Depois de operada á displasia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

terça mar 01, 2005 2:20 pm

Olá,

como alguns de voçês devem saber o meu canito (que tem agora 1 ano) (o tempo passa mesmo rápido), foi operado á displasia da anca aos 8 meses. Foi feita a abalação da cabeça do femur, a operação correu muito bem, e o pós-operatório tambem.
O que me deixa com a "pulga atraz da orelha" é o facto do meu cão não pousar a pata quando pára, a andar normalmente não coxeia nada, só se abana é ainda mais, mas quando para a pata operada fica sempre no ar.
Já fui ao vet com ele, e ele gostou muito do que viu, disse que ele não tinha dor nenhuma, que a massa muscular ainda ia ter que aumentar mas que estava muito bem. Fez 2 raio X, mexeu bastante no cão, e disse que tudo estava bem, inclusivé a pata não operada que sofreu uma sobrecarga durante muito tempo por causa da operação. Mas mesmo assim aguentou-se bem.
Então se está tudo bem porque é que ele quando pára não pousa a pata? Se pára porque vê um cão e está a fazer mais força, pousa-a perfeitamente, mas se pára para comer ou cheirar alguma coisa não a pousa. Acredito que ele não tenha dor porque quando faz xixi a pata que fica sempre no chão é a operada.
Não percebo, e isto anda-me a tirar do sério, já pensei leva-lo a outro vet, mas não sei se faço bem.
Já alguem passou por algo do genero?

Obrigado,

Susana ;)
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mar 01, 2005 3:12 pm

:lol:
És uma terrível "mãe galinha" do teu Brutinhus ;)

Já ouviste falar de "tiques" ?
Nunca reparaste que começas sempre a andar com o mesmo pé ?
Que quando te sentas, tendes a adoptar uma posição confortável e sempre similar ?

O teu bochechas teve 1 trauma e durante o tempo do pós-operatório o apoio nessa pata deve ter-lhe sido doloroso (inicialmente) e desconfortável (após algum tempo).
O posicionamento defensivo foi adquirido e tornou-se um hábito, que só se alterará com outro trauma (que não desejo).

Se o vet que o operou e tem acompanhado garante que está tudo ok, penso que será o mais competente para analisar a evolução do caso clínico.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
ersl
Membro Veterano
Registado: sexta fev 18, 2005 3:31 pm

terça mar 01, 2005 3:20 pm

Olá...

Eu tenho 1 labrador que tem foi operado à displacia da anca com 8 meses...correu tudo tb mt bem...e nota-se q ele está optimo....

No entanto, tenho notado alguma alteração na outra pata (a q n foi operada).....A "minha coisa fofa" tem 1 alteração no andar....penso q terá sido devido ao esforço durante o pos-operatório, mas mmo assim tenho algum receio....

Nos prox tp vou com ele ao vet., ver se está tudo ok!!!!
Espero q fique tb tudo ok com o seu mai q tudo!!!!

bjs :lol:
shihtzuart
Registado: domingo fev 27, 2005 5:05 pm
Contacto:

terça mar 01, 2005 8:30 pm

do you know??

http://www.lamascota.com/delsol/casos.htm

[b]SOSTÉN ART 25:

Osteoarticular regenerator,. Antiarthritic.
Amino acids, amino sugars precursors of the COLAGENOUS FIBERS and GAGs.
The changes in viscosity in articular fluids in arthritic and rheumatoid diseases show alterations in cartilage structures. The amino acids and the specific amino sugars of SOSTEN ART 25 increase elasticity and resistance against stress at moments of greater articular demand (training, competitions). They stimulate the functional recovery of the damaged cartilage.

Active ingredient: (Each pill)
L-Glutamine 100 mg, Vitamin E 45 mg, Vitamin B6 9 mg, Calcium Pantothenate 40 mg, Lysine 75 mg, L-Proline 75 mg, D-Glucosamine sulfate 100 mg, Magnesium Sulfate 2 mg, Vitamin A 1,5 mg, D-L Methionine 150 mg, L-Arginine 75 mg, excipients csp. 1.000 mg.

