Viva,
Compreendo a sua posição, mas devo relembar que os cães não devem andar soltos em sitios que tenham outras pessoas e cães ou carros. Segundo a minha experiencia pessoal muitas vezes as pessoas optam por passear o cão solto por que á trela ele puxa e depois é mais facil tirar a trela que ensina-lo a não puxar.
Comentário de Celso Alves
Estou totalmente de acordo. O cão é para ser passeado à trela.
Conforme, referi em post anterior as minhas regras de conduta, são as seguintes:
- Sociabilização
- Adestramento
- Conduzir o cão pela trela na via publica
- Respeito por quem não gosta ou tem medo de cães
No entanto, existem situações inesperadas em que a obediencia “marca pontos”.
Exemplo:
Estava numa feira, onde costumo levar os meus cães, para uma das voltinhas de sociabilização. Uma senhora de certa idade, espalhou todas as suas compras no chão. Como estava por perto, decidi ajudar. Dei ordem aos meus cães para ficarem sentados e quietos. A cadela, na altura ainda cachorrita, ao ver a fruta a deslizar no chão não resistiu e partiu para a futebolada

. Tirei-lhe a fruta e continuei a ajudar a senhora que me parecia muito nervosa. Entretanto, a minha cadela, decidiu (com a minha distracção) já que não podia brincar, ir dar uma volta pela feira.
Depois de resolvida a situação, apressei-me a procurar a cadela. Ao encontrá-la um pouco mais à frente, fui abordado por um sr. que nunca tinha visto um Rottweiler com cauda. Conversa para aqui, conversa para ali, lembrei-me: “Bolas, deixei o outro cão sózinho no meio da feira”.
Quando voltei, lá estava. No mesmo local, na mesma posição. Como ando sempre com umas guloseimas no bolso (aquelas que vão para dentro da máquina de lavar roupa

), dei-lhe, juntamente com uma festa.
Penso que só a sociabilização em conjunto com a obediencia, permitiu que tal acontecesse. Fiquei, bastante satisfeito.
Para o Paulo C.
Olá Paulo...
Quando poderemos passear os nossos cães tranquilos, sem que venham aqueles cães a pilhas (sem ofensa para as respectivas raças e proprietários das mesmas

), de peito cheio a mostrar as agulhas (leia-se dentes)?
O cão pequenino (rafeiro que encontrei numa obra) de um vizinho meu, saltou na brincadeira, para a cabeça do meu Rottweiler. Fez uma pega de caras (Malditas touradas, só dão maus exemplos). Ainda andou uns metros assim agarrado.
Como não saiu pelo sua propria patita, levou uma sacudidela e saiu a voar por um dos lados. Hoje, são grandes amigos. Vou ver se tiro uma foto ao dois.