bernardo sociável?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

terça mar 01, 2005 9:07 pm

Boa noite...

Sociabilização do cão… Podem definir-me este conceito, por favor? Pelo português, creio que signifique fazer com que o cão seja capaz de conviver de forma harmoniosa com o meio que o rodeia. (Corrijam-me se estiver a dizer uma grande asneira… ) Agora, a minha questão é: como é que se consegue isto?

O meu São Bernardo, que tem agora 5 meses veio para minha casa com dois meses, altura até à qual esteve com a mãe e irmãos. Brincamos muito com ele mas li agora há pouco noutro tópico que “por vezes mimos e carinho não adiantam”… Ele é o típico São Bernardo, calmo e pachorrento mas… Será que não teve a devida sociabilização e poderá vir a ter problemas? Será que é agora já é tarde demais para desenvolver o processo de sociabilização? Ou será que estou a preocupar-me sem razão nenhuma?

Obrigada!
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça mar 01, 2005 11:24 pm

CarolinaGuerra Escreveu:Sociabilização do cão… Podem definir-me este conceito, por favor? Pelo português, creio que signifique fazer com que o cão seja capaz de conviver de forma harmoniosa com o meio que o rodeia. (Corrijam-me se estiver a dizer uma grande asneira… ) Agora, a minha questão é como é que se consegue isto?
Saindo com o cão, fazendo com que ele conviva com pessoas... ir passear com ele para o meio da confusão, tipo feiras e locais assim, deixar que as pessoas lhe mexam, etc... habitualo a que as pessoas e os outros cães fazem parte do mundo...

E está na idade de ir para a escola...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Amina
Membro Veterano
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm

quarta mar 02, 2005 12:04 pm

Concordo com o Casadicaes! Acho q vc deve passear com,deixá-lo em contato com crianças. E pelo tamanho do seu cão seria muito bom se você o colocasse numa escola,para que não tenha problemas quando ele ficar maior e vc for passear com ele e ele puxar... Imagina um São Bernardo adulto pulando em cima de vc!?!
Boa Sorte com seu menino!
ronin
Membro Júnior
Registado: domingo jul 04, 2004 12:58 am

quarta mar 02, 2005 12:49 pm

Um vizinho meu tem dois e eles sao lindosl, super keridos, mas nao sao mto animados.. Alias o meu Guga(golden) nao os para de chatear!!!
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

quarta mar 02, 2005 2:15 pm

Gonçalo, gostei da ideia de levar o cão a passear a uma feira. Aliás, acho que a feira me faria bem a mim também… :lol:

É que eu, de momento, estou a viver na segunda ilha mais “parada” dos Açores… Cá não temos feiras nem grandes aglomerados de população. (Nem grandes nem pequenos, que é diferente...) É tudo devagar, devagarinho ou parado… E se eu perguntar cá na ilha por uma escola para cães, vão pensar que eu sou de outro planeta e vou ser gozada até me ir embora… (Não pensem que isto aqui é tudo mau… Também tem muitas virtudes!...)

Não é fácil encontrar reboliço para o Rafa… Nem há cá muita gente que passeie os seus cães na rua. De facto, quando vou passear o Rafa à noite NUNCA vejo ninguém a passear o cão. Estão todos no quintal das suas casas, bem amarrados, a ladrar vigorosamente quando passo com o Rafa pela trela… O meu fica parado a olhar para o outro cão e não ladra nem nada. Fica só a olhar, impávido e sereno… :o

Será que se lhe arranjasse uma companhia ia ajudar a sociabilização com outros cães?
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

quarta mar 02, 2005 2:33 pm

Eu tenho um S. Bernardo com 9 meses e ele não tem nada de pachorrento. Aliás, é uma pestinha a pilhasImagem mas realmente quando era mais pequeno também era muito sossegadinho.

É muito sociável com as outras pessoas, niguém pode passar por ele que ele vai logo pedir miminhos. Quando encontra outros cães noto que ele também fica muito curioso a olhar, enquanto os outros se esfalfam a ladrar dentro dos quintais.

Ele costuma brincar com o cão do meu irmão, que é um pinsher cavalinho, imaginem só o filme Imagem.

Até agora não posso dizer que tenha estado em ambientes de grande reboliço, mas na verdade nunca me preocupei muito com essa questão da sociabilização, porque notei nele sempre muito à vontade com as pessoas e outros animais. Até gosta dos gatos da vizinha que lhe vão roubar a ração.