Purpose: Physiological therapy of the cartilage (young and adult) –
Sound and comprehensive treatment of the cartilages.

Uses: Arthritis. Osteoarthritis degenerative (osteoarthritis) Coxarthritis. Espondiloarthritis. Redesigning of the structures deformed by osteodistrophic processes during the growth and development. .
Ligament and tendon repairing processes. Bone and cartilaginous fractures. Decrease of side effects (pain and articular deformation) in hip dysplasia. In the prevention of arthritis and peri-arthritis in early stages, without any radiographic representation.

Directions: Recommended dosage:

Dosage: Up to 15kg bodyweight, 1 tablet per day.
Over 15kg bodyweight, 1 tablet every 12 hs.

Attack dose: in severe cases (pain present in espondiloarthritis and arthritis, medullar compression, pain and articular deformation in hip dysplasia): Double the doses
The continuation of dosing depends on the extent of the arthritis and the intensity of the conditioning factors of the secondary arthritis. Within two weeks, the effect produced by Sosten Art 25 is transferred to a decrease in pain, which in turn will provide the recommended dose. The dose may vary according to the professional criteria.

Attention:
These substances are natural components of the organism. They are not toxic, and they are absorbed and metabolized by natural processes.
Tests run on pregnant females have shown that there are no mutagenic effects, no alteration of fertility in adult animals and no alteration of arterial pressure. The product has been specifically designed for animals of all ages. For preventive use in young animals, for the treatment of disease in adult animals and for the maintenance, care and protection of older animals against articular diseases.
Description:
For Pets: Available in glass bottles of 30, 60, and 100 coated tablets
For Horse: Available in 300 g. powder [/b]
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mar 01, 2005 8:37 pm

shihtzuart Escreveu: do you know??

http//www.lamascota.com/delsol/casos.htm

Fantastic... :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
shihtzuart
Registado: domingo fev 27, 2005 5:05 pm
Contacto:

terça mar 01, 2005 8:57 pm

I hope it's true
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça mar 01, 2005 9:38 pm

shihtzuart Escreveu: I hope it's true
I was being sarcastic... :p
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
tiki
Membro
Registado: terça dez 14, 2004 5:55 pm
Localização: 2 bulldogs franceses 1 persa 1 gata srd ,peixes tropicais,1tartaruga e um canario

quarta mar 02, 2005 2:03 pm

ola
a minha cadela tambem foi operada a displasia com 8 meses e tem agora 1ano e 1/2 e tambem levanta a pata da segunda cirugia(foi operada as duas patas) principalmente quando muda o tempo,mas acho e o vet tambem que é tique que ela adotou
KitKat
Membro Júnior
Registado: sexta fev 18, 2005 11:41 pm

quarta mar 02, 2005 4:58 pm

Ola!

A minha pastorita está hoje a ser operada... (tem 6 mesitos). Podem dizer-me como é o pós-operatorio? Quais as condicionantes e como é a recuperação?

O que o Vet me disse é que teriam de passar uns meses para que a cadela depois voltasse a ganhar confiança na pata, já que antes e durante a recuperação iria ter tendencia para nao fazer esforço na pata operada. Se calhar é disso;) em repouso habituou-se a apoiar-se so em 3;)
tiki
Membro
Registado: terça dez 14, 2004 5:55 pm
Localização: 2 bulldogs franceses 1 persa 1 gata srd ,peixes tropicais,1tartaruga e um canario

quarta mar 02, 2005 5:06 pm

ola kitkat boa sorte!

no meu caso o vet aconselhou-me a levar a minha cadela a fazer um curto passeio a rua logo no dia a seguir a cirugia,e aumentar o tempo dos passeios gradualmente.

eu achei estranho por a bichinha a passear no dia seguinte mas o vet disse que so ia ajudar a criar uma fibrose entre os ossos mais depressa.

bem mas cada caso é um caso quando for buscar a sua pastorinha tire todas as duvidas.as melhoras ;) ;) ;)

tiki
BiaPinho
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 10:42 am

quarta mar 02, 2005 8:29 pm

Olá!

