Oi Fraldinhas,
Li que tens o aquário há cerca de um mês. Antes de introduzir peixes, des-te tempo a criar-se a colónia de bactérias que vão decompôr a amónia? É que como deves saber, depois de se montar o aquário deves: ou esperar vários dias ( cerca de 3 semanas ou mais ) para se criar a tal colónia de bactérias, ou ir introduzindo no aquario, em doses diárias, as ditas bactérias que se vendem em qualquer loja especializada, antes de introduzires peixes no aquário. No máximo, podes introduzir dois ou três peixes de espécies resistentes, para se dar inicio ao ciclo. Se introduzes no aquário , logo de inicio, uma grande quantidade de peixes sem haver bactérias para decompôr a amónia resultante dos dejectos dos peixes, da comida, etc, eles morrerão envenadados.
Essas bactérias decompõem a amónia em nitritos e depois em nitratos que apesar de nocivos para os peixes, são muito menos que a amónia. Deves então colocar muitas plantas no aquário para consumirem muitos desses nitratos. Os que elas não consomem, só se resolvem com muda parciais de água.
Boa sorte!
ajuda ao Fraldinhas...
-
- Membro
- Registado: domingo out 06, 2002 9:45 pm
- Localização: gata siamesa,guppys,neon,espada,mollys,platys,zebras
Obrigado por teres respondido ao meu apelo,quando comprei o aquario deram-me um produto para por na agua,e que poderia por peixes em seguida,comprei meia duzia de peixes e depois do aquario montado e da agua tratada coloquei la os peixes,o certo é q até a uns dias atras tudo parecia estar bem,quando eles começaram a morrer sem motivo aparente.Achas q é devido a essa falta de bacterias?O q achas q posso fazer agora?Comprar as bacterias?gostaria q me dissesses uma loja em lx ou arredores q fosse especializada em aquarofilia.
saudaçoes para todos os aquarofilistas

Tudo bem?
O que te terão dado na loja quando montaste o aquário, terá sido um regulador biológico para eliminar o cloro e outros minerais existentes na água da torneira.
Qualquer loja que venda peixes e aquários terá, em frasquinhos, essas tais bactérias.
Compra e basta seguires as instruções que acompanham a embalagem.
Boa sorte!
O que te terão dado na loja quando montaste o aquário, terá sido um regulador biológico para eliminar o cloro e outros minerais existentes na água da torneira.
Qualquer loja que venda peixes e aquários terá, em frasquinhos, essas tais bactérias.
Compra e basta seguires as instruções que acompanham a embalagem.
Boa sorte!
-
- Membro
- Registado: domingo out 06, 2002 9:45 pm
- Localização: gata siamesa,guppys,neon,espada,mollys,platys,zebras
ola labeo,foi isso exactamente q me deram,sabes se as bacterias se vendem em qualquer loja?ou tem de ser numa loja especializada em aquariofilia?obrigado por tudo.