Dar ou não dar de comer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

terça mar 08, 2005 9:47 am

Olá a todos.
Moro em Braga, junto à universidade, e quando vim para cá, há quase 3 anos, eram raros os cães vadios que por aqui andavam. Agora, é o pão nosso de cada dia...
Só na semana passada vi uns 6, e continuam todos por cá... Não sei se são abandonados, se vêm cá parar por causa do lixo que é posot na rua de manhã (quando só deveria ser posto à noite), mas a verdade é que andam por aqui e mesmo dentro da universidade. Ainda agora lá estavam 3 a brincar.

Eu não os posso trazer para casa. Moro num apartamento já com muitos animais. Se tivesse uma casa com quintal nem hesitava. Mas será boa ideia traze-los (um de cada vez) e dar-lhes de comer e beber? Só que depois tinha que os deixar ir outra vez, e isso é que me custa :cry: Não queria levar-lhes a comida, porque há sempre pessoas que não vêem os cães vadios com bons olhos, quanto mais alimenta-los... :evil:

TODOS os dias passo, pelo menos, por um cão. Parte-me o coração não fazer nada. O máximo que fiz até agora foi fazer-lhes festas, pois são todos tão meigos... :cry: Ontem vi pela primeira vez um pequenito (mas adulto), super lindo, com pelo de arame, mas tinha coleira anti-pulgas. Ou foi abandonado ou tem dono por estas bandas... Hoje vi-o outra vez.

Com isto tudo, gostava que me dissessem o que será melhor fazer. Dar-lhes de comer aqui em casa? Dar-lhes de comer lá fora na rua (se calhar à noite...)? Ou não fazer nada?

É uma situação angustiante, e agora sim compreendo todos aqueles que tentam de algum modo ajudar estes desgraçados... e muitas vezes não se pode...
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

terça mar 08, 2005 10:26 am

Eu normalmente ando sempre com um saco de ração e um garrafão de água dentro do carro.
Quando vejo algum animal carenciado deixo-lhe de comer e de beber.
Pelo menos naquele dia fica bem.

Quanto aos que se mantêm no mesmo sitio, dou-lhes de comer à noite para evitar que as pessoas se aborreçam.
Levar para casa não acho boa ideia se depois os voltamos a pôr na rua.
Alem de que lhes criamos falsas expectitivas.
Uma coisa é certa, não podemos chegar a todos os animais abandonados, mas se cada um de nós ajudarmos um pouquinho, para esses que são ajudados,faz diferença.

Isabel
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

terça mar 08, 2005 10:52 am

Concordo completamente com a Isabel. Por mais vontade que tenhamos, não é boa ideia levá-los para casa se for para soltá-los de novo. Pode dar de comer aos cães quando não tiver gente a ver. Não se esqueça que há mais pessoas com coração mole e se todos contribuirem um pouco, os cães ficam bem. Se forem como os cães que aparecem abandonados na minha vizinhança, são mais bem tratados do que muitos que têm casa. Ainda há pouco tempo, o nosso Ninguém, um rafeirito sem dono que andava aqui na zona, foi adoptado por uma senhora americana. Ele continua a passear pelos caminhos mas de trela e concerteza muito mais feliz. :)
diphy
Membro Veterano
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

terça mar 08, 2005 11:23 am

Essa é uma boa táctica Isabel (a da comida e garrafão no carro)! Ainda tenho aqui um bocado de ração que foi de uma amostra, por isso logo à noite vou ver se os encontro ;)
Obrigado pelas dicas. Já que não posso ficar com eles, tento pelo menos dar-lhes uma vidita um pouco melhor! :(

Vou também tentar arranjar uma máquina fotográfica para a próxima semana e tirar-lhes umas fotos para pôr aqui. Pode ser que alguém goste de algum e o queira! ;)

Mais uma vez, obrigado! Depois dou notícias!
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

terça mar 08, 2005 6:14 pm

diphy Escreveu: Essa é uma boa táctica Isabel (a da comida e garrafão no carro)! Ainda tenho aqui um bocado de ração que foi de uma amostra, por isso logo à noite vou ver se os encontro ;)
Obrigado pelas dicas. Já que não posso ficar com eles, tento pelo menos dar-lhes uma vidita um pouco melhor! :(

Vou também tentar arranjar uma máquina fotográfica para a próxima semana e tirar-lhes umas fotos para pôr aqui. Pode ser que alguém goste de algum e o queira! ;)

Mais uma vez, obrigado! Depois dou notícias!
Boas, eu trabalho na UM em guimarães, se conseguires tirar fotos aos canitos diz pq há uma colega minha que quer adoptar 1.
Cumprimentos
diphy
Membro Veterano

terça mar 08, 2005 8:34 pm

Fui lá agora para lhes dar de comer. Aquele pequenito que falei é afinal uma fêmea. Um rapaz levou-a para casa, mas não sei quanto tempo vai durar lá. Era super meiga, fiquei apaixonada por ela :oops:
Os seguranças da universidade disseram que, apesar da coleira, ela não tinha dono, estava sempre lá.
Quanto aos outros, não vi nenhum! Dei duas voltas à universidade (e acreditem que não é pequena!) e nada... Logo vou dar mais uma volta, a ver se os encontro para lhes dar um bocado de comer.

PJFS: vou trazer a máquina na próxima semana, e caso encontre algum tiro a foto. Espero sinceramente que a tua colega adopte um ;)
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

terça mar 08, 2005 8:47 pm

diphy Escreveu: PJFS: vou trazer a máquina na próxima semana, e caso encontre algum tiro a foto. Espero sinceramente que a tua colega adopte um ;)
Ok, fico à espera, boa sorte ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 09, 2005 2:00 am

diphy Escreveu: Com isto tudo, gostava que me dissessem o que será melhor fazer. Dar-lhes de comer aqui em casa? Dar-lhes de comer lá fora na rua (se calhar à noite...)? Ou não fazer nada?
Boa noite,

O melhor mesmo será tentar arranjar dono para os cães, seja por publicidade seja divulgando junto dos seus.

Se alimentar por um lado ajuda (e a esse cão, faz diferença sim senhor), por outro lado só está a adiar o problema e consequeentemente a criar outro : chama mais cães para a area.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta mar 09, 2005 11:17 am

Acho sim que os deve alimentar, faça isso à noite para evitar problemas. Mas tente também arranjar donos para eles, tire umas fotos e ponha-as aqui no tópico que tenta-se divulgar. Aproveite e coloque também fotos aí pelos Vets da zona, e em locais que tenham bastante visibilidade.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Responder

Voltar para “Cães”