Eu já tive um são bernardo que foi operado a uma patinha porque tinha displasia no cotovelo, ele era adulto já e custou mto a cicatrizar e depois sempre se notava ao andar.

Acho que no teu caso nao é nada assim. O cão ainda era mto novinho, por isso o poder de cicatrização é mto maior e se ele se apoia na patinha que foi operada quando faz xixi não tens que te preocupar.
Penso que ele "apanhou" esse tique quando ainda tinha dores na pata no pós-operatório, tique que não se verifica quando anda, pois dá mais jeito andar com as 4 patas!! ;) Quando está parado levanta a patinha (é uma das pata dianteiras, nao é?), já tive um caozinho q tbm era assim, por isso não te preocupes.

Nós "mamãs" babadas somos assim... o que se pode fazer?
Aconselho-te, apenas para ficares descansada, a ires a outro vet só pra deixares de pensar nisso e veres que foi um tique que o teu filhote apanhou pra dar um ar de pensativo :D
Beijocas!**
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta mar 02, 2005 9:36 pm

tiki Escreveu: no meu caso o vet aconselhou-me a levar a minha cadela a fazer um curto passeio a rua logo no dia a seguir a cirugia,e aumentar o tempo dos passeios gradualmente.
:o :o :o :o :o :o :o :o :o
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quinta mar 03, 2005 9:38 am

Pois, tiki tambem não percebi muito bem essa do teu vet.
Gostava de ve-lo a ele, ser operado num dia a uma perna e no dia a seguir levarem-no a dar um passeio.
Isto há cada um.
O meu foi operado e teve uma semana em quase total repouso. Sorte a minha que tenho uma lavandaria com janela panoramica, porque era lá que ele ficava para não se esticar, só saia de lá para os xixis e afins. Eu é que naquela semana tambem passei muito tempo na lavandaria. Quando estava em casa, estava quase sempre lá com ele. :oops:
E mesmo depois quando começou a ir á rua era sempre com trela curta, que o petit mesmo doente tinha a mania que era o rambo, muitas vezes tive que pegar nele ao colo e leva-lo para casa, porque ele mal via um cão ficava doido.
E mesmo agora sempre passeio á trela e por recomendação do vet tenho ido várias vezes com ele nadar na piscina de uma vizinha. A natação faz muito bem nestes casos, porque eles trabalham os musculos mas sem forçar os osso, è como hidroginastica.

Eu é que me tramo, porque a custa disso já apanhei umas gripes, mesmo com o fato a água está muito friiiiiiaaaaaaaaa, tão fria que nos ultimos tempos tive que parar, mal metia o pé na agua (mesmo com aqueles sapatos de mergulho) ficava gelada até aos ossos e para o canito tambem devia ser muito frio. Mas mal o tempo aqueça lá vamos nós.

