Olá a todos,
Digam-me uma coisa, a partir de que idade é aconselhável a passagem de três rações diárias para duas?
Rogério
Alimentação
Moderador: JoanaGoncalves
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
depende...
o meu eddie tem 15 meses e tem uma dose disponivel todo o dia!
come quando quer!
este sistema tem vantagens e desvantagens:
principal vantagem: o cão come quando sente fome, logo, vária vezes ao dia, permitindo uma melhor absorção da ração, evitando desperdicios de ração (se só der comida ao cão uma ou duas vezes ao dia, ele vai comer mais rápidamente, podendo o organismo não ter capacidade para absorver tanto nutriente em tão pouco tempo
principal desvantagem: se não se controlar bem o cão, corre-se o risco de brincar com ele ou fazê-lo correr/saltar após uma refeição, aumentando bastante o risco de torção de estômago.
portanto depende muito da relação de proximidade e tempo disponivel com o cão!!
eu dou uma dose para ele comer ao longo do dia, há quem dê uma vez, o deixe comer e lhe retire a ração, e só volte a dar no dia seguinte!
o meu eddie tem 15 meses e tem uma dose disponivel todo o dia!
come quando quer!
este sistema tem vantagens e desvantagens:

portanto depende muito da relação de proximidade e tempo disponivel com o cão!!
eu dou uma dose para ele comer ao longo do dia, há quem dê uma vez, o deixe comer e lhe retire a ração, e só volte a dar no dia seguinte!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Mais ou menos a partir dos 6-9 meses, o cão começa a necessitar que lhe impunhamos horários regulares e rotinas, como forma de disciplina e controle. A transição das 3 refeições pra duas faz-se, naturalmente, nesta idade até porque os cachorros deixam por si mesmos de comer tudo, se lhes pusermos comida 3 vezes ao dia (tambem os há comilões, ok ???).Racksi Escreveu: ...a partir de que idade é aconselhável a passagem de três rações diárias para duas?
A comida servirá de "relógio" na seguinte rotina :
brincadeira e exercício/descanso/comida/descanso/brincadeira e exercício.
Por mim e devido aos riscos de torção de estômago da raça, tento sempre manter as 2 refeições diárias, espaçadas sensivelmente 12 horas, durante toda a vida dos meus meninos.
E assim, em situações de viagem, os cães estão habituados a que quando lhes colocamos a taça com a comida é mesmo para comer.
Se estiverem habituados a ter sempre comida à disposição, adoptam comportamentos temperamentais e a coisa por vezes fica aborrecida.
<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Pois é, eu acho que comida à descrição talvez não seja boa idéia, primeiro porque o Ike é um grande "galifão", e depois porque há que considerar de facto a questão do exercicio, muito embora o exercicio ainda seja pouco devido à idade (5 meses), mas há tb a questão da brincadeira e as manifestações de "loucura" a ter em consideração...
Acho que se houver horas para a comida, o controlo será melhor.
Cumpt's,
Rogério
Acho que se houver horas para a comida, o controlo será melhor.
Deduzo então que aquele velho ditado dos cães adultos, comerem só uma refeição diária, estará posto de parte! Será?LindAlba Escreveu: Por mim e devido aos riscos de torção de estômago da raça, tento sempre manter as 2 refeições diárias, espaçadas sensivelmente 12 horas, durante toda a vida dos meus meninos.
Cumpt's,
Rogério
-
- Membro Veterano
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
Se estiverem habituados a ter sempre comida à disposição, adoptam comportamentos temperamentais e a coisa por vezes fica aborrecida.
... como assim????
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Muita gente dá apenas 1 refeição e os cães vivem com qualidade e saudáveis.Racksi Escreveu: Deduzo então que aquele velho ditado dos cães adultos, comerem só uma refeição diária, estará posto de parte! Será?
Todavia, tal como com o exercício, a alimentação e as rotinas inerentes à mesma devem ser adaptadas à fisiologia da raça em apreço.
Os nossos meninos têem uma anatomia que os tornam propensos ao risco de "torção de estômago" (se procurar na arca em "torção de estômago" encontrará muito sobre este tópico, infelizmente), pelo que tal sensibilidade associada à "loucura" da raça são factores que temos de ponderar.
Um estômago mais "pesado" apresenta maior risco, ok ?!
Se os seus horários lhe permitirem, instaure a rotina de 2 refeições/dia a partir dos 9-12 meses. Não importará se alguma vez for obrigado(a) a saltar 1 refeição, devido a um imprevisto do seu dia. Não dê é uma "dose dupla" para compensar.
Um abraço
<p><strong>Abraço do </strong><strong>Mário J Santos</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Rogério, não é uma questão de ditado mas de opção dos donos.Racksi Escreveu: Pois é, eu acho que comida à descrição talvez não seja boa idéia, primeiro porque o Ike é um grande "galifão", e depois porque há que considerar de facto a questão do exercicio, muito embora o exercicio ainda seja pouco devido à idade (5 meses), mas há tb a questão da brincadeira e as manifestações de "loucura" a ter em consideração...
Acho que se houver horas para a comida, o controlo será melhor.Deduzo então que aquele velho ditado dos cães adultos, comerem só uma refeição diária, estará posto de parte! Será?LindAlba Escreveu: Por mim e devido aos riscos de torção de estômago da raça, tento sempre manter as 2 refeições diárias, espaçadas sensivelmente 12 horas, durante toda a vida dos meus meninos.
Cumpt's,
Rogério
Tive uma Pastora Alemã há muitos anos, e ela só comia à noite por um simples motivo, na altura ainda não havia muita divulgação da ração seca e a comidinha era feita à nossa hora do jantar. De manhã não havia tempo, dava-se um biscoito por exemplo.
Depois, a conselho do Veterinário, quando adquirimos a Riskas, e porque de facto já se vendiam muitas marcas de ração seca, muito mais fácil de dar e muito completa. Dividimos a dose diária em dois, de manhã e à noite, de 12 em 12 horas, pelos motivos que enunciou o Mário.
A nós já não faz tanta diferença pois não se perde aquele tempo a cozinhar e elas comem bem, estão bem e recomendam-se.

