Roborovski macho + Winter white macho = alguém me pode dizer??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Koruja_Maniaka
Membro Júnior
Registado: quinta dez 30, 2004 11:08 pm
Localização: Dois hamsters (anão russo winter white, machos) o Cookie e o Bizk8; Coelho anão, Toni Fofo.
Contacto:

domingo fev 20, 2005 1:22 am

Olá eu sou a Ana tenho 12 anos e sou de Lisboa mas actualmente estou a viver em Viseu.
A minha maior felicidade no momento era ter um hamster roborovski mas já tenho duas gaiolas, uma pequena e uma média, cada uma com um hamster winter white. Será que eu conseguia juntar um roborovski com um winter white, ambos machos?

Por favor alguém que tenha experiencia ou mesmo que não tenha aconselhe qualquer coisa!!

E-mail: [email protected]

[img]http://images.google.pt/imgres?imgurl=h ... D%26sa%3DG[/img][/img]
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quarta fev 23, 2005 11:28 pm

Olá Ana!

Olha, eu não arriscava isso :? se dois hamsters da mesma espécie já é difícil de juntar, quanto mais de espécies diferentes, é melhor não, eles podem acabar por se matar :(
Compras mais uma gaiola :D

beijinhos
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quarta fev 23, 2005 11:53 pm

Pois Ana, concordo plenamente com a Sandra. Os hamsters são mt territoriais, e mtas vezes nem da msm espécie e sexo diferente dá para ter juntos, mt menos de espécies diferentes... É briga na certa... E claro, se brigarem podem-se magoar gravemente e até se matarem... :(
Se keres tanto o tal hamster, acho k sim, k o tenhas, mas k compres uma gaiolinha nova e o mantenhas separado dos outros... ;)
Koruja_Maniaka
Membro Júnior
Localização: Dois hamsters (anão russo winter white, machos) o Cookie e o Bizk8; Coelho anão, Toni Fofo.
Contacto:

quinta fev 24, 2005 12:02 am

Concordo plenamente com o que me dizem... mas agora coloca-se outra questão: como é que dois hamsters do mesmo sexo (machos), da mesma espécie (winter white), da mesma família e da mesma ninhada (irmãos) e que ainda por cima viveram juntos como amigos... SE SEPARARAM de repente? Passa-se que os meus dois hamsters winter white sempre viveram juntos: até dormiam na mesma casota e comiam juntos. Mas um dia, depois de lavar a gaiola (cerca de 12 horas) eles começaram a discutir fortemente.
Tive de os separar, pois era muito arriscado deixar os pobres coitados morrerem por tanto brigarem. Eu pensei que tinha sido da lavagem, e é o mais óbvio. Mas receio que nunca mais os consiga juntar de novo. O que faço agora???

A minha prima, a Kida_amiga cá da arca de noé, e ainda por cima foi ela que me deu os meus "bebés", disse-me para juntar os cocózitos e o algodão deles e associando os cheiros de ambos ao mesmo algodão. Eu ainda não fiz isso, mas não sei se funcione.

ALGUÉM ME AJUDE??
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 24, 2005 12:09 am

Pois é, os sites normalmente dizem que eles vivem bem juntos principalmente se forem irmãos, mas quem tem experiência assiste a muitas brigas mesmo assim e tem de os separar na mesma...

Não sei se adianta tentares juntá-los outra vez...eles ficaram 12h longe um do outro...não parece muito tempo mas talvez para eles tenha sido o suficiente para verem que gostam mais de estar sozinhos :D

