Ruptura de Ligamentos-A Ruca já foi operada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta fev 23, 2005 10:35 am

Boas,
Á 10 dias quando fui buscar a minha cadela, para vir para casa (durante o dia anda solta, no meu terreno, obviamente, e à noite dorme dentro de casa),vinha a mancar de uma pata, na manha seguinte como continuava a defender a pata, fui nessa mesma manhã com ela ao vet, ele examinou-a, mas não conseguiu diagnosticar nada concretamente, receitou 10 dias de rimadyl, e se não houvesse efeitos, o que foi o caso, hoje iria fazer uma radiografia.
Bem a minha dúvida é a seguinte, o vet falou-me em eventual possibilidade de ruptura de ligamentos, e se fosse o caso teria de a operar, uma das possibilidades é no Porto.
Agora sobre o que tenho ouvido dizer é que esta operação é "arriscada", no sentido que não há garantias de sucesso, ou seja pode continuar a coxear, além de que é uma operação que requer muita fisioterapia.

Se alguém souber, ou tenha já passado por este tipo de operação, gostava que me pudesse esclarecer um pouco mais.
Última edição por AndLemos em quinta mar 10, 2005 6:53 pm, editado 2 vezes no total.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta fev 23, 2005 11:39 am

Andreia, ela apoia a pata no chão?

O único caso que conheço é o da Rott do meu médico, ela foi operada na FMV e recuperou lindamente...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 23, 2005 11:39 am

repetida
Última edição por nynf em quarta fev 23, 2005 5:16 pm, editado 2 vezes no total.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Elsa
Membro Veterano

quarta fev 23, 2005 5:03 pm

Olá

A cirurgia para correcção da ruptura de ligamentos ou mais frequentemente do ligamento cruzado anterior, têm uma taxa de sucesso muito elevada. Como em qualquer cirurgia ortopédica, a recuperação demora algum tempo.

Eu recomendo que vá a uma consulta de ortopedia na FMV de Lisboa.
AndLemos
Membro Veterano

quarta fev 23, 2005 10:27 pm

Bem, a nova consulta da Ruca vai ser só amanhã, ela fez 2 caixas de Rimadyl sem nenhum resultado.
Nestes dias que andou medicada havia alturas em que apoiava a pata no chão, embora algumas vezes ande com ela levantada.
Amanhã penso que o vet lhe irá fazer uma radiografia para despiste.
Há dias em que ela parece melhorar, principalmente de manhã quando se levanta, até a tenho fechado no canil para não dar hipóteses a grandes brincadeiras e grandes esforços, porque ela inclusivamente chega a apoiar-se nas patas traseiras para espreitar através do muro.
Elsa aconselhou-me Lisboa, o Porto não será uma hipótese? É que sou de Viseu e ficava bem mais perto.

Obrigada às duas pela ajuda, vou dando notícias
;)
LindAlba
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 9:56 am

Olá Andreia,

Infelizmente, tenho experiência dessa patologia.
Um dos meus cães sofreu rotura total dos ligamentos internos cruzados do joelho ao nível da pata traseira esqª, com um ano de idade.
A operação correu bem (se quiseres e não te impressionares, envia-me uma pm que te enviarei fotos da mesma).

Seguiram-se 2 semanas de descanso TOTAL, apenas com passeios higiénicos e depois meses de hidroterapia, fisioterapia e muita despesa medicamentosa.

Neste momento, 2 anos decorridos, o cão apresenta a pata operada estabilizada e forte, tendo uma IPP (incapacidade parcial permanente, nomeadamente em trote) na ordem de 10-15%.
A outra pata apresenta desgaste articular coxo-femural anormal para a idade, devido à "compensação" e esforço acrescido no apoio , tendo já necessitado de medicamentação anti-inflamatória e reforço específico para reconstituição da cápsula articular. Os ligamentos internos cruzados do joelho também se apresentam ligeiramente desgastados.

