Gaiola para chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos

Que material me aconselham a usar para fazer uma gaiola para chinchilas?

Madeira de pinho não tratada
12
63%
MDF
2
11%
PVC
0
Sem votos
Todo em metal
5
26%
Aglomerado com laminado (material daqueles móveis de wc brancos)
0
Sem votos

Total de votos: 19
Glow
Membro
Registado: segunda jan 17, 2005 7:54 pm
Localização: 3 Gatas, 2 cadelas, 2 porquinhos-da-india, 2 piriquito, 2 rãs, e perdi a conta aos peixes,lol
Contacto:

quinta mar 03, 2005 7:12 pm

Sei que já se falou várias vezes deste assunto mas...
Eu quero construir uma gaiola para ter uma pequena família de chinchilas.
A questão é, que material é mais apropriado?
Fico á espera dos vossos comentários sobre o que é melhor usar e o que não se deve usar mesmo.
E sugestões sobre como construir e que "acessórios" usar para divertir as minhas chinchilas.
Esta sondagem pode ser igualmente útil para outras pessoas que estejam a pensar fazer uma gaiola para as suas mascotes.

Agradeço desde já a vossa participação.

Jinhos
Tita_
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:56 pm
Localização: 1hamster 3gatos 1cao 1tartaruga 1papagaio 1chinchila

quinta mar 03, 2005 8:30 pm

ola! a gaiola do meu toino foi feita com pinho nao tratado e acrilico! ele adora-a tanto que nem quer sair de la para passear!!! :roll:
Dá uma espreitadela no meu album se quiseres!

beijinhos!
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quinta mar 03, 2005 9:31 pm

Oi linda! Bem, a tua dúvida é a mesma k a minha... Já temos falado sobre isso... A gaiola da Tita tá mt fixe...
Pois, a minha dúvida está entre o pinho ñ tratado, toda em metal, ou juntar os 2, pinho ñ tratado e metal... E claro, dp vou pôr rede metálica...
Tbm ando mt indecisa e confusa... Talvez esta sondagem me ajude tbm a mim... Assim espero...
Tita, kd é o o Toino tem direito a namorada? ;) Tens k pensar nisso...
Glow
Membro
Localização: 3 Gatas, 2 cadelas, 2 porquinhos-da-india, 2 piriquito, 2 rãs, e perdi a conta aos peixes,lol
Contacto:

quinta mar 03, 2005 11:34 pm

Pois é Tita, a tua gaiola é bem gira. E o teu Toino é muito fofinho.
Não me tinha lembrado do acrilico.

Também espero que esta sondagem seja conclusiva.

Vá tirem lá as dúvidas, a mim e á Denise.

Jinhos

:D
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

sexta mar 04, 2005 9:16 am

Oi...

Na minha modesta opinião o material mais fácil de se trabalhar para fazer uma gaiola é a madeira (neste caso terá que ser pinho não tratado). Mas as gaiolas em madeira para roedores têm uma desvantagem: eles roem-na :lol: :lol: e por isso, há cerca de 2 semana cheguei a casa e tinha os meus meninos a passearem-se pelo quarto...tinham roido o tecto da casa e fugiram :lol: :lol:
Para elém disso, a desvantagem da madeira é que , ou se tem bichinhos muito asseados que façam as necessidades todas num recipiente próprio, ou então a urina começa a entranhar na madeira e pode causar mau cheiro. Por acaso,os meus já estão habituados a fazer tudo na casa de banho deles e não tenho grandes problemas com isso...
Em relação ás diversões para eles: eu fiz várias prateleiras em rede para ele saltarem á vontade...
Este ano vou voltar a fazer uma mansão para eles, mas desta vez vou tentar fazer em metal...
Podem ver fotos da minha gaiola no meu album ;)

Bjokas, Loca
Glow
Membro
Contacto:

sábado mar 05, 2005 12:50 pm

Olá!!!

Já tinha visto a tua gaiola, Loca. Aliás, ver a tua gaiola foi o ponto de partida para começar a pensar fazer uma.

Digam-me o que acham desta gaiola?

Imagem

Vi mais gaiolas "caseiras" mas algumas é preciso ser carpinteiro. :lol:
loca
Membro Veterano

segunda mar 07, 2005 9:15 am

Está um espectáculo!!!!!!!!!!!! :lol: Principalmente por estar cheia de diversões para eles:rodas, prateleiras, etc...

