Depois de operada á displasia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tiki
Membro
Registado: terça dez 14, 2004 5:55 pm
Localização: 2 bulldogs franceses 1 persa 1 gata srd ,peixes tropicais,1tartaruga e um canario

segunda mar 07, 2005 4:48 pm

quando o vet me mandou começar a levar a minha cadela a rua (passeios curtos) tive a mesma reação que voçes mas eu não sou vetrenaria,e confiei no vet.

o que é certo é que ela esta optima :D

só quero acrescentar que os passeios eram realmente muito curtos e quando havia escadas ou degraus eu levava-a ao colo .

tiki
KitKat
Membro Júnior
Registado: sexta fev 18, 2005 11:41 pm

segunda mar 07, 2005 6:50 pm

A minha Indie tb foi operada e correu tdo bem;) Nos dias após a operação as indicações que o vet me deu foi para que ela desse pequenos passeios só a andar para ir ganhando confiança na pata. Assim tem andado e parece ir bem...mas agora é uma questão de tempo para recuperar...

Tb falou em po-la na piscina...mas com este frio e ainda por cima sem pelo.... brrrr ...ainda se constipa!
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

terça mar 08, 2005 9:26 am

OLA,

Cestudante, no caso do teu cão, acho que nunca poderia fazer a mesma operação que o meu devido ao peso. Ainda não consegui foi perceber que operação é que fizeram ao seu cão.
No caso do meu a melhor solução e com melhores resultados era colocar uma protese total da anca, mas apesar de ser super caro, tras muitos riscos, um deles ( o pior e sem solução) é a rejeição da protese.
Não podia fazer uma osteotomia tripla, porque como deve saber para ser feita essa operação a cabeça do fémur tem que estar perfeitinha e em "bom estado", de modo a que depois de ser feita a operação ela encaixe perfeitamente no osso da anca, mas no meu cão isso não acontecia. A cabeça do fémur não era nada perfeita e já apresentava um desgaste da cartilagem avancado(chamam-lhe os entendidos de artrose), e sendo assim isto tornava esta operação impossivel da fazer.
O caso do meu cão,já era grave, já lhe provocava dores ao andar e algum mau estar. Posso dizer que fiz uma raio X num mês e no mês seguinte fiz outra e já tinha piorado.
Não me arrependo de a ter feito, porque o meu cão agora anda muito bem, apesar do tique que tem de levantar a pata quando pára de andar, mas de resto está optimo.
Relativamente á piscina agradeço, mas tambem já tenho o fato, e a piscina felizmente tenho uma vizinha que tem. Só não posso lá ir agora porque está frio.

Susana
cestudante
Membro Júnior
Registado: quarta abr 30, 2003 2:38 pm

terça mar 08, 2005 11:41 am

Ola Tomi
Queria so dizer que por mais complicado que pareça temos de acreditar que tudo corre bem. E claro como foi com a minha mafaldinha vai correr bem... pois prepara te para o frio.... mas no fim é muito recompensador... porque embora a mafalda não tivesse artroses e as cabeças do femur estivesses "bonitinhas", o peso dela era um grande entrave e por ser uma osteotomia tripla em ambas as patas....
Sei que nunca vou ve-la a colocar bem as patas no chão... e até lhe da um ar cómico as patas são para fora e quando anda roda sempre... Mas o que é relevante e só isso é que interessa a todos nós que sujeitamos os nossos animais a este tipo de operações é saber que dores futuras e diminuição de qualidade de vida tentámos melhorar ao máximo...
Tomi
Membro Veterano

terça mar 08, 2005 12:25 pm

Pois o frio eu já conheço, no primeiro mês ainda lá andei com ele durante vários dias, mas depois o frio começou a apertar e tive que parar. Porque até o cão ficava a tremer, mesmo depois de o limpar com a toalha.
E eu mesmo com o fato ainda tremia mais do que ele.

Susana
Tomi
Membro Veterano

terça mar 08, 2005 12:25 pm

Pois o frio eu já conheço, no primeiro mês ainda lá andei com ele durante vários dias, mas depois o frio começou a apertar e tive que parar. Porque até o cão ficava a tremer, mesmo depois de o limpar com a toalha.
E eu mesmo com o fato ainda tremia mais do que ele.

Susana
-firmuga-
Membro
Registado: sábado ago 14, 2004 5:19 pm
Localização: 1 cão - Golden Retriever; 2 tartarugas de faces rosadas
Contacto:

terça mar 08, 2005 12:54 pm

[quote=KitKat]
Ola!

A minha pastorita está hoje a ser operada... (tem 6 mesitos). Podem dizer-me como é o pós-operatorio? Quais as condicionantes e como é a recuperação?

