Instituir certificados de sociabilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo out 27, 2002 11:01 pm

As teorias defendidas neste tópico são muito bonitas. São utópicas e inspiradas por uma enorme dose de ingenuidade (ou de idealismo), mas já fazia falta a este fórum a existência de um pouco de fantasia. Por que não? Às vezes sonhar faz bem.
Olá,
Isto não é utopia!!! Isto é realidade, por exemplo, em alguns Estados da Alemanha. É mesmo OBRIGATÓRIO para cães de raças de uma lista de 'raças perigosas', que varia de Estado para Estado (e por acaso não inclui nenhuma raça alemã ;) ).

Mas em Portugal, com a tal mentalidade de que "não vale a pena"..."ninguém vai cumprir ou fazer cumprir"....e em que se adiam consecutivamente as verdadeiras medidas e decisões práticas (só se fazem reuniões e convenções para 'pensar no assunto'.. ou seja, TODA A GENTE FALA E SABE QUE ESTÁ MAL, MAS NINGUÉM FAZ NADA!)... é natural que seja utopia.....

Abraços
Paulo C.

Abraços
Paulo C.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

domingo out 27, 2002 11:49 pm

Viva,
E aliás os cães podem ser sociáveis quando estão numa determinada altura, mas noutras nao...
comentario de Jessinha

O objectivo do treino/exame proposto, é minimizar a inadaptação do cão em situações do dia-a-dia, numa vida citadina. Uma boa sociabilização (diversificada) é tão importante como uma boa educação.

É minha opinião que nunca poderemos controlar/prever o nosso cão a 100%.

Se paralelamente, a um bom treino e uma boa sociabilização, formos responsáveis, as situações imprevistas acabarão por ser resolvidas.

Se passear-mos o cão sempre pela trela, teremos o controle praticamente garantido, em situações de surpresa.

Uma pessoa que por hábito anda na rua com o cão solto (não pode e não deve) e um dia passa por uma feira onde vendem animais vivos (coelhos, Galinhas, etc) ou onde se encontre uma carroça com um cavalo, é natural que vá ter uma surpresa na reacção do cão. Se for pela trela, só tem a surpresa da reacção, a trela e a obediência resolvem a situação.

Se um cão se deparar com uma cadela em cio, provavelmente o dono irá constatar que afinal o seu cão não é assim tão obediente. Poderá constatar, também que ao tentar agarrá-lo ele foge ou tenta morder-lhe.

As surpresas/acidentes acontecem por incúria ou excesso de confiança.

As minhas regras, de controlo do cão, são as seguintes:

- Sociabilização
- Adestramento
- Conduzir o cão pela trela na via publica
- Respeito por quem não gosta ou tem medo de cães
No entanto eu penso que o CMNogueira tem razão que é necessário que todos os donos tenham a capacidade de controlar os seus cães para poderem circular na via pública, mas isso é uma prova de obedência não sociabilidade.
Comentário de Celso Alves

Estou consciente de tal facto. Um cão que seja altamente sociável, pode não estar apto (em obediência) para andar na via publica. Exemplo: Um cão para ir ter com outro atravessa uma estrada. Esta situação é passível de criar um acidente.

Retiro o nome de certificado de Sociabilização e passo a chamar Certificado de Cão acompanhante. Este certificado teria duas disciplinas: Sociabilidade e Obediência básica.

No meu primeiro post referia a obediencia como prova do referido certificado.
As teorias defendidas neste tópico são muito bonitas. São utópicas e inspiradas por uma enorme dose de ingenuidade (ou de idealismo), mas já fazia falta a este fórum a existência de um pouco de fantasia. Por que não? Às vezes sonhar faz bem.
Comentario de Nel

Sou um grande apreciador dos seus post´s. Mas este último, não gostei. Embora estejamos apenas a “divagar” é por pensarmos que é sempre tudo difícil e utópico é que não se faz nada.