Um problema que ele tem é ser muito assustadiço com barulhos. Por exemplo, se deixo cair qualquer coisa ao chão ele assusta-se imenso, mesmo a ver o que é e eu a tentar acalmá-lo.
avelar
Registado: quinta abr 29, 2004 11:07 am

quinta mar 03, 2005 1:38 pm

BAO TARDE, EU TAMBÉM TENHO UMA CADELA SÃO BERNARDO COM 10 MESES, QUE NÃO ESTÁ HABITUADA A SAÍR PARA A RUA, MAS ISSO NÃO IMPLICA QUE NÃO SEJA SOCIÁVEL, ATÉ PORQUE, QUANDO VAI ALGUEM DE FORA LÁ A CASA ELA GOSTA BASTANTE DE BRINCAR COM AS PESSOAS, TENTO TER UM CERTO CUIDADO SÓ PELO MOTIVO DE SER MUITO GRANDE E COMO ELA GOSTA DE SALTAR PARA CUMPRIMENTAR PODE MAGUAR AS PESSOAS.
NOTO QUE É UMA CADELA QUE NÃO É MUITO DE DAR BEIJINHOS, MAS O CUMPRIMENTO DELA É SALTAR E SE ENCOSTAR ÁS PESSOAS EMPURRANDO-AS.
AGORA TEM UMA COISA, QUANDO ESTÁ COM O PORTÃO FECHADO E ALGUEM PASSA NA RUA, ELA ATIRA-SE ÁS GRADES, E LADRA MUITO, MAS PENSO QUE SERÁ SÓ POR SABER QUE AQUELE É O SEU TERRITÓRIO.
É UMA CADELA QUE SE DÁ COM GATOS E OUTRAS RAÇAS DE CÃES, TENHO 3 GATAS, 1 CADELA GALGA AFEGÃ E 1 CADELA PERDIGUEIRA E DORMEM TODOS JUNTOS.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado mar 05, 2005 2:23 pm

Olá Carolina (eu também me chamo assim para grande tristeza da mionha pessoa... :) )
Realmente o sítio onde vive não deve ter sito feito para pessoas com os seus cães... Assim sendo, leve-o sempre que puder a encontros, feirs, mesmo que pequenas, leve-o para tudo quanto é sítio quando for à rua. Assim ele habitua-se a "ver" as pessoas. Deixe que lhe mexam. Não existindo aí uma escola para treinar os cães, tente treiná-lo. Existem muitos livros para quem não sabe nada 8o cão não fica perfeitamente afinado, mas está aceitável) ;)
cestudante
Membro Júnior
Registado: quarta abr 30, 2003 2:38 pm

segunda mar 07, 2005 3:36 pm

Ola!
Eu tenho uma "Cachorra" SB, com 1 ano e 2 meses...
Ela é super carente de mimos....ainda age muito como uma cachorra bébé... mas com uma personalidade muito vincada.
O quero deixar é a minha experiencia, porque tudo que os outros membros disseram é verdade e deve fazer.
Porque infelizmente a minha "Mafaldinha", teve de ser operada porque tem displaxia de anca dupla, e teve de estar isolada no hospital durante 2 meses da cachorrice dela, neste momento está muito melhor, mas quando veio para casa estava uma anti social de primeira...
Por isso digo que é muito importante durante o crescimento dela passear com ela em sitios com pessoas e animais...
cestudante
Membro Júnior
Registado: quarta abr 30, 2003 2:38 pm

segunda mar 07, 2005 3:37 pm

Ola!
Eu tenho uma "Cachorra" SB, com 1 ano e 2 meses...
Ela é super carente de mimos....ainda age muito como uma cachorra bébé... mas com uma personalidade muito vincada.
O quero deixar é a minha experiencia, porque tudo que os outros membros disseram é verdade e deve fazer.
Porque infelizmente a minha "Mafaldinha", teve de ser operada porque tem displaxia de anca dupla, e teve de estar isolada no hospital durante 2 meses da cachorrice dela, neste momento está muito melhor, mas quando veio para casa estava uma anti social de primeira...
Por isso digo que é muito importante durante o crescimento dela passear com ela em sitios com pessoas e animais...
Responder

Voltar para “Cães”