Nunca deixámos a comida disponível todo a dia porque elas também têm que saber que a refeição é a uma determinada hora, tal como nós também não andamos o dia todo a comer. A ração ali o dia todo a apanhar pó e porcarias que possam andar no ar não me agrada muito. E também porque são duas, e assim não haveria controlo sobre o que cada uma estaria a comer. É uma questão de educação do estômago do bicho. Se lhe deixa ração disponível todo o dia, o metabolismo nunca estará coordenado.

Assim, são elas que nos dão sinal da hora de jantar e pequeno almoço!! E olhe que funciona tipo relógio!!

Obg pelos conselhos, de facto para mim está posto de parte a questão da comida à descrição. De momento dou três refeições diárias ao cachorro, mas daqui a alguns meses, irei passar para duas diárias e penso ficar assim...
Quanto à questão de uma refeição diária, certamente será uma opção dos donos, concordo plenamente, agora a minha questão era saber se será uma melhor opção ou não. Se tomarmos em conta certos aspectos da raça e tb a questão que o Mário refere, quanto ao "estomago mais pesado" pelo facto de comer só uma vez, então certamente a melhor solução será as duas refeições...
Cumpt's,
Rogério
Quanto à questão de uma refeição diária, certamente será uma opção dos donos, concordo plenamente, agora a minha questão era saber se será uma melhor opção ou não. Se tomarmos em conta certos aspectos da raça e tb a questão que o Mário refere, quanto ao "estomago mais pesado" pelo facto de comer só uma vez, então certamente a melhor solução será as duas refeições...
Cumpt's,
Rogério
-
- Membro Veterano
não sei se me fiz entender!
eu tenho uma dose certa de ração para cada dia!! sendo que está à descrição, mas naquela quantidade certa!!
eu tenho uma dose certa de ração para cada dia!! sendo que está à descrição, mas naquela quantidade certa!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Certo, mas o problema mantém-se. O metabolismo não acerta nas horas de funcionar e o cão fica mal habituado a ter comida quando lhe apetece. A ração o dia todo ao ar tb não fica nas melhores condições.pedrobaleia Escreveu: não sei se me fiz entender!
É uma questão de regras, mas tal como já referi, opcional.
-
- Membro Veterano
uhhmmm...
vou reunir o conselho de família, para pensar em alterar esta situação!!
vou reunir o conselho de família, para pensar em alterar esta situação!!
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado dez 25, 2004 7:03 pm
Eu aconselho vivamente a começar a dar 2 refeicoes diarias a partir dos 6-7 meses dependendo da dentição. Eu dou as refeicoes spre a mma hora, retirando a racao, no caso de nao comerem, so colocando a racao seguinte. Os boxers, como todos os caes, gostam de ter uma vida regrada. A grande vantagem e mm essa, fazer com que os caes se habituem a ter a comida a horas certas, o que faz com que raramente n comam, visto saberem q se n comerem lhes sera retirada a comida. Outro aspecto imporante como referido por varios participantes no forum e o perigo do estrangulamento do estomago, mais comum no Dogue Alemao. Deixar a comida o dia todo tem a grande desvantagem de esta ficar ao ar livre, podendo ser contaminada e entrando em decomposicao, mm q seja ração seca. Perigo de doenca->perturbacoes gastrointestinais. Se o ser humano tem regras, o cao tera obrigatoriamente q as ter! Afinal trata-se de uma obra do Homem!;)
Felicidades!
Felicidades!