Os portugueses parecem que já nascem derrotados à nascença. É como no futebol ou em qualquer outro desporto, a conversa é sempre a mesma: O objectivo é ir o mais longe possível...O objectivo é tentar chegar à final, depois logo se vê...

Nós podemos ser bons como os outros. Haja vontade.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda out 28, 2002 12:38 am

Oi Celso,

Neste sabado, na prova de agility promovida pela ATAAC, em que ambos estivemos presentes, ouvi falar "por alto" desse tipo de prova, e fiquei com a sensação que para outros tipos de provas (exposições por exemplo) iria ser necessário esse certificado. Mas para o futuro...
Mas como ouvi isto muito de longe, não sei bem o que ouvi. Sabe algo disto? Provávelmente ouvi mal...

CelsoAlves Escreveu: Caros amigos dos animais
após ter visto a mensagem do CMNogueira queria lembrar que já existe esse teste em Portugal. É o Teste de Sociabilidade do CPC, promovido pela Subcomissão Cães de Utilidade. Este Teste que é obrigatório para todos os cães que entrem em provas de trabalho e é julgado por um juiz de trabalho (RCI ou Mondioring), pois é a pessoa que está mais habituada a ver estes comportamentos em cães.

Eu concordo com o CMNogueira na realização de um teste obrigatório á Sociabilidade dos cães para poderem andar na rua, mas discordo com os aspectos em que se tem que ter o cão debaixo de comando, pois um cão pode ser agressivo e sobre comando não mostrar essa agressividade, contudo numa situação em que o controle não seja possivel a agressividade está lá escondida e o cão teria passado o teste. Por causa disso em Portugal, Espanha e França ao criar o regulamento do Teste de Sociabilidade foi exposto que é interdito ao dono dar ordens ao cão.
No entanto eu penso que o CMNogueira tem razão que é necessário que todos os donos tenham a capacidade de controlar os seus cães para poderem circular na via pública, mas isso é uma prova de obedência não sociabilidade.

Os Testes de Sociabilidade do CPC tem sido efectuados sempre que há uma prova de RCI, Mondioring ou ainda pela mão do Boxer Clube de Portugal que tambem tem promovido esses testes.
As inscrições estão abertas a todos, com obediência ou sem ela (nas provas de RCI ou Mondioring) o preço é de 40 € e é passado um certificado de Sociabilidade.

Regulamento do Teste de Sociabilidade na integra

http//www.homestead.com/duquesnegrosindex/Reg ... adeCU.html

Abraços

Celso Alves
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 28, 2002 12:50 am

Os portugueses parecem que já nascem derrotados à nascença. É como no futebol ou em qualquer outro desporto, a conversa é sempre a mesma: O objectivo é ir o mais longe possível...O objectivo é tentar chegar à final, depois logo se vê...
Oi Claudio,
O que eu "gosto" mais é que, infelizmente, depois da tal 'conversa' a frase seguinte é: "Perdemos, mas saímos de cabeça erguida porque demos o nosso melhor". Ora bolas.... que 'melhor' se pode dar se à partida já se vai para tudo com o espirito de coitadinho e de derrotado? Andamos toda a vida a dizer que gostavamos de ser como os outros, mas parece que temos um complexo crónico de inferioridade....vemos o muro ao longe e nem sequer nos aproximamos para tentar saltá-lo, logo à distância dizemos logo que "não vale a pena, o muro é muito alto".

Mas o pensamento do Nel, infelizmente, não é caso único (a culpa não é dele nem a intenção foi decerto má), há muita gente que pensa assim.

Abraços
Paulo C.
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

segunda out 28, 2002 7:40 am

[quote=KROZ]
Oi Celso,

Neste sabado, na prova de agility promovida pela ATAAC, em que ambos estivemos presentes, ouvi falar "por alto" desse tipo de prova, e fiquei com a sensação que para outros tipos de provas (exposições por exemplo) iria ser necessário esse certificado. Mas para o futuro...
Mas como ouvi isto muito de longe, não sei bem o que ouvi. Sabe algo disto? Provávelmente ouvi mal...

