comprei um porquinha ela veio gravida e tive filhos ajudem-me

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

_xandinha_
Membro Júnior
Registado: quarta fev 16, 2005 8:25 pm

terça mar 01, 2005 5:41 pm

eu comprei a pouco uma porkinha mas na sabia k tava gravida ela tive ninhada um morreu logo e eu retirei! o outro ela agora na ta a beira dele sera n k no aceita!fix mal tirar o outro!
por favor ajudem-me tou mm aflita na sei k faxer
na sabia k ela tava gravida:(
e agora sera k ela na vai aceitar o filhote
jinhos
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

terça mar 01, 2005 5:49 pm

Ola

Não te assustes nem entres em stress...regra geral, elas tratam de tudo...tu não precisas de fazer nada. Repara só se ele mama nas maminhas dela es sim, não há problema algum.
Se ele não mamar vais ter que alimantá-lo á mão...mas em principio isso não acontece.
Os porquinhos são animais que já nascem completamente desenvolvidos (necessitanto do leite da mãe obviamente) mas ao fim de poucas horas já começam a tricar comida "rija" e a tentar comer feno...
Assim,em principio, não precisas de fazer nada a não ser ver se eles mamam ou não ;)

Bjokas e boa sorte, Loca
_xandinha_
Membro Júnior

terça mar 01, 2005 5:57 pm

obriga pela ajuda k eu tou mm em paniko :S nunca tive ninhada k eu so tenho femeas :) pois ela a mae na vai para a beirara dela axas nornal? e dps ela tve um so k nasceu morto tb :( nem parecia porkinho estranho ne? mas foi te-lo para outro sitio pk tirei o k tava morato! agora o outro na se consegue por de pé :(! kedo faxer?se ela na der de mamar o k devo dar po bebe comer?
_xandinha_
Membro Júnior

terça mar 01, 2005 5:57 pm

obriga pela ajuda k eu tou mm em paniko :S nunca tive ninhada k eu so tenho femeas :) pois ela a mae na vai para a beirara dela axas nornal? e dps ela tve um so k nasceu morto tb :( nem parecia porkinho estranho ne? mas foi te-lo para outro sitio pk tirei o k tava morato! agora o outro na se consegue por de pé :(! kedo faxer?se ela na der de mamar o k devo dar po bebe comer?
_xandinha_
Membro Júnior

terça mar 01, 2005 6:05 pm

sorry ups menssagens a mais ! :oops:
loca
Membro Veterano

terça mar 01, 2005 6:06 pm

Pois...sendo assim devias ir com eles ao veterinário...qualquer coisa aí não correu bem. Será que ao trazê-la da loja ela não sofreu nenhum abanão forte ou susto que tenha provocado um parto prematuro??? Pois parece-me que se trata disso.
Não fizeste mal nenhum em separar o outro uma vez que estava morto...agora tens é que olhar por esse.
Mas o melhor é mesmo ir ao vet com eles...

Bjokas, Loca
_xandinha_
Membro Júnior

terça mar 01, 2005 6:12 pm

bigadinhaaa por tudo mas o filho k sofreviviu ta mt mal mm :( axo k na se vai safar ate ao vet ...:( eu axo k ela onte apanhou um suxto qd tava limpar gaiola pk as junta com as outras mas eu na sabia k tava gravida :(
tou tao tiste :(
jinhos
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

terça mar 01, 2005 7:07 pm

Olá, só agora vi o post, tu és da zona de Lisboa?
Tenho cá em casa uma fêmea que está a amamentar e como parece que a tua rejeitou podíamos experimentar pôr o bebé com esta.
Aguardo noticias.
Jinhos, Joana
_xandinha_
Membro Júnior

terça mar 01, 2005 7:50 pm

bigada pela ajuda

ola na sou do porto:( tou tao tiste :(axo k este filhote tb vai morrer:( na sei k o faxer sera poxo dar leite?
jinhos
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

terça mar 01, 2005 8:42 pm

Que azar :cry:
Olha, se ela n lhe presta mesmo atenção tens pelo menos de te assegurar de que ele se mantém quente, arranja um saco de água quente ou uma garrafa e enche de água quente (assegura-te de que não vai deixar sair água, senão ainda queimas o bebé), envolve numa toalha e põe na gaiola para o bebé se aquecer.
Claro que ele n sobreviverá se n for alimentado, se quiseres dá uma espreitadela aqui:
http://web.onetel.net.uk/~petergurney/r.html#_RUNTS

É pena mas não conheço ninguém no Porto com porquinhas a dar de mamar no momento :(
Não sei de que forma um vet poderia ajudar uma vez que no momento o que deve ser preciso é alimentar o bebé e isso vai depender de ti, e de estares sempre de volta dele. Espero que o link que dei dê alguma ajuda.