Susana
cestudante
Membro Júnior
Registado: quarta abr 30, 2003 2:38 pm

segunda mar 07, 2005 4:02 pm

Ola
Mais uma para juntar ao clube... dos filhotes operados
Tenho uma Sao Bernardo, que foi operada aos 9 meses,e pesava 60Kg... acho que o peso tambem é relevante.
O caso dela é que ela foi operada ás duas patas, e o que eu acho estranho no caso do tomi porque é que foram logo á cabeça do femur??Mas é claro que nao percebo nada disso, o que o vet da mafalda me disse foi que essa operação é para casos mais avançados.
Bem a recuperação dela foi uma aventura, ela no dia seguinte a operação já se queria levantar... e por isso teve de estar durante a primeira semana com o efeito de calmantes.. Depois por conta própria e através de alguns sites internacionais..Fiz lhe hidroterapia.. algo que em Portugal não existe para animais... O veterinario alertou me para a importancia de colocar um animal na agua.. na pior das hipoteses seria na praia... mas poderia surgir complicações ... comprei uma piscina desmontável,um fato de surf( pleno mes de novembro...)e um colete salva vidas para a minha menina...o problema é que ela era comprida de mais para a profundidade da piscina...
Mas lá consegui durante 2 semanas das 19horas até as 22h, tinha a minha vida dedicada a cadela..porque tinha de a ir buscar ao vet, percorrer 60 km ( so ida ) coloca la na piscina para que no inicio só fazia 10 minutos e depois fui perlongando o tempo..Infelizmente numa das pernas foi necessario operar novamente para colocar mais uma placa( devido ao peso que ela sustenta)... Ai é que doe mais... a mim... o Vet proibiu visitas durante um mes e uma semana... ela excitava se demais quando nos via.
[b]Concluindo.....[/b] Se precisarem de sites ou ate mesmo o nome do veterinario que acompanhou a minha cadela eu forneço com maior prazer, porque para mim existe duas coisas importantes o profissionalismo e atenção, e nisso ele foi magnifico...
E cada caso é cada caso... eu antes de ter ido ao vet que a operou ainda fui a mais dois... E acho que isso não faria mal nenhum pedir uma segunda opinião....
P.s. - se precisarem de aulas de hidroterapia não me importo de disponibilizar tempo e a piscina que comprei... ao menos que sirva para ajudar mães galinhas como eu..
cestudante
Membro Júnior
Registado: quarta abr 30, 2003 2:38 pm

segunda mar 07, 2005 4:03 pm

Ola
Mais uma para juntar ao clube... dos filhotes operados
Tenho uma Sao Bernardo, que foi operada aos 9 meses,e pesava 60Kg... acho que o peso tambem é relevante.
O caso dela é que ela foi operada ás duas patas, e o que eu acho estranho no caso do tomi porque é que foram logo á cabeça do femur??Mas é claro que nao percebo nada disso, o que o vet da mafalda me disse foi que essa operação é para casos mais avançados.
Bem a recuperação dela foi uma aventura, ela no dia seguinte a operação já se queria levantar... e por isso teve de estar durante a primeira semana com o efeito de calmantes.. Depois por conta própria e através de alguns sites internacionais..Fiz lhe hidroterapia.. algo que em Portugal não existe para animais... O veterinario alertou me para a importancia de colocar um animal na agua.. na pior das hipoteses seria na praia... mas poderia surgir complicações ... comprei uma piscina desmontável,um fato de surf( pleno mes de novembro...)e um colete salva vidas para a minha menina...o problema é que ela era comprida de mais para a profundidade da piscina...
Mas lá consegui durante 2 semanas das 19horas até as 22h, tinha a minha vida dedicada a cadela..porque tinha de a ir buscar ao vet, percorrer 60 km ( so ida ) coloca la na piscina para que no inicio só fazia 10 minutos e depois fui perlongando o tempo..Infelizmente numa das pernas foi necessario operar novamente para colocar mais uma placa( devido ao peso que ela sustenta)... Ai é que doe mais... a mim... o Vet proibiu visitas durante um mes e uma semana... ela excitava se demais quando nos via.
[b]Concluindo.....[/b] Se precisarem de sites ou ate mesmo o nome do veterinario que acompanhou a minha cadela eu forneço com maior prazer, porque para mim existe duas coisas importantes o profissionalismo e atenção, e nisso ele foi magnifico...
E cada caso é cada caso... eu antes de ter ido ao vet que a operou ainda fui a mais dois... E acho que isso não faria mal nenhum pedir uma segunda opinião....
P.s. - se precisarem de aulas de hidroterapia não me importo de disponibilizar tempo e a piscina que comprei... ao menos que sirva para ajudar mães galinhas como eu..
Responder

Voltar para “Cães”