Olá KROZ
Desde á 2 anos, quando foi criado o regulamento do Teste de Sociabilidade em Portugal e na altura até era facultativo que se fala nisso, mas eu penso que quem tomar essa decisão inpopular vai estar debaixo de muitas criticas, como eu tive no principio quando, após 1 ano de experiencia passamos o teste a obrigatório.
No Agility falava-se que iria passar a ser obritório principalmente depois de uma cadela em plena prova fazer um ataque ao juiz de prova. Mas não, ela foi unicamente suspensa de competição, pois temos que considerar que poderia dar-se o caso de alguns cães que já participam serem chumbados.
Em minha opinião este teste que está muito bem conseguido, pois tem pirincipios muito interessantes (a diversidade, não mecanizado, nunca igual) torna quase impossivel treinar o cao para passar a prova, tem que se treinar o cão no dia a dia a ser naturalmente sociavel.

Sobre a resposta do CMNogeira

[quote]Estou consciente de tal facto. Um cão que seja altamente sociável, pode não estar apto (em obediência) para andar na via publica. Exemplo: Um cão para ir ter com outro atravessa uma estrada. Esta situação é passível de criar um acidente. [/quote]

Compreendo a sua posição, mas devo relembar que os cães não devem andar soltos em sitios que tenham outras pessoas e cães ou carros. Segundo a minha experiencia pessoal muitas vezes as pessoas optam por passear o cão solto por que á trela ele puxa e depois é mais facil tirar a trela que ensina-lo a não puxar.
Como exemplo de que os cães não devem andar soltos em sitios de prigosidade posso dar-vous o exemplo que se passou comigo que por saber que controlo bastante bem os meus cães deixei-o andar solto na minha rua que é um sitio que normalmente durante um dia inteiro passam 10 carros e mesmo assim o acidente ia acontecendo. pois um louco entrou na rua a "abrir" e eu que o tinha visto entrar na rua, tendo-me parecendo que vinha devagar quando virou, chamei o meu cão que estava do outro lado e quando ele vem, eu assutei-me com a velocidade de aproximação do carro e mandei-o parar (deitar) e ele que vinha muito rápido ao deitar-se vai parar no meio da estrada na frente do caminho do carro tendo o condutor que travar e eu de imediato chamo-o novamente e ele arranca para mim , tendo o carro passado ao lado por cm, graças a velocidade do meu cão ele escapou por Cm por uma má decisão minha. Depois desse dia onde houver perigo nunca tiro a trela nem deixo andar solto. Para isso vou para o campo aberto.
Para quem me conheçe sabe que o meu cão é um dos seres mais presiosos no mundo para mim.

Abraços

Celso Alves
[/quote]
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda out 28, 2002 9:16 am

Olá

Quando verifico que não tenho razão, não teimo. Dou facilmente o braço a torcer. Já tive oportunidade de dizer isto algures neste fórum.
Tomarem-se medidas sobre o comportamento dos donos e respectivos cães é excelente. Tomarem-se medidas para elevar o nível cívico do nosso povo, óptimo. Venham elas.
A minha reacção às propostas avançadas nesta matéria não foi do tipo do "Velho do Restelo" nem de um conformismo fatalista e pessimista "à portuguesa": "não vale a pena fazer nada, porque somos uns atrasados".
Uma coisa é pessimismo de base. Outra coisa é cepticismo.
Sendo verdade que por ex. na Alemanha existe legislação que contempla estas situações, isso é perfeitamente compreensível e o mais certo é funcionar mesmo. A minha dúvida reside no simples facto de vivermos em Portugal.
Já repararam que existe em Portugal um decreto-lei sobre o corte de orelhas e aqui no forum já se gastaram páginas e páginas sobre esta matéria? Raras foram as intervenções no sentido de se pôr em causa a lei. O que fundamentalmente esteve em causa foi o gostar ou o não gostar. Se gosto corto e ponto final, ninguém tem nada com isso.
Este tipo de mentalidade (estou plenamente convencido disso) não se modifica com decretos-lei.
Mas cá estarei para dar o braço a torcer. Oxalá eu esteja redondamente enganado ...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

