[
AcTiOnGiRl Escreveu:
...Os que aparecem na fotos e apresentam o facto de abrirem as patas dianteiras po exterior)
Não necessito de responder por pm, porque as minhas opiniões são frontais.
A Rita tem estado "a bater" numa questão que, sendo de alguma forma pertinente, deveria merecer uma mais atenta leitura da sua parte.
Sendo assim, correndo o risco de me repetir, aqui fica :
1) Conforme jé escrevi e se pode constatar nas fotos,
NENHUM DOS MEUS EXEMPLARES ABRE AS PATAS PARA O EXTERIOR.
A fêmea tem um alinhamento das mãos para o INTERIOR
O macho em certas posições de tensão também "mete os dedos" para dentro, mas os alinhamentos e aprumos são e estão correctos.
2) Se o posicionamento das patas, para o interior ou para o exterior, fosse única razão para exclusão da reprodução, algumas raças já estariam extintas.
Penso que deveremos analisar o cão como um todo,
dentro do respectivo estalão, aplicando o critério de "exclusão para reprodução" quando o exemplar apresenta desvios ao mesmo.
No caso da raça Boxer, considero imediatamente esta situação quando encontro e confirmo mediante testes específicos a existência de:
- mandibula com torção ou desvio
- mono ou criptorquidismo (aqui é "à vista", claro)
- cardiopatia
- displasia (a partir de grau D, inclusive)
- cor dos olhos (a partir de grau 4A, inclusive)
- temperamento (agressividade ou timidez)
3) Depois tenho ainda a minha opinião pessoal no que devo procurar num boxer. Assim, muitos dos boxers que andam por aí (e que sinceramente espero sejam felizes e saudáveis) não os utilizaria nem oferecidos.
- com pouca ou nenhuma estrutura óssea
- com "focinhos de pá"
- com prognatismo excessivo
- atípicos
Um abraço