A pedido de muitas familias

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça mar 01, 2005 9:50 am

Por acaso o Popeye não tem esse habito de beber agua da sanita nem do duche... mas já o bebedouro dos outros cães não escapam á baba destruidora dele.

Mário, referiu que a linha de sangue materna manifestava a caracteristica de abrir as patas, não sei se este é o termo mais correcto, sendo assim, não seria de evitar essa linha de sangue?
Se se busca a perfeição, os seus exemplares podem-se considerar em desvantagem numa exposição pelo facto de abrirem as patas???

Desculpe estas perguntas mas deixou-me curiosa. :oops:

_________
Rita
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça mar 01, 2005 1:39 pm

Mário, referiu que a linha de sangue materna manifestava a caracteristica de abrir as patas, não sei se este é o termo mais correcto, sendo assim, não seria de evitar essa linha de sangue?
Se se busca a perfeição, os seus exemplares podem-se considerar em desvantagem numa exposição pelo facto de abrirem as patas???
não tendo eu conhecimentos de criação...

penso que o ideal seria procurar uma linha de sangue que contrariasse essa tendência ou que pelo menos fosse "neutra" nesse aspecto!!!

penso eu...
:oops:
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mar 01, 2005 2:02 pm

LindAlba Escreveu: No caso dos meus, a linha de sangue materna apresenta frequentemente alguns exemplares que tendem a apontar os dedos para dentro.
Não é um defeito penalizante desde que os cotovelos não abram (se projectem para o exterior), o que pode suceder nalguns casos e com treino físico se tentar diminuir.

Claro que o objectivo é ter-se cães cada vez mais perfeitos.
Claro que o Pedro tem razão.
A busca de exemplares que "compensem" algo menos bom é permanente e o "refrescamento" de linhas de sangue é desejável, desde que não seja feito como muitos fazem :

- Aquele cão ficou campeão. Quero cruzar a minha cadela com ele, porque é campeão e assim vou ter campeões.

ou

- A minha cadela é campeã. Só pode cruzar com outro campeão.

... e variantes destas pérolas :lol:
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

domingo mar 06, 2005 2:18 pm

Mário, só responde ao que eu lhe vou perguntar se o achar conveniente.

Tenciona reproduzir os seus dois exemplares?? ( Os que aparecem na fotos e apresentam o facto de abrirem as patas dianteiras po exterior).
Pergunto isto porque, como o Mário disse, buscasse sempre a "perfeição" visto que os seus cães apresentam essa "falha" não seria motivo para os afastar da reprodução e consequente transmissão á futura descendencia?

Note que eu não lhe digo isto de modo a ser critica consigo, não apelo a si enquanto pessoa mas enquanto criador, se achar que não me deve responder neste forum por ser público ou por achar que não o deve fazer, por favor envie-me uma PM ok?

segunda mar 07, 2005 9:01 am

[
AcTiOnGiRl Escreveu: ...Os que aparecem na fotos e apresentam o facto de abrirem as patas dianteiras po exterior)
Não necessito de responder por pm, porque as minhas opiniões são frontais.

A Rita tem estado "a bater" numa questão que, sendo de alguma forma pertinente, deveria merecer uma mais atenta leitura da sua parte.
Sendo assim, correndo o risco de me repetir, aqui fica :

1) Conforme jé escrevi e se pode constatar nas fotos, NENHUM DOS MEUS EXEMPLARES ABRE AS PATAS PARA O EXTERIOR.
A fêmea tem um alinhamento das mãos para o INTERIOR
O macho em certas posições de tensão também "mete os dedos" para dentro, mas os alinhamentos e aprumos são e estão correctos.