segunda out 28, 2002 11:44 am

Olá a todos,

Ainda não foi aqui dito, mas o teste BH existe em Portugal, e foi realizado no ano passado pela 1ª vez numa prova de RCI organizada pela ADP (Associação Dobermann de Portugal). O meu cão - um Rottweiler - fez o BH nessa prova. Já antes e na 1ª vez que o CPC realizou o Teste de Sociabilidade, o meu cão também o fez e passou. Mas devo dizer que para mim o Teste de Sociabilidade do CPC não tem valor nenhum, pois não certifica se o cão é ou não agressivo, para além de que não é necessárioa nenhuma componente de obediência como já aqui foi dito pelo Sr Celso Alves, o que é de lamentar, uma vez que um cão sociável mas que não esteja controlado, é quase tão ou mais perigoso que um cão com problemas de comportamento.
A prova BH tem a componente de obediência e tem a componente feita na cidade com situações que simulam o dia-a-dia onde os problemas comportamentais do cão são postos à evidência. Este teste é reconhecido pela FCI (e consequentemente em vários países), emquanto que o Teste de Sociabilidade do CPC apenas é reconhecido em Portugal. Não sei se já houve alterações, mas o Teste de Sociabilidade que o meu cão fez só era válido por 2 anos, e já caducou..... O BH é válido para toda a vida do cão.
Por isso, e apesar de participarem em provas de RCI, os meus cães apenas irão ser sujeitos ao BH.
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

segunda out 28, 2002 11:46 am

Olá a todos,

Ainda não foi aqui dito, mas o teste BH existe em Portugal, e foi realizado no ano passado pela 1ª vez numa prova de RCI organizada pela ADP (Associação Dobermann de Portugal). O meu cão - um Rottweiler - fez o BH nessa prova. Já antes e na 1ª vez que o CPC realizou o Teste de Sociabilidade, o meu cão também o fez e passou. Mas devo dizer que para mim o Teste de Sociabilidade do CPC não tem valor nenhum, pois não certifica se o cão é ou não agressivo, para além de que não é necessárioa nenhuma componente de obediência como já aqui foi dito pelo Sr Celso Alves, o que é de lamentar, uma vez que um cão sociável mas que não esteja controlado, é quase tão ou mais perigoso que um cão com problemas de comportamento.
A prova BH tem a componente de obediência e tem a componente feita na cidade com situações que simulam o dia-a-dia onde os problemas comportamentais do cão são postos à evidência. Este teste é reconhecido pela FCI (e consequentemente em vários países), emquanto que o Teste de Sociabilidade do CPC apenas é reconhecido em Portugal. Não sei se já houve alterações, mas o Teste de Sociabilidade que o meu cão fez só era válido por 2 anos, e já caducou..... O BH é válido para toda a vida do cão.
Por isso, e apesar de participarem em provas de RCI, os meus cães apenas irão ser sujeitos ao BH.
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda out 28, 2002 3:55 pm

Viva,
Compreendo a sua posição, mas devo relembar que os cães não devem andar soltos em sitios que tenham outras pessoas e cães ou carros. Segundo a minha experiencia pessoal muitas vezes as pessoas optam por passear o cão solto por que á trela ele puxa e depois é mais facil tirar a trela que ensina-lo a não puxar.
Comentário de Celso Alves

Estou totalmente de acordo. O cão é para ser passeado à trela.

Conforme, referi em post anterior as minhas regras de conduta, são as seguintes:

- Sociabilização
- Adestramento
- Conduzir o cão pela trela na via publica
- Respeito por quem não gosta ou tem medo de cães

No entanto, existem situações inesperadas em que a obediencia “marca pontos”.

