pé, ficar com os cabelos no ar. O ladrão profissional não é o simpels drogado que entra dentro de uma casa com uma pedrada...

confiar num cão de guarda é o mesmo que entrar em certos bairros de Lisboa armado de uma fisga...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

sexta fev 18, 2005 11:46 am

Bem eu penso que um bom cão de guarda funciona sempre como complemento a um sistema de alarme ligado a GNR mais perto da dita propriedade.
É pá e uns cães de guarda metem sempre algum respeito para os ladrões de quintas cujos objectivos andam sempre à roda de levar umas galinhas ou uns porcos... Agora com profissionais, tragam lá a Kalasnikov (isto deve estar mal escrito):lol:

Bjs Alex
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta fev 18, 2005 11:48 pm

Epá, um cão (até mesmo uma matilha) não basta! Basta uma pistola e está tudo arrumado!
o cão nãod eve ser o principal, mas sim um complemento. ;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta fev 18, 2005 11:53 pm

Sou da opinião que o uso de cães de guarda como forma de evitar eventuais assaltos é uma optima solução, tanto em apartamentos como vivendas, mas principalmente em zonas rurais não policiadas; sendo que neste ultimo caso penso que a presença de cães é mesmo indispensável como forma de guarda, pois nas zonas rurais, tanto a policia como as empresas de segurança, encontram-se por vezes a muitos quilómetros de distancia pelo que o uso de sistemas de alarme são ineficazes; além do mais nas zonas rurais os roubos concentram-se, muitas vezes, em anexos à casa ( edifícios anexos com animais, ferramentas de agricultura/jardinagem, arvores de fruto, etc) e é impossível pôr sistemas de alarme em tudo isso.
Também já vi algumas lojas com grandes vitrines, em cidades, que têm optado por deixar lá um cão dentro durante a noite, pois como as coisas susceptíveis de serem roubadas estão na montra os ladrões usam a técnica de partir o vidro e em poucos segundo levam tudo o que podem e deixam o alarme a tocar e quando lá chega a policia , já era! com um cão de guarda este tipo de assaltos torna-se impraticável.

Esses argumentos, usados por alguns, do uso de armas de fogo, de cadelas com o cio, venenos, etc são algo fantasiosos; em primeiro lugar conheço muitos casos de cães a guardar quintas, fabricas, casas, etc e nunca ouvi falar num caso desses, em segundo lugar a maior parte dos assalto (quase a totalidade) são feitos por larápios que apenas querem arranjar uns trocos, ou algo de valor, para a droga; ou então por amigos do alheio que gostam de pegar no que está à vista e não protegido ( geralmente fruta, ferramentas, etc). Este tipo de assaltantes são oportunistas, isto é, fazem assaltos rápidos, não elaboram grandes esquemas e aproveitam sempre alvos o mais desprotegidos possível e normalmente um cão de guarda é mais que suficiente para impedir o assalto.
Os grandes assaltos com uma quadrilha organizada, com armas de fogo e todo o tipo de esquemas para eludir cães e sistemas de alarme, são feito por profissionais e estes raramente assaltam casas (preferem os bancos) e quando assaltam uma casa é porque já sabem ao que vão, ou seja é porque a casa tem algo de muito valor, e neste caso é natural que os cães não impeçam o assalto mas tambem não são esses sistemas de alarmes para moradias que vai impedir um assalto desses.

Em relação às melhores raças para guarda, concordo com a Nanci quanto aos vários tipos de guarda efectuado pelas diferentes raça.
Os cães de guarda que mais me seduzem são os Serras da estrela, conheci vários e todos exelentes guardas. Têm uma segurança e uma atitude na guarda impressionante.
Conheci um Serra que guardava uma empresa. Durante o dia a empresa era muito movimentada e não eram pedidas funções de guarda ao cão, pelo que este era indiferente para com toda a gente; quando acabava o turno de trabalho e o guarda nocturno fechava o portão, o Sabiem (era como se chamava) não deixava entrar ninguem sem a ordem do guarda nocturno, nem aos empregados da empresa que ele tão bem conhecia.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado fev 19, 2005 12:37 am

Com os larápios podemos bem. Mas e com os "bandidos"? Não valerá a pena prevenir contra aqueles que querem, efectivamente, roubar a todo o custo e premeditadamente?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado fev 19, 2005 3:33 am

O FBC tem razão.
Não andam a ver muitos filmes ?