2) Se o posicionamento das patas, para o interior ou para o exterior, fosse única razão para exclusão da reprodução, algumas raças já estariam extintas.
Penso que deveremos analisar o cão como um todo, dentro do respectivo estalão, aplicando o critério de "exclusão para reprodução" quando o exemplar apresenta desvios ao mesmo.
No caso da raça Boxer, considero imediatamente esta situação quando encontro e confirmo mediante testes específicos a existência de:

- mandibula com torção ou desvio
- mono ou criptorquidismo (aqui é "à vista", claro)
- cardiopatia
- displasia (a partir de grau D, inclusive)
- cor dos olhos (a partir de grau 4A, inclusive)
- temperamento (agressividade ou timidez)

3) Depois tenho ainda a minha opinião pessoal no que devo procurar num boxer. Assim, muitos dos boxers que andam por aí (e que sinceramente espero sejam felizes e saudáveis) não os utilizaria nem oferecidos.

- com pouca ou nenhuma estrutura óssea
- com "focinhos de pá"
- com prognatismo excessivo
- atípicos

Quanto ao eu tencionar reproduzir com os dois exemplares que possuo actualmente, um dos problemas é que são irmãos de ninhada. Não tenciono levar o "in breeding" a esse extremo.
Quanto ao resto, dependerá das oportunidades e da minha vida pessoal.

Um abraço
Última edição por LindAlba em segunda mar 07, 2005 12:16 pm, editado 5 vezes no total.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

segunda mar 07, 2005 10:01 am

Obrigado pela sua resposta... Tenho a dizer que li todas as suas respostas com atenção... e na minha opinião pessoal o facto de as patas dianteiras assentarem para o interior é um defeito tão grande com o alguns boxer terem o focinho em pá.

Mas são opiniões e não se discutem.

Fica por aqui a "discussão" das patas dos seus cães.

_______
Rita
ean
Membro Júnior
Registado: sábado fev 23, 2002 1:45 pm
Contacto:

segunda mar 07, 2005 11:01 am

Olá,
Depois de acompanhar esta discussão tão saudável e tão frontal, o que é de louvar, fiquei curioso em relação a uma coisa. Se surgirem oportunidades, a AcTiOnGiRl tenciona utilizar o seu Popeye para reprodução?
Cumprimentos,
Elias
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

segunda mar 07, 2005 12:14 pm

ean,
A resposta é não, não pretendo cruzar o Popeye, isto porque ele para todos os efeitos é um rafeiro, não tem Lop, não conheço a arvore genealogica dele, e ele tem algumas caracteristicas que eu considero que não devem ser passadas á descendencia.

Se ele procriar será por acidente, uma coisa que eu não consiga evitar.

______
Rita
pedrobaleia
Membro Veterano
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

segunda mar 07, 2005 1:54 pm

- mandibula com torção ou desvio
- mono ou criptorquidismo (aqui é "à vista", claro)
- cor dos olhos (a partir de grau 4A, inclusive)

- com pouca ou nenhuma estrutura óssea
- com "focinhos de pá"
- com prognatismo excessivo
- atípicos

se não for abusar da confiança, e da paciência...

era interessante arranjar exemplos fotográficos para estes casos...
LindAlba
Membro Veterano

segunda mar 07, 2005 2:53 pm

A curiosidade deve ser sempre recompensada, meu amigo.

Estudo geral e morfológico da raça
http://www.euro-boxer.com/pages/profile ... _head.html

Classificação da cor dos olhos
http://www.euro-boxer.com/pages/profile ... color.html

Classificação dos dentes
http://www.euro-boxer.com/pages/profile ... teeth.html

Mono / Criptorquidismo
Ou tem só um ou nenhum … tomate :lol:
Fotos disto é difícil, porque muitos donos escondem estas patologias. Agora com implantes para fazer de conta que tem os ... ditos no sítio, andam por aí alguns (e não tão poucos como se pensa).

