Idade para entrega

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

segunda fev 21, 2005 12:27 pm

Bom dia,
Venho colocar uma questão que me está a suscitar alguma curiosidade. Ao falar com um criador, ele informou-me que só entregava os cachorros aos futuros donos a partir dos 4 meses. A sua justificação era que só a partir dessa idade poderia ter um mínimo de idea sobre as características dos animais.
Existe mais alguma razão que justifique esta opção, ou já agora aquela que me apresentaram tem alguma sustentação?
Obrigado pela vossa ajuda. :p
Helena
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda fev 21, 2005 12:57 pm

Eu normalmente entrego a partir das 8 semanas... mas se tivesse condições só entregava aos quatro meses, não só porque a sociabilização de matilha está completa mas com é possível fazer uma avaliação do cachorro muito mais completa...

As 8 semanas são o mínimo para uma sociabilização básica de matilha (para o cão aprender que é um cão)... pelo que o seu amigo tem toda a razão...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 21, 2005 2:24 pm

Eu só entrego cachorros com 3 meses...se pudesse só o faria aos 4 meses, mas para mim ainda é incomportável fazê-lo. Por todas as razões que o Gonçalo indicou.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
canipalma
Membro
Registado: quinta jan 13, 2005 11:49 pm
Contacto:

segunda fev 21, 2005 3:50 pm

Eu também gosto de entregar os cachorros depois dos 3 meses. Já têm vacinas, e algumas pessoas não estão mentalizadas que os cães só podem ir à rua depois de terem as vacinas todas.
<p>Maria Jo&atilde;o Miranda</p>
<p>Boxers de Canipalma</p>
<p><a href="http://www.canipalma.com">www.canipalma.com</a></p>
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

segunda fev 21, 2005 3:56 pm

Olá Zezere,

o facto de esse criador só entregar os cachorros aos futuros donos com 4 meses é muito bom e sinal de que é uma pessoa consciênciosa , porque os 1ºs meses são fundamentais para a sua sociabilizaçao e para todo o seu equilibrio na sua vida futura !
zezere
Membro
Laika -

segunda fev 21, 2005 5:12 pm

Obrigado a todos pelas respostas.
Devo dizer que a impressão que este criador me deixou foi excelente. 1º porque ao contactá-lo ( e deixando claro que não iria adquirir o cachorro a breve/médio prazo) se disponibilizou imediatamente para me mostrar os seus cães e o canil. 2º porque me prestou todas as informações e respondeu a todas as interrogações que lhe coloquei com a melhor boa-vontade. 3º porque quando lhe expliquei que o cão que eu tinha em mente não era exactamente na linha dos que tinha (mesma raça, mas linha diferente), me informou das cruzas que faria e caso não fosse ainda o que queria me poria em contacto com o dono do cobridor para verificar da existência de cadelas do mesmo porte.
Em suma, um senhor. Só fiquei curiosa com a situação dos 4 meses, mas como a hora de almoço se apróximava não foi possível continuar a conversa. :D
Helena
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda fev 21, 2005 7:24 pm

Só por curiosidade, que de que raça é que falamos? ;)
Esse Criador é, de certeza, por aquilo que nos diz, pessoa extremamente disponível e consciênciosa. Sorte da raça que o tem. :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 21, 2005 8:42 pm

Eu também gostava de saber a que raça se refere.
É muito raro um criador ser tão consciencioso.
Parabéns.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
california
Membro Júnior
Registado: sábado fev 19, 2005 4:49 pm

segunda fev 21, 2005 9:37 pm

tomara todos os criadores fossem assim......
zezere
Membro
Laika -

terça fev 22, 2005 9:16 am

Bom dia a todos,
A raça a que me refiro é a Braco Alemão (de pelo curto), também conhecida por Pointer Alemão de Pelo Curto, Kurzhaar e outros. É um cão de caça de origem alemã, extremamente bonito e possante. Infelizmente em Portugal, pelo tipo de caça que praticamos, há uma tendência para preferir os exemplares mais pequenos e menos musculados (explicação que recebi desse mesmo criador e que aceito perfeitamente).
Eu tive um exemplar à muitos anos da linha alemã e posso garantir que não existe cão mais completo (sou assumidamente bracomaníaca :p ) é um excelente cão de caça, um companheirão para qualquer criança, um guarda atento e vigilante, um cão inteligente e disposto.
Aconselho qualquer pessoa com o tempo e sobretudo a disposição para um cão atlético a escolher esta raça. Terá um amigo espectacular.
Relativamente ao criador, terei todo o prazer em dar o contacto dele, mas creio não ser correcto pô-lo no forúm se a sua autorização.
Para os interessados aconselho uma busca na net por Kurzhaar ou German Shorthair(ed) Pointer para obter imensas informações. Para os recém-chegados são capazes de ser contraditórias, até para mim que conheço a raça foram sobretudo por causa desta história das linhas, mas terão uma idea do que estamos a falar. Já agora, no tópico da exposição de Westminster, têm um link para verem, se não me engano, um BIS que é uma cadela Braco (mais pequena do que eu gosto, mas prontos :evil: ).
Espero que se apaixonem por esta raça maravilhosa, pelo menos que vos consiga passar um pouco da paixão que lhe dedico. É sem dúvida o cão da minha vida (sem desprimor para todas as outras raças e SRD).
Helena
zezere
Membro
Laika -

