Questão para pensar: Quem tem raça favorita é racista?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sexta mar 04, 2005 6:49 pm

Olá amigos...
É uma pergunta que pode gerar conflitos, mas só queria perguntar a vossa opinião acerca deste pequeno promenor que associei lol

Para os humanos, se não gostamos de pessoas de cor ou país diferente do nosso chamam-nos de racistas. E para os animais? Não haverá a mesma coisa? Por uma razão ou por outra que gostamosde uma determinada raça e por outra razão não gostamos de outra... Não será isso racismo de certa forma?

Deixem as vossas opiniões...
Obrigada,
Sara
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta mar 04, 2005 6:58 pm

eu como gosto de 3 raças será triracismo?

Agora fora de brincadeira, não vejo porque poderá ser racismo, tem a ver sim com preferência, cada raça tem as suas características, o seu aspecto particular e o seu temperamento, acho que é acima de tudo o gosto de cada um.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
tiki
Membro
Registado: terça dez 14, 2004 5:55 pm
Localização: 2 bulldogs franceses 1 persa 1 gata srd ,peixes tropicais,1tartaruga e um canario

sexta mar 04, 2005 7:07 pm

boa tarde

na minha opnião acho que ter preferencia por uma raça não quer dizer que não gostamos dos outros animais!

simplesmente cada pessoa prefere (ou não)a raça com o feitio,temperamento,tamanho,etc...mais adequado a sua personalidade e condições

tiki
casam
Membro
Registado: sábado nov 09, 2002 6:52 pm

sexta mar 04, 2005 7:12 pm

boa tarde

Racismo não concordo

Eu gosto de todos os animais, sejam eles rafeiros ou de raça...
Embora que para mim só quero uma raça...
não considero racismo.....o racismo significa que
não se gosta de uma determinada raça(humana ou neste caso nimal)
eu penso que os que gostam dos animais, gostam de todos só que umas raças mais outras menos....mas não se considera racismo...

bom fim de semana para todos.... :D
BiaPinho
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 10:42 am

sexta mar 04, 2005 7:13 pm

Olá!!

Pessoalmente gosto de mtas raças... adoro animais e sou louca por cães, até hoje comprei 3 caes de 2 raças que mais gosto: S. Bernardo e Husky Siberiano.

Há raças para todos os gostos e rafeirinhos também! Todos eles merecem o nosso amor, carinho e respeito.
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

sexta mar 04, 2005 7:37 pm

É vulgar eu ouvir: "Ái não gosto nada desta raça, parecem ratos!" ou "Ái, não gosto, têm ar de maus!" ou ainda: "Rafeiros?! Córror!!"
:lol: :lol:

Bem, pessoalmente não concordo em nada com estas opiniões. Mas sem me desviar muito do assunto principal:
Poderei ou não definir estas pessoas como sendo racistas???

Secalhar a palavra "racismo" até hoje foi só usada de humano para humano. Mas não têm tambem os cães o direito de serem vistos como todos "iguais"? Será que não podemos incluir esta designação para aqueles que menosprezam determinada raça?

No dicionário da didáctica editora define:
Racismo-"sistema que afirma a superioridade de certo grupo racial sobre os outros."
Racista-"Que ou pessoa que é adepta do racismo."

Então serão tambem racistas aqueles que dizem "gosto mais desta raça que da outra"? , é certo que dizem apenas a sua opinião... não afirmam que aquela raça é melhor que a outra, ou seja não afirmam a superioridade dela, apenas o gosto.

Mas não há casos em que o homem é racista para com os cães?
eddie17
Registado: sábado dez 11, 2004 10:37 am

sábado mar 05, 2005 10:20 am

[quote]Secalhar a palavra "racismo" até hoje foi só usada de humano para humano. Mas não têm tambem os cães o direito de serem vistos como todos "iguais"? Será que não podemos incluir esta designação para aqueles que menosprezam determinada raça?

No dicionário da didáctica editora define:
Racismo-"sistema que afirma a superioridade de certo grupo racial sobre os outros."
Racista-"Que ou pessoa que é adepta do racismo."

Então serão tambem racistas aqueles que dizem "gosto mais desta raça que da outra"? , é certo que dizem apenas a sua opinião... não afirmam que aquela raça é melhor que a outra, ou seja não afirmam a superioridade dela, apenas o gosto.

Mas não há casos em que o homem é racista para com os cães?[/quote]

faço minhas estas palavras!!

o homem é racista por natureza!!

no gene humano está o mal e o bem, mas o bem tem de ser desenvolvido enquanto o mal é natural!! a maioria das pessoas sente mais prazer na prática do mal do que do bem! daí que o racismo seja inerente ao ser humano!