:lol:
pedrobaleia
Membro Veterano

segunda mar 07, 2005 3:18 pm

...muito obrigado...

mas... não há no meio de todas estas avaliações, algum espaço marcado pela opinião pessoal??? por exemplo quando falamos de proporção da cabeça em relação ao corpo? ou se temos um boxer que até é muito equilibrado mas com uma altura superior ao permitido pelo estalão??, sendo que neste caso podemos dizer que é um exemplar com uma boa massa óssea, com boa musculatura, etc, mas como é maior que o permitido pelo estalão, não devia na minha (humilde) opinião ser usado para cruzas! é como a história do focinho poderoso, esta avaliação é só feita "à vista" certo? é que se estou certo, então não poderá a estética do cão (brancos na cabeça, orelhas cortadas, etc) influenciar o olho de quem avalia??

ou seja, um cão que para mim pode ser magnífico, para outro pode ser normalíssimo, correcto??
pedrobaleia
Membro Veterano

segunda mar 07, 2005 3:19 pm

...muito obrigado...

mas... não há no meio de todas estas avaliações, algum espaço marcado pela opinião pessoal??? por exemplo quando falamos de proporção da cabeça em relação ao corpo? ou se temos um boxer que até é muito equilibrado mas com uma altura superior ao permitido pelo estalão??, sendo que neste caso podemos dizer que é um exemplar com uma boa massa óssea, com boa musculatura, etc, mas como é maior que o permitido pelo estalão, não devia na minha (humilde) opinião ser usado para cruzas! é como a história do focinho poderoso, esta avaliação é só feita "à vista" certo? é que se estou certo, então não poderá a estética do cão (brancos na cabeça, orelhas cortadas, etc) influenciar o olho de quem avalia??

ou seja, um cão que para mim pode ser magnífico, para outro pode ser normalíssimo, correcto??
LindAlba
Membro Veterano

segunda mar 07, 2005 3:44 pm

Claro Pedro.

Em expos de beleza é por isso mesmo que, por vezes, o mesmo cão analisado por juízes diferentes poderá ter apreciações díspares (e não estou agora a falar de julgamentos pela "outra extremidade da trela", porque aí os factores que estão a ser avaliados são outros).

De certa forma, a biodiversidade também deve algo ao factor "gosto humano", nomeadamente quando estamos a falar de raças fruto de selecção e apuramento direccionado (como é o caso da raça Boxer).

Como dizes e muito bem, um cão que para ti e no teu entendimento poderá ser um expoente da raça, para outrém poderá ser um cão vulgar, se para esta segunda pessoa "pesarem" mais algumas coisas menos correctas que esse animal certamente apresentará.

Os estalões servem de referência, a selecção genética "baralha e dá" e nós muitas vezes estragamos tudo com as nossas ideias luminosas.
;) :lol:

p.s.
estou brincando um bocadinho, ok ?
gosto da variedade no reino animal.
não quero que tudo sejam clones/fotocópias de um "cão ideal" que até poderá não corresponder ao meu.
pedrobaleia
Membro Veterano

segunda mar 07, 2005 3:55 pm

e não estou agora a falar de julgamentos pela " outra extremidade da trela ", porque aí os factores que estão a ser avaliados são outros
não quer com isto dizer, que o handler tem importancia no julgamento de um cão em ringue??? e quando digo importancia não me refiro ao facto de conseguir ou não puxar pelo cão para que ele se apresente no seu melhor!! mas ao facto de a pessoa ter importancia ou não!!
é que se assim fôr, como posso eu ir com o meu cão para o ringue, se com outro cão estiver por exemplo um juiz internacional da raça...??
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda mar 07, 2005 5:07 pm

pedrobaleia Escreveu: é que se assim fôr, como posso eu ir com o meu cão para o ringue, se com outro cão estiver por exemplo um juiz internacional da raça...??
Terá que acreditar na imparcialidade do Juíz que está a julgar e saber o que tem na ponta da trela, para não ter surpresas. Tem consciência do exemplar que tem em casa? Consegue olhar para ele e definir as "falhas"?
Além disso, corrijam-me se estou enganada, mas os juízes não podem concorrer nem passar cães.
Responder

Voltar para “Boxer”