Mas que grande romance !

Adicionando algo à história :lol: quando um ladrão bem preparado quer roubar, nada o vai impedir.
Alarmes e isso não servem de nada.

Agora, as pessoas quando falam de guardar não é o maior diamante do mundo, ou o portfólio de acções ao portador - essas coisas ou o equivalente estão no banco e protegidas pelo melhor sistema de protecção , o seguro que cobre todos os riscos - as pessoas falam da sua casa, da sua propriedade, de alguns bens.

Para esses não há grandes ladrões, grandes premeditações, grandes esquemas.
É como diz o FBC - são oportunistas.

E para esses o cão de guarda chega muito bem.

Um ladrãozeco não vai escolher uma casa onde há um cão de guarda podendo escolher tantas que o não têm.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sometimes
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 12:27 am

sábado fev 19, 2005 5:23 am

FBC Escreveu:
Esses argumentos, usados por alguns, do uso de armas de fogo, de cadelas com o cio, venenos, etc são algo fantasiosos;
Hummm, não assim tão fantasiosos...

Da 1ª e ultima vez que sofri uma tentativa de assalto o guarda escondeu-se atrás do muro e o cão levou um tiro, valeu-me a fraca pontaria, ou a pontaria propositada daquele F.P. que acertou na pata do cão e raspou na perna da minha amiga, mas o que salvou mesmo a situação foi o cão, que depois de ouvir o primeiro tiro voltou a atirar-se aos ladrões.

Não estou a dizer que seja sempre assim, tanto que os meus cães nem de guarda são, uns dormem dentro de casa, outros fora, e o guarda dorme a noite toda ;)

Mas depois do susto que apanhei já estou a pensar em ligar um alarme e estou a pensar seriamente em arranjar mais uma cadelita aqui para casa, essa com caracteristicas de cão de guarda.
sometimes
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 12:27 am

sábado fev 19, 2005 5:24 am

FBC Escreveu:
Esses argumentos, usados por alguns, do uso de armas de fogo, de cadelas com o cio, venenos, etc são algo fantasiosos;
Hummm, não assim tão fantasiosos...

Da 1ª e ultima vez que sofri uma tentativa de assalto o guarda escondeu-se atrás do muro e o cão levou um tiro, valeu-me a fraca pontaria, ou a pontaria propositada daquele F.P. que acertou na pata do cão e raspou na perna da minha amiga, mas o que salvou mesmo a situação foi o cão, que depois de ouvir o primeiro tiro voltou a atirar-se aos ladrões.

Não estou a dizer que seja sempre assim, tanto que os meus cães nem de guarda são, uns dormem dentro de casa, outros fora, e o guarda dorme a noite toda ;)

Mas depois do susto que apanhei já estou a pensar em ligar um alarme e estou a pensar seriamente em arranjar mais uma cadelita aqui para casa, essa com caracteristicas de cão de guarda.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado fev 19, 2005 9:12 pm

Olá

Não conheço metodos eficazes contra roubo ou banditismo.
E, como alguém disse mais atrás, os cães, alarmes (de qualquer tipo) ou quaisquer outros adereços, por muito sofisticados que sejam, são e serão sempre meios úteis que se podem e devem complementar.
E para guarda qualquer cão serve, desde do ferozissimo rotty ao mais mal amanhado rafeirote, apenas interessa saber qual é o papel que se pretende do bobi.
Última edição por gary em segunda fev 21, 2005 11:14 am, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 21, 2005 10:52 am

aisd Escreveu: O FBC tem razão.
Não andam a ver muitos filmes ?

Mas que grande romance !
Por isso é que eu conheço tantas vivendas assaltadas e os donos a chorar baba e ranho porque o bobi foi envenenado...welcome to Portugal...não é só Lisboa e Porto, se bem se lembram!

Como disse, para mim são métodos complementares. O cão pode servir de dissuasor, mas o sistema de alarme é fundamental. E cão para guardar a casa deve estar em casa e não no quintal.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”