Se quiseres tentar, deve ser como se faz com os gerbos, metes as duas gaiolas ao lado uma da outra para se habituarem ao cheiro um do outro (ou então uma gaiola que dê para separar ao meio). Depois quando lavas a gaiola, mudas os hamsters de gaiola, metes um na gaiola do outro e vice-versa até à proxima vez que lavares a gaiola. E vais trocando durante uns tempos...depois podes tentar juntá-los num sítio neutro (que não seja a gaiola de nenhum) para ver como se dão, deixas eles estarem um bocadinho juntos (se não começarem logo à briga) e voltas a separar, vais fazendo isso algumas vezes enquanto continuas a mudá-los para a gaiola um do outro...e vais alongando mais o tempo em que estão juntos, até perceberes que tudo já está bem e que podem estar juntos sem brigarem.
Mas é arriscado mesmo assim e dá muito trabalho...e pode não dar resultado... :(

beijinhos
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 3:07 pm

Olha, eu ñ arriscava... Os hamsters são mt territoriais... Msm da msm espécie e sexo oposto, mtas vezes brigam... Uma amiga minha, tinha um casal, comprou-o junto, e tavam juntos desde bebés, de um momento para o outro, começaram a atacar-se... Ela tentou pôr a gaiola lado a lado, todas essas coisas k o sfialhos te aconselhou, mas ñ serviu de nada... Sempre k os soltava (msm em território neutro) atacavam-se. Ela acabou por desistir... Podes tentar, mas se vires k ñ dá, ñ insistas... E ñ fikes com pena por eles tarem sós, é k os hamsters ao contrário das Chinchilas e dos porkinhos, preferem estar sós...
DeniseAytekin
Membro Veterano

Olha, eu ñ arriscava... Os hamsters são mt territoriais... Msm da msm espécie e sexo oposto, mtas vezes brigam... Uma amiga minha, tinha um casal, comprou-o junto, e tavam juntos desde bebés, de um momento para o outro, começaram a atacar-se... Ela tentou pôr a gaiola lado a lado, todas essas coisas k o sfialhos te aconselhou, mas ñ serviu de nada... Sempre k os soltava (msm em território neutro) atacavam-se. Ela acabou por desistir... Podes tentar, mas se vires k ñ dá, ñ insistas... E ñ fikes com pena por eles tarem sós, é k os hamsters ao contrário das Chinchilas e dos porkinhos, preferem estar sós...
DeniseAytekin
Membro Veterano

Koruja_Maniaka
Membro Júnior
Contacto:

quinta fev 24, 2005 5:46 pm

Eles nunca ficaram separados na vida. Eu, quando lhes lavava as gaiolas, costumava colocá-los juntos num recipiente alto e sem tampa ou enfim qualquer coisa a tapar. Na última lavagem que fiz, eles aguentaram 12 horas sem discutir mas passado esse tempo eles começaram a brigar mesmo. De vez em quando costumavam brigar, mas era uma briguinha de irmãos. E era muito raramente. Por exemplo...

Cookie vai a entrar na casinha e não depara com Bizk. Passa-lhe por cima.
- Epah... chega-te um bocado para lá, estás a incomodar-me!
- Não consigo... estou preso.
- Ao menos desvia-te um bocado!!!
- Não dá!
- Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

Não sei se entendem a situação mas normalmente essas briguinhas são normais. Eles nunca estiveram separados na vida, e mesmo assim já passaram tempo demais separados. Vou tentar, mas se não conseguir...

Eu só aceitei 2 hamters ao mesmo tempo porque via a reacção deles juntos e adorava. Iam ser dois irmãozinhos... agora são apenas vizinhos do lado. Ou melhor... vizinhos do lado do lado porque no meio das duas gaiolas está a gaiolona com o Toni... (o meu coelho anão...) o Cookie até se dá melhor com o coelho do que com o Bizk!

Obrigada por tudo!
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 24, 2005 6:06 pm

Isso acontece, e se eles nunca foram separados, então eu não os tentaria juntar outra vez não, é porque eles são mesmo territoriais e não querem estar juntos, se tivessem sido separados alguma vez podia ser disso, mas assim...mas acontece por vezes hamsters anões que sempre viveram juntos, chegarem a adultos e começarem a brigar e têm mesmo de ser separados.

beijinhos
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 7:14 pm

Concordo plenamente com o k diz a Sandra... Eu tbm ñ os juntava...
Mais vale prevenir...
Koruja_Maniaka
Membro Júnior
Contacto:

quinta fev 24, 2005 8:27 pm

Acho que sei porque é que os meus hamsters brigam. Uma vez observei uma coisa que me pareceu tirar uma conclusão.