O que o Vet me disse é que teriam de passar uns meses para que a cadela depois voltasse a ganhar confiança na pata, já que antes e durante a recuperação iria ter tendencia para nao fazer esforço na pata operada. Se calhar é disso;) em repouso habituou-se a apoiar-se so em 3;)
[/quote]

O Grifo no pós-operatório, tomou uns comprimidos durante uns dias... comia comida normal... o exercicio era limitado, teve de ficar numa zona onde não pudesse andar muito e não escorregasse... só passado uns dias é que já podia dar uns passeios, mas sempre muito pequenos e ir aumentando gradualmente e, não podia subir nem descer escadas... andou com o colar isabelino durante +- 2 semanas... e tinha-se de desinfectar a sutura 2 vezes por dia com betadine e fazer-lhe umas massagens...
Fora o ter de o ter preso numa zona restrita e de o ver triste por causa disso e por ter o colar isabelino e, ter de desinfectar a sutura (era sempre o meu irmão que fazia isto... :| ) foi relativamente fácil... mas é preciso ter um bocado de paciência, pois ele vai queria andar e sair do sitio onde estava... mas como eu não o deixava um segundo e não parava de lhe fazer mimos, ele não estava muito triste...
Nos primeiros dias/semanas não apoiava totalmente a pata operada mas ao longo do tempo foi ganhando confiança e depois ficou como novo... :D ;)
-firmuga-
Membro
Contacto:

terça mar 08, 2005 12:58 pm

[quote=KitKat]Tb falou em po-la na piscina...mas com este frio e ainda por cima sem pelo.... brrrr ...ainda se constipa!
[/quote]

O Vet do Grifo também disse que a piscina nestes casos é excelente... mas como eu não tenho e o Hosp onde ele foi operado também ainda não tinha...
-firmuga-
Membro
Contacto:

terça mar 08, 2005 1:12 pm

[quote=cestudante]Mas o que é relevante e só isso é que interessa a todos nós que sujeitamos os nossos animais a este tipo de operações é saber que dores futuras e diminuição de qualidade de vida tentámos melhorar ao máximo...
[/quote]

Pois é... e é o que o meu irmão costuma dizer, enquanto que nós se tivermos algum problema usamos muletas e sabemos aquilo que temos e que temos de descansar e etc... um cão, neste caso, pode ter um problema mas não "quer saber", não pode andar de muletas e nós não lhe podemos dizer que tem de ficar quieto se não piora (poder podemos, mas ele "não liga" :lol: ), e só quer brincar, passear e correr...
O meu cão, por exemplo, quando foi diagnosticada a displasia, ele estava na boa... só queria brincadeira, correr, saltar e etc... mas cabe-nos a nós, apesar da felicidade deles mesmo tendo o problema, melhorar ainda mais a sua qualidade de vida...
Infelizmente, o Grifo vai ter de ser operado à outra pata por causa da displasia... vai ter prótese total da anca (aquela em que cortam a cabeça do fémur e põem prótese...)... ainda não está marcada, mas mais cedo ou mais tarde lá vai ele outra vez... :(
KitKat
Membro Júnior
Registado: sexta fev 18, 2005 11:41 pm

quarta mar 09, 2005 3:37 pm

Ao fim de quanto tempo após a operação é que os vossos pets deixaram de coxear? a minha foi operada há 1 semana e ainda coxeia, parece ter o osso operado mais saliente do que o outro :? .. como foram os vossos casos? Hj fui ao vet e ele diz que e normal, que os ossos agora têm de se adaptar :o
Tomi
Membro Veterano

quarta mar 09, 2005 5:54 pm

KITKAT, Come um chocolatito e tem calma
Uma semana ainda é pouquissimo tempo. Isso do osso parecer mais saliente é mesmo normal.Temos essa sensação porque eles perdem muita massa muscular e ai nota-se tudo. O meu tambem era assim, mas depois começou a ganhar massa muscular e deixa de se notar tanto.
A recuperação depende de cão para cão, vai com calma e não "puxes" muito por ele.
O meu já foi operadó há quase 6 meses e ainda não recupero o musculo perdido. Não coxeia quando anda (leva tempo) mas ficou com o tal tique.

Susana
-firmuga-
Membro
Contacto:

quarta mar 09, 2005 10:59 pm

[quote=KitKat]
Ao fim de quanto tempo após a operação é que os vossos pets deixaram de coxear? a minha foi operada há 1 semana e ainda coxeia, parece ter o osso operado mais saliente do que o outro ? .. como foram os vossos casos? Hj fui ao vet e ele diz que e normal, que os ossos agora têm de se adaptar o
[/quote]

O Grifo com uma semana também ainda não apoiava a pata totalmente... tem de esperar... eles têm de ganhar confiança outra vez na pata... vai demorar o seu tempo... não force o cachorro a andar muito, pois pode fazer pior...
Responder

Voltar para “Cães”