Ah, outra coisa, tenho ideia (embora n tenha certeza) que depois de nascerem só mais ou menos 12 horas depois é que começam a mamar por isso pode ser que as coisas ainda dêm uma volta.... espero que sim.
Depois dá notícias, ok?

Jinhos, Joana
_xandinha_
Membro Júnior

terça mar 01, 2005 9:56 pm

obriga pela ajuda
mas ele faleceu :(tou tao tiste :(! era mtuitofraquinho!
eu tirei ele da gaiola! e mae agoraa ela ker roer a gaiola e ker saltar!
devo limpar a gaialoa agora? é uma reacaçao normal?

jinhos e mais uma vez bigada por tudo
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

terça mar 01, 2005 10:05 pm

Que pena :( Não te sintas mal, não tiveste nada a ver com o que aconteceu, para ele ter morrido tão rápido é porque realmente algo correu mal no parto ou mesmo ainda na gestação, por isso não te culpes.
Mesmo quando o problema é só os bebés não mamarem na mãe, nem sempre corre bem o alimentar à boca. Às vezes o sítio de onde eles vêem não é o melhor e sabe-se lá como ela viveu antes de ir para tua casa, mas agora vai ser feliz.
Custa muito mas agora o importante é dares atenção à mamã e dar-lhe muito carinho.

Ela roer a gaiola é normal, sim, podes limpar a gaiola agora. Vai vendo a porquinha para ver se ela está bem, se come normalmente, como estão as fezes dela, se está mexida. E dá muito amor a ela!

Podes até pensar em arranjar uma amiga para ela, outra porquinha para lhe fazer companhia e assim ela fica ainda mais feliz.

Aproveita para veres sites sobre porquinhos e se tiveres dúvidas em relação a outras coisas avisa ;)

http://www.freewebs.com/cavy_porquinho-da-india/
http://porkinhos.blogspot.com/
http://porquinhos.no.sapo.pt/
http://www.clik.to/os3porquinhos

Muita força xandinha :( tenho muita pena que isto tivesse acontecido assim, ainda por cima é o primeiro porquinho que tens não? :( força, vais ter muita alegrias ainda!!

beijinhos grandes
anarosasa
Membro
Registado: segunda jul 26, 2004 1:55 pm
Localização: 2 cadelas, 3 canários, 4 tartarugas 2 porquinhos da índia

quarta mar 02, 2005 9:28 am

:cry: :cry: :cry: Que pena!!!
Mas concerteza eles já nasceram com algum problema, pode ter acontecido algo que os fez nascer assim!!
Não fiques triste, tu fizeste o que sabias e podias, agora tens que tratar da mãe e ver se está tudo bem com ela. Se calhar era importante ir com ela ao vet na mesma.
Beijinhos e força!!!
Ana
loca
Membro Veterano

quarta mar 02, 2005 9:57 am

Lamento muito o que aconteceu aos teus meninos...mas nada mais podias ter feito e isso foi mesmo algo que correu mal ou durante a gestação ou durante o parto.

:cry:

Bjokas, Loca
_xandinha_
Membro Júnior

quarta mar 02, 2005 10:17 am

bigada pela ajuda!

A mae agora esta melhor, mas passei uma mau bocado porque tive de tirar o filhote k morreu e ela ficou desesperada tava sempre a chamar por ele chorava. e eu sintia-me tao tiste pk nada podia faxer para traxer os filhotes de volta!
a mama ja come e ja ta mais calma, a tarde vou leva-la ao veterinario para ver se esta tudo bem com ela!
Penso a k gestaçao na tera sido completa os filhotes era mm mt pequeninos e mt fraquinhos :( fix tudo o que podia mas na consegui!

so na kero k ela fique mais tiste, tenho feito mts miminhos a ela ,espero k fique tudoo bem!elas esquecem da perda de filhos?

jinhos
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”