Um suma, está bem de saúde mas temos de lhe vigiar o peso e exercício para o resto da vida, de forma a não "borrar a pintura" e para exposição.... já era :cry:

Relativamente ao diagnóstico, o RX pode indicar a possibilidade de rotura com alguma segurança, mas tal só pode ser confirmado a 100% por artroscopia (necessita de sedação total) seguida ou não da operação.

O Hospital Vet do Porto é óptimo e o meu homónimo Dr Mário Santos tem muita experiência na área ortopédica. Vá lá que é melhor ...

Espero ter ajudado
Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
AndLemos
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 10:24 am

Obrigado Mário, ainda não há certezas de nada, logo às 18:30 vou novamente a uma consulta com ela, já lhe dou o meu mail para me puder enviar as fotos, agradecia ;)
AndLemos
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 8:04 pm

Infelizmente confirma-se, e o vet da Ruca ficou de ligar para o Porto.
Uma das técnicas que o vet me falou que se costumam aplicar em cães de grande porte é a TPLO, alguém tem alguma informação sobre isto?
Confesso que ainda não pesquisei nada na net coisa que vou fazer a seguir, mas qualquer ajuda é bem vinda.

Mais uma vez obrigado, e Mário obrigado pelas fotos ;)
AndLemos
Membro Veterano

quinta fev 24, 2005 9:03 pm

A quem possa interessar:

http://www.hospvetporto.pt/artigos/detalhe/42

Esta penso ser a técnica mais recente utilizada.
AndLemos
Membro Veterano

domingo fev 27, 2005 7:54 pm

A Ruca vai ser operada esta semana, depois dou novidades.
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

segunda fev 28, 2005 10:09 am

Boa sorte para a menina ;)
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

terça mar 01, 2005 12:20 am

Tenho muita pena da Ruca,mas parece que o irmão vai pelo mesmo caminho .
A vet tb suspeita que o Xangô tb esteja com uma rotura nos ligamentos do joelho,mas só na próxima segunda é que consegui uma consulta com o Dr..António Ferreira que é o responsável pelo Hospital Veterinário da Faculdade de Veterinária de Lisboa.
Já vi que me espera um belo pestico,não há dúvida.
LindAlba
Membro Veterano

terça mar 01, 2005 9:15 am

Andreia,
Os 2 cães estão juntos ?
E quando brincam, não saltarão um em cima do outro (tipo apoiarem as patas nos dorsos em jogos de dominância) ? Ou corridas a "todo o gás" com encontrões e saltos à mistura ?

Por vezes, com cães médios e grandes, somos forçados a ter de controlar-lhes a expansividade. Em certas raças como o Bordéus e o BullMastiff o controle de exercício é obrigatório até cerca do 1,5 - 2 anos.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
AndLemos
Membro Veterano

quinta mar 03, 2005 10:16 am

sojo Escreveu: Boa sorte para a menina ;)
Obrigado, realmente parece que esta semana nunca mais passava, a Ruca ter cirurgia marcada para esta semana.
AndLemos
Membro Veterano

quinta mar 03, 2005 10:24 am

xabita Escreveu: Tenho muita pena da Ruca,mas parece que o irmão vai pelo mesmo caminho .
A vet tb suspeita que o Xangô tb esteja com uma rotura nos ligamentos do joelho,mas só na próxima segunda é que consegui uma consulta com o Dr..António Ferreira que é o responsável pelo Hospital Veterinário da Faculdade de Veterinária de Lisboa.
Já vi que me espera um belo pestico,não há dúvida.
`
Ó Nuno o seu cão, não pode ver nada à irmã que quer logo ter também:D:D eu estou-me a rir mas isto não tem piada nenhuma, e estou realmente muito preocupada.
Mas o Xangô claudica? A Ruca de manhã estava bem, à noite veio a coxear para casa, de manhã como tava na mesma, levei-a ao vet.
E amanhã vai ser operada. Nuno boa sorte, dê novidades, que eu quando souber mais alguma coisa também digo.

(só agora voltei a abrir este tópico)
Responder

Voltar para “Cães”