terça fev 22, 2005 9:28 am

Bom dia a todos,
A raça a que me refiro é a Braco Alemão (de pelo curto), também conhecida por Pointer Alemão de Pelo Curto, Kurzhaar e outros. É um cão de caça de origem alemã, extremamente bonito e possante. Infelizmente em Portugal, pelo tipo de caça que praticamos, há uma tendência para preferir os exemplares mais pequenos e menos musculados (explicação que recebi desse mesmo criador e que aceito perfeitamente).
Eu tive um exemplar à muitos anos da linha alemã e posso garantir que não existe cão mais completo (sou assumidamente bracomaníaca :p ) é um excelente cão de caça, um companheirão para qualquer criança, um guarda atento e vigilante, um cão inteligente e disposto.
Aconselho qualquer pessoa com o tempo e sobretudo a disposição para um cão atlético a escolher esta raça. Terá um amigo espectacular.
Relativamente ao criador, terei todo o prazer em dar o contacto dele, mas creio não ser correcto pô-lo no forúm se a sua autorização.
Para os interessados aconselho uma busca na net por Kurzhaar ou German Shorthair(ed) Pointer para obter imensas informações. Para os recém-chegados são capazes de ser contraditórias, até para mim que conheço a raça foram sobretudo por causa desta história das linhas, mas terão uma idea do que estamos a falar. Já agora, no tópico da exposição de Westminster, têm um link para verem, se não me engano, um BIS que é uma cadela Braco (mais pequena do que eu gosto, mas prontos :evil: ).
Espero que se apaixonem por esta raça maravilhosa, pelo menos que vos consiga passar um pouco da paixão que lhe dedico. É sem dúvida o cão da minha vida (sem desprimor para todas as outras raças e SRD).
Helena
laressa
Membro
Registado: segunda fev 07, 2005 2:26 pm

terça fev 22, 2005 4:51 pm

como você sabe tambem amoooo essa raça, apesar de nunca ter tido o privilégio de conheçe-la de perto, mas gostaria de esclarecer uma duvida aki no brasil todos TODOS os criadores até os mais famosos de cães campeões e anos de atividade, entregam os filhotes com 2 meses p/ mim isso é super normal (nao estou só falando da raça braco mais sim de TODAS as raça!{são entrege com 2 meses}), por que, tipo se isso fosse insesponsábilidade nao aconteceria em TODO o pais :?: :?: :? :roll:
zezere
Membro
Laika -

terça fev 22, 2005 5:04 pm

Laressa,
Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para lhe responder, como vê também tinha dúvidas, mas o que consigo perceber é que a idade óptima seria os 4 meses (aquilo que os cachorros virão a ser é mais claro, temperamento, aptidões, etc), só que isso implica um acréscimo significativo no investimento do criador que se reflecte no preço do cão. Não quer dizer que quem entrega aos 2 meses seja irresponsável, simplemente não entende (ou não pode) fazer esse investimento.
Helena
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça fev 22, 2005 5:31 pm

Além disso as pessoas insistem em querer os cachorrinhos o mais cedo possível.
Noutro local, por exemplo, há uma que quer um cachorro com 1 mês...

Então os criadores - nomeadamente o Clube Português de Canicultura - estabeleceu como regra - nunca antes das oito semanas de idade.
Tentou-se, assim, chegar a um acordo entre os custos (alimentação, vacinas,etc.) a ansiedade dos donos e o que é melhor para o cão.

Na realidade sempre que possível é melhor serem mais velhinhos.
Melhor para os donos.
É bem mais fácil lidar (ensinar, conviver, etc) com um cachorrinho de 4 meses do que com um de 2 meses.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
laressa
Membro
Registado: segunda fev 07, 2005 2:26 pm

terça fev 22, 2005 5:52 pm

sim :!: É que eu NUNCA ouvi falar de entrega de filhote aos 4 meses aki no Brasil :!: :? a primeira vez que eu ouvi falar disso foi aki no forum :!:
Responder

Voltar para “Cães”