Estava um dos meus hamsters a limpar-se perto da roda (aquele que tinha sido separado para outra gaiola) e apareceu lá aquele que residia naquela gaiola e começou a cheirá-lo. A princípio pensei: sente-se incomodado. Mas depois entendi que ele não estava a gostar mesmo nada e levara aquele cheiro como um ataque. Começaram à bulha e eu separei-os.

Aí fiquei um pouco sentida, porque parecia que não se conheciam. Além disso ainda tinha passado muito pouco tempo desde a separação. Talvez uns 2 ou 3 dias mas provavelmente bastou para acontecer o que aconteceu. :cry:

Outra vez, quando os troquei de gaiola sem qualquer lavagem, aquele que ficou na gaiola grande, onde viviam os dois juntos, deu sérios problemas. Tornou-se mais territorial ainda, tanto que quando pus o outro lá dentro, o "visitante" foi para a casinha e quando lá chegou o residente começou a atacá-lo. Depois eu mandei um abanão na gaiola a ver se os parava. Mas não. Eles não paravam nem por nada... até que eu entornei a água toda. Um deles, o Cookie, ficou todo molhado e eu com um secador em vento fraquinho sequei-o bem, e ele não ficou nem doente nem com qualquer outro problema.

O residente da casa, ou seja, o Bizk, depois da molhadela do Cookie, ainda foi a correr atrás dele para o atacar de novo. O pobre coitado do Cookie ficou mordido numa pata, mas nada de grave. Com alguma água e algum tempo o arranhão sarou e agora ambos estão saudáveis e gorduchos.

Mas a história não acaba como eu gostaria que ela acabasse.

Será que há ainda alguma hipótese para eu conseguir juntar Cookie e Bizk na mesma gaiola??

Agradeço novas respostas.
sfialhos
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 24, 2005 9:24 pm

Olha linda, sinceramente quanto mais contas mais eu eu acho que não os deves juntar :( eles brigaram mesmo forte e parece ter tendência para ser cada vez pior...eles já se habituaram a cada um ter o seu território e parecem querer defender mesmo isso a sério...se da última vez já foi assim, não sei como será a próxima...

Ficamos à espera que mais alguém dê a sua opinião
beijinhos
DeniseAytekin
Membro Veterano

sexta fev 25, 2005 2:42 pm

Concordo por completo com a Sandra, ñ os voltes a juntar pk a tendência é para serem cada vez mais agressivos.
Koruja_Maniaka
Membro Júnior
Contacto:

sexta fev 25, 2005 5:46 pm

Olá...

Acho que nos últimos tempos, me têm ajudado bastante. Agora sei com o que posso contar no futuro, tanto nos bons acontecimentos como nos maus.

Este quadro de mensagens começou com a simples pergunta: Hamster winter white + roborovski = alguém me pode dizer??

A meio começei a colocar questões sobre o problema com os meus hamsters: Cookie e Bizk, e na triste história de separação.

Graças à ajuda de todos os que me enviaram tópicos, especialmente DeniseAytekin e sfialhos que me ajudaram muito, mesmo, consegui pensar de outra maneira de ver as coisas: se eles se sentem melhor sozinhos, então ao menos deixo-os gozar a independência e liberdade de fazer tudo por conta própria. Bem... vocês entendem o que eu quero dizer...

Um grande beijo e uma grande lambidela do Cookie e do Bizk, que mal sabem o pânico e trabalho que já me causaram e deram... e claro, uma lambidela também do meu coelhinho anão, que nunca fez mal a ninguém...

Excepto à minha irmã de 4 anos e meio que pega e faz festas com bastante pouco cuidado. Claro que ele não podia ceder! Pregou-lhe uma dentada... meu deus. Bem, também temos de lhe dar um desconto porque ainda é pequenina e quando crescer vai entender melhor estas coisas...

Até lá, ;) :arrow:
Responder

Voltar para “Exóticos”