pedrobaleia Escreveu:não quer com isto dizer, que o handler tem importancia no julgamento de um cão em ringue???e não estou agora a falar de julgamentos pela " outra extremidade da trela ", porque aí os factores que estão a ser avaliados são outros

Ahhhh ! Pedro.
Vivam os “inocentes” e os “puros”, porque serão deles os ringues num futuro ideal da canicultura.

Nãããã! O que aqui queria retratar são resultados de julgamentos previamente decididos:
- em jantares de véspera da exposição (vê lá que amanhã vou apresentar este cão que precisa muuutooo de um pontinho. Podias dar um jeitinho)
- em viagens de amigos (Ó pá vá lá. Depois arranjo maneira de seres convidado para julgares em Itália e passas lá uma semaninha à borla)
- pagos em dinheiro ou em objectos valiosos (já vi um notório expositor a deixar cair uma pulseira em ouro em pleno ringue, quando a passava para a mão da juíza e outro a pagar em notas no final do julgamento)
E não pensem que sou má língua.
É a realidade conhecida de qualquer pessoa que tenha andando uns tempos por estes meios das exposições. Felizmente não é pratica generalizada e temos é de continuar a ir porque o convívio deve ser estimulado.
Em resposta directa : Colocas uma coleira com trela e entras quando forem chamados.pedrobaleia Escreveu: é que se assim fôr, como posso eu ir com o meu cão para o ringue, se com outro cão estiver por exemplo um juiz internacional da raça...??

Fora de brincadeiras : Poderá ser expositor desde que nessa exposição não esteja nomeado como juiz ou comissário de ringue
Um juiz NUNCA poderá julgar numa exposição onde sejam apresentados cães de sua propriedade.
Agora, poderá julgar cães da sua criação mas em propriedade de outrem. E espera-se que seja isento e julgue com discernimento.