Chinchilas/agua

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
xanalopes
Membro
Registado: terça jan 18, 2005 1:53 pm
Localização: 3 caes (1dogue, 1 tipo caniche, 1 yorkshire), 1 cagado, 2 chinchilas 2 peixes, 1a coelha

terça fev 22, 2005 7:01 pm

Eu dou banho de areia as minhas chinchilas, mas será que poderei dar de água?
A sra da loja de animais disse que n era mto conveniente mas...
A veterinaria tb disse q n mas q n era fatal, so tipo nao muito conveniente, ou então c muito cuidado.
Já alguem experimentou?
M_Totas
Membro Júnior
Registado: quinta dez 11, 2003 3:10 pm
Localização: 6 pastores alemães, 1 braco alemão, muitos peixes, 1a tartaruga, 9 chinchilas, 3 cavalos

terça fev 22, 2005 8:12 pm

NKA!!!

Nka des banho de água ás tuas chins.....Apanham,mtos fungos pk o pelo é mt denso e por isso n ia secar bm.Podem msm morrer s tomarem banho de agua, por causa dos fungos.

BJs Marta
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

terça fev 22, 2005 8:25 pm

Nem penses em tal coisa!!! Dares um banho de água ás tuas Chins é o msm k passares-lhe um atestado de óbito. Acho k te devias informar melhor sobre Chins, se consultares o site do ClubeChinchila Portugal: www. clubechinchilaportugal.com ou o site do Zooexótico encontras mtas informações úteis. As Chins ñ só ñ podem tomar benho de água, como ñ podem nc ser molhadas ainda k pco, pois a água além de as poder constipar, provoca o aparecimento de fungos. Deves sempre dar-lhes banho de areia, ao qual podes adicionar um pó antifungos à venda em lojas de animais. ñ me surpreende k a dona da loja te tenha dito k ñ havia problema, visto k a maioria dessas pessoas, vendem os animais e pco sabem sobre eles, outras, ñ kerem nem saber pk o k lhes interessa é o negócio, agora se a própria veterinária te disse um disparate desses, aconselho-te a mudares de veterinária pk essa ñ percebe nd de Chins. Infelizmente pcos Vets percebem de animais exóticos, mas pior k ñ perceberem, são akeles k ñ assumem k ñ percebem.. Por essas e por outras morrem mts bixinhos...
Repito: Nc dês banhos de água ás tuas Chins!!!
E tenta informar-te um pco melhor sobre elas, ok?
Deixo-te umas dicas...
Devem ter uma gaiolinha espaçosa, com alguma altura, onde possam saltar, se possível, ter 1º andar. Devem ter tbm uma "casota" de madeira (madeira ñ tratada, pk elas gostam de a roer), onde se possam abrigar.
A gaiola deve ser mudada e lavada uma vez por semana com um anti-séptico. O fundo da gaiola deverá ser coberto com serrim e depois com feno.
A comida deverá ser dada todos os dias e os restos de comida postos no lixo, para evitar o aparecimento de fungos. O bebedor deverá ser tipo biberão e nc tipo tijelinha pk as Chins ñ se podem molhar. A água deve ser mudada e o bebedouro lavado dia sim dia ñ.
O banho deverá ser-lhes dado no mínimo dia sim, dia ñ.
As Chins devem ter um momento diário em k as soltas e brincas com ela, ñ só para k se habituem a ti, mas tbm para se exercitarem.
Por fim, fica a saber k kd a tua Chin ficar grávida, o período de gestação durará 111dias e nascerão em média 2 ou 3 crias. (Mts vezes na 1ª gravidez nasce só uma). As Chins acasalam duas vezes por ano. O macho deverá ser separado da fémea? Se ñ os separares, corres o risco da Chin engravidar logo, visto k entra no cio logo k tem os bebés, mas como tal só acontece em 30% dos casos, eu pessoalmente, deixaria o macho com a fémea, visto k este será um excelente pai, ajudando-a a criar as crias. E dp... Se os separares, kd os kiseres voltar a juntar poderá ñ ser assim tão fácil...
As crias devem ficar com a mãe 8semanas.
Espero ter ajudado...
Mais alguma coisa... Dispõe!
xanalopes
Membro
Registado: terça jan 18, 2005 1:53 pm
Localização: 3 caes (1dogue, 1 tipo caniche, 1 yorkshire), 1 cagado, 2 chinchilas 2 peixes, 1a coelha

terça fev 22, 2005 10:57 pm

Obrigado ppelas dicas, realmente á pouca informaçao ca em viseu sobre chinchilas. Metade das pessoas que conheço perguntam« Tens o q? Isso sao ratos?». Eu li alguns sites, dai ja saber alguma coisita, mas muito pouco. :?
Eu solto-as mas n uma vez por dia, isso n sabia. è q para as apanhar depois sao 2 ou 3 dentadas..... Se notam q as quero meter na gaola mordem-me. para alem de que ja n tenho fios de tel em casa, tenho que meter calhas.
Do banho de agua n tinha lido nada q prooibisse por isso perguntei, ainda bem q n experimentei.
Obrigado pelas dicas.
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quarta fev 23, 2005 12:19 am

Ora essa, dispõe... Tamos cá é pra isso msm... Pa nos ajudarmos uns aos outros... Eu kd tenho dúvidas tbm aki venho pra k alguém mas esclareça. Pois, a mim tbm m perguntam se são ratos, se cheiram mal, se mordem, mimos desse género... Tenho k admitir k ñ gosto mt...
Pois é, elas ñ podem msm ser molhadas.
Kt a morderem-te, isso é normal, é k elas kerem é brincadeira e dp kd sentem k vão voltar prá gaiola... Ficam fulas! Mas com o tempo isso passa-lhes... Vão-se habituando a ti e à tua rotina e deixam de kerer deitar-te o dente...
Fazes bem em protegê-las dos fios, é k elas ñ se apercebem dos perigos a k se expõem, nós é k temos k as proteger...
Fica bem, e kd precisares... Dispõe...
tyna
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 7:07 pm

quarta mar 02, 2005 11:47 am

Já agora, eu ponho o meu Ramiro, fora da gaiola duas x ao dia, de manhã enquanto trato do pequeno almoço, e a noite quando chego e vou tratar da janta.
Ao principio era dificil conve-lo a voltar para a gaiola, ou melhor ainda é, mas se habituares a tua chinchila a uma rotina é mais facil. Coisa do tipo
coloca-te ao pé da gaiola e oferece-lhe uma goluseima(tipo um pinhão, um bocadinho de ração propria, um pouco de alfafa, ou qualquer coisa que e bichinho goste e que não lhe faça mal) e vais ver que ele vai perceber que tem uma recompensa por se portar bem, e ir para a gaiola.
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

domingo mar 06, 2005 11:49 pm

As minhas não gostam de voltar para a gaiola, mas nunca me morderam :o
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
Responder

Voltar para “Exóticos”