Somos racistas sim senhor!

ou porque gostamos de cães e não gostamos de gatos, ou porque gostamos de pretos e não gostamos de brancos ou até porque gostamos de camurças e não gostamos de tigrados!!
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

sábado mar 05, 2005 11:16 am

Concordo plenamente com a tiki , o facto de termos preferência por uma raça não quer dizer que não se goste das restantes , o que não tem nada a ver com racismo !
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mar 05, 2005 11:19 am

eddie17 Escreveu: Somos racistas sim senhor!

ou porque gostamos de cães e não gostamos de gatos, ou porque gostamos de pretos e não gostamos de brancos ou até porque gostamos de camurças e não gostamos de tigrados!!
Mas que completo despropósito.

Diga-me uma coisa ? Gosta igualmente de toda a gente ? Ou gosta mais de umas do que de outras como toda a gente ? Ah..então é anti-social :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

sábado mar 05, 2005 11:36 am

Por gostar mais de uma raça do que que outra, estou a ser racista? nem pensar.
Penso que podemos simplesmente comparar com as preferências, as afinidades que temos mais com certas pessoas do que outras.
Preferimos determinados cães, raças pelo seu temperamento e, claro por certas características que poderão adaptar-se mais às nossas condições de vida. Por exemplo se vivemos em apartamento não é com certeza um Serra da Estrela que terá a nossa preferência...
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

sábado mar 05, 2005 11:44 am

Gosto de todos os animais em geral, nos cães não me dou muito bem com os Rottweiller, mas aprecio o seu porte e as sua cores.
Não considero racismo gostar-se mais de uma raça do que outra, da mesma forma que tenho um amigo de cor e é uma pessoa espectacular e a namorada que é branca é uma "chata" e não vou muito com a cara dela parece que tem cara de poucos amigos. :evil:
izabella
Membro Veterano
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm

sábado mar 05, 2005 1:50 pm

Não acho k gostar de certas raças seja racismo cada um é livre de gostar do que bem entende.´
Também há certas pessoask nós não gostamos e isso não é racismo.
;)
<strong>Lu....</strong>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado mar 05, 2005 4:02 pm

Olá.
Antes de mais nada gostaria de dizer que, em termos de pessoas humanas, o racismo não faz sentido. não existem raças genéticamente diferenciadas em termos humanos, pelo menos que eu saiba.
nos cães é diferente: as raças estão um pouco afastadas genéticamente umas das outras. Não deixando de ser a mesma espécie têm pequenas variantes genéticas que as definem como raça. Por isso, nos cães, o racismo não só pode existir como é necessário. Se assim não fosase as raças não evoluiriam. eu sou muito racista em termos de cães: gosto de akitas, os outros aceitam-se. Mas os akitas são muito melhores.

(Nota: isto acho eu. Há outras pessoas que gostam mais de labradores, outras que gostam mais de dogues alemães e outras que não gostam de nada) ;)
avelar
Registado: quinta abr 29, 2004 11:07 am

segunda mar 07, 2005 2:06 pm

Boa tarde!!!

sou nova por cá, mas gostava de levantar a seguinte questão:

ser racista é não gostar, não aceitar, e recussar-se a conviver com determinada raça, tanto humana, como se quiser canina.

penso que se uma pessoa gosta mais de uma raça ou de outra não é ser racista, desde que, aceite e não se recuse a conviver com outra determinada raça que menos goste.

por exemplo, eu gosto de todas as raças, tanto puras como rafeiras, mas tenho as minhas preferencias é lógico, mas isso não me impede de eu fazer uma festa ou um carinho a outra raça que não goste mais.

a questão que levanto é a seguinte:

se não é racista, então aceita e é capaz de alojar uma raça diferente da sua em sua casa, só porque lhe pedem por não terem para onde ir?

nos animais é igual, gosta-se de todos, mas só metemos em nossa casa quem nós queremos
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 07, 2005 2:18 pm

À partida, estar a aplicar um conceito que se aplica num contexto humano aos animais é, mais uma vez, um erro de humanização dos animais. Não se pode comparar o incomparável, e estar a falar de racismo em relação a um animal que manipulamos geneticamente, restringimos a liberdade de ciculação e procriação, etc., é uma coisa absurda!
Podemos gostar mais de uma ou outra raça e podemos até não gostar de determinadas raças! Ora bolas, porque carga de água é que eu teria de gostar de caniches? Só para não me chamarem racista? Não gosto, não gosto e não gosto, e não é por causa disso que me considero racista! Então se tenho cá em casa 3 cadelas privadas de liberdade, porque não podem fazer o que elas querem mas sim o que eu quero, ou o que eu entendo que é bom para elas, sou o quê? Um Ditador?

Cumprimentos
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”