Muitos parabens ...está mesmo muito boa ;)

Bjokas, Loca
Glow
Membro
Contacto:

segunda mar 07, 2005 9:55 am

Olá

Esta gaiola não é minha, fiz uma pesquisa na net e encontrei esta que acho muito boa.

Acho que já sei o que vou fazer.
Agora vou começar a comprar os materiais aos poucos.

Pensava que a sondagem ia ter mais participação mas a pouca que teve foi mto boa.
Obrigada

Jinhos
DeniseAytekin
Membro Veterano

segunda mar 07, 2005 1:25 pm

[quote=Glow]
Digam-me o que acham desta gaiola?

[img]http://www.chinbin.com/images/jpg/cage.jpg[/img]

[/quote]

Oi, essa gaiola pra mim tá excelente, mas eu pessoalmente ñ a fazia assim... Mudava um pco... Em vez das prateleiras, eu faria andares com escadas. Isso é bastante alto, imagina k elas caem??? O seguro morreu de velho... Fora isso, tá excelente.
Bjito
Glow
Membro
Contacto:

quinta mar 10, 2005 11:21 pm

Oi

Que acham de uma gaiola com 150cm de altura x 61cm de comprimento x 26cm de profundidade?
É que eu tenho uma estrutura em metal com estas dimensões e acho que facilmente a conseguiria adaptar, tem 5 encaixes para 5 andares.
Só ainda não sei bem como vou fazer o fundo da gaiola. Acham que eles devem estar em contacto com o material absorvente ou acham que isso se deve evitar a todo o custo?
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta mar 10, 2005 11:39 pm

Olha essas medidas parecem-me perfeitas... ;) Para um casal é uma mansão... ;)
A parte de baixo, axo k deves fazer em PVC, um plástico forte e resistente, para k seja fácil de o lavares e para sobreviver ás roidelas das Chins... Dp, cobres o fundo com serrim e dp cobres com palha. ;)
Bjito
loca
Membro Veterano

sexta mar 11, 2005 9:12 am

Essas medidas são optimas ;)
Não há qualquer problema em eles estarem em contacto com o substarto absorvente. Nas gaiolas convencionais é isso que acontece...

Loca
Glow
Membro
Contacto:

domingo mar 13, 2005 1:36 pm

A Denise já sabe do que estou a falar mas para quem não sabe o projecto é ter duas gaiolas em divisões diferentes (uma no meu quarto outra na marquise) ligadas por um túnel.

A 1ª está decidido que vai ser em metal, com parteleiras em pinho com as medidas que já falei aqui.

Agora para a 2ª encontrei estes moveis em pinho não tratado:

Imagem
As medidas são: 79cm x 40cm x 29,50cm

Imagem
As medidas são 116cm x 40cm x 29,50

Qual é que acham melhor, tendo em conta que já têm uma gaiola para além desta?

Muito obrigada por continuarem a ajudar-me

Jinhos
DeniseAytekin
Membro Veterano

domingo mar 13, 2005 3:17 pm

Olá...
Olha, eu acho a de cima melhorzinha... Tudo bem k a de baixo tem uma prateleira a +, mas é mt fininha, eu cá preferia a de cima...
Dp kero fotos a medida k o projecto for avançando, ok?
Bjito ;)
Glow
Membro
Contacto:

domingo mar 13, 2005 3:45 pm

Olá!
Eu depois vou fazendo um diário.
Só ainda não comecei a construção porque para o próximo fim-de-semana tenho o ENEB (encontro nacional de estudantes de biologia) que vai ser em Faro. Vai implicar uma modificação no meu orçamento, por isso o começo fica adiado até dia 23 (1º dia das férias da Páscoa ).

Entretanto ainda tenho que comprar ferramentas porque as únicas que existem cá em casa são um berbequim e uma lixadora. :lol:
Mas estou em pulgas para começar.
Ontem fui á ZooExótico e adorei! Comprava a loja inteira se pudesse!
Era tudo tão fofo, os hamsters, os gerbos (principalmente uma ninhada com poucos dias), os esquilos tricolores, os coelhos, os porquinhos da índia, até as ratazanas e claro as 2 chichilas standard!
Responder

Voltar para “Exóticos”