conceitos desconhecidos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

domingo fev 20, 2005 11:10 pm

Boas noites…
Vi um artigo sobre cruzamento e fiquei bem igual… Falou-se de muitas coisas sobre as quais percebo muito pouco, menos ainda do que eu pensava que sabia… Resumindo, não pesco nada do assunto. Assim sendo, alguém sabe o que são:

Cruzamentos abertos?
Cruzamentos fechados?
Inbreeding?
Linebreeding?
Linebreeding fechado?
Outcross?
Padreador?
Pedigree horizontal?
Pedigree vertical?

Estes últimos… Será que pedigree vertical é quando o lemos de pé e horizontal quando o lemos deitados? ;)

E cruzar “primos com primos, tio com sobrinha, bisneta com bisavô”, isto é, cruzar dentro da mesma família não dá exemplares menos bons? A senhora que escreveu o artigo acha que não e eu sempre pensei que isso fosse “a morte do artista”…

Obrigada...
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda fev 21, 2005 11:26 am

[quote=CarolinaGuerra]
E cruzar “primos com primos, tio com sobrinha, bisneta com bisavô”, isto é, cruzar dentro da mesma família não dá exemplares menos bons? A senhora que escreveu o artigo acha que não e eu sempre pensei que isso fosse “a morte do artista”…

Obrigada...
[/quote]

Isso é linebreeding e é uma das técnicas de criação mais utilizadas. Permite fixar características desejáveis de forma mais segura e sem os riscos que um cruzamento mais fechado (pai/filha... avô/neta) pode acarretar. Se bem que, se utilizado correctamente e, normalmente por criadores já muito experimentados, também seja uma técnica muito útil (inbreeding).
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
CarolinaGuerra
Membro

segunda fev 21, 2005 7:35 pm

Obrigada pelo esclarecimento! Deixe ver se percebi...

Linebreeding será então um tipo de cruzamento aberto, isto é, cruzar dentro da mesma família mas utilizando parentescos mais afastados. Já pai/filha e avô/neta é o cruzamento fechado. E este acarreta riscos... Que são... quais? E o inbreeding é o quê?...

E desculpe a minha ignorância…
:oops: :oops: :oops:
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda fev 21, 2005 7:49 pm

CarolinaGuerra Escreveu: Obrigada pelo esclarecimento! Deixe ver se percebi...

Linebreeding será então um tipo de cruzamento aberto, isto é, cruzar dentro da mesma família mas utilizando parentescos mais afastados. Já pai/filha e avô/neta é o cruzamento fechado. E este acarreta riscos... Que são... quais? E o inbreeding é o quê?...

E desculpe a minha ignorância…
oops oops oops
É o tal cruzamento fechado de que fala...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CarolinaGuerra
Membro

segunda fev 21, 2005 7:57 pm

Tá percebido! Obrigada!

E outcross, padreador, pedigree horizontal e vertical? Alguém sabe?
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

segunda fev 21, 2005 8:42 pm

Olá boa noite, vou tentar...

Outcross- Não ter qualquer antepassado em comum nas 3 ou 4 gerações anteriores, isto porque um antepassado que aparece na 4º geraçao só contribui com 1/256 dos factores geneticos de um cachorro, logo pode ser considerado um outcross.
Última edição por Joka em segunda fev 21, 2005 8:46 pm, editado 2 vezes no total.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda fev 21, 2005 8:42 pm

Padreador é um macho e matriz é uma fêmea. Ambos bons e usados para reprodução. ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça fev 22, 2005 7:34 am

Joka Escreveu: Olá boa noite, vou tentar...

Outcross- Não ter qualquer antepassado em comum nas 3 ou 4 gerações anteriores, isto porque um antepassado que aparece na 4º geraçao só contribui com 1/256 dos factores geneticos de um cachorro, logo pode ser considerado um outcross.
Será mais outcross a partir da 6ª geração, 4º ainda é muito próxima... se não estiver até à 6ª será mais certo como outcross...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”