Doença da arranhadela do gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SandraM
Membro Veterano
Mensagens: 252
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm
Localização: 2 gatos 2cães e varios pássaros

sábado out 26, 2002 11:59 am

Esta doença, tal como o seu nome sugere, pode seguir-se a uma ferida provocada pelo gato, com as suas garras ou dentes, ao Homem. No gato, não existe qualquer sintomas, pois, os micróbios encontram-se nas suas patas e cavidade oral. De um modo geral, não é uma doença problemática, a sua evolução é benigna, a cura é espontânea e não deixa sequelas.
Podem decorrer entre 7 a 20 dias entre a agressão e a aparição dos primeiros sintomas. Ocorre um aumento do tamanho dos gânglios linfáticos localizados na axila e pescoço, dependendo da zona corporal atingida pela agressão do gato. Nalguns casos é ainda possível observar a lesão causada pelo animal, apresentando-se como uma ferida de difícil cicatrização.
Outros sinais clínicos, embora mais inespecíficos, incluem febre ligeira e de curta duração, falta de apetite e dores corporais.

Por Pedro Romão - Médico Veterinário - Texto adaptado

Achei que esta informação seria importante, por pois eu por exemplo cada vez que vejo um gato na rua gosto de ir fazer festinhas, só que muitas vezes são bravos e como é natural tenta-se defender, muitas vezes com arranhadelas... :?
koliga
Membro
Mensagens: 186
Registado: segunda ago 26, 2002 8:27 pm
Localização: 1 gata; 1 agaporni Roseicolly; peixes

sábado out 26, 2002 1:17 pm

A mim já me falaram num caso de uma senhora que ficou com a zona bastante infectada, teve mesmo de ir parar ao Hospital :|
Luar_de_Prata
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: quarta out 30, 2002 10:28 pm

quarta out 30, 2002 10:37 pm

A doença dq que falam é a toxoplasmose. Normalmente não causa sintomas, ou parece apenas uma ligeira gripe/constipação.
No entanto, [b][b]PODE SER MUITO GRAVE PARA UMA GRÁVIDA[/b][/b]! O feto pode sofrer malformações quando a mãe é infectada durante os primeiros meses de gravidez. O tratamento nessa fase também é muito agressivo para o feto. Como tal, é necessário a grávida fazer o teste para saber se é imune antes de estar com gatos. Se não estiver imune deve evitar o contacto com os gatos... :cry:
Tendo um gato, devemos também informar quem nos visita do risco que existe, pois essa pessoa pode não saber.
Responder

Voltar para “Gatos”