Exemplo:

Estava numa feira, onde costumo levar os meus cães, para uma das voltinhas de sociabilização. Uma senhora de certa idade, espalhou todas as suas compras no chão. Como estava por perto, decidi ajudar. Dei ordem aos meus cães para ficarem sentados e quietos. A cadela, na altura ainda cachorrita, ao ver a fruta a deslizar no chão não resistiu e partiu para a futebolada :lol: . Tirei-lhe a fruta e continuei a ajudar a senhora que me parecia muito nervosa. Entretanto, a minha cadela, decidiu (com a minha distracção) já que não podia brincar, ir dar uma volta pela feira. :?

Depois de resolvida a situação, apressei-me a procurar a cadela. Ao encontrá-la um pouco mais à frente, fui abordado por um sr. que nunca tinha visto um Rottweiler com cauda. Conversa para aqui, conversa para ali, lembrei-me: “Bolas, deixei o outro cão sózinho no meio da feira”.

Quando voltei, lá estava. No mesmo local, na mesma posição. Como ando sempre com umas guloseimas no bolso (aquelas que vão para dentro da máquina de lavar roupa :oops: ), dei-lhe, juntamente com uma festa.

Penso que só a sociabilização em conjunto com a obediencia, permitiu que tal acontecesse. Fiquei, bastante satisfeito.

Para o Paulo C.

Olá Paulo...
Quando poderemos passear os nossos cães tranquilos, sem que venham aqueles cães a pilhas (sem ofensa para as respectivas raças e proprietários das mesmas ;) ), de peito cheio a mostrar as agulhas (leia-se dentes)?

O cão pequenino (rafeiro que encontrei numa obra) de um vizinho meu, saltou na brincadeira, para a cabeça do meu Rottweiler. Fez uma pega de caras (Malditas touradas, só dão maus exemplos). Ainda andou uns metros assim agarrado.

Como não saiu pelo sua propria patita, levou uma sacudidela e saiu a voar por um dos lados. Hoje, são grandes amigos. Vou ver se tiro uma foto ao dois.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

sexta nov 01, 2002 1:54 am

Continuo a achar que os donos deviam ser submetidos a um teste psicologico! Ha muitos quem nem na rua deviam andar!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 01, 2002 11:11 am

Boa!!! :lol: :lol: :lol:
Pensando bem, sempre é mais fácil ensinar os cães do que certas pessoas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 01, 2002 11:30 am

Boas,

Este teste, como todos dizem, até seria uma boa ideia, no entanto há certas raças que concerteza iram falhar se formos pelo teste descrito pelo Claudio, essas raças incluem todos os cães LGD - cães de guarda a rebanho, ais como o Serra da Estrela, Rafeiro do Alentejo, Kangal entre outros. São cães com mente propria, muito independentes e que não se sujeitam facilmente a esse tipo de treino ! Inclusive, para quem treina cães, sabe muito bem o pesadelo que pode ser treinar um cão destas raças.
Ensinar estes cães a sentar ainda vai nao vai, mas deitar e ficar deitado à ordem, já é exigir demasiado destes cães e muita paciencia para o dono comum
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta nov 01, 2002 5:09 pm

olá
eu acho que se deve fazer tudo para responsabilizar as pessoas por todos os seus actos, nomeadamente a posse de animais. mas quanto a mim, sas leis,mesmo quando aplicadas ficam sempre aquém das expectativas. um certificado, por exemplo, poderá ter efeito junto de certas camadas nas zonas urbanas. mas, então os outros? os que vivem nas "berças", ou em bairros, onde os filhos andam "à solta" até às tantas, quanto mais os animais. no fundo, o problema continua a ser o das mentalidades e essas....
anjaazul
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta nov 06, 2002 2:40 am

Continuo a insistir que os donos e´ que devem ser sujeitos a testes!

Que seja criado o "Certificado do Dono Responsavel"! :!: :idea:
Responder

Voltar para “Cães”